Novidades

[Report] Tunísia 2013 - Riu Palace Hammamet Marhaba

Nuno Cardeira

Membro Ativo
Dados da Viagem:
Destino: Tunísia - Hammamet
Hotel: Riu Palace Hammamet Marhaba
Datas: 20/07/2013 -> 27/07/2013
Agência: Abreu
Companhia Aérea: Tunisair
Custo: 2 Adultos + Criança 11 Anos em TI - 2.118€


Viagem:

O Avião à ida saiu a horas, mas no regresso teve um atraso de 1:30 horas.

A hora de saída do avião de Lisboa é horrível, já que chegamos à Tunísia à 1:00 da manhã, e ao Hotel por volta das 3:00. É uma noite que já conta no hotel, ou seja 1 dia a menos. :(

Quando chegámos estava a chover, mas felizmente foi o único dia em que vimos chuva, quando amanheceu já estava sol.




Hotel: Riu Palace Hammamet Marhaba

O hotel tem excelentes instalações. Dispõe de quartos no edifício principal e de Bungalows espalhados pelos Jardins, 2 Piscinas, Spa, Ginásio, Internet Wireless Gratuita em todo o Hotel.

Nós ficámos num quarto, era bastante grande, com uma boa casa de banho, Minibar com Água com e sem gás e Fanta, Cofre Gratuito.



Restaurantes:

O pequeno-almoço e o Almoço podem ser tomados no restaurante principal buffet ou no restaurante da praia.

O lanche é servido no restaurante da praia, mas é bastante fraco, tem crepes, bolos, café, chá e pouco mais.

O jantar pode ser no restaurante principal ou num dos 3 restaurantes temáticos. (Pescador, Tunisino, Italiano)

Tem de se marcar mesa para o jantar na 1º noite no restaurante principal, que em principio será sempre a mesma durante a estadia. (Deram a nossa mesa a outras pessoas e tivemos de trocar)

O que menos gostámos no hotel, foi mesmo a comida que não tinha sabor. :(

O que na comida era bastante bom, era a fruta, os doces e os bolos.

As bebidas é o normal, mas os sumos de máquina são extremamente doces. Ao pequeno-almoço havia sempre vários sumos naturais muito bons. A cerveja e o vinho rosé não são maus.

Só gostámos da comida dos restaurantes temáticos, fomos a todos e repetimos o Pescador. Podem ir as vezes que quiserem a estes restaurantes, mas têm de fazer marcação prévia. Aconselho a fazerem logo no 1º dia todas as marcações.

Tem três à escolha: Pescador, Tunisino e Italiano (o pior)

No dia da chegada o restaurante principal está aberto com o que eles chamam de jantar frio, que é bastante mau, quer em termos de variedade, quer em qualidade. :(

Aqui fica uma imagem com a descrição dos restaurantes e bares, está com pouca qualidade, mas dá para entender:



Algumas imagens do hotel:






Sala de animação noturna (Muito fraca)

Piscinas:

Tem 2 piscinas, uma de água doce e outra de água salgada. São as duas boas, com espreguiçadeiras dentro da piscina e com zona de jacúzi.

Tem muitas espreguiçadeiras e não é difícil de arranjar, a qualquer hora.




Praia:

A Praia é boa, o mar tem água mais quente que o Algarve, mas mais fria que as Caraíbas.

Tem muitas espreguiçadeiras, e tem empregados sempre a servirem bebidas, tal como nas piscinas, não temos de nos deslocar aos bares para ir buscar as bebidas.

Na praia só não gostei dos dromedários e dos cavalos a andarem pela areia, e muito menos dos cavalos (que não estão limpos) a tomarem banho no mar, ao lado das pessoas.









Excursões:

Fizemos 2 excursões pelo operador. Na Tunísia, as agências de viagens têm parcerias com diferentes empresas para as excursões, ou seja nas excursões que fizemos só estavam clientes da Abreu.

Aqui ficam as excursões que nos foram propostas:


Nós optámos por fazer a de Tunes e a do Deserto. Foram 3 dias seguidos de excursões, o que se revelou extremamente cansativo.

Tunes:

Saímos do hotel por volta da 7:00 e fomos diretos à Medina de Tunes. O guia disse que íamos fazer assim porque era dia de cruzeiro e assim evitávamos as enchentes. O resultado foi que quando chegamos estava ainda praticamente tudo fechado. :(

No fim da visita lá deu para sentir o ambiente da Medina, já estava muita coisa aberta.

Aqui ficam algumas fotos:



Restaurante de luxo:

Interior do Restaurante:

Loja de essências de Perfumes:






Praça do Município no exterior da Medina:


Arame farpado a aguardar por possíveis manifestações:


Daqui seguimos para a colina de Byrsa:



Aqueduto da era Romana:

Depois fomos "almoçar"

O Almoço era uma perna de franco em sangue com arroz. Muito mau!
As bebidas não estão incluídas, são pagas à parte, mas os preços são normais.

Aconselho vivamente a levarem umas sandes do hotel e umas bolachas de Portugal para todas as excursões, se não querem passar fome.
Levem também alguma água, não vale a pena irem carregados, pois com o calor fica quente. Pelo caminho pode-se comprar fresca. Uma garrafa de 1,5L varia entre 0,50€ e 1€.

Depois do Almoço seguimos para as Termas de Antonino: (para tirar fotos tem de se pagar 0,50€ por cada câmara, mas não vi ninguém lá dentro a controlar)





Fomos depois visitar Sidi Bou Said (Povo Azul e Branco). É uma aldeia pitoresca em que todas as casas são brancas, com as portas e janelas azuis.







Aqui terminou a excursão e seguimos para o hotel onde chegámos por volta das 18:00.
 
Última edição por um moderador:

Nuno Cardeira

Membro Ativo
Excursão de 2 dias ao deserto:

Saída do hotel por voltas das 5:00.

Podemos tomar o pequeno-almoço no restaurante principal, embora com uma menor variedade de comida.
Não esquecer de arranjar umas sandes para levar para a excursão. Nós levámos pão e croissants com manteiga.

1ª paragem Anfiteatro Romano (Tem de se pagar 0,5€ por câmara para tirar fotos)







Daqui seguimos para Matmata para visitar as casas trogloditas escavadas nas montanhas:





"Almoçámos" no interior de uma casa troglodita que se transformou em restaurante.

Mais uma vez a comida era de fraca qualidade e mesmo em muito pouca quantidade. (um pedaço de frango ou de cordeiro por pessoa)


De seguida fomos visitar o interior de uma casa troglodita:


Onde fazem a farinha:


Podemos provar o pão típico simples ou com Azeite e Mel.

A cozinha:

O quarto:

A sala:


Seguimos então em direção a Douz onde podemos sentir um bocadinho do deserto (Pouco) num passeio de Dromedário opcional, custa 10€ por pessoa.

As portas do Deserto:

Local do passeio de dromedário

Atenção que quando pararem no meio das dunas e vos começarem a oferecer coca-cola, passeios de cavalo, para vos tirarem fotografias com as vossas máquinas, etc... é tudo para explorar e bem. Houve quem pagasse 5€ por uma coca-cola e se não pagarem eles ficam agressivos.

NÃO ACEITEM NADA!

Chegou ao ponto de a minha filha se sentir mal, pois ficou nervosa por vir mal sentada no dromedário e quase não se conseguia segurar, e a oferecerem-se para a trazer de volta numa motorizada em troca de dinheiro, e quando recusei, responderam mesmo mal.

Uma critica que tenho a fazer à empresa que organiza a excursão é que nestas ocasiões o guia não nos acompanha.

De mencionar que um senhor que não fez o passeio e que teve de esperar por nós sentado numa cadeira na areia, pois o autocarro estava fechado, foi mordido por uma carraça.







Fomos depois para o hotel onde passamos a noite e onde jantámos.

O quarto do hotel não era mau, e a comida também era razoável, em alguns aspetos até melhor do que a do nosso hotel em Hammamet.



No dia seguinte tomámos o pequeno-almoço no hotel, provem os croissants são muito bons.
Não esquecer de preparar mais umas sandes e uns croissants com manteiga para a viagem.

Saímos às 4:30 em direção ao Lago salgado.

O nascer do sol a caminho do lago.

Lago Salgado, por baixo de toda esta longa extensão de terra, encontra-se água salgada.

Basta escavar 1 metro para encontrar a água.


Fomos depois para Tozeur visitar um oásis de charrete, opcional custa 5€ por pessoa.

Aqui podemos observar as palmeiras que dão as Tâmaras, bem como outras culturas (figos, romãs, limões, bananas, Etc.)


Homem a subir descalço à palmeira.



Seguimos depois de 4x4 para Chebika e Tamerza, dois oásis nas montanhas.


Chebika:


Nascente:



Tamerza (a grande cascata)



Daqui seguimos para o almoço, que foi um buffet num hotel de 5 estrelas. Foi melhor que os outros almoços, mas longe de ser de 5 estrelas, mas claro que o nosso buffet era numa sala à parte. Não era o buffet normal para os hospedes do hotel.

Seguimos depois para Kairouan, onde visitámos a Medina e vimos uma mesquita por fora (Não podemos entrar)





Final da excursão e regresso ao nosso hotel, onde chegámos por volta das 19:00.

Considerações finais:

Foi uma viagem interessante em que ficámos a conhecer um pouco melhor a cultura tunisina.

O povo, no geral, é simpático, o país está bastante sujo, há lixo por todo o lado.

Os nossos guias dizem que tanto o lixo, como os dromedários na praia foram consequências da revolução. Foi na Tunísia que teve inicio a primavera árabe.

Em relação ao hotel, tirando a comida dos buffets, gostámos de tudo, os funcionários são muitos simpáticos, tentam falar espanhol, e há mesmo um barman no bar do lobby que fala português.

Trabalha um espanhol no hotel, que me dá ideia de ser funcionário da rede Riu, pois andava sempre a supervisionar tudo, e a perguntar aos hóspedes se estava tudo bem, se estávamos a gostar, se tínhamos alguma reclamação, etc.. Muito simpático.

O hotel estava cheio de Portugueses e de Russos, ao ponto de encontrarmos lá uns colegas. :)

No geral gostámos da viagem, mas dificilmente será um destino a repetir. Só se for para conhecer Djerba.

O report já vai longo, espero que sirva para esclarecer algumas dúvidas que possam ter.
 
Última edição por um moderador:

DDD

Membro Ativo
Olá, Nuno.

Também estive neste hotel há 3 anos atrás, no ano que abriu, e por acaso gostei muito. Fico triste ao ver que o hotel desceu de qualidade, pois penso que foi um dos destinos de praia que mais gostei de visitar, mas isso deve ser por causa da revolução que houve para esses lados... :thumbdown:
 

inesaldeia

Membro Conhecido
Olá Nuno.

Obrigada, desde já, pela partilha!
É sempre bom rever a Tunísia.
Gostaria de apenas referir que o Nuno pode não ter gostado do "jantar frio" disponível no hotel às 3h da manhã, mas posso assegurar-lhe que numa boa parte dos hotéis nem isso tinha disponível para os clientes.
Eu estive em Hammamet em 2008, no Iberostar Solaria, cheguei depois das 11h da noite e havia o dito jantar frio, que não passava de umas fatias de bolinho e peixe frito frio. Havia garrafas de água ao dispôr e as bebidas quentes que estão sempre disponíveis 24h por dia, no local para o efeito.
Em conversa com hóspedes de outros hotéis vizinhos (El mouradi, marina palace, vincci, etc), mais ninguém fora da rede Iberostar tinha tinho essa opção. Como tal, ou levaram de casa ou tiveram de aguardar pelo pequeno almoço para poder comer.
O que quero dizer é que o facto do hotel ter algum tipo de opção alimentar a uma hora tão tardia, não é assim tão mau. Depois gostos são gostos, é claro.
Fico satisfeita por ver que ficou bem instalado na visita ao deserto. Eu já saí de Portugal com o circuito integrado no programa e nem me atrevo a descrever os três hotéis em que estive. É bom saber que as críticas do passado, fazem com que os operadores turísticos melhorem as condições hoteleiras dos circuitos.
Eu também comi a dita perna de frango com arroz na segunda visita à Tunísia, porém não estava ensaguentada. Eu tive sempre muita dificuldade em adaptar-me à comida (fora dos hotéis), por isso o lanche que se prepara ao pequeno almoço, deu sempre jeito. Daí achar que o seu conselho é muito sábio.
Quanto à questão e ir primeiro à medina na visita a Tunis, por uma questão de segurança, tem mesmo de ser assim. Eu também fiz logo essa visita no início, mas o comércio estava praticamente a 100%.
A questão dos camelos na praia, nunca encontrei em 2008 e 2010. Agora a questão do lixo, posso assegurar-lhe que é uma perfeita mentira dos guias. Lixo na Tunísia foi coisa que sempre abundou, mas menos em Yasmine Hammamet por se tratar de uma zona feita 100% para turistas, que em nada se identifica com o autêntico espírito tunisino.
Espero que tenha gostado e que tenha sido "mordido" pelo bichinho das saudades tunisinas. Eu, pelo menos, fui e hei-de voltar.
Cumprimentos,
Inês
 

VIATOR

Membro Novo
bom report Nuno, e claro boas fotos,

em relação excursão de dois dias, o que achaste no geral??? Vi que ouve alguns pormenores menos agradáveis. Aconselhas?
 

Nuno Cardeira

Membro Ativo
Olá, Nuno.

Também estive neste hotel há 3 anos atrás, no ano que abriu, e por acaso gostei muito. Fico triste ao ver que o hotel desceu de qualidade, pois penso que foi um dos destinos de praia que mais gostei de visitar, mas isso deve ser por causa da revolução que houve para esses lados... :thumbdown:
Olá,

O Hotel no geral é bastante bom, e quanto à comida o mal pode ser meu, pois os nossos colegas que estavam no mesmo hotel, até gostavam da comida.

Para mim, de todos os hotéis com TI onde estive até hoje, este é o que tem comida pior.

Olá Nuno.

Obrigada, desde já, pela partilha!
É sempre bom rever a Tunísia.
Gostaria de apenas referir que o Nuno pode não ter gostado do "jantar frio" disponível no hotel às 3h da manhã, mas posso assegurar-lhe que numa boa parte dos hotéis nem isso tinha disponível para os clientes.
Eu estive em Hammamet em 2008, no Iberostar Solaria, cheguei depois das 11h da noite e havia o dito jantar frio, que não passava de umas fatias de bolinho e peixe frito frio. Havia garrafas de água ao dispôr e as bebidas quentes que estão sempre disponíveis 24h por dia, no local para o efeito.
Em conversa com hóspedes de outros hotéis vizinhos (El mouradi, marina palace, vincci, etc), mais ninguém fora da rede Iberostar tinha tinho essa opção. Como tal, ou levaram de casa ou tiveram de aguardar pelo pequeno almoço para poder comer.
O que quero dizer é que o facto do hotel ter algum tipo de opção alimentar a uma hora tão tardia, não é assim tão mau. Depois gostos são gostos, é claro.
Fico satisfeita por ver que ficou bem instalado na visita ao deserto. Eu já saí de Portugal com o circuito integrado no programa e nem me atrevo a descrever os três hotéis em que estive. É bom saber que as críticas do passado, fazem com que os operadores turísticos melhorem as condições hoteleiras dos circuitos.
Eu também comi a dita perna de frango com arroz na segunda visita à Tunísia, porém não estava ensaguentada. Eu tive sempre muita dificuldade em adaptar-me à comida (fora dos hotéis), por isso o lanche que se prepara ao pequeno almoço, deu sempre jeito. Daí achar que o seu conselho é muito sábio.
Quanto à questão e ir primeiro à medina na visita a Tunis, por uma questão de segurança, tem mesmo de ser assim. Eu também fiz logo essa visita no início, mas o comércio estava praticamente a 100%.
A questão dos camelos na praia, nunca encontrei em 2008 e 2010. Agora a questão do lixo, posso assegurar-lhe que é uma perfeita mentira dos guias. Lixo na Tunísia foi coisa que sempre abundou, mas menos em Yasmine Hammamet por se tratar de uma zona feita 100% para turistas, que em nada se identifica com o autêntico espírito tunisino.
Espero que tenha gostado e que tenha sido "mordido" pelo bichinho das saudades tunisinas. Eu, pelo menos, fui e hei-de voltar.
Cumprimentos,
Inês
Olá Inês,

É normal que existam diferenças entre os vários hotéis, mas quando pagamos mais para ir para um bom hotel, queremos um serviço de acordo com o preço.

Poderia ter ido para Hammamet por menos uns 500€, mas optei por este, porque me foi dito pela agência, que era muito superior aos Iberostar e que dos Riu, era o 2º melhor.

Eu para mim, comi qualquer coisa e não tive problemas, mas para a minha filha não havia nada que ela gostasse.

Em relação à medina de Tunis, o guia disse que o problema era o Ramadão, durante este período os tunisinos levantam-se mais tarde, pois também se deitam bastante tarde.

Cumprimentos,

Nuno Cardeira
 

inesaldeia

Membro Conhecido
Nuno,

Na minha experiência, essa questão do preço torna-se muito relativa quando se fala em cozinha.
Como em qualquer restaurante, bom ou mau, a equipa que trabalha na cozinha é quem define praticamente tudo.
Eu das duas vezes que estive na Tunísia, fiquei alojada em hotéis da rede Iberostar (que aliás recomendo). O primeiro foi o Iberostar Solaria em Hammamet e o segundo o Iberostar Royal el Mansour em Mahdia. O segundo é atualmente um 5 estrelas superior em termos de classificação e posso garantir-lhe que no que toca a alimentação o primeiro hotel em que estive tinha um dos buffets dos que mais me agradaram em toda a minha experiência de viagens. No entanto, o segundo é um hotel majestoso (dos mais bonitos que já vi), super confortável, criado para impressionar. Mas em termos de alimentação tem muito que melhorar para estar à altura do título.
Isto tudo para explicar que sempre que a mim alguém de uma agência me diz que este é melhor ou aquele é pior e que vale ou não a pena pagar um extra, no que toca a comida o que define a boa qualidade será mesmo a equipa que nela trabalha.
 

Nuno Cardeira

Membro Ativo
VIATOR disse:
bom report Nuno, e claro boas fotos,

em relação excursão de dois dias, o que achaste no geral??? Vi que ouve alguns pormenores menos agradáveis. Aconselhas?
Olá Viator,

No meu ponto de vista, a decisão de fazer ou não a excursão de dois dias, depende dos nossos objetivos.

Se o objetivo é ir ao deserto, na minha opinião, não merce o dinheiro nem o esforço.

Se o objetivo é conhecer melhor a Tunísia e a sua cultura, nesse caso vale a pena, pois visitamos muitos locais e dá para ficar com uma ideia do pais real.

Se o que quer é mesmo conhecer o deserto, nesse caso o melhor será procurar alternativas fora do operador, existe pelo menos uma em que se visitam os mesmos locais, mas em que se dorme em tendas no deserto. O único senão é que neste caso poderá ter um guia a falar só inglês, já que é comercializada pelo operador Thomson.
Outro problema é ser só para adultos, o que me impediu de pensar sequer nesta opção.

Cumprimentos,

Nuno Cardeira
 
Bom report, obrigada por me fazeres recordar a Tunísia.
O meu marido foi um desses embarretados com uma Coca-Cola no deserto por 4 euros em 2007!!! Eles simplesmente abrem a Coca-cola e colocam-ta na mão. O meu marido ainda foi mais ingénuo e pensou que era de borla. Ah claro! Eles iam andar mesmo no meio do deserto a oferecer Coca cola aos turistas Mas a viagem ao deserto para mim é imperdível... Também vacilei mto porque mta gente diz que é mto cansativa, mas não achei tanto assim. Visita-se muita coisa, estamos sempre a parar e a passear. E no caminho ia sempre a dormir ;)
 
  • Gostar
Reações: DDD

LaMart

Membro
Regressei na segunda de umas férias passadas neste mesmo hotel e tenho a dizer que concordo quase a 100% com este report do Nuno Cardeira.
Às 9 de manhã já não encontrava espreguiçadeiras disponíveis junto às piscinas e tinha de ir para as da praia (aqui havia de forma abundante), sendo este, praticamente, o único aspecto negativo que tenho a realçar deste resort que o Nuno já não havia feito.
Obrigado, Nuno!

Qualquer dúvida, é só perguntar.
 

baguera

Membro Conhecido
Parabéns pelo report.
Foi bom recordar a Tunísia, eu pessoalmente adorei a ida o Deserto.
 

Madeirense

Membro Ativo
Boas Nuno será que podias me informar se havia animação diurna nas piscinas ou na praia durante o dia no hotel, é que é um aspecto que gosto nos porque ajuda a divertir e descontrair?
 

LaMart

Membro
Madeirense disse:
Boas Nuno será que podias me informar se havia animação diurna nas piscinas ou na praia durante o dia no hotel, é que é um aspecto que gosto nos porque ajuda a divertir e descontrair?
Também estive nesse hotel e creio que te posso ajudar um pouco: junto à praia só vi voleibol de praia e petanca; quanto às piscinas, não me recordo de nada (também passei mais tempo na praia que nas piscinas)... talvez o Nuno se recorde melhor.
 

Nuno Cardeira

Membro Ativo
Madeirense disse:
Boas Nuno será que podias me informar se havia animação diurna nas piscinas ou na praia durante o dia no hotel, é que é um aspecto que gosto nos porque ajuda a divertir e descontrair?
Olá Madeirense,

Se procuras um hotel com animação, este decididamente não será uma boa escolha.
Durante o dia não me lembro de nenhuma animação e durante a noite é bastante fraca.
 

Madeirense

Membro Ativo
Nuno Cardeira disse:
Olá Madeirense,

Se procuras um hotel com animação, este decididamente não será uma boa escolha.
Durante o dia não me lembro de nenhuma animação e durante a noite é bastante fraca.
Obrigado Nuno pela informação decididamente cada vez estou mais virado então para o Iberostar El Mansour, não queria muita animação queria era uns jogos e um pouco de música na piscina ou na praia. O que vai decidir isto tudo será os voos quase de certeza em que aeroporto é que vão aterrar se em tunis ou Enfidha.
 

inesaldeia

Membro Conhecido
Madeirense,

Se as coisas não mudaram entretanto, o Iberostar Royal El Mansour é o lugar para o que pretende em termos de atividades diurnas.
Eu fiz as 4h de Tunis até lá e fazia outra vez se fosse preciso, mas eu queria aquele hotel em específico, daí ter suportado.
Para quem aterra em Enfihda será certamente mais suportável e menos cansativo.
 

Madeirense

Membro Ativo
Já pedi numa agência da abreu os horários e já os tenho é mesmo Enfidha ás 2f por isso é decidir o hotel.

BJ6609 LIS/NBE (1410/1645)
08-09-2014 a 08-09-2014
BJ6608 NBE/LIS (1015/1310)
15-09-2014 a 15-09-2014
 
Top