Novidades

[Report] Turquia - Istanbul em menos de 3 dias

tig21

Membro Ativo
Viva pessoal aventureiro.

É o meu primeiro report aqui portanto não sejam muito exigentes

Como indica o titulo o Report é sobre Istanbul e foi uma viagem "escapadela"



Entrada na Turquia no dia 28 de Maio & Saída no dia 31 de Maio

Voos: Porto -> Istanbul e Istanbul - > Porto

Companhia: Turkish Airlines (económica)
m_logo.png


Avião: A321 TC-JSG








Preço: 88€ ida e volta (comprado em Janeiro '15)

Visto: Electrónico com cartão de cidadão português ( qualquer duvida posso esclarecer )

Dinheiro (liras): Apenas cambiei euros por liras em Istanbul, no aeroporto cambiei apenas 40€ só para ter dinheiro para ir para a cidade, a taxa de cambio foi salvo erro 2,89 liras por cada euro com uma taxa de 4%

Transfers: Metro + Tram: Chegando ao aeroporto Ataturk aconselho que quem queira utilizar os transportes compre um istanbulkart custa 10 liras e tem de ser carregado com notas (vem com 4 liras), no piso inferior do aeroporto onde se apanha o metro do lado direito a ultima máquina permite a compra do cartão. Com este cartão vão poupar imenso nas viagens, um jeton normal custa 4 liras com o cartão depende da viagem mas fica a menos de metade cada.

A viagem do aeroporto até ao Hotel demorou cerca de 45min. A linha de metro (M1) no aeroporto vai em direção a Aksaray e faz lá ligação com a linha T1 que vai até Kabatas que era a linha que tinha de apanhar, no entanto decidi mudar de linha em Zeytinnurnu e mudar ai para a T1, dá pelas duas vias é só escolher. Fica aqui o link para o mapa

Aconselho vivamente a compra do istanbulkart

aimage.cdn.haber7.com__haber_haber7_photos_istanbulkart_bir_ke2daefb1dc883c9bd758ded59c760748d.jpg


Hotel: O hotel escolhido foi o Peninsula Galata Botique Hotel com pequeno-almoço incluído, hotel modesto sem grandes luxos, com localização em karakoy a 1min da ponte de galata e com a estação de tram ao lado.

Custou 215€ quarto duplo para 2 pessoas durante 3 noites.


Estas são as informações mais gerais da viagem, nos post a seguir podem ver as fotos de que visitei nestes (poucos, ou não) 3 dias.
 
Última edição por um moderador:

tig21

Membro Ativo
Dia 1


Apesar de ter chegado a Istanbul no dia 28, como já cheguei tarde não fiz quase nada a não ser ir para o hotel tomar banho e comer qualquer coisa na rua perto.

Dia 2
O dia 2 no fundo foi o dia 1 em Istanbul e sabia que tinha de "andar bem" para visitar tudo

Decidi atravessar a ponte de galata a pé e apanahar o tram do outro lado em Eminonu


Já do outro lado a estação é perto (à direita da foto) mas logo ali temos a Mesquita Nova o cais onde se pode comer uma bela sandes de cavala e mesmo entrar no Bazar das Especiarias, e foi o que fiz andei por ali um pouco a conhecer estes locais.


Local onde estão os barcos a vender a sandes de cavala:


e o mercado das especiarias (lindo de visitar), atenção às alergias pois aqui o cheiro a especiarias anda mesmo no ar e muito intenso, 10seg depois de entrar lá veio o espirro


como já é sabido os vendedores tentam vender a quem lá passa e para algumas pessoas pode ser incomodativo, mas é engraçado :)



Visitas feitas aqui, lá apanhei o tram para sultanahmet com o intuito de visitar a Mesquita Azul, e Aya Sofya que são monumentos imperdiveis em Istanbul



Fui em direcção à mesquita azul mas só podia entrar às 14h, portanto voltei para o lado oposto para visitar Aya Sofya, a fila é grande mas anda bem e lá comprei o bilhete que custou 30 liras





E de parte de manha estava feito, fui então procurar um restaurante (escolher é difícil existe muita escolha) mas como de tarde queria ir à mesquita azul então fiquei por perto e almocei perto um belo ardana kebab que está na foto. Prato + cerveja ficou por 14€ num restaurante, não é kebab de rua. Delicioso este kebab



Ás 14h e pouco já estava na enorme fila da mesquita azul, os turistas entram pela direita da mesquita, as mulheres têm de cobrir com lenço se não tiverem, lá fornecem e perto da porta de entrada é para tirar os sapatos e colocar num saquinho de plástico. O chão é fresquinho por isso aconselho a levar meias.

O esplendor da mesquita por fora e por dentro, simplesmente fantástica, um ex libris de Istanbul.

A entrada é gratuita.






E nisto a tarde vai a meio, mas logo ali a 100m temos a Cisterna da Basílica que antigamente abastecia de água a cidade.

A entrada custa 20 liras


A visita à cisterna é rápida por isso tinha bastante tempo e decidi ir a pé até ao Grand Bazar, até tem por ali indicações para se chegar ao bazar, demorei certamente 1h com toda a calma de um turista



Enorme o bazar, muito calor abafado nas imensas ruas lá dentro. Andei pelas ruas dentro e fora do bazar e depois voltei a apanhar o tram ali perto com destino novamente a Eminonu.

Em Eminonu decidi que ainda havia tempo para um passeio de barco no Bosphorus e assim foi no cais ao lado do ferry "apanhei" um tour que custou 12 liras e durou 1h 30m





Feito o tour estava feito dia, mais à noite fui comer kebab's e outras comidas de rua em Taksim sempre repleta de pessoas.

Dia 3

O dia começou cedo com uma visita ao lado asiático de Istanbul, feita por ferry boat o cartão dá para usar aqui também. Apanhei o ferry em karakoy a ida custou 2.15 liras e curiosamente a vinda custou 1.40 liras, isto se não vi mal na máquina.





Depois do almoço fui visitar a torre de Galata e a sua bela vista sobre a cidade




Descida a torre entrei no tram e foi explorar outras direcções mais longe do centro sem objectivo especifico.

À noite voltei à diversão da rua istiklal que vai até taksim e fui surpreendido com os festejos de conquista do Galatasaray do campeonato turco de futebol.





Dia 4
O dia 4 foi o dia de regresso feito por tram + metro duração de 50min chegando ao aeroporto no terminal internacional logo à entrada é feito um controle, fiz o check-in que demorou cerca de 20min e dirigi-me para o controlo de passaporte que demorou mais 20min e cerca de 10min até à porta de embarque.



Em resumo como podem ver visitei os principais locais em Istanbul com relativamente pouco tempo, não é impossível faze-lo mas obviamente com mais tempo pode-se explorar outros locais e com mais calma. Mas gostei bastante de Istanbul e das muitas pessoas que por lá moram e passam. Não senti receio nenhum nas ruas nem nos transportes apesar de andaram sempre cheios de pessoas.

Qualquer duvida que possa esclarecer irei com certeza responder.
 
Última edição por um moderador:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Olá Tig21 :)
Parabéns pelo report!!!
É muito bom poder rever Istambul, de todas as cidades que já visitei foi aquela que mais gostei, que me "encheu as medidas" e onde espero regressar!
É uma vivência e um agito sem igual!
Obrigada pela partilha, o portal ficou mais rico!
 

Nika

Membro Conhecido
Olá Tig21!

Parabéns pelo report e obrigada pela partilha. :)
A Turquia também está na minha "lista". ;)

Cumprimentos
 

Snider

Membro Conhecido
Esta na lista! Obrigado pela informação e fotos.

Como conseguiste uma viagem destas ida e volta por 88 euros? Eu li bem?
 

tig21

Membro Ativo
Obrigado a todos pelos comentários


Snider disse:
Esta na lista! Obrigado pela informação e fotos.

Como conseguiste uma viagem destas ida e volta por 88 euros? Eu li bem?
Snider leste bem sim, comprei a viagem a esse preço em janeiro quando foram postos à venda os bilhetes e como era inauguração da rota porto-istanbul havia bastantes lugares a 88€ eu só fiz esta viagem e nesta data por causa desse preço muito bom mesmo e ainda por cima com a qualidade da turkish airlines.
 

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá,

Obrigado pela partilha! De facto, 88€ foi qualquer coisa! Era já :D

Continuação de boas viagens :)
 

Maria Artur

Membro Conhecido
Olá,

obrigada pela patilha.
Está na minha lista e espero num futuro próximo conhecer esta fantástica cidade.

Continuação de boas viagens.
 

tig21

Membro Ativo
Subbuteiro disse:
Eu li bem? 88€ ida e volta?
Sim leu subbuteiro, foi muito bom preço mesmo

até vou deixar aqui uma imagem da reserva para quem não acredita hehehe
2 pessoas 176€ 88 cada, comprada nos termos que já disse anteriormente.

 
Última edição por um moderador:

JATG

Membro Ativo
E como estão os preços em Istanbul?
Compensa levar a mala "meio vazia" para fazer lá compras?
 

ploferreira

Administrador
Staff
Parabéns pelo repórt está muito bom.

Esta é uma das cidades que esta na minha lista e o teu report ainda aguçou mais o apetite :)

By The way que grande preço o da viagem :)
 

tig21

Membro Ativo
JATG disse:
E como estão os preços em Istanbul?
Compensa levar a mala "meio vazia" para fazer lá compras?
Viva JATG compras do tipo vestuário? sinceramente nem estive muito atento mas vi que nas ruas me pareceu barato, agora em lojas do tipo multi-nacionais nem sequer entrei portanto não sei..
 
Top