Novidades

[Report] Transiberiano [Fev 2015] Moscovo - Pequim & Pequim - Hong Kong [Manual de sobrevivência]

journey

Membro Ativo
Que viagem!! :)
O "report" está absolutamente colossal!
Quantas horas demorou a fazer este report?
 

marins

Membro Novo
Olá
obrigada pela viagem que acabei de fazer... sem gastar dinheiro... e sem frio:D, sentada no meu sofá!!! Espetacular, até agora o melhor report até hoje visto.
um sonho que para mim fica por realizar.
 
  • Gostar
Reações: rum

rum

Membro Conhecido
De nada. O frio é psicológico... bom, mais ou menos. Desde que tenhamos o equipamento adequado consegue-se fazer sem grande sacrifício. Um dos segredos é manter as extremidades aquecidas, pés, mãos e cabeça. Tendo atenção a este pormenor fica mais fácil, do ponto de vista físico, fazer este tipo de viagem no inverno.
 

RicardoGil

Membro Conhecido
Olá @rum

Lamentavelmente, ainda não tinha tido oportunidade de ler este report com a atenção que merece (o ‘Portal de Viagens’ é um mundo). Finalmente, hoje foi o dia.

Adorei ler o relato desta aventura e as fotografias espelham de forma admirável o que viveste. Não há adjectivos suficientes que cheguem para elogiar esta partilha.

Mas, mais do que falar do conteúdo propriamente dito, ou da viagem em si mesma, coloco uma espécie de desafio mais intimista. Algumas questões, ou reflexões:

- Se tivesses oportunidade, voltarias a repetir esta viagem? Porquê?

- No futuro, estás a pensar fazer algo semelhante, ou seja, uma grande viagem de comboio?

- O que retiras desta experiência, isto é, em que sentido mudou (porventura) a forma como olhas para o acto de viajar?

- No seguimento, com a devida distância temporal, se tivesses que apontar um ou outro aspecto positivo ou negativo (mais marcante), quais seriam? E que impacto teve na tua maneira de "olhar" para o mundo?

Abraço!
 

rum

Membro Conhecido
- Se tivesses oportunidade, voltarias a repetir esta viagem? Porquê?
Sim repetiria, apesar do tempo necessário para a fazer. Porquê, não sei... talvez por estarmos a falar de uma zona muito vasta onde ficou muito por ver. Gostava de ter tido mais tempo para a Mongólia.

- No futuro, estás a pensar fazer algo semelhante, ou seja, uma grande viagem de comboio?
Nunca digo que não a nada. Sem qualquer ligação, sempre gostei de comboios fiz algumas viagens em Portugal, é bem provável que tenha feito quase todas as linhas nacionais e nunca tinha feito nada tão grande. Sempre pensei em fazer o transiberiano e nunca o tinha tentado, até que numa noite de copos "falou-se" nisso... Não foi tarde nem cedo, ficou logo agendado para 6 meses depois... E fomos. Planos, tenho alguns. Só falta outra noite de copos para tomar a decisão e partir (bom talvez precise de uma engenharia financeira e uma engenharia de calendário que permita fazer uma coisa em grande).

- O que retiras desta experiência, isto é, em que sentido mudou (porventura) a forma como olhas para o acto de viajar?

- No seguimento, com a devida distância temporal, se tivesses que apontar um ou outro aspecto positivo ou negativo (mais marcante), quais seriam? E que impacto teve na tua maneira de "olhar" para o mundo?
Não mudou nada... Sou muito terra-a-terra, e não preciso de viajar para me redescobrir ou ver as cosias se maneira diferente.
 

@patricia

Membro Conhecido
Olá
Sem sono, abri sem querer este report e diga-se de passagem que está ESPETACULAR !!!
Com tanta informação, imagens, descrições que adorei a viagem que também fiz, são estes report que nos dão asas para viajar, no meu caso seria quase impossível fazê-la de outra forma, pelo tempo que demorou, talvez por etapas conseguisse, mas com duas crianças e a barreira linguística duvido, uma viagem aqui por casa sem praia e parque de diversão é sempre muito difícil, mas quem sabe talvez um dia ;););)
 
Última edição por um moderador:

rum

Membro Conhecido
@Titas2001 de facto não é das viagens mais fáceis mas estando bem informado e com o espirito de viajante e não de turista em férias é na boa. E claro que exige tempo e com crianças é muito complicado.
 

NunoCorreia

Membro Conhecido
Ainda bem que a Titas resolveu responder este post, assim fez-me viajar também :D:D

Tenho uma perguntas @rum
Primeiro de tudo, parabéns pelas fotos e pelo report, a foto que mais gostei foi sem dúvida a do cachecol no Sporting na Sibéria:D:D
Depois, adorei as fotos das montanhas espelhadas nas águas do lago em Krasnoyarsk.
Belas longas exposições das fotos tiradas à noite, qual a lente que usaste ou costumas usar?
A aventura das senhoras mongois foi brutal, fartei-me de rir com esta (+ esta) e outras.
Em relação aos pasteis de nata penso que sei qual o problema. A massa não é folhada e o recheio sabe demasiado a ovo e pouco a nata.
Experimentei uma semelhante em Kuala Lumpur de um rapaz que era de Macau .
 

@patricia

Membro Conhecido
@rum
Olá
Adorei o report , mas com crianças não sendo impossível torna-se complicado, imaginem se vocês ficaram doentes eu com uma bebè acho que não me safava, ainda agora viemos da Jamaica e os últimos dois dias lá esteve com febre, mas foi sem stress, claro que farei a viagem, até porque a fiz ontem e adorei :p:p agora é repetir mas de outra forma, para não ser igual:D:D:D:D
@NunoCorreia
desculpa e não leves a mal mas os pastéis não levam nata :rolleyes::rolleyes::rolleyes:, sendo que há poucos que sejam mesmo bons, ora optam por pôr ovos em pò, ou alteram a receita, neste momento só como pastéis feitos por mim ou na minha fábrica, até os de belém não são o que eram, claro que são gostos, mas esses já nem poderiam concorrer como pastéis de nata quanto mais como o melhor pastel de nata, mas é a minha opinião :oops::oops::oops:
;);););)
 
Última edição por um moderador:

rum

Membro Conhecido
Belas longas exposições das fotos tiradas à noite, qual a lente que usaste ou costumas usar?
Praticamente que só usei a lente de kit da Canon 700D 18-55 e algumas fotos terão sido tiradas com um Canon 50mm baratucha. Nade de especial.
Em Krasnoyarsk não era um lago mas sim o rio Yenisei... no fundo vai dar ao mesmo. Subimos o leito do rio gelado mas ali naquela não zona estava congelado, Quando há barragens logo a seguir à barragem, e porque a água sai do fundo, nunca está congelado. Ali provavelmente, haveria alguma barragem (já não me recordo) porque o normal é estar tudo congelado.
Os pasteis, por acaso, eram de massa folhada... mas não era a mesma coisa...

@Titas2001 eu quando digo crianças, são crianças autónomas. Ir com um bebé só por necessidade.
 

@patricia

Membro Conhecido
@NunoCorreia
olá
desculpa mas não leva….
massa:
farinha: margarina: água e uma pitada de sal
recheio ;
calda de açucar ; leite; gemas; margarina ; farinha; maizena : pau de canela e casca de limão
depois tem as suas misturas entre estes ingredientes !;)
@rum
as minhas desculpas por este off topic :oops::oops::oops:
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Uma autêntica aventura e para mim uma viagem de sonho! 🤩🤩

Adorei o report e esta já não é a primeira vez que o leio e há uns dias voltei para tirar umas dicas e vi que nunca tinha comentado... não que sirva de desculpa pois foi um tempo mais que bem gasto mas das outras vezes fiquei "para aqui perdida" um bom bocado a ver as fotos e a descrição de toda a aventura e as peripécias engraçadas. Hoje decidi voltar a ler, rever as dicas e comentar a agradecer o report e todas as dicas boas e úteis que aqui encontrei!
Adorei o passeio de trenó, o lago Baikal congelado é espectacular, aquele trecho de comboio com as senhoras mongóis também deve ter sido o máximo!
O meu enorme SPASIBA por este report magnífico :D

Ir à Rússia e fazer o transiberiano é algo que faz parte do meu imaginário há muito, muito tempo e este ano decidi finalmente ir à Rússia mas a viagem que inicialmente seria Moscovo e São Petersburgo foi sendo alterada para Moscovo e uma parte do Transiberiano... vou e volto por Moscovo pois a viagem à China é recente e o preço do visto aumentou muito :p
Este report foi sem dúvida um grande impulsionador para dar o passo em frente... ter comprado o Lonely Planet do Transiberiano também ajudou à festa e baralhou ainda mais as ideias.

Adorei e certamente hei-de voltar para reler. Obrigada :)
 

rum

Membro Conhecido
É pá... ainda bem, ou não, que "passaste" por aqui. É que este report, com a migração do forum, ficou desformatado e precisa de ser corrigido.

Quanto ao transiberiano e vendo a qualidade das tuas viagens e respectivos reports, é mandatório que faças o transiberiano e vais ver que é uma das grandes aventuras que podemos fazer, mesmo que só faças parte dele, e claro esperamos um report como já nos habituaste.
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Pois, eu reparei que as tabelas estavam desconfiguradas mas até pensei que fosse problema do meu PC que está em fase moribundo com a gráfica a ir sempre a baixo e muita coisa a não conseguir visualizar ou não abrir... e eu a ver se ele se aguenta mais uns tempos! No site antigo estavam bem e eu tirei alguns valores para ter uma noção dos preços dos comboios e hotéis! :p

Esta é daquelas viagens míticas que fazem parte do meu imaginário há "séculos"!
Sem sombra de dúvida que este report foi uma boa ajuda :) e também espero fazer um quando regressar (mas primeiro tenho de conseguir um tempinho para acabar o do Irão 😊).
 
  • Gostar
Reações: rum
Top