[Report] Tunísia (by Célia)

Tópico em 'Reports de Tunísia' iniciado por Célia Reis a 11 Ago 2008.

1. Célia Reis

Célia Reis Membro Novo

719
    1
    0
    Tunísia (by Célia)

Report Tunísia – Julho 2008

Vou tentar finalmente dar-vos uma ideia de como foram as nossas férias na Tunísia, em Julho de 2008.

A minha viagem tornou-se um pouco difícil de de marcar, pois coloquei na agência a condição de querer um voo a partir do Porto, e que gostaria de ficar alojada em Port el Kantaoui. Logo fiquei um pouco limitada a nível de packs promocionais.
    Mas no dia 9 de Julho lá fomos para o aeroporto Francisco Sá Carneiro, para voarmos até Monastir!

A viagem decorreu normalmente, e chegamos a Monastir à hora prevista.
    Fomos os últimos a sair do transfer, ou seja os únicos portugueses a dar entrada no hotel Kanta, em Port el Kantaoui. Depois de feito o check in e de saborear o cocktail, fomos directos ao nosso quarto, que apesar de ser alcatifado, cheirava muito bem, estava limpo e com aspecto agradável!
    Foi fácil fixar o numero do quarto (normalmente esqueço-me desse pormenor)
    O mais difícil foi adaptar-me ao facto de as fechaduras do hotel funcionarem todas ao contrário, o que me fez por varias vezes dar uns encontrões à porta do frigorifico, da varanda, do quarto, da casa de banho…estão a ver a cena!
    A casa de banho tinha uns azulejos estilo Tunisino, e era bastante espaçosa:
    Como já era tarde recorremos a umas sandes e um pratinho de fruta através do room service, servimo-nos das bebidas do bar(a cerveja Tunisina é óptima) e fomos para a varanda saborear o vento quente e aquela temperatura espectacular que estava lá fora!

2. Célia Reis

Célia Reis Membro Novo

719
    1
    0
    Primeiro dia

10 de Julho

O amanhecer no hotel foi do meu agrado. Verifiquei que havia poucos turistas, a sala do pequeno almoço estava bem organizada, e havia pouca gente e nada de confusões. Só por isso fiquei mais uma vez aliviada por ter escolhido o Kanta.
    Fomos conhecer a praia do hotel, uma vez que teríamos que fazer tempo para a reunião com a guia, para comprarmos as excursões.

Estava um calor daqueles, a água do mar era caldinho, mas depressa tivemos que apanhar novamente o tuc-tuc para regressar ao hotel, pois eram horas da reunião e eu estava ansiosa por fazer a reserva das excursões…

Quando chegamos à recepção verificamos que a guia já tinha ido embora, pois na Tunísia era uma hora mais cedo do que em Portugal, e tínhamo-nos esquecido desse pormenor. Depois de alguns telefonemas, a guia ficou de nos arranjar maneira de irmos com os Ingleses nas excursões, pois não havia nenhum português interessado para o Deserto e para o museu!!!Ficou combinado encontro no dia seguinte para pagarmos e recebermos os bilhetes…
    Toca a ir novamente à recepção apanhar o tuc-tuc para a praia. Aqui estava mais uma Tunisina a sair de lua de Mel no Kanta…
    E cá vou eu novamente no tuc-tuc (adorava a viagem)!!!

O resto do dia foi passado de papo para o ar à sombra ou dentro de água.
    Saímos à noite para a marina e gostei de observar inúmeros turistas Tunisinos, a exibir orgulhosamente as suas famílias.
    Fomos à farmácia pois tinha-me esquecido de alguns produtos em casa e fui surpreendida por um excelente atendimento e uma farmácia com tudo o que temos cá! Port el Kantaoui rendeu-se mesmo aos turistas e tem todas e mais algumas comodidades para os receber! Isso poderá ser uma vantagem, mas estava à espera de ver algo mais…

3. Célia Reis

Célia Reis Membro Novo

719
    1
    0
    Segundo dia

11 de Julho

Bem, acerca deste segundo dia na Tunísia não tenho quase nada a dizer.
    Esperamos na piscina pela guia:
    Pedi uma água e dei 20 dinares ao empregado para pagar, e o troco nunca mais apareceu. Não fixei a cara do empregado, por isso não tive como reclamar!!!
    Encontrei-me com a guia, esta queixou-se de que os portugueses não compravam excursões, que só nos arranjava um grupo de Ingleses, e eu, claro, como não queria ficar em terra, aceitei.
    Neste dia arrependi-me profundamente de não ter aproveitado para ir a Sousse, e também de não ter escolhido um circuito, andamos um pouco à deriva e acabamos por ficar apenas a descansar na praia, o que hoje considero ter sido um desperdício.
    Mas também era o dia em que fazíamos o nosso 10º aniversário de casamento e não nos quisemos cansar muito, acabando por assim ficar apenas a usufruir das condições do hotel e do descanso.
    À noite houve um jantar Tunisino no hotel, pedimos um vinho tunisino, e saboreamos todos os pratos típicos e muito bem confeccionados que o restaurante nos apresentou!
    Posso dizer-vos que fiquei fã daqueles temperos e de toda aquela comida!
    E esta era a mesa fixa que os empregados nos destinaram até ao final da nossa estadia. Gostei muito de jantar sempre neste cantinho do sossegado restaurante.
    Agora alguns nomes e preços de algumas bebidas nacionais e internacionais dos bares do hotel, para ficarem com uma noção:

Gostamos particularmente de saborear um Thibarine, e de assistir a um espectáculo de faquir:

E toca a ir descansar pois no dia seguinte teríamos que estar prontos às 6:30!!!

4. Célia Reis

Célia Reis Membro Novo

719
    1
    0
    12 de Julho

Acordamos cedo e pontualmente estava o guia à nossa espera para a excursão que iríamos realizar neste dia.
    Achei piada a esta placa, a caminho de Tunis:
    Fizemos uma primeira paragem:
    E seguimos para:
    Cartago (do fenício Kart-Hadasht, ou Qrthdst, isto é « Nova Cidade », em árabe قرطاج (Qartaj) ) é uma antiga cidade, originariamente uma colónia fenícia no norte da África, situada a leste do lago de Túnis, perto do centro de Túnis, na Tunísia. Foi uma potência na Antigüidade, disputando com Roma o controle do mar Mediterrâneo. Dessa disputa originaram-se as três Guerras Púnicas, após as quais Cartago foi destruída.
    A antiga capital púnica é hoje um bairro de Túnis e uma estação arqueológica e turística importante, tendo sido classificado património mundial pela UNESCO em 1979.

(in http://pt.wikipedia.org/wiki/Cartago)

As ruínas das termas de Antonin eram uma das maiores construções do Império Romano. Hoje apenas são visíveis os subterrâneos, mas ainda é possível ter uma ideia do que foi esta grandiosa zona de lazer da antiguidade.
    Pormenor de algumas louças dos balneários:
    Custou um pouco visitar Cartago com aquele calor todo, mas valeu a pena! Foi pena o céu estar enevoado para os lados da Sicília, não a conseguimos avistar!

Prosseguimos viagem para visitar Sidi Bou Sad.

5. Nuno

Nuno Administrador Membro do Staff

5.132
    1.960
    323
    Até agora estou a adorar ... mas quem não queria ser "faquir" era eu :) :D

6. Rita

Rita Membro

425
    20
    18
    Eu também estou a gostar de rever estas paragens. Como sempre a Célia faz uns reports fantásticos! Gostei muito da Tunísia e já lá vão 4 anitos...

Não tens nenhuma foto das ruínas de Cartago com o belo Mediterrâneo por trás? Foi das paisagens de que mais gostei...

Continua, Célia, por favor...

7. Célia Reis

Célia Reis Membro Novo

719
    1
    0
    12 Julho (cont) – Sidi Bou Said

Gostei de visitar esta típica cidade da Tunísia, embora tenha sido à pressa pois apesar de uma leve neblina, o calor era mesmo intenso!
    Interior de uma casa/museu:

Vistas a partir de um terraço:

Comércio:

Ementa de um restaurante, era só escolher…

8. Célia Reis

Célia Reis Membro Novo

719
    1
    0
    A cidade situa-se em cima de uma colina, e proporciona umas vistas bonitas, tivemos azar com a neblina, mas já estou habituada a ter esse contratempo sempre que quero tirar uma foto a uma paisagem onde quer que seja…

Tunisinos também em passeio:

Mais alguns pormenores de Sidi Bou Said:

E assim deixamos este recanto da Tunísia, cheios de calor, mas satisfeitos com o que vimos…

9. Célia Reis

Célia Reis Membro Novo

719
    1
    0
    Rita, não tirei essa foto porque havia uma espécie de nevoeiro misturado com contra-luz que resultou numa imagem tão fracota que a apaguei.:)..
    Tenho essa imagens num livro fantástico que comprei lá numa estação de serviço e que tem umas fotos maravilhosas da Tunísia.
    Se tiveres essa imagem podes acresentar aqui, eu agradeço...
    Fico feliz por estares a gostar do report:)

10. Célia Reis

Célia Reis Membro Novo

719
    1
    0
    Podes crer, a mim também me meteu uma certa confusão, tenho muitas mais fotos, inclusivamente de quando ele usou uma faca para apoiar o pescoço, mas não posso colocar aqui tudo senão nunca mais acabo este report;)

11. cgomes

cgomes Membro

73
    2
    8
    Célia, estou a adorar o report, principalmente porque quando fui à Tunísia não visitei a zona norte. Fiz apenas o circuito do deserto e praia em Port-el-Kantaoui. Sei que ainda vai pôr essas imagens, mas desde já aqui deixo duas da minha visita a um dos monumentos que mais me impressionou!

ai523.photobucket.com_albums_w356_claudiogomes_DSC00425.

ai523.photobucket.com_albums_w356_claudiogomes_DSC00411.

Continua o teu excelente report, estamos todos à espera :)

Cgomes

12. Célia Reis

Célia Reis Membro Novo

719
    1
    0
    Sim, também visitei el Djem, obrigada pelas fotos, estão muito boas. Falarei do anfiteatro mais tarde!

13. Célia Reis

Célia Reis Membro Novo

719
    1
    0
    Continuamos viagem para ir a uma estância balnear (que já não recordo o nome) a fim de almoçar.
    As fotos seguintes foram tiradas nesse percurso.

Mesquita, à saída de Sidi Bou Said:

Antigo abastecimento de água da cidade:

Mansão de Chartage Mohamed Ali:

Alguns pormenores da estância balnear onde paramos para almoçar:

Depois de almoço novamente passagem de autocarro por Tunis, onde fiquei fascinada com o bulício da capital, e tive imensa pena de não termos feito uma paragem:

Seguimos até ao museu do Bardo…

14. Nuno

Nuno Administrador Membro do Staff

5.132
    1.960
    323
    Excelentes fotos Célia :)
    Estou a ficar maravilhado com este Report :devil:

15. Solitária

Solitária Membro Ativo

363
    85
    28
    Belas fotos Célia, eu que pensava nunca ir à Tunísia, estas fotos estão a fazer-me mudar de ideias :)

16. Rita

Rita Membro

425
    20
    18
    É pena teres apanhado neblina nesse sítio! Foi um dos que mais gostei na Tunísia.

Eu estive lá há 4 anos e nessa altura ainda não tinha máquina digital. Tirei 2 rolos mas estraguei quase metade do primeiro ao tirá-lo da máquina, mas eram fotos da excursão ao deserto. Felizmnte tinha levado a máquina de filmar...

Em relação a Cartago, vou pôr aqui algumas fotos que tenho digitalizadas, mas não têm muita qualidade...

N ai308.photobucket.com_albums_kk337_Ritapleite_TUNSIA2.

Bem, na verdade, só a última foto é de Cartago, mas como estavam digitalizadas juntas, ficam aqui.
    A primeira é de Sidi Bou Said, no Caffé des Nates; a segunda é da varanda do nosso hotel, em Yasmine - Hammamet e a última é também em Sidi Bou Said.
    Epero que gostes e que continues o teu report. Quero ver mais!

17. Célia Reis

Célia Reis Membro Novo

719
    1
    0
    Sem termos tido tempo de comprar uma garrafa de água ou ir à casa de banho (os guias tunisinos são muito stressados), lá entramos no museu do Bardo. Confesso que o aspecto exterior do edifício me desiludiu um pouco, mas mal entrei e vi aqueles tectos impressionantes, e aqueles lindos painéis de azulejos, esqueci a sede, e o calor, e fui-me envolvendo naquele ambiente, tentando ouvir o nosso guia no seu inglês um tanto ao quanto macarrónico, cuja voz se confundia naquela multidão de turistas…

O Bardo reúne uma das maiores colecções do mundo de mosaicos romanos, bizantinos e cartagineses. Está lá a fonte do pouco que se sabe sobre a vida quotidiana da cidade de Cartago, fundada no ano de 800 a.C. pelos fenícios e destruída pelos romanos 146 a.C., ao final das guerras púnicas contra Roma.

Não vou colocar todas as fotos que tirei, pois é realmente um sítio que impressiona mais ao vivo e a cores, e não vos quero maçar…

A primeira sala onde estavam expostas algumas máscaras e cerâmicas:

Segunda sala:

O Deus Bal’Al Hammom(a divindade principal do Norte de África na antiguidade)

E esta é provavelmente a edificação religiosa mais antiga do mundo!

Uma fonte baptismal, uma das poucas heranças do cristianismo:

18. Célia Reis

Célia Reis Membro Novo

719
    1
    0
    Alguns pormenores dos azulejos deste palácio:

O museu também tem imensas esculturas romanas:

E agora os tectos espectaculares de que vos falei:

Um pormenor do exterior do museu:

E depois regressamos a Port el Kantaoui, entretanto mais uma foto que comprova que não éramos só nós que tínhamos calor:

19. Célia Reis

Célia Reis Membro Novo

719
    1
    0
    Olá Rita!
    Obrigada por acrescentares aqui as tuas fotos!Sempre que possas acrescenta mais, assim fica um report colectivo, muito mais interessante!
    Espero que continues a gostar, como imaginas, ainda falta muito para acabar...

20. sofia m

sofia m Membro Novo

214
    0
    0
    Célia.adorei a tua viagem...gostava muito de ir á Tunisía.Talvez para o ano:)