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[Report] Uganda - A pérola de Africa

badbones

Membro Conhecido
Churchill chamou-lhe “A pérola de África”, para outros é conhecida como “o berço do Nilo”, para alguns são os gorilas da montanha que despertam a atenção mas no fundo o Uganda é um dos mais encantadores e bem escondidos segredos do continente africano.

O Uganda é África no seu estado mais puro. Onde o melhor e o pior que existem no nosso planeta coabitam lado a lado. Obviamente que tem as suas infra-estruturas viradas para o turista mas é muito fácil para o turista “infiltrar-se” na vida local e perceber o que existe além do que é construído para ele. A grande vantagem face ao Quénia (onde estive o ano passado) é mesmo esta experiencia de contacto com o povo que vai muito além dos safaris e dos lodges.

Antes do report deixem-me introduzir algumas notas prévias para a realidade que vão encontrar se pretenderem visitar este magnifico local:

1. É muito dificil obter, sobretudo em Portugal, informações fidedignas sobre a realidade Ugandesa. Sempre que mencionávamos a alguem que iamos para o Uganda as reacções eram relacionadas com o regime do Idi Amin ou com o genocídio ocorrido “recentemente” no seu vizinho Ruanda. Pois bem, o Amin já foi há mais de 25 anos (penso que com a queda do Kadaffi na Líbia o presidente do Uganda passa a ser o chefe de estado à mais tempo no governo) e o Ruanda recuperou de forma espectacular da guerra civil e é actualmente um dos países mais interessantes de África (que com muita pena não consegui visitar).

2. Em termos de segurança é excelente. São necessários os cuidados habituais com passaportes, dinheiro e maquinas fotográficas, sobretudo em Kampala, mas nada de especial. A principal preocupação é não deixarem coisas de valor dentro dos carros.

3. É um pais deslumbrante pela sua paisagem (não existem palavras para descrever a surpresa de estar no centro de África e ver verde por todo o lado), pela cor da terra, pelos gorilas da montanha, pelo sorriso das pessoas, pelo à vontade com que se circula no meio da população local (é possível visitar mercados de rua, andar nos transportes locais, passear pelas ruas em segurança sem ser incomodado/pressionado para comprar coisas). Em termos de Game Drives (Safari) não é muito interessante mas em contrapartida tem diversos passeios de barco muito interessantes.

4. No entanto é um país onde, apesar de não existir fome como em alguns países vizinhos (chove muito por isso têm muitos produtos agrícolas), a miséria é visível por todo o lado. Onde pessoas não têm roupas nem sapatos (especialmente as crianças), onde as crianças têm de percorrer 5km descalças para ir à escola, onde as crianças trabalham em pedreiras e hortas e afins, onde as escolas não têm electricidade nem janelas e o chão é terra, onde as mulheres (especialmente no campo) não têm direitos e têm de fazer todo o trabalho, onde a agua que é usada para beber e cozinhar é a mesma que é usada para lavar veículos, onde as pessoas morrem com muita facilidade, onde as pessoas ainda são solidárias mas por outro lado onde tudo custa sempre qualquer coisa…. É certo que existem programas de férias onde se pode ver apenas os pontos positivos mas isso não é o Uganda. O Uganda é uma experiencia de vida que se sente no contacto com a população.

5. Culturalmente é tão diferente da Europa que a minha sugestão é que esvaziem a cabeça de tudo o que conhecem. Todos os povos estão condicionados pela informação que recebem, logo é obvio que vão encontrar um povo muito diferente de nós. Não vão com ideias pré-concebidas do que está certo ou errado, nós não vivemos lá. Uma das questões que nunca vamos esquecer é que eles arrotam tranquilamente enquanto falam connosco, mesmo às refeições.

6. Em termos de infra-estruturas para o turismo os lodges são pequenos mas com condições bastante agradáveis, não existem Wc´s nas estradas pelo que estejam preparados para Bush toilet, poucos restaurantes mas em regra comida bastante boa e barata. É normal aparecerem ratos, osgas, lagartos, aranhas…nos quartos.

7. As tradições e costumes antigos ainda estão bastante presentes. Existem reis (sem poderes de decisão) mas com direito a palácios e outros privilégios.

8. Por último (algo que devemos aprender com eles), quando não temos dinheiro temos que improvisar pelo que preparem-se para ver coisas que não vos passam pela cabeça.

Taxa de Cambio: 1 EUR/3.767 UGX (é engraçado ter 1.800.000 no bolso)
Custo de fotografias a pessoas: Variavel :lol: . É dificil tirar fotos directamente a pessoas, se eles virem vêm logo pedir dinheiro.
MZUNGO: A palavra que define Branco. Vão ouvi-la por todo o lado em que passam. O curioso é que lá eles chamam-me de branco mas por cá...Conversas para outros locais.

Dia 1 – Viagem (KLM)

Aeroporto de Lisboa às 05h00 da manhã para apanhar voo das 07h00 para Amesterdão. 10H de escala em Amesterdão com passagem no escritório de um cliente. A forma de trabalhar na Holanda é tão diferente da nossa, muito mais descontraidos. Ainda fui conhecer o marido da pessoa com quem trabalho neste cliente. Era grego pelo foi um momento divinal, ao fim de 5 minutos já eramos os maiores amigos do mundo tal a simpatia e hospitalidade dele. Dificil foi convence-lo que tinhamos de voltar para o aeroporto.

Voo operado pela Kenya Airways para Nairobi, duas horas de escala e mais cerca de 45m de voo para Entebbe.

De destacar o regresso ao aeroporto de Nairobi onde o ano passado tive uma péssima experiencia. Apesar do numero de cadeiras nas areas de espera ter aumento significativamente confirma-se que é uma ***** de aeroporto. As casas de banho então são nojentas. No voo para Entebbe tambem somos surpreendidos com a novidade que não podiamos levar malas como bagagem de mão porque como tinham poucos passageiros mudaram o avião para um mais pequeno (para quem costuma viajar por terras de Africa sabe que trocas de aviões bem como de horários são comuns - nada de novo). Toca de tirar o material de valor das malas e lá foram elas para o porão.

Para a entrada no Uganda o visto custa 50USD e o processo é bastante rápido.

Dia 2 – Chegada a Entebbe/City tour em Kampala

Para a realização desta viagem optei por contratar um operador local e não uma agência portuguesa (poupança de cerca de 50%) pelo que a minha principal preocupação à chegada prendia-se com esta questão.

Lá estava o guia e um Toyota Land Cruiser à nossa espera. Cerca de uma hora de viagem para o hotel em Kampala que ficava nas instalações de empresa que nos vendeu a viagem. O hotel “City Sanctuary Lodge” é bastante simples mas em contrapartida fomos recebidos de forma bastante afectiva/entusiasta pelas pessoas com que tínhamos estado a trocar e-mails e telefonemas desde Fevereiro.

Após mais de 5 minutos em abraços (eles não dão beijos mas sim abraços - beijos em publico é falta de educação) efectuámos o pagamento dos 70% finais (atenção que as notas de USD têm de ser de séries superiores a 2002), almoço e city tour. Kampala é uma típica capital africana, estradas com buracos (quando chove o centro inunda sempre), pó vermelho por todo o lado, lixo por todo o lado, trânsito caótico, pessoas por todo o lado, o comércio é todo efectuado à beira da estrada, um calor sufocante…mas com uma atmosfera incrível que após uns minutos para nos adaptarmos é impossível não ficarmos encantados pela forma como tudo se movimenta/faz na cidade (curiosidade – Tal como Lisboa também é conhecida pelas 7 colinas).

Jantar num restaurante oferecido pela pessoa (Warren) a quem comprámos a viagem onde assistimos a uma cerimónia pré-casamento (por lá as prendas não se oferecem no dia, os convidados encontram-se antes do casamento numa espécie de leilão onde cada um diz o que vai pagar/oferecer) e onde provámos uma iguaria nacional – Tilapia. Peixe que vive nos lagos e que normalmente é servido frito, uma delícia.

Em Kampala aproveitem para ir ao supermercado comprar caixas de água, bolachas e o que mais acharem que dá jeito para comer entre as refeições principais. Não comprem fruta porque podem compra-la mais barata e melhor nos mercados junto às estradas

Todo o comercio é efectuado à beira da estrada
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Os famosos taxis africanos - Matatau (tal como no Quénia)
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Dia 3 – Kampala/Murchisson Falls

Saída bem cedo. Trânsito caótico (1h30 para percorrer uma rua), estradas más, paragem para almoço (12.000UGX/pessoa – 3,5EUR) e de repente…carro avariado numa zona de moscas tse tse. Quase sem nos apercebemos como já o guia tinha arranjado uma boleia para nos levar para o ferry que tínhamos de apanhar. Boleia com uma guia alemã que vive no Uganda (notava-se que já estava africanizada por aos contrário dos seus compatriotas era muito simpática), chegada ao ferry, mochilas às costas e ai fomos nós tranquilamente no meio da população local. Do outro lado estava um jeep do hotel à nossa espera.

Ficámos no Paraa Safari Lodge. Em termos de instalações é excelente com uma vista deslumbrante para o Nilo e uma boa piscina. Em termos de comida e simpatia dos funcionários foi o pior onde passámos (jantar: 60000UGX/pessoa – 16EUR).

Resto da tarde a descansar na piscina.

A vaca "nacional"
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Curioso como num sitio cheio de pó as fardas dos policias de transito são brancas...
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Alguma vez vos ocorreu transportar ferro assim?
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Onde andam os inspectores da Autoridade Condições de Trabalho?
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O talho
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Matoke - Bananas verdes são só para cozinhar
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O transito
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Dia 4 – Murchisson Falls

Game drive matinal,

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A savana verde...Surpresa
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visita à parte de cima das Murchisson Falls (ponto mais estreito do Nilo),

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Toda a agua do Nilo (do Uganda - Tambem existe uma nascente do Nilo na Etiópia) passa neste estreito
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regresso ao hotel para cerca de uma hora na piscina e da parte da tarde passeio no Nilo até à base das Murchisson falls

Nota: a espuma que se vê na agua (visivel até cerca de 10 Km cas cascatas) não é poluição. É originada pela força da agua na queda de 42 metros
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Cu Cu
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Ainda tempo para mais um game drive que teve a particularidade de acabar já de noite.

Não é que este resolveu investir contra o carro e não largava. Tivemos de nos por a andar.
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Dia 5 - Murchisson Falls/Hoima

Pela manhã novo passeio de barco no Nilo. Desta vez em direcção oposta ao do dia anterior tendo como destino o Delta do Nilo.

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Murchison Falls é um parque para turista. Não existe qualquer contacto com a população, os safaris não são nada de especial (sobretudo se comparados com o Quénia - comparação inevitável quer face à proximidade geográfica quer por ter lá estado o ano passado). Vale pelo factor surpresa de encontrar uma savana verde e pelos passeios de barco no Nilo (em termos de paisagens são bem mais bonitos que os Cruzeiros do Egipto)

Os animais no Uganda não estão tão acostumados à presença das viaturas pelo que facilmente se assustam e fogem o que pode proporcionar momentos de grande beleza ao observar-mos o seu movimento em corrida. Existem muito menos carros nos parques que no Quénia e na Tanzania pelo que se conseguem ver os animais com mais tranquilidade.

A partir daqui passámos a ter contacto com o Uganda que eu ia à procura. Viagem até Hoima com almoço num restaurante local (14000UGX - 4EUR). Chegada ao hotel Kontiki por volta das 15H e resto da tarde para descansar. Hotel simples e agradável.

O hotel Kontiki é usado pelos Ugandeses como local de descanso para quem viaja entre Kampala e Kabale pelo que é normal estarem bastantes nos jardins do hotel e meterem conversa connosco. Quem não gosta muito que eles metam conversa com as Mzungas são elas, xiiii que olhar que ela deitava...


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Vi a primeira caçada de todas as viagens a Africa: Uma osga comeu um gafanhoto :blush:
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Dia 6- Hoima/Kibale Forest

Saída bem cedo para mais uma viagem com destino à Kibale Forest. No caminho paragem em Fort Portal para almoço (12000UGX – 3,20EUR) onde aproveitámos para entrar num mercado de rua onde eles vendem um pouco de tudo.

Comida tipica - Não me perguntem os nomes que já não faço ideia mas era tudo excelente
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Ó filhote estes senhores na viatura são os otários dos turistas que nos atiram coisas para comer!
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Agora a sério: não atirem comida a nenhum animal, mesmo aos babuinos, porque estão a interferir e a alterar hábitos da vida selvagem. Tambem não deêm dinheiro nem doces às crianças à beira da estrada porque eles habituam-se a receber isso do turista e deixam de ir à escola para estarem a pedir à beira da estrada. Se levarem coisas para dar perguntem ao vosso guia qual o melhor sitio para o fazer.

Plantação de chá
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Estrada Nacional - Esta era boa
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Escola
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Chegada ao Chimp´s Nest. Os quartos deste lodge são isolados no meio da selva (necessário escolta à noite), a casa de banho é ao ar livre, a água é aquecida por uma fogueira e durante a noite (com sorte) ouve-se os macacos no telhado. Refeição com sopa, prato principal e sobremesa 30000UGX/8EUR

O aquecedor da agua do duche
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O wc exterior
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Membro Conhecido
Dia 7 – Kibale Forest

Pela manhã fizemos um passeio pelos pântanos para ver aves, borboletas e macacos

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Ainda bem que ele passou duas vezes por mim senão eu pensava que estava a alucinar
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Da parte da tarde era tempo de fazer o Chimpanzee tracking (um dos pontos altos do turismo no Uganda)

Kibale Forest
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Os dois passeios fazem-se bem não exigindo grande esforço físico. O único incómodo é no pescoço porque passamos muito tempo a olhar ara cima a ver os chimpanzés.

Lição do dia: Fotografar chimpanzés é dificil. Se a foto fica boa eles estão com o rabo virado para nós, se estão perto estão contra o sol, está sempre um ramo na frente para desfocar a foto. Raios.

Dia 8 – Kibale/Queen Elizabeth National Park

Viagem para o QENP com passagem na linha do Equador e alojamento no Queen Elizabeth Bush Lodge. O lodge é constituído por cabanas feitas de madeira e lona com vista para o Kazinga Channel tendo como particularidade o facto de não existir água corrente (autoclismo = balde de terra + pá, chuveiro no exterior da tenda com reservatório aquecido pelo sol). O ponto fraco deste lodge é o serviço, dizem que sim a tudo e não fazem nada do que lhes pedimos. Custo jantar é de 30000UGX/8EUR.

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Game drive ao final da tarde.

Estava a caçar - Quase que não a vimos
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Dia 9- Queen Elizabeth National Park

Game drive bem cedinho e regresso ao hotel para descontrair o resto da manha na varanda do quarto.

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Passeio de barco da parte da tarde

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Aldeia piscatória à beira de um rio cheio de hipopotamos e crocodilos e no meio dos leões
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Este é o Zézé Camarinha dos Bufalos - Deu cabo da Bufala
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Aqueles olhinhos parecem dizer: "sai do barco para me veres mais de perto, sai lá!"
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è muito raro vê-los fora de agua durante o dia
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Passeio de carro ao final da tarde

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Dia 10 - Queen Elizabeth National Park/ Ishasha

Viagem para o sector de Ishasha (com paragem numa mercearia local para comprar frutas para o almoço) em busca dos leões trepadores de árvores. Em busca é mesmo a expressão correcta porque é preciso muita sorte para os encontrar.

Visitinha logo pela manhã
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Reparem onde está o portão e onde está a estrada
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Alguem tem de trabalhar
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Chegada a meio da tarde ao Savannah Resort Hotel e resto do dia para descansar.

??????????????
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badbones

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Dia 11 – Ishasha/Bwindi Impenetrable Forest

E eis que a chuva fez das suas. Chuvada torrencial que em muito prejudicou o game drive que estava marcado para a parte da manhã.

Animal estranho este...
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Chovia pouco chuvia, até dentro do carro chovia
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Nova paragem num mercado de rua para comprar pão, atum e frutas. E mais uma vez a surpresa/curiosidade das pessoas por verem um Mzungo (branco) ainda mais turista ali. É impossivel descrever a cara de um deles quando me dirigi a ele e disse "Quero 3 Chapatis". Ainda hoje ele deve estar a esfregar os olhos para ter a certeza que era um Mzungo. Obviamente que para todas estas compras têm de ter muito cuidado por a cor da pele torna os produtos mais caro (mas nada de especial). Este mercado tinha uma rua só de comidas, cheirava divinalmente e todos faziam questão de me chamar para ver a comida. Fiquei de olho numa sopa com cabeças de cabra mas o guia aconselhou-me a não comer porque podia ficar com dor de barriga...fiquei com pena porque aquilo cheirava mesmo bem.

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3h30 em estradas aos saltos e escorregadias até chegar ao Gorilla Mist Camp. Local lindíssimo com vista para os 7 vulcões que existem nesta zona e um staff de uma simpatia incrível.

A bruma é espectacular
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vejam a diferença entre a bruma e as nuvens
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Ficámos tres noites neste cantinho do paraiso
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Dia 12 - Bwindi Impenetrable Forest

E eis que chega o grande dia de ir à procura dos gorilas. Não tenham duvidas, o terreno é difícil, o ar é irrespirável, sobe/desce, sobe/desce, escorrega na lama, anda por cima de arbustos e no meio da vegetação e passadas 3 horas lá chegamos ao local onde eles estão.

Só são vendidas licenças para 8 pessoas/dia para cada familia de gorilas pelo que é aconselhável marcar com bastante antecedencia. Não se pode comer nem beber junto dos gorilas porque eles são muito curiosos e tambem vão querer provar. Não se pode tirar fotografias com flash porque eles assustam-se. Não se pode estar constipado ou com diarreia porque as nossas doenças são transmissiveis e eles não têm imunidade (morrem se estiverem constipados). Caso algum gorila avance contra voces só é preciso ter calma, agachar, não olhar para os olhos dele (sinal de desafio) e recuar lentamente. Por ultimo contratem um carregdor para as mochilas e levem muita agua, nestas condições uma mochila vazia parece que tem toneladas de carga.

Largar mochilas e afins e voltar a dar corda aos pés para chegar junto deles. O tempo máximo junto da família de gorilas é de 1 hora mas na prática estamos a falar de cerca de 20m/30m (no máximo) de tempo útil. De qualquer forma vale a pena, os gestos, o cheiro, a curiosidade que eles demonstram tudo é mágico.


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É Densa
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Muito densa, isto é quase "Onde está o Wally?"
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Deste grupo guardo com especial carinho a memória de um gorila a deitar-se e adormecer e de dois pequenos a brincar na barriga do Silverback.



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Dia 13 - Bwindi Impenetrable Forest

Da parte da manhã fizemos um passeio pela vila onde estava o nosso lodge acompanhados por um monte de crianças que apesar da chuva intensa teimavam em não arredar pé. Queriam saber como era o país do Cristiano Ronaldo e do José Mourinho (fazendo justiça o Nani também é bastante famoso por estas bandas).

Da parte da tarde relax na varanda do hotel (o sol apareceu para nos brindar um pouco).

Camaleão com cornos
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Dia 14 - Bwindi Impenetrable Forest/Lake Bunyonyi

Segundo gorila trekking. Em ritmo mais lento que o anterior mas desta vez percebi porque lhe chamam floresta impenetrável. 2 minutos para fazer 5 metros é dose.

Mas ao fiz de 2h30 lá apareceram os “convidados” especiais. Nunca me vou esquecer de um que avançou na minha direcção e que cerca de apenas 1m de mim (não consegui recuar por estavam outras pessoas atrás de mim) mudou de direcção, nem de um que avançou na direcção de um ranger, tocou-lhe na perna e depois recuou calmamente.

Vou para ali
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E vim daqui...isto não é fácil
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Bombeiro a caminho
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Cheguei em má altura
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Custo das refeições no Gorila Mist Camp– 20USD

Entretanto o nosso carro ia indo ribanceira abaixo.

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Este é um exemplo que como em Africa nada é de borla. Todas estas pessoas que "ajudaram" tiverem de receber umas massas. Se vos acontecer algo do genero afastem-se do local e deixem o guia resolver o assunto...lembrem-se que Mzungo => Aumento dos preços.

Viagem de cerca de 3h para o Lake Bunyonyi e quando lá chegámos nem sombras do barco que era suposto estar à nossa espera para nos levar para a ilha onde era o nosso hotel. O guia lá arranjou uma pessoa (ultimo barco) para nos levar e lá fomos nós à chuva juntamente com os locais.

Quando chegámos ao hotel estavam as luzes todas apagadas e tudo fechado. Não estavam à nossa espera, não tinham jantar nem água corrente. Telefonema para o guia (que tinha ficado em terra) a reclamar e lá regressámos nós a terra, numa viagem no meio do lago completamente às escuras e sem luzes no barco, para ficarmos noutro hotel .

 

badbones

Membro Conhecido
Dia 15 - Lake Bunyonyi/Lake Mburo

Passeio de barco pelo lake Bunyonyi. Este lago, além de ser muito bonito, tem diversas ilhas com bastante história. Uma das ilhas “Punishment Island” era a ilha para onde se mandava as raparigas não casadas que perdiam a virgindade para morrer, noutra ilha esteve instalada um colónia para tratamento de doentes com lepra.

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Punishment Island
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Ave nacional - tem como particularidade o facto de ter um unico parceiro toda a vida
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Daqui seguimos para almoçar em casa da família do Warren (em Kabale). Estivemos com eles cerca de 4 horas e foi muito interessante ver como eles recebem as visitas, como eles vivem, os seus hábitos, a curiosidade que tinham em conhecer a nossa realidade…Guardo por estas pessoasque me recebem de uma forma soberba um carinho muito especial e foi com muita tristeza que tive de dizer adeus porque tinhamos fazer mais 3 horas de viagem.

Havia comida para todo um batalhão do exército. Aqui percebi como é importante dizer tudo. Quando disse que galinha e porco eram as carnes mais comidas em Portugal eles ficaram muito surpreendidos... é que lá são as carnes mais caras que só os ricos conseguem comprar.

Viagem para o Lake Mburo onde ficámos no Mantana Tented Camp. Este tem a particularidade de os banhos terem de ser encomendados e quando chega a hora combinada lá vêm eles por a agua no recipiente para o duche.

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O recipiente para a agua do duche
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Dia 16 – Lake Mburo/Jinja

Pela manhã fizemos um Game walk onde apesar de não termos vistos muitos animais foi interessante observar os aspectos da vida selvagem mais pequena que não se vê dos carros. Tambem foi curioso perceber como podemos ter animais a cerca de 1 metro de nós e nem os vermos (aconteceu duas vezes saltarem do meio da savana mesmo à minha frente e eu não os tinha visto - ainda bem que não eram leões :p )

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Viagem de cerca de 7 horas para Jinja passando nos subúrbios de Kampala. Apesar dos milhares de Km´s feitos até este dia, esta foi a primeira vez que senti que estava a fazer uma deslocação de um ponto A para um ponto B. Foi dura. No resto do pais as paisagens são tão bonitas e o contacto com as pessoas (quando se para o carro) é tão agradável que nem sentimos que estamos a fazer uma viagem, é um passeio.

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Alojamento em Jinja no Kingfisher Resort. Hotel um bocado estranho com um serviço miserável (sobretudo recepção) mas com excelente comida.

Dia 17 – Jinja

Jinja é o local ideal para quem gosta de rafting e desportos radicais. No meu caso optei por vir aqui para descansar antes da viagem de regresso pelo que fui apenas ver as Bujagali Falls e a Nascente do Nilo.

"Escritorio do director - por favor bater" Não é para todos!
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Gosto desta escada feita com tubos de canalizações
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Dia 18 – Jinja/Entebbe/regresso

Passagem por Kampala para apanhar o Warren e seguimos para uma praia (no Lago Victoria) onde almoçamos divinalmente - Tilapia claro.

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Custo total do almoço 125000UGX/4 pessoas – 33EUR. Mais uma vez as diferenças saltam á vista porque eles estão na praia vestidos. Muitos vão ao banho vestidos.

Por voltas das 18h seguimos para uma pequena volta em Entebbe onde se destaca o majestoso palácio presidencial e infelizmente para o aeroporto.

Voo de regresso pela KLM. Optei por adquirir (extra de 80€) os lugares de Economy Confort que souberem lindamente.


Dicas para quem quiser visitar o Uganda:

1. Preparação da viagem: muito importante a consulta do viajante, repelentes, medicamentos, roupa para a chuva e roupa adequada a caminhadas.

2. Aquisição da viagem: Não o façam nas agências portuguesas. Cobram balúrdios. Eu usei a Kazinga Tours e tratei de tudo com o Warren. Só posso dizer bem deles, mesmo o que não correu a 100% foi rapidamente resolvido, são flexíveis a mudanças (mesmo quando as férias já vão a meio) e são bastante mais simpáticos/expeditos a responder a questões. Se um dia for ao Ruanda ou Tanzânia voltarei a optar por os contratar.

3. Custo da viagem: O grande custo da viagem é o carro, o avião e as licenças para ver os gorilas. Quanto ao avião não há nada a fazer, as viagens para África são caras. As licenças para os gorilas custam 500USD/pessoa pelo que dependendo do numero de trekkings que querem fazer logo pagam mais ou menos. Quanto ao carro o jeep e o facto de ser tour em privado custaram-me cerca de 1100USD.

4. Cambio – Este é outro factor a ter em linha de conta. No meu caso quando troquei o dinheiro o cambio era 1EUR=1,48USD. Ou seja, se pretenderem fazer esta viagem arranjem pelo menos 4 pessoas para repartirem o custo do carro e escolham uma altura em que o cambio seja favorável.

5. Custo das coisas lá: Como viram pelo report a alimentação é muito barata quer nos restaurantes quer nos hotéis. Uma cerveja de 0,5l custa 4500UGX/1,20EUR e uma água 1000UGX/0,27€. A fruta que comprámos custou qualquer coisa como 2000UGX um grande cacho de bananas, 1000UGX um ananás e 1000UGX por 0,5Kg de maracujás. O artesanato também é barato (não existe é muito) e têm sempre de regatear.

6. Hotéis: Fiquem em hoteis de nível Mid range. Os de luxo são muito caros e os budget são muito arriscados.

7. A não perder: Chimpanzés, gorilas, contacto com a população e passeios de barco.


O que fazia diferente: Se fosse hoje não ia às Murchison Falls nem a Jinja. Ficava mais um dia no Lake Bunyonyi e depois ia ao Ruanda.

Em suma:
O Uganda é algo que nenhum report que leiam nem nenhumas fotos que vejam vos vão conseguir transmitir a beleza que se vê/sente. É Africa pura e dura, é vida no seu estado mais belo e tambem onde ela nos atinge com toda à sua força e nos derruba mostrando que não é assim tão fácil viver. É dar valor ao que temos. O Uganda não é para todo o tipo de pessoas, decididamente não é para o turista que procura os resorts das Caraibas nem mesmo para o que procura os safaris no Quénia (sem ofensa para ninguem) mas para quem lá for e gostar será algo do outro mundo.

O Warren disse-me no dia em que eu cheguei que no final tinha de lhe dizer qual era melhor, o Quénia ou o Uganda. No fim disse-lhe que não podia responder a esta pergunta. O Quénia é inesquecivel em termos de vida selvagem, o Uganda é inesquecivel como experiencia. É uma lição de vida que pode fazer mudar as nossas vidas.

Não sei se algum dia vou poder voltar ao Uganda (quer por motivos financeiros quer porque o meu desejo de conhecer coisas novas torna dificil repetir destinos) e tão pouco se vou voltar a ver as pessoas com quem tive o privilégio de estar mas no fim só me ocorria uma coisa na cabeça: "Estou tão feliz porque não tive de esperar uma vida inteira para fazer esta viagem. Faze-la na casa dos 30 anos foi um privilégio que nunca vou esquecer."

Nota a quem interessar: existem diversas organizações com programas de trabalho de voluntariado no Uganda. Pelo que vi é uma forma mais barata e que obviamente ainda permite mais contacto com a população. Quem sabe um dia???



 
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Maria Pereira

Membro Conhecido
Ora aqui está um report fascinante!!;) Muito rico em informação e muito bem ilustrado. Fantásticas fotos!:)

Parabéns pelo report e pela grande experiência vivida...

Sem dúvida, um destino diferente e muito interessante...

Obrigado pela partilha.
 

Sunset

Inativo
Apaixonada como sou por ÁFRICA ... ainda estou a babar :p só vi as imagens ... o resto fica para mais tarde .OBRIGADO!!
Excelente report fotográfico ... e embora não tenha lido completamente, acho que na parte descrita ... está óptimo ...Parabens!!
 

vs22

Membro
Muito obrigado por este report ,eu viajei para a África enquanto lia o teu belíssimo report. parabéns
 
Excelente.
Achei piada, logo na 1ª foto reparei num pormenor que até me levou a tirar uma foto também, no Kénya; os extensores que eles usam na construção civil, são troncos de árvore, provavelmente cortados "à unha".
E os andaimes ? Mãezinha...
 

badbones

Membro Conhecido
Apaixonada como sou por ÁFRICA ... ainda estou a babar :p só vi as imagens ... o resto fica para mais tarde .OBRIGADO!!
Excelente report fotográfico ... e embora não tenha lido completamente, acho que na parte descrita ... está óptimo ...Parabens!!
Se és apaixonada por Africa este é o pais ideal para visitar.
 

Bee

Membro Conhecido
Obrigado... Obrigado... Obrigado!!
Que sonho de viagem!!

As fotos dos gorilas estão tão amorosas!! eh pah eu não quero ser lamechas :blush: mas estão mesmo lindas!!

Obrigado por mais uma vez nos brindares com excelente informação!
Aguardamos pela proxima! ;)
 
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