Novidades

[Report] Triângulo de Portugal: Tomar + Alcobaça + Batalha

Dsanto

Membro Conhecido
Este fim de semana prolongado foi dedicado a turistar “cá dentro”, a visitar e apreciar grandes marcos da nossa mui nobre história. Porque acho que também temos que valorizar o que é nosso, demonstrando interesse no nosso passado de conquistas e obras de bradar aos céus!...

Dia 1 (sexta feira)

Dia de levantar a horas decentes e sair de carro para sul: Tomar.
A primeira paragem foi no Aqueduto dos Pegões, antes da entrada na cidade de Tomar.
Uma obra imponente, em muito bom estado de conservação, e executada precisamente para levar água até ao Convento de Cristo que faria parte do roteiro do dia. A coisa resumiu-se a subir à estrutura e apreciar a bela vista, que diga-se nos proporciona um horizonte de perder de vista, como poderão constatar pelas fotos abaixo.


full.jpg


full.jpg


Chegados ao centro de Tomar à hora de almoço petiscamos na Cervejaria Noite e Sol. Bom serviço a preço acessível.

Terminado o breve almoço foi altura de estacionarmos o carro e seguirmos a pé até ao Castelo dos Templários, também conhecido como Castelo de Tomar (já que a Ordem dos Cavaleiros do Templo foi extinta pelo Papa, sendo que em Portugal apenas mudou de nome para Ordem dos Cavaleiros de Cristo...). O medieval castelo resume-se às torres, às muralhas (sendo possível percorrê-las num circuito com uma vista fantástica sobre a terra) que cercam um belo jardim por onde valerá a pena passear, e à igrega que faz a ligação à entrada do Convento de Cristo.
Ficam abaixo algumas fotos do castelo e do exterior da sua igreja Manuelina.
full.jpg

full.jpg

full.jpg

full.jpg

full.jpg


full.jpg

full.jpg

O convento tem entrada gratuita aos domingos e feriados até às 14 horas. Como já passava dessa hora pagámos 6 euros pela entrada.
O complexo é I-MEN-SO e mistura imensos estilos arquitectónicos, denunciando assim a sua construção arrastada por séculos (inicio no séc. XII e conclusão séc. XVII)!
Começa-se logo pela Charola Templária e Igreja Manuelina, e que belo começo...

Ao longo das divisões vão aparecendo placas explicativas.
E então é deixar-mo-nos perder por 6 claustros (2 góticos, 3 renascentistas e o de D. João III que é assim uma espécie de expoente máximo desta obra prima) com jardins cuidados, corredores de acesso a celas de noviciado, refeitórios, lavabos, capelas e salas para os mais diversos fins... Lendo as inscrições informativas vamos percebendo as paragens e arranques nas obras, a passagem de pasta de arquitceto para arquitecto... E a vontade maior ou menor de investir na obra, por parte de quem nos ia reinando nas diferentes alturas.
É todo um complexo lindíssimo, de pormenores riquíssimos que me deixam sempre com a mesma pergunta sem resposta: Como conseguiram fazer estas coisas naquela altura, sem poder recorrer à tecnologia que temos hoje?!... Ora vejam as fotos abaixo e vejam se não tenho razão.
full.jpg


full.jpg


full.jpg


full.jpg


Mais de um par de horas depois, saíndo do convento, aparece na descida a Ermida de Nossa Senhora da Conceição. Aberta apenas por ser dia da Imaculada Conceição. Um lugar frio e austero num topo que, de novo, nos permite vislumbrar toda a cidade. Foi construída para ser Panteão de D. João III mas tal não chegou a acontecer...
full.jpg


Descido o morro do castelo está-se no centro de Tomar, seguimos até à Igreja de São João Baptista. É uma igreja bonita que se ergue sobre uma praça simpática onde por acaso uma banda entoava cânticos de Natal. Mais um belo local de contemplação.
full.jpg


Seguimos em busca da Sinagoga de Tomar. Não dá para falar em Tomar e não abordar o seu povo Judeu que é notório. Nem dá para tentar saber da cidade sem perceber que foi erguida e desenvolvida substancialmente por Judeus até à sua expulsão no sec. XVI.
A sinagoga é pequenina e com uma entrada muito discreta, serve de museu também.

full.jpg


full.jpg


Era então hora de nos deliciarmos com a bela da cozinha regional portuguesa. O restaurante escolhido foi O Tabuleiro, e a escolha não poderia ser sido melhor. Comi só assim o melhor ensopado de borrego da minha vida (já não comia um para aí há uns 10 anos), mas calma que há pratos para todos os gostos, o marido comeu umas belas bochechas de porco preto. Os pratos eram generosos e cozinhados com todo o primor da nossa cozinha tradicional, e o preço surpreendentemente fácil de tragar.

Era então hora de recolher, ao Hotel Cavaleiros de Cristo. Um hotel económinco, estratégicamente central, a um preço convidativo e embora sem luxos, com as comodidades necessárias à ocasião.
Não conhecia Tomar, fiquei muito bem impressionada!
 
Última edição por um moderador:

Dsanto

Membro Conhecido
Dia 2 (sábado)
Pequeno-almoço na Pastelaria Rialto, onde fui pela primeira vez apresentada à marca de gelados Tradicionais de Portugal. Comi uma bola de gelado de pastel de nata e quase morria de tão boa que era!

Seguimos até São Martinho do Porto, perto da baía, para fazermos o percurso a pé até às ruínas da Capela de Santana no alto oposto ao farol de Salir do Porto.
O percurso a pé sempre a subir, por trilha no meio da mata é um bocadinho para o cansativo. O vento forte e os chuviscos também não ajudaram mas chegando ao topo, fica a certeza de que vale muuuito a pena! O lugar estava deserto e é qualquer coisa de LINDO! Vê-se as ondas revoltas agitar o mar e bater nas encostas... Uau!
A capela feita no ponto mais alto para abençoar os pescadores nas suas saídas marítimas está mesmo em ruínas... Não tem qualquer placa informativa... Acho que estamos a falhar nisso. Mas o lugar é de cortar a respiração e merece mesmo ser visitado. Ora vejam!
full.jpg


full.jpg


full.jpg


full.jpg


full.jpg


Em hora de almoço seguimos para Alcobaça.
Almoçamos na Hamburgueria MEAT – hamburgueria, pregaria e companhia no centro de Alcobaça, e acho que comi o melhor hambúrguer da minha vida. Sou apreciadora de hambúrgueres, não dos do Mac'Donalds, mas dos gourmet, daqueles confeccionados com frescos, que fundem a gastronomia americana com a nossa... E tenho a dizer que este hambúrguer destronou o que ocupava o trono (do Rockefeller Center em NY), de tão bem confeccionado que era. Só para terem uma ideia o pão sendo artesanal tinha misturado na massa alho e espinafres... Foi assim uma coisa dos deuses. Ou melhor, era tão bom que acho que tinha que ser mesmo era obra do demo.

Ao início da tarde entrámos no Mosteiro de Alcobaça (6 euros).
A igreja gótica é lindíssima e tem sem dúvida o seu ex-líbris nos túmulos (frente a frente) de D. Inês de Castro e D. Pedro I, embora seja também panteão de outras nobres figuras, estas são as protagonistas da mais bela história romântica portuguesa...
O Mosteiro também é enorme. Recheado de claustros, salões, refeitório, dormitório, lavabos, corredores e todos os acessos da altura.
Achei especialmente interessante uma plataforma interactiva no dormitório onde se pode, digitalmente explorar certos factos históricos.
Uma vez mais há que deixarmo-nos perder por aqueles lugares, frios, inóspitos mas de uma beleza dura fabulosa!
full.jpg


full.jpg

full.jpg

full.jpg

full.jpg

full.jpg

full.jpg

full.jpg


A tarde já ia a meio quando saímos do Mosteiro, seguimos de carro em direção ao Castelo de Alcobaça, como chovia não nos chegamos a acercar do local, mas deu para perceber que se tratam apenas de ruínas.

Seguimos em direção ao Hotel & SPA Alcobaça para um resto de tarde de relax.
O hotel tem uma estrutura e um SPA ótimos! É moderno, com uma decoração vanguardista e bastante confortável.
Jantámos no seu Restaurante Sentidos o menu sugestão da Chef e não podíamos ter ficados mais satisfeitos. Gostamos igualmente do bar onde têm uma carta de cocktails aprimorada, e do serviço buffet de pequeno almoço, muito completo e com produtos de qualidade. Recomendo vivamente!

Dia 3 (domingo)
Dia de mais duas visitas antes do regresso a casa.
Começámos pelo CIBA - Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota!
Pensem assim num centro, construído no campo de batalha, da Batalha de Aljubarrota, onde vos convidam a um percurso a pé pelos diversos lugares de batalha (vanguardas das tropas portuguesas e castelhanas, retaguardas...) onde em cada lugar existe um mirador por onde espreitam e vêm a representação daquilo que um qualquer soldado naquele dia, naquele exato local, veria... Pois é, benvindos ao CIBA!
Alugamos o audio-guia para irmos ouvindo as explicações no percurso (3 euros e dá para dois usuários).
No fim ainda visitámos o museu, interessantíssimo, onde por exemplo expõem ossadas de soldados encontradas no local, e explicam de forma interactiva, como se deu a sua morte. Para finalizar, a cereja no topo do bolo: uma apresentação de 30 minutos de um filme português da Batalha de Aljubarrota, feito especificamente para o efeito.
Fiquei agradavelmente surpreendida com este centro que embora exista desde 2003, do qual eu nunca tinha ouvido falar (preço do bilhete: 7 euros).
full.jpg


Seguimos para o centro onde visitamos o Mosteiro da Batalha. Já lá tinha estado, na minha infância, num dos passeios da escola primária... Lembrava-me de muito pouco.
Novamente uma igreja belíssima, com um exterior de uma talha única, no seu estilo de Gótico tardio, ou Manuelino.
No interior é possível visitar as Capelas Imperfeitas e o Panteão da Ínclita geração (D. João I, D. Filipa de Lencastre e seus filhos).
Acho que a beleza aqui reside mesmo no facto da talha ser tão trabalhada... É de se ficar extasiado...
Como era domingo e não passava das 14 horas, este conseguimos visitar de graça.
full.jpg

full.jpg

full.jpg

full.jpg

Almoçamos já tarde numa Pizzaria perto, a Tentazione. Boas pizzas a bom preço.

E pronto, era altura de fazer a viagem de regresso a casa...

Correu tudo tão bem que ficou muita vontade de planear outro fim de semana do género, para conhecer outras zonas dos país. Claro que é o tipo de turismo apenas para quem se interessar um pouco por história... Eu adoro, e tenho sempre aquela especial curiosidade pela História de Portugal.

Mas concluindo, acho que não importa quantos países visite, o nosso fará sempre parte dos favoritos! Pessoas simpáticas, preços acessíveis, comida do outro mundo e uma riqueza histórica inigualável!
 
Última edição por um moderador:

Tinker Bell

Membro Conhecido
Assim é impossível não ficar cheia de saudades de Portugal... Tanto para ver e conhecer!
Já visitei alguns dos locais mencionados neste relato, durante a minha infância. Um report especial, sem dúvida...
Obrigada pela partilha @Dsanto, foi um prazer ler :)
 

Dsanto

Membro Conhecido
Assim é impossível não ficar cheia de saudades de Portugal... Tanto para ver e conhecer!
Já visitei alguns dos locais mencionados neste relato, durante a minha infância. Um report especial, sem dúvida...
Obrigada pela partilha @Dsanto, foi um prazer ler :)
Obrigada ;)

Muito bom!
Visito a Inês e o Pedro muitas vezes:)
Obrigada!
Eu não estou certa mas pode ter sido a minha segunda vez... mas não tenho mesmo memórias da primeira. Mas não me importava de ir mais vezes. ;)
 
Última edição:

susy4

Membro Conhecido
É mesmo, Portugal e os seus encantos....grata pelo report. Vai servir para roteiro numa próxima escapadinha. Já não visito Alcobaça e a Batalha há uns bons anos e bateu saudade e vontade de ir rever.
 

Andre Pinto

Membro Ativo
Lindo.. Lindo...
E nós andamos á procura (contra mim falo) do que os outros nos podem dar, e com maravilhas tão perto.
Muito obrigado pela partilha!
 

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá :D

Muito obrigado por mais uma bela partilha do nosso Portugal! Destino que no próximo ano vai dar muito que falar :)

Boas viagens ;)
 

Dsanto

Membro Conhecido
É mesmo, Portugal e os seus encantos....grata pelo report. Vai servir para roteiro numa próxima escapadinha. Já não visito Alcobaça e a Batalha há uns bons anos e bateu saudade e vontade de ir rever.
Faz bem regressar ;)
Lindo.. Lindo...
E nós andamos á procura (contra mim falo) do que os outros nos podem dar, e com maravilhas tão perto.
Muito obrigado pela partilha!
Tal e qual como eu. Quando vou a outros países quero ver tudo e às vezes "menosprezo" os monumentos "à porta de casa"... Mas vou tentar contrariar isso!
Obrigada ;)
Olá :D

Muito obrigado por mais uma bela partilha do nosso Portugal! Destino que no próximo ano vai dar muito que falar :)

Boas viagens ;)
Obrigada! ;)
Parece que sim! Estamos "podendo"!:cool:
 

Andre Pinto

Membro Ativo
Tal e qual como eu. Quando vou a outros países quero ver tudo e às vezes "menosprezo" os monumentos "à porta de casa"... Mas vou tentar contrariar isso!
Obrigada ;)
Sem dúvida.
Deve acontecer um pouco com todos nós, e cada vez mais os reports mostram isso mesmo.
Obrigado mais uma vez pela partilha:):)
 

Antonia.M.S.

Membro Conhecido
Olá @Dsanto

Obrigada por nos trazer "pedacinhos" tão encantadores do nosso país. ;):D
Este é um triângulo de muita qualidade ;):D.
Durante muitos anos uns amigos meus tiveram casa em S.Martinho do Porto, vila encantadora, que me lembra momentos divertidos e de amizade. Tomar é uma cidade linda, com muito para visitar, tanto na cidade como pelos arredores e Alcobaça... para além da importância histórica, é bem conhecida pelos doces conventuais que eu adoro:oops::oops:;)!! Tudo reunido, dá isto, um belo passeio, lindamente ilustrado!!:D
Obrigada!
 

Dsanto

Membro Conhecido
Olá @Dsanto

Obrigada por nos trazer "pedacinhos" tão encantadores do nosso país. ;):D
Este é um triângulo de muita qualidade ;):D.
Durante muitos anos uns amigos meus tiveram casa em S.Martinho do Porto, vila encantadora, que me lembra momentos divertidos e de amizade. Tomar é uma cidade linda, com muito para visitar, tanto na cidade como pelos arredores e Alcobaça... para além da importância histórica, é bem conhecida pelos doces conventuais que eu adoro:oops::oops:;)!! Tudo reunido, dá isto, um belo passeio, lindamente ilustrado!!:D
Obrigada!
Obrigada :)
Eu não conhecia nem Tomar nem S. Martinho do Porto, mas fiquei encantada!
Os doces conventuais faziam parte da "lista" mas fui abusando tanto durante as refeições que acabei por não os procurar, porque além de um bom garfo" também adoro doces (todos os defeitos portanto...) e seria uma perdição demasiado grande, ainda para mais estando nós tão próximos do Natal que é aquela época tão generosa gastronomicamente falando!
;)
 

Leonorb

Moderador
Staff
@Dsanto
Não foste aos doces conventuais?! Uma das melhores casas para isso é mesmo frente ao convento de Alcobaça... nem uma caixinha para levar para casa?
S. Martinho do Porto é bom fora da época alta. Julho e agosto a praia é insuportável :confused:
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
É sempre bom ver aqui partilhados belos recantos do nosso país.
Não visito estes locais há uns bons 5 ou 6 anos... tenho de voltar um destes fins de semana :)
 

Dsanto

Membro Conhecido
@Dsanto
Não foste aos doces conventuais?! Uma das melhores casas para isso é mesmo frente ao convento de Alcobaça... nem uma caixinha para levar para casa?
S. Martinho do Porto é bom fora da época alta. Julho e agosto a praia é insuportável :confused:
Não fui :D estive mesmo em frente a essa casa mas já ia com a consciência pesada de tanta pratada boa que tinha comido que achei que ia ser exagero a mais... Qual levar para casa?! Se os comprasse ia acabar por os atacar no carro ou algo assim... A minha relação com os doces é mesmo um bocado tóxica! :oops:
Pois eu imagino a beleza daquela baía em dias de sol, mas também palpitei que nas férias deve ser a girinxia total... o_O

É sempre bom ver aqui partilhados belos recantos do nosso país.
Não visito estes locais há uns bons 5 ou 6 anos... tenho de voltar um destes fins de semana :)
Eu já não ia à Batalha desde os meus 8 anos... :oops: mas também fica a promessa de regressar sem deixar que se passem outros 22 anos... ;)
 

rmonteiro

Membro Conhecido
Locais muito bonitos com uma imensa historia.
São também "atracções" muito requisitadas pelos turistas aquando das suas visitas ao nosso Portugal. Uma partilha muito boa, sendo uma excelente sugestão para um belo fim de semana.;)
 

Dsanto

Membro Conhecido
Locais muito bonitos com uma imensa historia.
São também "atracções" muito requisitadas pelos turistas aquando das suas visitas ao nosso Portugal. Uma partilha muito boa, sendo uma excelente sugestão para um belo fim de semana.;)
Verdade, vi mesmo muitos turistas estrangeiros ;)
 

Dfer

Membro Ativo
Excelente report e excelente descrição "Mas concluindo, acho que não importa quantos países visite, o nosso fará sempre parte dos favoritos!".
Portugal será sempre Portugal, o nosso Portugal!
 

Dsanto

Membro Conhecido
Excelente report e excelente descrição "Mas concluindo, acho que não importa quantos países visite, o nosso fará sempre parte dos favoritos!".
Portugal será sempre Portugal, o nosso Portugal!
Obrigada ;)
Sem dúvida, Portugal tem sempre aquele estatuto especial no coração dos portugueses, não é par para mais nenhum... :)
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
@Dsanto ,
Este report tinha-me escapado, não sei por que motivo, mas venho cá redimir-me! :)
Para além de muito bem escrito e ilustrado, adorei a aula de história, aquela aula que já não ouvia desde os tempos da escola secundária, com aqueles pormenores de quem sabe apreciar a beleza e o trabalho que deve ter dado construir estes exemplares! E que bem me soube! ;)
Tal como tu, também adoro história e confesso que fiquei com saudades de visitar estes monumentos. Já não o faço há bem mais de uma década!
Muito obrigada pela partilha, até eu, sem sentir o cheiro, fiquei deliciada com os petiscos! :rolleyes:
(por falar nisso, não é para essas bandas que se comem os famosos pastéis de Tentúgal? :oops::oops:)
 
Top