Novidades

[Report]: Tunísia (Port El Kantaoui)

Dsanto

Membro Conhecido
O destino das férias de verão no ano passado foi a Tunísia. Foi uma coisa assim meio planeada em cima do joelho à última hora. O primeiro destino era Hammamet, mas já estava esgotado, a seguir seria Djerba mas também já não havia voo... Então sobrou Port El Kantaoui.

O voo de ida foi operado pela Tunisair, de Lisboa para Tunis. O operador era a Viajartours, e apesar de 2 horas de uma viagem de autocarro em plena noite até ao hotel um tanto vertiginosa, tudo parecia estar a correr bem, até chegarmos.

Como a intenção eram umas férias mais em conta, apesar das críticas que lemos, optamos pela cadeia de hoteis El Mouradi, mais propriamente Hotel El Mouradi Port El Kantaoui, quando lá chegamos quase às 23h, na recepção simplesmente não tinham a nossa reserva! E eu ter mostrado os meus papeis da reserva foi igual a zero, apenas nos diziam que não havia nada e mandavam-nos aguardar, e ali aguardámos durante um bom tempo, até que a título de caridade se decidiram a dar-nos a chave de um quarto, que não seria o nosso mas onde deveriamos passar a noite até de manhã regressarmos para nos resolverem o problema. O quarto era mais uma espécie de cubata velha, ao estilo quarto de arrumos e nem janela tinha... Desnecessário será dizer que ainda não eram 7h da manhã e já nós estavamos na recepção a cobrar pelo quarto e facilidades a que tinhamos direito... Mas para nosso espanto, houve um erro por parte do operador e tivemos que esperar até à hora de check in para podermos usufruir do quarto e das comodidades do hotel. Ora fomos lesados em um dia e uma noite no nosso pacote e portanto quando regressámos fizemos queixa do operador ao Provedor do Cliente e eles tiveram que nos reembolsar o valor de uma diária do hotel... ao menos isso.

ai296.photobucket.com_albums_mm171_dianaes__20140819_212025_zpsxdoisbaw.jpg

Lobby do hotel


ai296.photobucket.com_albums_mm171_dianaes__20140824_193232_zpsqilb1cqc.jpg

Bar de shisha do hotel

Mas passada a crise inicial lá nos pudemos instalar. O quarto era razoável, não era luxuoso mas tinha o conforto necessário e sempre o encontramos limpo... O hotel no geral tinha uma infraestrutura boa, pecava a meu ver em 4 pontos: empregados sempre antipáticos, mal encarados, em tudo pareciam estar a fazer um favor... Nota-se que são ainda muito limitados em termos de formação e ainda têm muito o que evoluir para receberem bem o turista; a alimentação internacional cingia-se a pizzas e massas cozidas, tudo o resto eram pratos tunisinos com temperos muito típicos, e ainda por cima muito repetitivos, além das bebidas estarem quase sempre quentes quando servidas; a animação era fraca fraquinha; e por fim a maioria dos hóspedes eram russos, e eu não tinha uma opinião sobre os russos no geral mas fiquei a ter, bastante má. Tive vários episódios em que fui atropelada pela corrida deles à comida e nem um “sorry” ouvi... Não respeitam filas, não respeitam ninguém, sei que estou a generalizar, mas foi assim generalizada a minha experiência, sei que existem sempre os que não são assim, não devia era estar nenhum alojado naquele hotel.

O melhor do hotel era mesmo a praia! O mediterrâneo de facto nunca desilude e foi o que a meu ver salvou as férias!

ai296.photobucket.com_albums_mm171_dianaes__20140822_094128_zps5mw0m4dc.jpg

Praia do hotel

Durante a estadia saímos sempre do hotel à noite para passear, uma vez até andamos de charrete. Nas imediações havia lojas, algumas de produtos típicos, outras ao estilo lojas dos chineses mas carregadinhas de contrafação descarada.

ai296.photobucket.com_albums_mm171_dianaes__20140819_202619_zpswab5vyuq.jpg

Passeio de charrete

ai296.photobucket.com_albums_mm171_dianaes__20140819_200021_LLS_zpszmumkruw.jpg

Saída do hotel

ai296.photobucket.com_albums_mm171_dianaes__20140821_213422_zpsebytbngh.jpg

Lojas das imediações


Fizemos a excursão de 2 dias ao deserto e apesar de um bocado cansativa gostámos muito da experiência.

Começou com a ida ao Coliseu El Jem, que testemunho que de facto é imponente e está muito mais bem conservado que o de Roma, embora a meu ver não tenham a mesa atmosfera...

ai296.photobucket.com_albums_mm171_dianaes__20140820_092903_zps4vppebtw.jpg

Entrada do Coliseu

ai296.photobucket.com_albums_mm171_dianaes__20140820_093845_zpsn7ivff55.jpg

Coliseu

O almoço foi num restaurante subterrâneo em Matmata, embora não tenha sido nenhum manjar dos Deuses, foi numa experiência diferente e portanto agradou-nos.

ai296.photobucket.com_albums_mm171_dianaes__20140820_142128_zpsdbpdbeer.jpg

Imediações do restaurante

Visitámos de seguida na zona uma casa de nativos típica, meio escavada também na terra. E gostei mesmo muito desta parte... Realmente não temos noção do conforto que temos no dia a dia...

ai296.photobucket.com_albums_mm171_dianaes__20140820_153512_zpsehp7h4jq.jpg

Nativa a moer cereais

Seguimos depois ainda um bom tempo de autocarro até chegarmos a Douz.

ai296.photobucket.com_albums_mm171_dianaes__20140820_161055_zpshlo2hcwf.jpg

Autocarro (há que entrar no espírito...)

ai296.photobucket.com_albums_mm171_dianaes__20140820_170351_zpshcnfnub8.jpg

Paisagem da viagem

Em Douz fomos ter aquela que achei a pior atividade das férias, andar de dromedário até às portas do deserto. Já tinha andado de camelo e adorado, mas de dromedário em caravana foi um pesadelo, quase uma tortura. Primeiro não gostei da forma como tratavam os animais, depois aquele assento em cima de uma só bossa não confere conforto nenhum... Depois para haver uma cereja no topo do bolo o dromedário amarrado atrás do meu estava sempre a arrear-me cabeçadas nos rins, mas assim uma coisa em cheio, e sempre a limpar a baba e a coçar a cabeça nas minhas costas. A certa altura já dava por mim a rezar para o animal parar com isso não só pela minha integridade física mas também por ele mesmo, que cada vez que repetia apanhava umas vergastadas... muito triste. Doía-me as costas e o coração... Foi caricato e não me deixou disfrutar nada.

Por fim chagamos ao hotel onde iriamos jantar e passar a noite, e aí assim, tivemos uma agradável surpresa! O Hotel era o Sahara Douz e era muito bom! Além de bonito e moderno tinha um restaurante buffet muito bom e variado. A noite foi muito agradável.

ai296.photobucket.com_albums_mm171_dianaes__20140820_210911_zpsbol1kfuu.jpg

Lobby do hotel

De manhã bem cedo partimos a tempo de ver o Sol nascer junto à Cordilheira do Atlas num lago salgado... E foi aqui que ter vindo à Tunísia valeu pela primeira vez realmente a pena.

ai296.photobucket.com_albums_mm171_dianaes__CAM00944_zpsra9uecbr.jpg

O lago salgado

Seguimos depois para o centro da cidade onde apanhámos uma charrete até junto de uma plantação de tâmaras.

ai296.photobucket.com_albums_mm171_dianaes__20140821_072341_zpsnmzuibh0.jpg

Como se podem apanhar as tâmaras

De seguida seguiu-se a parte mais aguardada da excursão, andar de 4x4 nas dunas do deserto Sahara! E foi Brutal! No fim paramos no local onde foi filmada a saga Star Wars e num Oásis.

ai296.photobucket.com_albums_mm171_dianaes__20140821_090828_zpsxvapmvgi.jpg

Aventura 4x4

ai296.photobucket.com_albums_mm171_dianaes__20140821_092843_zps1ugrnmc2.jpg

Oásis

O regresso foi feito por Kairouan, a cidade das 50 medinas...

ai296.photobucket.com_albums_mm171_dianaes__20140821_164103_zpshvgkmazz.jpg

Vista de cima de uma das medidas de entrada proibida aos infiéis, em Kairouan

Num outro dia tiramos a manhã para visitar a Medina de Sousse. Foi um passeio agradável por entre bancas de artesãos e lojas de marcas internacionais, deu para conhecer melhor a realidade da cidade. Claro está que há que ter paciência para levar com os vendedores às vezes um bocado insistentes... Nas primeiras vezes ficava incomodada, depois comecei a usar a minha cara de segunda feira e resolvi bem a questão.

ai296.photobucket.com_albums_mm171_dianaes__20140823_113128_zps5dkh4tux.jpg


ai296.photobucket.com_albums_mm171_dianaes__20140823_112814_zps40eldfio.jpg

Zona dos frescos da Medina de Sousse

Entretanto foi hora de regressar ao nosso belo Portugal, e apesar de o balanço ser positivo não tivemos aquela sensação de "o que é bom acaba depressa"... Foi uma semana de experiências novas, num continente para nós novo. Não tencionamos voltar ao país mas não o deixamos de recomendar desde que quem vá tenha noção daquilo que pode encontrar.
 
Última edição:

Hugo Morais

Membro Conhecido
Olá Diana
Apesar de ser um País que não me "cativa" para fazer umas férias,gosto de viajar até estes destinos pelo Portal;)
Bom report;)
Obrigado pela partilha:)
 

Dsanto

Membro Conhecido
Obrigada ;-)
Hugo Morais, eu por acaso sempre tive curiosidade por estas culturas mas fiquei um bocado desapontada, aliás já risquei Marrocos da wishlist por achar que muito dificilmente seria diferente para melhor.
 

carla08

Membro Conhecido
Ola Diana, gostei do report, fez-me recuar uns aninhos atras e relembrar os locais por onde passei. Gostei muito do circuito no deserto, e isso foi o que fez valer a pena a viagem. A praia é que nao achei nada de especial, fiquei em djerba.
Obrg pela partilha
:)
 

andremarques

Membro Ativo
@DianaSanto obrigado pelo report, informação muito útil para quem vai...
O passeio de charrete é apanhado fora do hotel? Quanto custou? Até onde vai e quanto tempo demora? É necessário regatear?
Obrigado
 

Dsanto

Membro Conhecido
@DianaSanto obrigado pelo report, informação muito útil para quem vai...
O passeio de charrete é apanhado fora do hotel? Quanto custou? Até onde vai e quanto tempo demora? É necessário regatear?
Obrigado
Olá
Sim as charretes estão às portas dos hotéis como os táxis. Não tenho a certeza exata de quanto paguei mas terá sido algo entre os 7 e os 10 euros. Andámos cerca de 30/40minutos e o passeio foi pelas imediações, zona da Marina e a zona habitacional mais rica da cidade, foi bom para termos aquela primeira perspectiva do local. Lá aconselho-o a regatear tudo, excepto raras excepções de lojas com preços etiquetados o resto pode e deve ser regateado.
 
Última edição por um moderador:
Top