Novidades

[Report] - Tunísia - Hammamet - Riu Marco Polo - Setembro 2012

Vasco Ferreira

Membro Novo
Dados Gerais:
  • Operador: Iberojet
  • Cidade: Hammamet
  • Hotel: Riu Marco Polo (4*)
  • Data: 10 a 17 de Setembro
  • Pessoas: 2

Motivação:

Ainda que não seja fã de destinos de praia e hotéis em regime TI, planeamos as férias à Tunísia devido à acumulação de cansaço, e para tentar por isso conciliar alguns factores: descanso, cultura, actividades, baixo preço.

Quem deve ir:

Realço este ponto porque deparei-me com muita gente que saiu da Tunísia desesperado por voltar, com o sentimos de férias desperdiçadas, e com muitas queixas a fazer. Penso que eram várias as pessoas que iam sem a mínima noção do que iam encontrar, e focados em destinos que nada tem a ver com aquele.

Ao longo de todas as férias, foram várias as vezes que ouvi falar em Algarve, ilhas espanholas, e afins. Estamos a falar de um continente diferente, de uma cultura diferente, um nível de vida pobre, menos condições de higiene, etc. Quem escolhe a Tunísia tem de se informar primeiro, e ir com a mente bem aberta.

Se forem com esse espírito, e lerem um pouco sobre o destino, acredito que vão adorar.

Viagem:

A viagem deve ser frisada, pois teve alguns contratempos que tiveram várias pequenas implicações.

O principal problema foi o facto do avião partir do porto com cerca de 2 horas de atraso, o que pelo que tenho ouvido, é algo um tanto ou quanto recorrente.

Estava à espera de mais relativamente à comida a bordo, tendo em conta vários reports e opiniões de quem parte de Lisboa. No entanto, tanto à ida como à vinda, as refeições foram à base de Sandes. No entanto eram saborosas.


Com o Atraso, quando chegamos ao aeroporto já não foi possível realizar o cambio, e as coisas foram um pouco confusas. Fomos também surpreendidos de imediato pelos primeiros "Chatos de serviço" a tentar cobrar-se por arrumar as malas para o autocarro, vender flores e afins. Mais uma vez, mente aberta, pois faz parte. :lol:

Chegamos ao Hotel, que também não contava com o Atraso. Ainda que tenham deixado alguma comida para nós, a verdade é que tudo estava frio, e já com um aspecto menos bom. As maquinas de bebidas tinham sido desligadas, e colocadas com produtos. Isto afectou bastante a primeira impressão, mas nada que não se resolvesse.

O Hotel:

Tal como a grande parte dos hotéis da zona de Hammamet, o Hotel Riu Marco Polo possuí umas instalações de encher o olho. Tem materiais de qualidade, decorações a condizer, etc.


Os Espaços são bastante amplos, e nunca dão a ideia do Hotel estar lotado. Possuí uma piscina interior, aquecida nas épocas menos quentes, e uma piscina bem grande, exterior, com espreguiçadeiras submersas, jacuzzi, bar, etc.



Possui ainda área de jogos, ginásio, e acesso directo à praia "privativa", onde tem campos de jogos, e actividades aquáticas gratuitas (não motorizadas) e pagas (as restantes).


Por fim, possuí SPA, cabeleireiro, entre outros, sendo que estes são serviços pagos.

No entanto, peca nos pequenos pormenores, como limpeza e afins. Mais uma vez, temos de perceber que num país com uma pobreza acentuada, o que assistimos ali é de facto um luxo.

Restaurantes e Bares:

O Hotel possuí 3 Restaurantes e 4 Bares que, em conjunto, fazem com que raramente não consigam acesso a comida no Hotel. O Hotel tem muita variedade de comida, a suficiente para não enjoarem. No que toca a qualidade, varia muito, tanto do tipo de prato, como de quem o faz. Há cozinheiros de esforçados, e outros nem tanto. Quanto aos pratos, existem pratos que eles simplesmente não sabem fazer. As panquecas e crepes raramente estão no ponto. Não vi uma batata frita a sair em modo etc.






Tenham cuidado de evitar certo tipo de ingredientes que possam não ir ao lume, assim como o cuidado de evitar coisas como gelo e afins. São pormenores que podem evitar de vos dar dores de barriga e gastros.


Nesse sentido, o Restaurante Tunisino é o mais agressivo. Tanto ao pequeno almoço como ao almoço, a variedade é muito superior, mas a agressividade para o estômago também o é. Nesse sentido, apreciamos bastante as visitas ao Restaurante Mediterrâneo realizadas nos últimos dias. São comidas bem mais leves, bem mais ao nível do que estamos habituados, e que ajudam a recuperar. Existe ainda o Restaurante Asiático, que apenas serve jantar, e que é sujeito a reserva. Longe de ser das melhores cozinhas que existem, é bastante razoável.


No que toca a bares, existem vários, abertos praticamente a toda a hora. As bebidas são bastante Criativas. No sentido em que não sabemos que mistela eles colocam lá para dentro, e no facto de serem bastante estranhas, tanto no que toca a cor, como paladar. Na minha opinião, nada como evitar coisas do tipo "caipirinha" ou "mojito" e nada como escolher bebidas menos elaboradas para eles, como um gin tónico, ou uma simples cerveja :D .


Staff do Hotel:

Li várias criticas do staff de outros hotéis, do abuso pelas gorjetas, da falta de educação, entre outros. Nunca senti isso no Hotel. Fui sempre atendido com um grande sorriso, sempre prontos a ajudar, sempre bem humorados, e nunca se fizeram à gorjeta. Tive sempre espreguiçadeira, tanto na praia como na piscina, ao contrario do que já tinha lido.

Animação:

Nas actividades de dia, raramente participamos, mas elas estavam lá. Vários jogos e torneios, aulas de aeróbica e afins. A equipa de animação trabalha muitas horas, e no entanto estão sempre com um espírito louvável. Os espectáculos nocturnos surpreenderam-me pela positiva, e tive pena de ter perdido os 2 primeiros, tendo em conta a grande qualidade de todos os que assisti.



O único senão do lado da Animação, vai para os empregados que estão a tratar das actividades aquáticas. É suposto prestarem-vos informação sobre o hotel, e sobre as actividades gratuitas, no entanto raramente falam delas, e vão sempre tentar encaminhar-vos para actividades de terceiros, pagas, das quais eles vão buscar uma comissão. Tentem exigir as actividades a quem têm direito, e para as que são pagas, evitem ir por eles. Conseguem sempre negociar uns 20% a 30% que é a margem deles.

Excursão ao Deserto:

Não vou revelar muitos pormenores sobre a excursão de 2 dias. Apenas digo mais uma vez que requer um pouco de preparação. Fiquem atentos aos número, pois estamos a falar de São 1300 Km's de autocarro. O que significa, percursos de 2 a 3 horas, com paragens entre meia hora e uma hora, para ver excursões.


MAS VALE A PENA??

A meu ver, vale e muito. Só aqui conseguem ter um "cheirinho" do que é a Tunísia. Vão percorrer muita estrada sem nada, vão ver muitas zonas bem pobres, mas vão ter uma ideia diferente do país, e vão coisas fantásticas. São cerca de 120 euros por pessoa, a contar com a viagem, as excursões, a dormida, e todas as refeições. Não contem contudo com grandes luxos, e grandes refeições. O melhor será ir prevenido com bolachas e afins.


Tentem também ver pela net o que as excursões fora do hotel oferecem. Pois algumas das coisas que pretendia assistir, não aconteceram na viagem que fiz pelo hotel, o que me deixou um pouco desapontado.


As Pessoas e o Comercio:

Vi muita gente queixar-se dos Tunisinos, e com algum receio. Más pessoas existem em todo o mundo, no entanto tenho a dizer que nunca sentimos receio, nem nunca fomos mal tratados. No entanto é preciso ter em conta que Hammamet é uma zona turística.

Os que não tem lojas, trabalham como comerciais, ou seja, ganham à comissão por cada pessoa que arrastam para as lojas. Isto significa que vão presenciar todo o tipo de esquema, desde fingirem ser empregados do hotel que estão de folga e vos vão levar a sítios encantadores; desde perguntar-vos quanto custa em Portugal, algo que nunca chegam a perceber o que é, para vos forçar a entrar em lojas, a muitas outras técnicas.

Se gostarem de alguma coisa, vão logo meter-vos isso na mão, vão tentar que fiquem com as coisas. Se for roupa vão vestir-vos, obrigar a ver como fica bem. Sempre que tentarem ir embora, vão baixar uns trocos. São de facto um povo muito chato, mas nunca assisti a uma única falta de respeito, ou a nenhum sinal de perigo.

Lembrem-se sempre de marralhar tudo quanto é artigo, seja nos mercados, seja em grandes superfícies, sejam em hotéis de luxo. O operador avisou-nos que uma garrafa de Agua custaria um Dinar num hotel de luxo, que seria o mais alto dos preços. Na verdade, nunca vi uma garrafa a menos de 1,5 dinares. Por isso, e mais uma vez, marralhem tudo... mesmo em lojas de preço fixo!


Actividades:

Como disse, um dos factores que me levaram a visitar a Tunísia, foi o facto de poder conciliar uma viagem interessante, barata com muitas actividades também elas muito acessíveis. Aproveitamos por isso para fazer as seguintes actividades:
  • Excursão pela Tunísia: Já referida antes.
  • Parasailing: Actividade depara-quedas puxado por um barco, que concede uma vista espectacular sobre toda a cidade.
  • Baptismo de Scuba Diving: Foram muito profissionais, escolheram sempre técnicas adaptadas ao nosso nível. Deram a optar entre zona rochosa de 10 metros de profundidade, e entre uma zona onde se encontra afundado a 8 metros de fundo, um barco italiano da segunda guerra mundial. Optamos por este, e foi sensacional.
  • Passeio de JetSki: Andamos cerca de 35 / 40 minutos, dispersos por 2 pessoas. Ainda deram um passeio de barco para podermos tirar fotos.

  • Passeio de carroça de Cavalos
  • Passeio de Camelo: Que na verdade é um dromedário :p
  • Passeio de Jipe: Contava com mais emoção e dunas, foi um pouco decepcionante.
  • Volta de Gaivota em alto Mar


Temperaturas:

Fomos em Setembro, o que para eles significa já um tempo fresco. Para nós, as temperaturas são amenas. Enquanto eles andavam de camisola de manga curta pela noite, nós ainda iamos dár um mergulho até à praia. Apanhamos uns dias com muita nuvem, e algum vento, que fazia com que se sentisse um pouco mais de frio, mas mesmo assim, sem grandes aflição para nós.


No deserto, apanhamos bastante mais calor. Houve algumas pessoas a sentirem-se mal, e desmair. Levem agua, açucar e tenham alguns cuidados.

Custos:

Fazendo o resumo geral, a viagem ficou dentro do preço que tinha estipulado, os 750€ por pessoa.
Foram cerca de 550 € para as passagens, os transferes e a estadia. A viagem ao deserto ficou por 120. Todas as restantes atividades, bebidas consumidas fora do hotel, alguns presentes que trouxemos e umas loiças para a casa ficaram pelos restantes 80 euros. Tendo em conta tudo o que englobou, compensou.

Conclusão:

Para quem tiver um espirito aberto, alguma paciencia e quiser fazer uma viagem que misture cultura, descanço e atividades, tudo isto a um preço razoavel, penso que a Tunísia é o melhor destino a considerar.

Aconselho a levar ainda alguma medicação. A pessoa que me acompanhava teve uma gastro durante a viagem, e valeu termos 2 farmaceuticas e um enfermeiro conosco, com alguma medicação.

E assim foram as nossas férias!



Espero que o review possa ajudar um pouco mais quem procure este destino. Para mais fotos podem consultar o seguinte link: https://www.dropbox.com/sh/bm4mr69x8eo9yfi/OxFZC8fe0E

Dúvidas é só perguntar.
Cumps! :devil:

 

CarpeDiemMan

Membro Conhecido
Olá Vasco

Antes demais. devo dizer que deves ser boa pessoa porque eu também me chamo Vasco :)
Bom Report.
Eu quando estive na Tunisia, corri o país de norte a Sul em quatro dias, imagina... Foi uma boa forma de conhecer o país, mas sem duvida que foi cansativo. Os restantes dias foi a recuperar da odisseia dos dias anteriores :).

Cumprimentos
 

Vasco Ferreira

Membro Novo
Antes demais. devo dizer que deves ser boa pessoa
Pelo menos eu gosto e, até agora, ainda não me fartei de mim mesmo

Na altura consultei alguns reports daqui, e vi também algumas respostas a tópicos que destes. Já tinha comprado a viagem em TI e era tarde para pensar em explorar o país todo. Acho no entanto que fiz bem. Uma excursão deu para ter uma pequena tirar a curiosidade, e consegui conciliar com descanço.
 

mokas

Membro Conhecido
Parabéns!!! Óptimo report. ;) E sim, quem vai para estes destinos tem de se informar para onde vai e não criar expectativas desnecessárias. :)
 

ClaraVieira

Membro Ativo
Report muito bom! Já ando há um tempo para vir cá deixar o meu testemunho, mas ainda não tive oportunidade de o fazer.
Estive no mesmo local e nas mesmas datas que o Vasco. Concordo com ele em quase tudo, mas existem algumas diferenças nas actividades que fizemos.
Eu visitei sidi bou said , Cartago e Tunes. Vou tentar acrescentar essa parte da viagem ao report(não tenho as fotos comigo de momento), para que fique mais "completo".
Parabéns pelo report Vasco.
 
Ola. Vou para hammamet em setembro, confesso que com algum receio devido às manifestações que por lá andam. Gostaria de saber, se possivel quanto pagou para andar de mota de agua, se é caro, ou acessivel.
 
Top