Novidades

[Report] Tunísia (by Célia)

Célia Reis

Membro Novo
Tunísia (by Célia)

Report Tunísia – Julho 2008

Vou tentar finalmente dar-vos uma ideia de como foram as nossas férias na Tunísia, em Julho de 2008.

A minha viagem tornou-se um pouco difícil de de marcar, pois coloquei na agência a condição de querer um voo a partir do Porto, e que gostaria de ficar alojada em Port el Kantaoui. Logo fiquei um pouco limitada a nível de packs promocionais.
Mas no dia 9 de Julho lá fomos para o aeroporto Francisco Sá Carneiro, para voarmos até Monastir!





A viagem decorreu normalmente, e chegamos a Monastir à hora prevista.
Fomos os últimos a sair do transfer, ou seja os únicos portugueses a dar entrada no hotel Kanta, em Port el Kantaoui. Depois de feito o check in e de saborear o cocktail, fomos directos ao nosso quarto, que apesar de ser alcatifado, cheirava muito bem, estava limpo e com aspecto agradável!

Foi fácil fixar o numero do quarto (normalmente esqueço-me desse pormenor)

O mais difícil foi adaptar-me ao facto de as fechaduras do hotel funcionarem todas ao contrário, o que me fez por varias vezes dar uns encontrões à porta do frigorifico, da varanda, do quarto, da casa de banho…estão a ver a cena!
A casa de banho tinha uns azulejos estilo Tunisino, e era bastante espaçosa:

Como já era tarde recorremos a umas sandes e um pratinho de fruta através do room service, servimo-nos das bebidas do bar(a cerveja Tunisina é óptima) e fomos para a varanda saborear o vento quente e aquela temperatura espectacular que estava lá fora!
 

Célia Reis

Membro Novo
Primeiro dia

10 de Julho

O amanhecer no hotel foi do meu agrado. Verifiquei que havia poucos turistas, a sala do pequeno almoço estava bem organizada, e havia pouca gente e nada de confusões. Só por isso fiquei mais uma vez aliviada por ter escolhido o Kanta.
Fomos conhecer a praia do hotel, uma vez que teríamos que fazer tempo para a reunião com a guia, para comprarmos as excursões.




Estava um calor daqueles, a água do mar era caldinho, mas depressa tivemos que apanhar novamente o tuc-tuc para regressar ao hotel, pois eram horas da reunião e eu estava ansiosa por fazer a reserva das excursões…


Quando chegamos à recepção verificamos que a guia já tinha ido embora, pois na Tunísia era uma hora mais cedo do que em Portugal, e tínhamo-nos esquecido desse pormenor. Depois de alguns telefonemas, a guia ficou de nos arranjar maneira de irmos com os Ingleses nas excursões, pois não havia nenhum português interessado para o Deserto e para o museu!!!Ficou combinado encontro no dia seguinte para pagarmos e recebermos os bilhetes…
Toca a ir novamente à recepção apanhar o tuc-tuc para a praia. Aqui estava mais uma Tunisina a sair de lua de Mel no Kanta…

E cá vou eu novamente no tuc-tuc (adorava a viagem)!!!


O resto do dia foi passado de papo para o ar à sombra ou dentro de água.
Saímos à noite para a marina e gostei de observar inúmeros turistas Tunisinos, a exibir orgulhosamente as suas famílias.
Fomos à farmácia pois tinha-me esquecido de alguns produtos em casa e fui surpreendida por um excelente atendimento e uma farmácia com tudo o que temos cá! Port el Kantaoui rendeu-se mesmo aos turistas e tem todas e mais algumas comodidades para os receber! Isso poderá ser uma vantagem, mas estava à espera de ver algo mais…
 

Célia Reis

Membro Novo
Segundo dia

11 de Julho

Bem, acerca deste segundo dia na Tunísia não tenho quase nada a dizer.
Esperamos na piscina pela guia:

Pedi uma água e dei 20 dinares ao empregado para pagar, e o troco nunca mais apareceu. Não fixei a cara do empregado, por isso não tive como reclamar!!!
Encontrei-me com a guia, esta queixou-se de que os portugueses não compravam excursões, que só nos arranjava um grupo de Ingleses, e eu, claro, como não queria ficar em terra, aceitei.
Neste dia arrependi-me profundamente de não ter aproveitado para ir a Sousse, e também de não ter escolhido um circuito, andamos um pouco à deriva e acabamos por ficar apenas a descansar na praia, o que hoje considero ter sido um desperdício.
Mas também era o dia em que fazíamos o nosso 10º aniversário de casamento e não nos quisemos cansar muito, acabando por assim ficar apenas a usufruir das condições do hotel e do descanso.
À noite houve um jantar Tunisino no hotel, pedimos um vinho tunisino, e saboreamos todos os pratos típicos e muito bem confeccionados que o restaurante nos apresentou!
Posso dizer-vos que fiquei fã daqueles temperos e de toda aquela comida!
E esta era a mesa fixa que os empregados nos destinaram até ao final da nossa estadia. Gostei muito de jantar sempre neste cantinho do sossegado restaurante.

Agora alguns nomes e preços de algumas bebidas nacionais e internacionais dos bares do hotel, para ficarem com uma noção:



Gostamos particularmente de saborear um Thibarine, e de assistir a um espectáculo de faquir:





E toca a ir descansar pois no dia seguinte teríamos que estar prontos às 6:30!!!
 

Célia Reis

Membro Novo
12 de Julho

Acordamos cedo e pontualmente estava o guia à nossa espera para a excursão que iríamos realizar neste dia.
Achei piada a esta placa, a caminho de Tunis:

Fizemos uma primeira paragem:



E seguimos para:

Cartago (do fenício Kart-Hadasht, ou Qrthdst, isto é « Nova Cidade », em árabe قرطاج (Qartaj) ) é uma antiga cidade, originariamente uma colónia fenícia no norte da África, situada a leste do lago de Túnis, perto do centro de Túnis, na Tunísia. Foi uma potência na Antigüidade, disputando com Roma o controle do mar Mediterrâneo. Dessa disputa originaram-se as três Guerras Púnicas, após as quais Cartago foi destruída.
A antiga capital púnica é hoje um bairro de Túnis e uma estação arqueológica e turística importante, tendo sido classificado património mundial pela UNESCO em 1979.

(in http://pt.wikipedia.org/wiki/Cartago)







As ruínas das termas de Antonin eram uma das maiores construções do Império Romano. Hoje apenas são visíveis os subterrâneos, mas ainda é possível ter uma ideia do que foi esta grandiosa zona de lazer da antiguidade.







Pormenor de algumas louças dos balneários:



Custou um pouco visitar Cartago com aquele calor todo, mas valeu a pena! Foi pena o céu estar enevoado para os lados da Sicília, não a conseguimos avistar!

Prosseguimos viagem para visitar Sidi Bou Sad.
 

Nuno

Administrador
Staff
Até agora estou a adorar ... mas quem não queria ser "faquir" era eu :) :D
 

Rita

Membro
Eu também estou a gostar de rever estas paragens. Como sempre a Célia faz uns reports fantásticos! Gostei muito da Tunísia e já lá vão 4 anitos...

Não tens nenhuma foto das ruínas de Cartago com o belo Mediterrâneo por trás? Foi das paisagens de que mais gostei...

Continua, Célia, por favor...
 

Célia Reis

Membro Novo
12 Julho (cont) – Sidi Bou Said

Gostei de visitar esta típica cidade da Tunísia, embora tenha sido à pressa pois apesar de uma leve neblina, o calor era mesmo intenso!

Interior de uma casa/museu:








Vistas a partir de um terraço:





Comércio:




Ementa de um restaurante, era só escolher…
 

Célia Reis

Membro Novo
A cidade situa-se em cima de uma colina, e proporciona umas vistas bonitas, tivemos azar com a neblina, mas já estou habituada a ter esse contratempo sempre que quero tirar uma foto a uma paisagem onde quer que seja…





Tunisinos também em passeio:


Mais alguns pormenores de Sidi Bou Said:








E assim deixamos este recanto da Tunísia, cheios de calor, mas satisfeitos com o que vimos…
 

Célia Reis

Membro Novo
Rita disse:
Eu também estou a gostar de rever estas paragens. Como sempre a Célia faz uns reports fantásticos! Gostei muito da Tunísia e já lá vão 4 anitos...

Não tens nenhuma foto das ruínas de Cartago com o belo Mediterrâneo por trás? Foi das paisagens de que mais gostei...

Continua, Célia, por favor...
Rita, não tirei essa foto porque havia uma espécie de nevoeiro misturado com contra-luz que resultou numa imagem tão fracota que a apaguei.:)..
Tenho essa imagens num livro fantástico que comprei lá numa estação de serviço e que tem umas fotos maravilhosas da Tunísia.
Se tiveres essa imagem podes acresentar aqui, eu agradeço...
Fico feliz por estares a gostar do report:)
 

Célia Reis

Membro Novo
Nuno disse:
Até agora estou a adorar ... mas quem não queria ser "faquir" era eu :) :D
Podes crer, a mim também me meteu uma certa confusão, tenho muitas mais fotos, inclusivamente de quando ele usou uma faca para apoiar o pescoço, mas não posso colocar aqui tudo senão nunca mais acabo este report;)
 

cgomes

Membro
Célia, estou a adorar o report, principalmente porque quando fui à Tunísia não visitei a zona norte. Fiz apenas o circuito do deserto e praia em Port-el-Kantaoui. Sei que ainda vai pôr essas imagens, mas desde já aqui deixo duas da minha visita a um dos monumentos que mais me impressionou!

ai523.photobucket.com_albums_w356_claudiogomes_DSC00425.jpg


ai523.photobucket.com_albums_w356_claudiogomes_DSC00411.jpg


Continua o teu excelente report, estamos todos à espera :)

Cgomes
 

Célia Reis

Membro Novo
cgomes disse:
Célia, estou a adorar o report, principalmente porque quando fui à Tunísia não visitei a zona norte. Fiz apenas o circuito do deserto e praia em Port-el-Kantaoui. Sei que ainda vai pôr essas imagens, mas desde já aqui deixo duas da minha visita a um dos monumentos que mais me impressionou!

ai523.photobucket.com_albums_w356_claudiogomes_DSC00425.jpg


ai523.photobucket.com_albums_w356_claudiogomes_DSC00411.jpg


Continua o teu excelente report, estamos todos à espera :)

Cgomes
Sim, também visitei el Djem, obrigada pelas fotos, estão muito boas. Falarei do anfiteatro mais tarde!
 

Célia Reis

Membro Novo
Continuamos viagem para ir a uma estância balnear (que já não recordo o nome) a fim de almoçar.
As fotos seguintes foram tiradas nesse percurso.

Mesquita, à saída de Sidi Bou Said:


Antigo abastecimento de água da cidade:


Mansão de Chartage Mohamed Ali:


Alguns pormenores da estância balnear onde paramos para almoçar:






Depois de almoço novamente passagem de autocarro por Tunis, onde fiquei fascinada com o bulício da capital, e tive imensa pena de não termos feito uma paragem:














Seguimos até ao museu do Bardo…
 

Rita

Membro
É pena teres apanhado neblina nesse sítio! Foi um dos que mais gostei na Tunísia.

Eu estive lá há 4 anos e nessa altura ainda não tinha máquina digital. Tirei 2 rolos mas estraguei quase metade do primeiro ao tirá-lo da máquina, mas eram fotos da excursão ao deserto. Felizmnte tinha levado a máquina de filmar...

Em relação a Cartago, vou pôr aqui algumas fotos que tenho digitalizadas, mas não têm muita qualidade...







N
ai308.photobucket.com_albums_kk337_Ritapleite_TUNSIA2.jpg


Bem, na verdade, só a última foto é de Cartago, mas como estavam digitalizadas juntas, ficam aqui.
A primeira é de Sidi Bou Said, no Caffé des Nates; a segunda é da varanda do nosso hotel, em Yasmine - Hammamet e a última é também em Sidi Bou Said.
Epero que gostes e que continues o teu report. Quero ver mais!
 

Célia Reis

Membro Novo
Sem termos tido tempo de comprar uma garrafa de água ou ir à casa de banho (os guias tunisinos são muito stressados), lá entramos no museu do Bardo. Confesso que o aspecto exterior do edifício me desiludiu um pouco, mas mal entrei e vi aqueles tectos impressionantes, e aqueles lindos painéis de azulejos, esqueci a sede, e o calor, e fui-me envolvendo naquele ambiente, tentando ouvir o nosso guia no seu inglês um tanto ao quanto macarrónico, cuja voz se confundia naquela multidão de turistas…

O Bardo reúne uma das maiores colecções do mundo de mosaicos romanos, bizantinos e cartagineses. Está lá a fonte do pouco que se sabe sobre a vida quotidiana da cidade de Cartago, fundada no ano de 800 a.C. pelos fenícios e destruída pelos romanos 146 a.C., ao final das guerras púnicas contra Roma.

Não vou colocar todas as fotos que tirei, pois é realmente um sítio que impressiona mais ao vivo e a cores, e não vos quero maçar…

A primeira sala onde estavam expostas algumas máscaras e cerâmicas:






Segunda sala:


O Deus Bal’Al Hammom(a divindade principal do Norte de África na antiguidade)


E esta é provavelmente a edificação religiosa mais antiga do mundo!


Uma fonte baptismal, uma das poucas heranças do cristianismo:
 

Célia Reis

Membro Novo
Alguns pormenores dos azulejos deste palácio:


















O museu também tem imensas esculturas romanas:


E agora os tectos espectaculares de que vos falei:










Um pormenor do exterior do museu:


E depois regressamos a Port el Kantaoui, entretanto mais uma foto que comprova que não éramos só nós que tínhamos calor:
 

Célia Reis

Membro Novo
Rita disse:
É pena teres apanhado neblina nesse sítio! Foi um dos que mais gostei na Tunísia.

Eu estive lá há 4 anos e nessa altura ainda não tinha máquina digital. Tirei 2 rolos mas estraguei quase metade do primeiro ao tirá-lo da máquina, mas eram fotos da excursão ao deserto. Felizmnte tinha levado a máquina de filmar...

Em relação a Cartago, vou pôr aqui algumas fotos que tenho digitalizadas, mas não têm muita qualidade...



Olá Rita!
Obrigada por acrescentares aqui as tuas fotos!Sempre que possas acrescenta mais, assim fica um report colectivo, muito mais interessante!
Espero que continues a gostar, como imaginas, ainda falta muito para acabar...




N
ai308.photobucket.com_albums_kk337_Ritapleite_TUNSIA2.jpg


Bem, na verdade, só a última foto é de Cartago, mas como estavam digitalizadas juntas, ficam aqui.
A primeira é de Sidi Bou Said, no Caffé des Nates; a segunda é da varanda do nosso hotel, em Yasmine - Hammamet e a última é também em Sidi Bou Said.
Epero que gostes e que continues o teu report. Quero ver mais!
Olá Rita!
Obrigada por acrescentares aqui as tuas fotos!Sempre que possas acrescenta mais, assim fica um report colectivo, muito mais interessante!
Espero que continues a gostar, como imaginas, ainda falta muito para acabar...
 
Top