Novidades

[Report] Trip Croácia + Eslovénia

Saruka

Membro Conhecido
Olá ! Chegada há 5 dias da Croácia, depois de 13 dias maravilhosos, a saudade já começa a bater e está na hora de partilhar convosco tudo o que vivemos nestes dias. A Croácia já era o destino favorito de férias há algum tempo, pela sua beleza natural e parte histórica. É o tipo de férias que apreciamos, poder conhecer, enriquecermos e nos absorvermos na história e cultura do país, mas também poder desfrutar de um pouco de praia, sol, e de facto a Croácia não desapontou nesse aspeto. Aliás, superou as nossas expectativas.

A moeda na Croácia é a Kuna. 1 euro = 7.5 Kn.

Voos:

782 euros no total

Partida: 12 de Junho. Voos Lufthansa. Lisboa 6h05 – Munique – Zagreb 12h40

Chegada: 25 de Junho. Voos Lufthansa. Dubrovnik 16h35 – Munique – Lisboa 21h20

Carro:

Alugamos Carro, VW Up, para os primeiros 4 dias, ou seja, de Zagreb até Split, em Split deixamos o carro e fomos de barco para Hvar e depois novamente barco de Hvar para Dubrovnik e foi a melhor opção. Ficou cerca de 165 euros os 4 dias com GPS e seguro.

Barco:

De Split para Hvar fomos de barco, comprei neste site online, cerca de 1 mês antes. 55Kn cada bilhete. Enviam os bilhetes por email. Početna

De Hvar para Dubrovnik custaram 190Kn cada. Também comprei online no site MB Kapetan Luka TP – Krilo.hr

Alojamento:


Gostamos muito de todos e nada a apontar. Se fosse hoje alterava a escolha em Dubrovnik. Escolhemos esse por ter piscina e spa e ter praia, eram fim de férias e queríamos aproveitar para relaxar um pouco, visto que os dias anteriores iam ser intensos. Mas a praia não era grande coisa e o hotel só tinha wi-fi nas zonas de lazer, não tinha no quarto. Acabamos por passar pouco tempo no hotel e foi a melhor solução.

Itinerário:


Começamos Por Zagreb, fomos à Eslovénia, e voltamos para a Croácia, sempre a descer até Dubrovnik.

Dia 12:

Chegamos a Zagreb, levantamos o carro no aeroporto e como estava a chover bastante não fomos à capital, seguimos para Ljubljana. Sem stress a passar a fronteira. Chegamos à cidade sem chuva e bora lá conhecer a cidade! É muito gira, acolhedora, com um rio a atravessar a cidade, passeamos na zona do rio, é uma zona pedonal, não passam carros. Depois fomos ao castelo, que está bem arranjado e é uma óptima zona de lazer. O hotel estava situado na rua mesmo atras desta rua pedonal, a cerca de 100metros da Dragon Bridge. O carro ficou num parque de estacionamento publico.


Dia 13:

Fomos para Bled. Foi o primeiro momento alto da viagem, adoramos! É de uma imensidão e transmite uma paz fantástica… estava muito calor e por isso tivemos sentados à beira mar, levamos umas sandes e fomos felizes por umas horas a contemplar aquela paisagem :)


Seguimos de Bled para Plitvice, para já lá estarmos no dia seguinte de manhazinha. A viagem ainda demorou cerca de 5h de carro. Fez se bem a viagem, paramos para comprar um queijinho caseiro à beira da estrada, a paisagem é muito verde, tudo muito tranquilo e calmo.

Dia 14:

Entramos ás 9h nos Lagos Plitvice. Preço 110Kn cada. Entramos pela entrada nº 2, apanhamos o Bus até ao extremo esquerdo do parque e depois seguimos sempre o trilho H.

Não há explicação para a beleza e imponência deste lugar. Para quem adora água e todas as paisagens que contemplem água como eu, este local é uma paragem obrigatória.



Fomos pernoitar a Zadar. Chegamos à cidade ao final do dia. É muito pequenina, não tem muito que fazer, então fomos ao Sea Organ e ao Greeting to the Sun.

Recomendo vivamente o restaurante a que fomos jantar. 2Ribara. Comi um prato tipico, gnocchi’s com bife de frango grelhado com molho gorgonzola.

2Ribara Restaurant, Zadar - Comentários de restaurantes - TripAdvisor

O carro ficou no parque de estacionamento publico em Zadar.

Dia 15:
Vista do quarto

Seguimos logo de manha em direcção ao Parque Natural Krka. Tem uma beleza diferente do Plitvice. Mas tem a vantagem de ter uma mega cascata e poder-se tomar banho! A entrada também são 110Kn.

Fomos dar uma volta a Sibenik e demos o nosso primeiro mergulho no Mar Adriático numa praia recatada nessa zona, onde passamos o resto da tarde. A caminho de Split paramos em Trogir, adorei a cidade. Vale a pena parar e comer um gelado e dar uma voltinha :) é muito acolhedora e com boa onda.

Chegamos a Split, foi um filme para encontrarmos o Alojamento, mas muito bem localizado, perto do porto, visto que depois íamos de barco para Hvar. Fomos jantar ao Konoba Atlantida por sugestão do dono do alojamento. Comemos um carpaccio de atum fumado e risotto de frutos do mar. Está mesmo junto ao mar na marina, não era excepcional, mas gostamos bastante. Konoba Atlantida, Split - Comentários de restaurantes - TripAdvisor

Dia 16:

Amanheceu a chover e montes de vento. Nunca tinha visto nada assim. Aproveitamos para passear um pouco pela parte histórica.

Cancelaram o nosso barco e tivemos de ir no das 17h em vez das 15h. além disso, este barco não ia para a cidade de Hvar, ia para Stari Grad. Optamos por apanhar Taxi em vez de Bus para despachar.
 

Saruka

Membro Conhecido
Dia 17:

Como amanheceu muito bom tempo seguimos logo para o centro para darmos uma volta e traçarmos os planos para o dia. O centro da cidade em si é muito gira, tem uma parte antiga e banhada por aquelas águas cristalinas e barquinhos atracados. O nosso Hotel estava a cerca de 20 min a pé do centro. Fomos logo fazer um tour de um dia para as ilhas Pakleni, são ilhas que ficam mesmo em frente a Hvar. O barco ia fazendo paragens em recantos paradisíacos para mergulharmos e depois tivemos um tempo para ficarmos numa praia, a mais conhecida, Palmizana. Tivemos almoço a bordo incluído no preço, foi cerca de 400kn cada um.
Praia em frente ao hotel:
Hvar Town:

Pakleni Islands:

Dia 18:

No dia anterior ao fim do dia compramos logo outro passeio, ás Blue e Green Caves e Stiniva Beach. Também 400Kn cada um, mas não tinha almoço, almoçamos numa praia em que fizemos uma paragem. A entrada nas blue caves é paga à parte, não me recordo o valor, mas foi barato. Aconselho-vos a averiguarem qual é o barco que vos leva neste passeio, geralmente são lanchas rápidas, de borracha e até à primeira paragem é 1h30… é bastante radical e vou ficar-me por aqui…é só o que tenho a dizer…lol o passeio valeu imenso a pena, adoramos e voltávamos a repetir. Mas…aquele barco… lol este dia foi outro dos Pontos altos da Viagem. Cada recanto um paraiso escondido… foi brutal. Voltamos de barco a Palmizana, foi a ultima paragem, para o relax, e tivemos num Bar, o Langanani, muito giro. Chegamos à ilha e fomos ao Forte no cimo de Hvar Town, tem uma vista espectacular sobre o mar. Ficamos a ver o pôr do sol num bar que ficava a caminho do nosso hotel, Hula Hula, um dos mais conhecidos da Ilha.

As imagens falam por si ! :)

Blue Caves:

Stiniva Beach (fotos tiradas com action cam, daí a diferença relativamente ás outras fotos):

Entrada na Green Cave:


Saida da Green Cave:

Praia onde almoçamos, a unica de areia :p

Langanani Bar:

Vista do Forte:

Pôr do Sol no Bar HulaHula:


Dia 19:

Não estavam a sair barcos, o mar estava um pouco picado. Ficamos a passear no centro e a tomar umas banhocas naquele mar de sonho :)
Opinião sobre Hvar: Cara, mas muito jovem, gente gira, boa onda, boa música, muito bom ambiente. Acho que é um ótimo local para pernoitar e ir conhecer as ilhas nas redondezas.

Dia 20:

Fizemos fomos de Barco à Ilha de Brac, mais concretamente e Bol e à famosa praia de Zlatini Rat. O barco deixou-nos nos porto da cidade e fomos a pé até à praia. A vilazinha é amorosa e a comida é muito mais barata que Hvar. Passamos a tarde na Praia. Fomos jantar a um restaurante perto do nosso hotel, ou seja, não é mesmo no centro da cidade. Foi o melhor restaurante das férias. Agava Konoba. Brushettas de courgette com camarão, Tagliatelli de frutos do mar e soufle de chocolate ! nhaaaami! Agava, Hvar - Comentários de restaurantes - TripAdvisor

Vila de Bol:

Praia Zaltini Rat:


Dia 21:

Apanhamos logo cedo o barco para Dubrovnik. Apanhamos um táxi do porto até ao hotel. Como já referi acima, não gostei muito da zona, e não ficaria novamente neste hotel. Aproveitamos para deixar lá as coisas e seguimos para o centro. Tínhamos Bus para o centro de 10 em 10min à porta do Hotel. Subimos o teleférico para vermos a vista panorâmica da cidade. 120 Kn por pessoa. Em Dubrovnik é tudo caríssimo. Se passarem por outras cidades, aproveitem para comprar os recuerdos, em Dubrovnik é tudo muito mais caro. Deu para ver bem a cidade e a influência da guerra civil, bem como a importância de Dubrovnik como porto de importação e exportação de mercadorias, tanto na europa, como oriente e áfrica. Bastante interessante a história da cidade.
Vista do teleférico:
 

Saruka

Membro Conhecido
Dia 22:

Tour do Game Of Thrones, claro!!! :) :) sinceramente, estava à espera de mais, que tivessem alguns locais mesmo iguaizinhos ou ainda com o cenário mais ou menos montado, mas isso não aconteceu. Mas foi giro à mesma, pois fomos a locais que sozinhos jamais iriamos. Foi um dia bem passado. De manha andamos sempre na cidade, de tarde fomos ao Arboretum Trsteno, a 20km da cidade, é uma espécie de Jardim botânico com vista para o mar, espectacular. E é lá que se situa a Fonte de Neptuno.

Dia 23:

A nossa ideia seria ir a Mostar (Bósnia) e/ou Montenegro, contudo, mas estava um calor insuportável, 36 graus, não tivemos capacidade de pensar em mais nada além de água e mergulhos :p

Fomos fazer o passeio da Kayak até Lokrum e paragem numa praia privada e só acessível de barco perto de Dubrovnik. Muito cansativo mas muito giro. Deu para ver a cidade de Dubrovnik noutra perspectiva, e para nos refrescarmos :) ehehe.

Para quem gosta de sushi recomendo vivamente o Oyster ans Sushi bar Bota, dentro das muralhas. É um sushi de fusão, óptimo! Oyster & Sushi Bar Bota, Dubrovnik - Comentários de restaurantes - TripAdvisor

Dia 24:

Ficamos no relax na piscina e a comprar Recuerdos :) depois destes dias todos a bombar soube bem.



Só tenho a dizer que as expectativas eram altas, pela vontade de conhecer o país há algum tempo, e mesmo assim foram superadas. É um país com uma beleza natural enorme, cada recanto com mais encanto que o anterior. Agradeço aos reports aqui do portal que me ajudaram em muito na planificação da viagem, e me incentivaram a alugar carro, de facto foi a chave para visitarmos tanto em pouco tempo nos primeiros dias.

Foi sempre a bombar, de manha à noite, chegamos estoirados, mas realizados e com o sentimento que desfrutamos ao máximo!

Espero que gostem e fiquem ainda com mais vontade de conhecer este país lindíssimo. Espero ainda que o meu report seja util e quem vá futuramente à Croácia goste tanto ou mais e venha com este sentimento tão bom que nos enche a alma ! :)

Todas as duvidas, disponham! :)
 

Hugo Morais

Membro Conhecido
Olá @Saruka
Apesar de não ser um destino que esteja nos meus planos, tem paisagens deslumbrantes :), fotos igualmente muito boas.
Obrigado pela partilha ;)
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Destino espectacular! Só conheço Dubrovnik mas pretendo conhecer o resto qualquer dia.
Vou aproveitar para tirar umas dicas. Obrigada pela partilha, belas fotos ;)
 

yara

Membro Conhecido
@Saruka
Tal como o outro report que fizeste (e que me ajudou tanto e ajudou a que trocassemos tantas mensagens e ideias) também este está fabuloso.
Parabéns.
Realmente aquela Stiniva Beach e a Lokrum...:rolleyes: :rolleyes: :rolleyes:
 

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá,

Que maravilha de report, deve ter sido mesmo bom! :D Que grandes fotos, aquela água... :D

Boas viagens :)
 

Saruka

Membro Conhecido
Obrigada @Ricardo_7 e @PaulaCoelho ! :) foi tãaaao bom :)
@yara , foi um prazer ajudar-te a planear a tua viagem e muito obrigada por todas as dicas que me deste, tenho ainda muito a aprender contigo no que diz respeito a viagens :) espero que continues desse lado sempre para isso :)
 
Última edição por um moderador:

ploferreira

Administrador
Staff
Olá,

Que belo Report, está quase a fazer um ano que regressei da Croácia, gostei de rever.

Obrigado pela partilha :)
 

yara

Membro Conhecido
@Saruka
Tu é que me deste dicas a mim... da Grécia...
E todos temos a aprender uns com os outros...:D
Claro que vou continuar por "aqui"... :)
 

Jorge Gonçalves

Membro Conhecido
Olá,
Excelente report! Vem mesmo na altura certa, já que estou a terminar o planeamento da minha viagem e vai servir para me ajudar a decidir os últimos pormenores.
No meu caso, vou incluir para além da Croácia e Eslovénia, o Montenegro (Kotor e Budva) e a Bósnia (Mostar e Sarajevo) e terei carro em quase todo o percurso (exceto na Bósnia). Uma das principais dúvidas que tenho tido, é como organizar os dias destinados às ilha; andava a ponderar Hvar, Brac e Korcula e tenho estado inclinado para ficar em Brac e fazer alguma visita em tour a partir daí (esse das Blue e Green Caves e Stiniva Beach parece-me muito bem!!), acho que é isso mesmo que vou fazer... estava a deixar Hvar de lado devido aos relatos de ser muito turístico, cheio de bares, barulhos, etc. Se dizes que Hvar em Junho já tem muito movimento, imagino em Agosto, ou seja, acho que tenho a decisão tomada, é mesmo de evitar! :D

Em Brac, onde achas que é o melhor local para estadia? Bol?
Muito obrigado pela partilha! Provavelmente, ainda sou capaz de aparecer com algumas dúvidas. ;)
 

rique

Membro Ativo
Magnifico report.
Como é a comunicação com os locais, existe muita gente a falar inglês ?
Boas viagens
 

Saruka

Membro Conhecido
Olá @Jorge Gonçalves , de facto Hvar é bastante movimentada, penso que para um ambiente mais tranquilo ficas mais bem servido em Brac. Eu só fui mesmo a Bol, e gostei, achei a vilazinha agradavel e muito muito barata. as praias são muito boas também. Verifica é que realmente tens o tour das caves e stiniva beach a partir de lá.

@rique , toda a gente fala inglês, sem stress! :)
 
Última edição por um moderador:

Nika

Membro Conhecido
Olá @Saruka !
Parabéns pelo report e obrigada pela partilha. :)
Já fiquei com saudades da Croácia. Estive quase para regressar este ano, mas não foi possível, quem sabe para o ano haja oportunidade de conhecer mais um bocadinho desse país fantástico. ;)
 

Tinker Bell

Membro Conhecido
Vi o report logo que saiu, mas só hoje estou no computador em condições de comentar com calma :D:D
Brutaaaallll @Saruka !! Mas que bela viagem, e report à sua altura. Adorei o saltinho à Eslovénia, tenho muitos colegas de lá que se estão sempre a gabar da beleza do país.
Fizeste aquilo que eu espero um dia fazer, percorrer a Croácia, mas ainda não é este ano porque os dias de férias disponíveis não o permitem :rolleyes:

Perguntas (Dubrovnik):
- Dizes que não gostaste do hotel, ou da zona de Lapad em si? É que à partida ficarei para esses lados também.
- Tour Game of Thrones, recomendas? Não tinha em mente, mas pareces entusiasmada:eek::D e gostei das fotografias! Quanto fica, para duas pessoas?
- Essa ida de kayak a Lokrum não é para todos, certo!? Eu acho que morria de exaustão... Dà aí mais pormenores sfv :D
- E pronto quero saber todas as dicas sobre Dubrovnik! Já vi que é caro:oops: mas o Booking.com já tinha deixado isso claro grrr

Obrigada pelo report! :)
 

Susana Dias

Membro Novo
Bom dia

Sou cidadã portuguesa e vou viajar para a Croácia, Montenegro e Eslovénia. Gostaria de saber se é necessário o passaporte ou se basta o cartão de cidadão?
Agradecida
 
Última edição por um moderador:

Saruka

Membro Conhecido
Olá @Nika ! de facto é um país que deixa saudades e sentes que há sempre ainda mais para ver e conhecer, em cada recanto um encanto :)
Olá @Susana Dias , pelo que li aqui no portal penso que basta o cartão de cidadão, mas na verdade eu usei sempre o passaporte em todo o lado, quer nos hotéis, quer no cruzamento de fronteiras. Por isso é melhor pedires uma segunda opinião. @ploferreira será que podes ajudar?
Olá @Maria B. ainda bem que gostaste ! :) tens de guardar um tempinho para uma visita mais exaustiva e vais ver que vale tãaaao a pena! :) ora bem, respondendo ás tuas perguntas:
- não te sei dizer... vínhamos de um ambiente muito jovem em Hvar, e chegamos ao hotel e era mais malta mais velha, éramos o casal mais novo do hotel lol depois fomos à praia em frente ao hotel e achei a água um bocado turva para o padrão croata. é tudo água cristalina e ali não achei. e fui a outras praias em dubrovnik que eram. foi a única praia em que a água não me cativou. é uma zona que está muito bem servida de transporte para o centro, o BUS passa mesmo em frente ao hotel. mas se fosse hoje não ficaria lá.
- Tour Game of Thrones: nós pagamos 52 euros por pessoa. gostei bastante mas nós somos mega fãs da serie! :D o que achei foi que acabei por visitar locais onde a serie foi filmada, que sozinhos nunca lá iríamos. no entanto, estava à espera que alguns locais ainda estivessem intactos, iguaizinhos ás filmagens, e isso não acontece. não há nenhum local que esteja mesmo tipo cenário da serie. este valor incluiu o guia, que ia a explicar tudo e ainda fomos a um local a 20km de Dubrovnik, o Arboretum Trsteno, muito giro, com uma vista espetacular sobre o mar. o Tour está dividido em 3 (walk, drive e boat). o walk é a andar na cidade, tudo o que é filmado nessa zona. o drive é para irmos ao arboretum e a mais alguns locais que foram filmados fora do centro da cidade. e o boat é para irmos à ilha de Lokrum, algumas cenas da Khaleesi foram lá filmadas e há uma réplica do trono lá na ilha (mas também há uma imitação numa loja no centro da cidade, que no final do Tour te levam lá para tirar foto). nós fizemos o walk + drive.
- ahahah é um terror essa ida de kayak lol os guias já devem estar preparados para essa situação, então um vai pelo percurso difícil e outro pelo fácil :p eu fui pelo fácil e mesmo assim cheguei completamente estoirada. o problema é que estão sempre a passar barcos com turistas e fazem ondas...parece que nunca sais do mesmo sitio! mas vale a pena porque vais a uma praia, a que aparece na minha foto, que só tem acesso de barco. e eles levam equipamento para fazermos snorkeling.
- Sim, é caro...a comida é cara, os recuerdos são caríssimos. ah, se fizeres o tour do Game of Thrones e incluires o Drive tour, que é a parte do Arboretum Trsteno eles levam-te a um local perto do teleférico, por isso não vás de teleférico, são 20euros por pessoa! ahhh, se gostares de sushi, vai ao restaurante de sushi que faço referência no report, é óptimo! vale muito a pena! mais uma vez, caro, mas se fores apreciadora, vais gostar bastante.
Todas as duvidas são bem vindas! :)
 
Top