Novidades

[Report]-[Trilhos] Passadiços do Paiva - Arouca | Natureza em Estado Puro

Hello Tomorrow

Membro Conhecido
Boa tarde.

No passado mês de Março fui conhecer os tão famosos Passadiços do Paiva, em Arouca. Uma palavra: B-R-U-T-A-L :);)

São quase 18 km num percurso de ida e volta. Para quem está habituado a caminhadas não vai sentir grande dificuldade, mas para quem não tem por habito fazer muitos kms, acredito que no fim do percurso sinta algo estranho nas pernas. Não é fácil, mas faz se razoavelmente bem. Afinal, quem corre por gosto não cansa.

Inicio: Espiunca
Fim: Areinho
Ida e volta: 17,8 Km
Duração: 4h13m
Tempo em pausa: 01h13m
By Runtastic

Comprei o bilhete online por 1 euro.

Deixei o carro estacionado no parque de estacionamento em Espiunca. A partir daí foi sempre a dar lhe ate ao Areinho. Muito fácil. o_O
Levei na mochila algumas coisas para almoçar, e foi o que fiz melhor. Depois foi regressar ao ponto de partida, já com os pés a 50º graus!!!
Não tenho muito mais para contar. Apenas posso dizer que adorei este passeio, sem duvida que vou repetir. Natureza em estado puro.

Deixo aqui algumas fotos:










 
Última edição por um moderador:

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Muito obrigado pela partilha.
Mais um cantinho de Portugal muito bonito, assim até deve dar gosto fazer umas caminhadas.
Bons passeios. ;)
 

Lipe

Membro Conhecido
Tal como disse.. muita catita este sítio!! Tenho de por no roteiro para um dia que vá para essas bandas :)
Obrigado pela partilha!
 

ploferreira

Administrador
Staff
Olá @Hello Tomorrow,

Parabéns pelo Report, está espetacular tens ai fotos muito boas.

Vem mesmo a calhar pois como já comentei noutro tópico estou a planear ir lá no próximo mês, aproveito para te colocar mais uma questão. Estava a pensar levar a minha companheira de 4 patas, já vi no site que permitem animais desde que usem trela. No teu percurso viste alguém com cão ou pareceu-te ser um trajeto acessivel para eles?

Obrigado.
 

Hello Tomorrow

Membro Conhecido
Ola @ploferreira ;)

Sim vi lá uns casais com amigos de 4 patas... E alguns com um bom porte... Acho que é tranquilo, a pior parte é mesmo subir aquelas escadas todas, já que para animais de 2 patas custa, imagino para os bichos de 4 patas... :)

Acho que fazes muito bem, só faz bem ao bicho, ar puro e tranquilidade... :);)
 

João Leite

Membro Ativo
Quero ver se vou lá nas férias, gosto de caminhar, e não é muito longe de casa. Tem aí boas fotos. Parabéns :)
 
Última edição por um moderador:

CristinaBF

Membro Conhecido
Ola
Parabéns por mais um report :)
Belas fotos, gostei bastante do que vi um bom passeio, é pena ser muito longe para mim.
Continuação de boas viagens
 

baguera

Membro Conhecido
Muito Fixe, adorei as Fotos. :)
Parabéns pelo report.;)
Não há maneira de fazer apenas o caminho para lá e voltar de carro/táxi etc ?
 

Hello Tomorrow

Membro Conhecido
Sim, a sério... ;)

Ve aqui:

Dicas para desfrutar dos Passadiços do Paiva
Deixo aqui uma série de dicas para que possa desfrutar de uma melhor experiência no rio Paiva:

  1. Antes de mais, durante os meses de verão, evite fazer os Passadiços do Paiva durante o fim de semana e feriados (pelo menos enquanto estiverem “na moda”);
  2. Vá de manhã cedo, é a melhor altura para caminhar.
  3. Leve calçado confortável para caminhar (e isso exclui as havaianas, combinado?);
  4. Pode começar o passeio em Espiunca ou Areinho (no Google Maps procure por “Zona Balnear Arainho”), mas sugiro que comece a caminhada em Areinho, porque dessa forma enfrentará a subida e as escadas no início da caminhada, e não no final, quando já estará mais cansado. É o sentido fisicamente menos exigente;
  5. Há um parque de estacionamento na praia do Areinho, onde há também um bar de apoio aos banhistas.
  6. A melhor forma de chegar a Areinho ou Espiunca é de carro. Se viajar com amigos em dois carros, deixe um em cada ponto;
  7. Se não for esse o caso, não se preocupe com o regresso ao início do trilho, haverá taxistas à sua espera. A corrida entre Espiunca e Areinho custa, números redondos, entre 12,5€ (táxi para 4 pessoas) e 15€ (carrinhas para mais passageiros).
  8. Leve água. À exceção de um vendedor no topo da grande escadaria (Km 3, sentido Areinho – Espiunca) e de um pequeno café junto à praia fluvial de Vau, não vi pontos de água onde pudesse abastecer (e na maior parte do trajeto o rio não está acessível).
  9. Para quem vem no sentido Areinho – Espiunca, a praia fluvial de Vau fica depois do café, 5 Km depois de começar o passeio em Areinho; não cometa o erro da maioria dos caminheiros que descansam do outro lado, numa zona sem o mínimo interesse e condições. A praia é o melhor local para fazer um piquenique.
  10. O total da caminhada são 8,7 Km (o dobro se fizer em ambos os sentidos), mas não precisa de fazer a totalidade – pode sair em Vau.
  11. Evite dias de muito sol, porque há muitas zonas dos Passadiços do Paiva sem qualquer sombra. Leve sol e protetor solar.
  12. Existem telefones de emergência ao longo do percurso, semelhantes aos que se encontram nas autoestradas portuguesas.
Fonte: Alma de Viajante
 
Top