Novidades

[Report] Uma semana passada em Alcoutim ... um paraíso no Algarve

ruinavy

Membro
Bom dia viajantes,
De tanto necessitar da colaboração deste PORTAL, vejo-me na obrigação de também retribuir.

De tanto procurar um destino de férias para 2017, tendo até atrasado na marcação das férias.... fiquei quase sem alternativas.
Não queria a vulgaridade das ilhas espanholas, que mais parecem concentrações de pessoas onde o descanso é escasso ou mesmo nenhum. Tendo ainda um bebé pequeno não queria também fazer grandes escalas.

Encontrei através de uma rede social uma publicidade alusiva ao HOTEL D'ALCOUTIM...
Ora nesse mesmo momento liguei e fiz de imediato a marcação dessa semana de férias. Um atendimento muito pessoal e afetivo. Nada de encontro com o tratamento das cadeias de hotéis mais conhecidos.
No entanto o tratamento tão diferente e simpático fez -me de imediato avançar para a escolha! Ahhh e claro... o preço muito convidativo (incluído pequeno almoço).

Alcoutim, para quem não conhece fica no Algarve, entre Mértola e Vila Real de Santo António.
Uma zona fabulosa e pouco divulgada pelas agências de turismo.

Ora bem, semana de férias marcada e é chegado o dia da partida.
Uma viagem maravilhosa com "escala" pelas Minas de São Domingos na sua praia fluvial, maravilhosa...

Chegados finalmente ao HOTEL D'ALCOUTIM,
Um hotel renovado e completamente novo, com um atendimento como se previa, muito simples e atencioso. Marca a diferença por isso...

Uma piscina fabulosa de água salgada, que recomendo vivamente a experimentarem todos os dias. Apanhamos um período em Julho de 2017, onde as temperaturas tocavam os 48ºC às 2 da tarde, e chegou aos 30 graus próximo da meia noite.

Pequeno almoço que pode ou não estar incluído no valor diário. Contudo considero que vale a pena. É um pequeno almoço simples e prático, mas nada falta em comparação com outros grupos hoteleiros. Está mais que satisfatório e é recomendável terem o pequeno almoço em virtude do pouco comércio (ou nenhum!!) na vila.
Infelizmente o Hotel não dispõe de refeições contudo serve sandes, sopas...

Relativamente ao quarto existem 2 possibilidades: vista rio (quartos dos pisos superiores) e vista piscina (quartos dos pisos inferiores)
Sugiro os quartos onde fiquei, inferiores, pois ficam com acesso directo à piscina o que por certo será o vosso ponto central e de presença assídua no período.

Quartos:
Não muito grandes contudo com espaço ideal. Bem decorados. Com toda a certeza a vossa opinião inicial e geral será esta mesma.
Infelizmente o WC não possui poliban havendo uma banheira que era dispensável!
Quartos com AC
Uma nota negativa é de não existir frigoríficos no interior do quarto. Ponto que referi. Contudo no bar existe um frigorífico "comunitário" onde fica disponível para todos. Sempre com supervisão superior.
WIFI gratuito

Como disse acima, a estadia no Hotel foi muito tranquila, o Hotel é óptimo com uma vista sob o rio Guadiana que marca a sua diferença. A piscina é fantástica sempre com uma temperatura à medida do tempo, quente ou muito quente.
Adoramos a semana de férias passada no hotel que nos deu o que precisávamos, paz e tranquilidade. Um verdadeiro paraíso nos meses quentes do Algarve. Não desperdicem e vão conhecer este local fabuloso.


VIAGEM SOB O RIO GUADIANA
Façam a viagem através do hotel, é uma hora de passeio muito agradável normalmente às 18h quando o calor ainda se faz sentir. Mas é um prazer conhecer o senhor que faz de guia. O seu conhecimento por viagens, e pelo mundo. Ainda por Alcoutim é gigantesco. Aproveitem vão adorar.

REFEIÇÕES
A grande peca do hotel. Tivemos que fazer todas as refeições fora, contudo a vila fica a 2m de carro ou 10m a pé. Aconselho levarem o carro (cheguei a apanhar 48 graus).

Existe alguns restaurantes que dão apoio à vila. BH, CAMANE, INDIAN e ainda a churrasqueira junto ao supermercado.
Aliás a churrasqueira junto ao supermercado foi o local mais visitado. Grelhados bons, em dia de peixe o peixe é optimo. Uma pena a senhora não abrir durante os jantares.
Aconselho ainda irem tomar uma refeição às Laranjeiras, localidade que fica a 6 km contudo vale todos os metros / km gastos. A refeição é de todo soberba. O ensopado de enguias ainda hoje me recordo dele.

SLIDE NO LIMITE ZERO
Estar na piscina é acompanhar a cada descida este evento. Organizado pelo Limite Zero e com partida em Espanha. Aconselho a fazerem... divertido e todos os funcionários muito atenciosos.


EM RESUMO.
Acabei por escolher um destino à última hora, contudo ainda bem que o fiz. Tenho a certeza que caso fosse para Espanha gastaria o triplo e não teria vindo tão satisfeito. Eu e a família!!
Um local onde senti tranquilidade e bem estar, e como digo a piscina faz deste hotel um ponto especial.
Um local a repetir sempre que necessário fazer um retiro de paz e tranquilidade.

Muito obrigado a todos espero que tenham gostado, colocarei fotos em resposta a este report muito muito em breve
 
Última edição por um moderador:

ruinavy

Membro
IMG_20170712_182116.jpg

Aqui estão algumas imagens da minha semana que vos falei acima.

Aconselho-vos vivamente. Espero que gostem tanto quanto nós os três gostámos


IMG_20170709_191239.jpg


IMG_20170709_202656.jpg
IMG_20170710_093928.jpg



Esta imagem da melhor refeiçao que fizemos próximo de Alcoutim. Nas Laranjeiras na CANTARINHA DO GUADIANA
IMG_20170710_150454.jpg



Aqui fica ainda a praia fluvial que também é uma excelente alternativa..
IMG_20170712_150208.jpg
 
Última edição por um moderador:

susy4

Membro Conhecido
Grata por este report...
Um local pouco divulgado e que me parece bem simpático para uns dias de relax :)
As temperaturas é que são complicadas, mas quer na praia fluvial quer na piscina devia-se estar maravilhosamente bem. Foram, de certo, umas férias bem passadas.
 

d3ci0

Membro Conhecido
Muito obrigado pela partilha!!!
É uma mais valia para quem quer um pouco de sossego e fugir aos preços exorbitantes do Algarve!;)
 

Tinker Bell

Membro Conhecido
@ruinavy Gostei de ler este report. É bom saber que há quem aprecie o tratamento personalizado dos hotéis mais pequenos, ao invés de preferir sempre o turismo de massa. E também é bom saber que o nosso país tem destes cantinhos, que proporcionam férias tão bem passadas. :)
Realmente pena não haver refeições no hotel, e a questão do frigorífico... algo a melhorar, da parte deles. Bom espírito crítico!
Obrigada pela partilha. ;)
 

ruinavy

Membro
Obrigado a todos pelo feedback. Não tenho qualquer dúvida que ao fazerem este "descanso" terão igual opinião.


Acredito que tal como eu, tantos outros casais possuem semanas/meses de trabalho estafantes e muitos sem pausa. Muitos de nós até com mais do que uma ocupação.
São momentos como estes que trazem uma "lufada de ar fresco" e um descanso necessário!

Em final deste mês iremos à Escócia numa viagem anual da Tupperware. Conto trazer boas opiniões desse pais que de outra forma nunca teria decisão de visitar.

Até lá, boas férias a todos!
 
Última edição por um moderador:

Faisal Aboobakar

Membro Novo
Olá ruinavy, obrigado pela partilha. Fiquei contente por ler este report porque Alcoutim e o hotel D`alcoutim (antiga estalagem do Guadiana) foi um local onde passei férias fantásticas com a minha família. Há 4 anos fechou a estalagem e fiquei sem o nosso local habitual de férias. Era a nossa base e depois íamos à praia em Altura, Tavira, Cacela, etc pois a via rápida permite uma deslocação rápida. Por outro lado a praia fluvial e a calma da vila à noite são preciosos. A questão das refeições é uma diferença do novo hotel, mas também a restauração não era o forte do hotel e localmente há boas alternativas. Conheço Alcoutim desde 1993 e posso confirmar a sua beleza e potencialidades para umas ferias calmas em família e pelos vistos os preços continuam ótimos. Espero que não estraguem! Quando soube da reabertura do hotel fiquei com vontade de ir ver ...ainda bem que houve este relato assim irei certamente voltar! Boas férias.
 
Última edição por um moderador:

rmonteiro

Membro Conhecido
Partilha muito interessante !! Ainda mais para quem quer relaxar e desfrutar de uns dias mais sossegados, pois sabemos que o Algarve nesta altura é bastante concorrido.;);)
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Muito interessante. Obrigada pela partilha!
São estas pequenas pérolas desconhecidas que contribuem para o enriquecimento deste portal.
Um local a reter e a experimentar. Parabéns! ;)
 

petrus

Membro Ativo
Muito interessante e tentador para uns dias agora em setembro!
Simulei no booking, tens alguma alternativa de contato?
 

Bee

Membro Conhecido
Os cantos e recantos deste país que nos continuam a surpreender.
Uma prova que o Algarve tem muito para oferecer além das marginais à beira-mar (que também são bonitas, mas um pouco apinhadas nesta época :p )
Obrigado pela partilha!
 

petrus

Membro Ativo
"Puxo" o tópico para confirmar o que foi dito!

Fica "longe de tudo", mas para sossego e verdadeiro descanso é difícil encontrar melhor, até no preço!

O hotel é razoável (há ali coisas a melhorar, caso das refeições/bar e um frigo nos quartos, mesmo pagando mais por isso) e a vila é tão, mas tão pacata que até se estranha! A piscina (aliás, são duas) que fica pertinho dos quartos (o nosso era mesmo defronte) é boa e a praia fluvial (que serve uns petiscos) também é muito agradável e não estava muito concorrida (isto em julho)...

A ida ao restaurante das Laranjeiras recomendo de todo pelo ensopado. Os secretos eram apenas medianos, mas o ensopado era muito acima da média. Na vila o nosso favorito foi mesmo o "Rio" que é bem em conta e tem comida muito boa!

Uma dia ao Algarve (Vila Real de S. António está a pouco mais de meia hora ou mesmo a Espanha vale a pena até para comprar alguns "mantimentos" e tomar banho no mar, se for caso disso. Ah! E abastecer o carro, sobretudo se for a gasolina!!!

Em resumo, só posso recomendar, mas é preciso saber-se ao que se vai e estar pronto para abrir mão de algumas coisas!

PS: não se chegou a fazer tirolesa porque eu e as alturas não combinamos...o_O
 

Leonorb

Moderador
Staff
Obrigada.
Muito boa a zona. Gosto muito. Em Maio/19 lá estarei para o festival Islâmico que é bienal:D
 

Rosario

Membro Conhecido
Obrigada, pela partilha pareceu-me uma boa escolha para pensar num fim de semana prolongado.;)
 
Top