Novidades

[Report] Turquia - Cappadocia + Istambul

Airpirex

Membro
Caros Viajantes,

Decidi partilhar convosco o report da minha viagem à Turquia.
Nota prévia:
- Fui de férias com a minha esposa - somos um casal jovem (30 anos);
- Não somos adeptos de comprar férias em agências (salvo raras excepções, colocar mais um intermediário no processo só vai encarecer ainda mais a viagem, além disso, assim ficamos com liberdade total para escolher as datas, percursos, hotéis, etc);
- Só para terem uma ideia, quando em viagem de férias, costumamos ter um ritmo intensivo de conhecer as cidades, é à descoberta desde manhã até à noite, com o mínimo de paragens ao longo do dia.


Ora então, comecemos:

Viagem de 22 a 29 de Maio

Voos (ida-e-volta):
- Lisboa para Istambul: companhia aérea Ibéria, 525€/2pax, destino Istanbul-Ataturk com escala em Madrid
- Istambul para a Cappadocia: companhia aérea Pegasus 130€/2pax, origem Istanbul-S.Goksen para Kayseri

Notem que os aeroporto em Istambul são diferentes (Ataturk e S. Goksen), optei por não apanhar um voo para a Cappadocia no Ataturk porque os preços são muito mais elevados (S. Goksen é o aeroporto das low-cost).

Hotéis:
- Istambul: ISG Airport Hotel (84€/noite, pagos lá em €uros)
- Cappadocia: Mithra Cave Hotel (67.50€/noite)
- Istambul: Divani Ali Hotel (74.92€/noite)


Dia 1:

Apanhámos o voo em Lisboa, por volta das 6:00. Os voos e ligações até Istambul correram bem; foi-nos servida uma refeição a bordo do voo Madrid-Istambul.

Ao chegarmos ao aeroporto de Istambul deparámo-nos com uma situação (atípica, julgo eu) de termos que esperar mais de 2 horas para passarmos pelo controlo de passaportes (mesmo com e-visa/visto tirado previamente). Caso aconteça o mesmo convosco, e se tiverem bebés, sugiro que tentem o canal de passagem dos "deficientes", houve pessoal com crianças que se safou por lá.

Apanhámos o metro no aeroporto e seguimos para a praça Taksim (cerca de 1h de viagem). Para andarem de metro devem dirigir-se a uma máquina que venda o Istanbulkard e comprar 1. Um cartão destes dá para até 5 pessoas (salvo erro). Basta comprarem o cartão, que já vem com algum saldo e carregarem algum dinheiro adicional. Eu por exemplo carreguei 20liras adicionais que deram para 2 pessoas durante 1 dia +-. Julgo que cada viagem é 2.5Liras e se trocarem de linha pagam mais 1Lira (válido para metro, tram, autocarros, etc).

O nosso objectivo do dia 1 era darmos uma volta rápida em Istambul, para reconhecimento geral, e seguirmos para o ISG hotel (situado junto ao aeroporto low-cost S.Goksen) visto que no dia seguinte apanhávamos o voo para a Cappadócia. A forma mais económica para irem para o aeroporto S Goksen é através dos autocarros Havatas que se apanham na praça Taksim. Perguntem por lá pelo Havatas que o pessoal ajuda-vos. Estes autocarros saem a cada 30 minutos, o percurso demora cerca de 1h30m e o bilhete custa 14Liras. Também havia a opção de virem do aeroporto Ataturk até à praça Taksim de Havatas, mas ficava mais caro e estavam sujeitos ao transito.

Por volta das 21h lá chegámos ao ISG Airport Hotel, foi banho e caminha, ainda assim, só aterrámos na cama por volta da meia noite (ah, jantámos umas coisas que comprámos na praça Taksim: pizzas, pães turcos etc ~ 10 liras).

Dia 2:

Como tínhamos voo novamente às 6:00, tivemos uma noite curta, mas a qualidade do hotel permitiu-nos um óptimo descanso. Visto que a hora a que saímos do hotel não nos permitia ir ao pequeno almoço, quando comprei os bilhetes da Pegasus comprei logo uns pequenos almoços para estes voos matinais (e que belo pequeno almoço!)

Chegados a Kayseri (um dos aeroportos que permitem ir para a Cappadocia, mais concretamente para Göreme) tinhamos à nossa espera um Sr. com uma placa com o meu nome, que nos conduziu ao mini-bus que havíamos combinado com o hotel. O transfer Kayseri-Göreme custou 25Liras/pessoa/trajecto.

Chegámos ao hotel às 9h, todavia como era muito cedo, não nos foi possível fazer logo o check-in (o nosso quarto ainda não estava disponível). Aproveitámos então para fazer um dos tours que o hotel nos recomendou, que era das 9:30 às 16:30, e que custava 100 liras/pessoa. Fizemos o red tour.

O resto deste dia foi para passear por Göreme e descansarmos um pouco.

Dia 3:

Mais um dia a acordar cedíssimo desta feita para irmos fazer o típico voo de balão na Cappadocia ao nascer do Sol. Custou 165€/pessoa e foi algo de memorável. Também isto foi intermediado pelo hotel, a companhia escolhida foi a Butterfly Ballons e ficou a 165€/pessoa. Quem não quiser despender este dinheiro pode apenas ir ver os Balões ao nascer do sol que também é muito bonito de ver.

Aproveitámos o resto do dia para dormir um pouco no hotel e para passear mais um pouco por Göreme.
Info. auxiliar: Além do carácter pitoresco da vila de Göreme, podem lá encontrar farmácia, multibanco, câmbios, lojas de recordações, restaurantes e uns bares.

Dia 4 a 8:

Pequenos-almoço, fazer as malas e...de volta a Istambul (obviamente com shuttle até ao aeroporto, Pégasus até S. Goksen e Havatas até ao centro da cidade). Facilmente encontrámos o nosso hotel, que estava muito bem localizado. À chegada ao hotel fizemos o check-in e tivemos direito a um upgrade de quarto (o nosso era economy, mas acho que por ficarmos vários dias, passaram-nos para um standard, que era um pouco maior).

De aspectos menos positivos do hotel só poderei apontar o pequeno almoço e o barulho das mesquitas (na hora do chamamento para a reza), o que, tanto um como o outro, julgo que não seja diferente nos outros hotéis).

Se não ficarem neste hotel, recomendo que procurem por outro hotel na mesma zona, tem tudo a uns 5 a 10 minutos de caminhada (metro, locais históricos, mesquitas, gran bazar, "mercados de contrafeitos", etc).

Aproveito para partilhar convosco os locais que tinha na minha lista de locais a visitar:



  • Gran Bazar (4 mil lojas tipicas)

  • Explorar as ruas em torno do Gran Bazar

  • Nuruosmaniye Camili (Cami = mesquita) [ao pé do gran bazar]

  • Sultanahmet (Bairro tradicional) [para a direita do hotel ~700m]

  • Mesquita Azul [igual ao de cima]

  • Aya Sofia [mesma zona dos anteriores, um pouco mais para cima]

  • Cisterna da Basilica aka “Yerebatan Saray” (ruinas antigas) (ao pé da Aya Sofia)

  • Topkapi Palace [mais para a direita da cisterna da basilica ~500m]

  • Hipódromo [perto da mesquita]

  • Estreito de Bósforo (passeio de Barco) - custa 12 Liras/pessoa e são cerca de 2 horas a navegar pelo Marmara e pelo Bosphoro.

  • Porto de Eminonu (travessia de barco entre os 2 continentes 30 min) [ao pé da ponte do estreito do corno de ouro]

  • Avenida Istiklal (descendo a avenida desde a praça Taksim, até à Torre Galata)

  • Torre Galata [na margem norte, oposta ao porto eminoru]

  • Bairro Eyup [perto da Eyup Camii, na zona da nascente que desemboca no porto Eminou...para se ver um típico bairro turco]

  • Pontes Bosphoro

  • Mesquita de Suleymanique - a maior mesquita histórica do mundo

  • Mesquita de Rustem pasa

  • Eminonu square - explorar as ruelas pode-se ir a pé até ao Gran Bazar; um pouco para sul desta margem também há o Spice Bazar

  • Whirling Dervish - pode-se assistir nos restaurantes ao pé do Gran Bazar, sem ter que pagar de propósito para ver.

  • Palácio Dolmabache [estando na Taksim, é para a direita, em direcção ao rio (fica na margem) também dá para ver no passeio de barco..]



O retorno para o aeroporto foi de tram + metro. É tão fácil (ou dificil) como em qualquer outra grande cidade do mundo. Atenção que da zona do Gran Bazar ao aeroporto Ataturk ainda levam cerca de 1h nos transportes (+20 minutos para entrarem no aeroporto + 20 para entregarem as malas mesmo que façam check-in online* + 30 minutos para passarem pelo controlo de passaportes + 15 minutos até chegarem à porta de embarque)

* Só para terem uma ideia tive que comprar uma mala, para despachar no porão do avião, porque Istanbul é o paraíso das compras...depois vão perceber o que digo. Ah, a propósito disto, aconselho também a levarem €€€€ para depois ser só trocarem € por Liras e não terem que pagar taxas de levantamento no multibanco. Quanto a dinheiro, leiam também este meu post.



Assim de repente acho que dei as dicas mais importantes.
Aproveitem a cidade, deixem-se deambular pelas ruas e não se esqueçam de negociar..sempre que possível.
Para nós, 8 dias na Turquia dão perfeitamente para ver Istambul e a Cappadocia.

Qualquer dúvida é só dizerem que eu tento ajudar. Boa viagem!
 

lfdm

Membro Conhecido
Obrigado pelas dicas. Irão ser úteis daqui por pouco tempo.

Já agora, uma pequena duvida. Também tenho voo na Pegasus, fizes-te o check-in on-line?

Obrigado,

lfdm
 

Airpirex

Membro
isa rodrigues disse:
Andar de balao na Capadocia deve ser lindo!! Agora so falta as fotos Airpirex....
Isa, quanto menos fotos virem antes da viajem mais desfrutarão dela ;)

Se acharem útil posso é por uns mapas com as os hotspots ou algo do género
 

Airpirex

Membro
lfdm disse:
Obrigado pelas dicas. Irão ser úteis daqui por pouco tempo.

Já agora, uma pequena duvida. Também tenho voo na Pegasus, fizes-te o check-in on-line?

Obrigado,

lfdm
Sim, fiz on-line e imprimi o boarding pass assim como guardei o QR code do boarding pass (funciona bem das duas formas, mas o papel tem mais informação sobre o voo..).

Já agora, em relação à pegasus a atribuição de lugares é um bocado aleatória e para alterar a atribuição inicial é suporto pagarmos.
Por exemplo, para lá eu e a minha mulher ficavamos separados por um outro passageiro, que quisesse alterar tinha que pagar, à boa maneira Tuga, n paguei mas sentámo-nos juntos (se alguém reclamasse a gente pedia para ficar juntos porque iamos juntos de viagem..) :)

Para cá já n tivemos esse problema, ficámos logo "aleatóriamente juntos" :)

Só para terminar, a Pegasus é uma companhia muito boa e os bancos são muito confortáveis e dão para reclinar, não têm nada a ver com os da Ryanair.
 
Top