Novidades

[Report] Tailândia : Khao Lak - Similan islands - Phi Phi - Chiang Mai/Rai - Bangkok Abril/Maio 2016

TBY

Membro Ativo
Caros leitores do portal,
Chegou a altura de partilhar aquela que foi a minha segunda viagem por terras tailandesas (em menos de um ano) e quem sabe enriquecer um pouco mais este portal fabuloso. O portal das viagens foi sem dúvida a minha principal fonte de informação e sinto que chegou a altura de retribuir.
Em junho do ano passado (2015) estive com minha esposa 13 dias pela Tailândia em lua de mel, mas mais numa de relaxe. No final ficámos com a sensação que tinha sabido a pouco, que muito tinha ficado por ver. Nessa altura fizemos 3,5 dias em Bangkok, 3 dias pelas Phi Phi e 5 dias por Railay Beach. Mesmo em plena época de monções adorámos tudo (tivemos alguma sorte com o tempo) e já no final da viagem, em tom de brincadeira, até comentámos que para o ano voltaríamos mas agora em época alta e fora da época das monções. Brincadeira ou não anotámos mentalmente logo uma checklist de action points a cumprir quando tal viagem voltasse acontecer:
  • Viajar pela Emirates;
  • Voar no A380;
  • Visitar as Similan Islands;
  • Visitar o Norte (Chiang Mai);
  • Fazer o percurso Bangkok -> Chiang Mai de comboio;
  • Visitar o Train Market em Bangkok;
  • Phi Phi Repeat agora com a esperança de apanhar tempo melhor e mar menos agitado;
Para nosso grande azar temos duas amigas que detestam viajar (só que não :D) e que estavam com imensa curiosidade de visitar a Tailândia, mas preferiam ir acompanhadas por alguém que já conhecesse minimamente a zona. Junta-se a fome à vontade de comer e por volta de Março de 2016 voilá. passagens áreas marcadas para 4 pessoas pela Emirates de 23 de Abril 2016 a 7 de Maio 2016 por 644€/pessoa. Marcadas as passagens aéreas decidimos as zonas que pretendíamos visitar, o que visitar em cada zona e depois como iríamos ligar as zonas usando os transfers internos do pais. A grande dúvida foi sempre entre 1 noite nas Similan (2 dias de excursão) ou mais uma noite nas Phi Phi e apenas um dia de excursão às Similan. Aqui valeu a opinião de grupo já que a minha esposa e as nossas amigas são mais de abobrar na praia e no relaxe com conforto do que propriamente dormir em tendas com a bicharada toda :rolleyes:. Além disso a diferença de dinheiro entre a opção de dormir nas Similan ou não era mais uma noite nas Phi Phi em Long Beach no conforto portanto, easy choise. Outra grande dúvida foi onde ficar em Phuket já que a zona é extensa com muitos sítios onde ficar. Como ficaríamos em Phuket apenas e só por causa da excursão às Similan decidimos arriscar no "Alentejo ali da zona" ou seja, Khao Lak. Uma zona extremamente calma, fora da confusão e muito perto do pier para as Similan.
O plano final (que foi diferente do plano pensado inicialmente) foi o seguinte:
24 Bangkok ( Chegada 12:15pm , partida para Phuket 16:50pm do mesmo aeroporto, transfer para Khao Lak ).
25 Khao Lak.
26 Similan (Transfer para Phuket Town).
27 Phi Phi (Long Beach) (Ferry 08:30am).
28 Phi Phi (Long Beach).
29 Phi Phi (Long Beach).
30 Phi Phi (Center) (Ferry 09:00am, Avião Chiang Mai 14:15pm)
01 Chiang Mai
02 Chiang Rai (Aniversário da esposa)
03 Chiang Mai ( Avião BKK 19:50pm Bangkok)
04 Bangkok
05 Bangkok
06 Bangkok (Viagem regresso 01:15am Lisboa)

O plano original era muito parecido com o que está descrito em cima só que fazia primeiro a cultura (Bangkok e Chiang Mai) e só depois as praias, ou seja, 1º semana a cultura e 2º semana as praias. A partir de Maio existe grande probabilidade de o tempo se alterar drasticamente no sul e a visita as Similan poderia até ficar comprometida. Depois de muita ponderação entre vantagens e desvantagens decidimos pelo plano descrito em cima.
Vantagens:
  • Probabilidade de apanhar melhor tempo;
  • Concentrar as viagens num só dia;
  • Compras para o fim;
  • Relax first;
  • Não iríamos estar expostos ao calor de Bangkok- Chiang Mai logo na primeira semana (Já vos disse que Abril / Maio são os piores meses de calor por lá :) ?)
Desvantagens;
  • A viagem de comboio Bangkok-Chiang Mai não poderia ser feita;
  • Risco de perder o voo interno em Bangkok para Phuket;
  • O dia seguinte teria de ser forçosamente para descanso das tropas;

Decidido o plano marcámos os voos internos para 4 pessoas. As escolhas recaíram sobre:
  • Bangkok Airways para fazer Bangkok-> Phuket. Bangkok Airways foi uma escolha prática porque partia do próprio aeroporto onde iríamos chegar pela Emirates e assim não precisávamos de trocar de aeroporto. Além disso tem um lounge fantástico onde se pode relaxar e petiscar de graça (recomendo).
  • Air Asia para os restantes.
A escolha dos hotéis foi sempre com a premissa de poupar sempre que possível para gastar à grande nas Phi Phi.

Voos:
Emirates | Book Flights, Hotels and Car Rental
https://www.skyscanner.pt/
AirAsia | Cheap flights to Bangkok, Singapore, Hong Kong, Siem Reap, Taipei | Book online now
https://www.bangkokair.com/eng

Hoteis:
trivago.pt - O maior comparador de preços de hotéis do mundo
Hotelsuche | Hotels.com
Booking.com: 942,652 hotels worldwide. Book your hotel now!
Agoda.com: Smarter Hotel Booking
TripAdvisor: Read Reviews, Compare Prices & Book (apenas para ler reviews)

Meteorologia:
Thai Meteorological Department
WindGURU: United States - Maui (north shore)
Phuket. Karon Beach. Live Camera

Pagamento:
Consumidores - MBNet
Comprar, vender e transferir dinheiro pela Internet - PayPal Portugal

 
Última edição:

TBY

Membro Ativo
23/24 Abril 2016 - Viagem
Acordámos por volta das 07:15 da manhã para estarmos no aeroporto por volta das 11:15. O voo estava previsto para as 14:15, mas com atraso de 40 minutos. Apesar do atraso, chegámos à hora prevista tanto ao Dubai como a Bangkok, por volta das 12:10, hora local. Todos os voos foram relativamente tranquilos com o patrocínio de um serviço de topo a cargo da Emirates e o tempo de escala no Dubai foi mais que suficiente (2h 30m). O aeroporto do Dubai é super luxuoso e enorme. Antes de aterrar estivemos em fila de espera no ar, devido ao intenso tráfego aéreo que se fazia sentir na altura (2:00am). Demorámos cerca de 30 minutos de autocarro para trocar de terminal depois de sairmos do avião, e sentimos logo o primeiro bafo de calor (às duas e tal da manhã o calor era super evidente). Antes do embarque rumo a Bangkok, uma das minhas amigas perdeu temporariamente toda a documentação no WC, sem dar conta. Já só se apercebeu na porta de embarque e foram todas a correr para o WC enquanto eu fiquei a hiper ventilar à espera que o melhor acontecesse, isto é, encontrarem a documentação. Felizmente tudo acabou em bem, mas valeu para o susto!!

A Emirates:
A minha expectativa ia em alta e a Emirates não defraudou em nada. Comida excelente, Wifi a bordo, todo o tipo de entretimento, filmes recentes, snacks e bebidas grátis durante os voos e uma equipa mesmo muito prestável e simpática. O espaço entre bancos também me pareceu mais folgado em relação a outras companhias aéreas (mais no 777 que no A380). O serviço prestado antes do voo quer na marcação grátis de lugar, quer na escolha de refeições (muita escolha) também é um ponto a favor. Só houve um detalhe, no voo Dubai-Bangkok ia um frrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrriooooooooooooo dentro do avião. As refeições no sentido Lisboa->Dubai-> Lisboa foram sempre melhores que no sentido Dubai->Bangkok->Dubai.

Refeição Lisboa->Dubai

Nós a beber um GIN a bordo :cool::cool::cool:.

A380 :eek::eek:


Já em Bangkok demorámos cerca de 1 hora entre emigração e malas. De seguida, fomos fazer novo check-in no voo da Bangkok Airways para Phuket, que partiria às 16:50. Tínhamos ainda cerca de 3h30m de espera. Aproveitámos este intervalo para trocar euros por THB's no piso -1 no Super Rich a 39.10, comer qualquer coisa, passar pela zona de segurança e ir em direção ao lounge da Bangkok Airways onde estivemos até à hora da partida do voo.

Super Rich
Dica Portal das Viagens
Super Rich International Exchange(1965) - ซุปเปอร์ริช แลกเปลี่ยนเงินตราต่างประเทศ

Bangkok Airways
Escolhemos a Bangkok Airways para fazer o voo para Phuket não por ser a mais barata, mas porque apresentava as seguintes vantagens:
  • Apresentava o preço mais barato a sair do aeroporto de Suvarnabhumi, com um horário folgado em relação à nossa hora de chegada (3h>).
  • Não precisávamos de perder tempo para trocar de Aeroporto.
  • Tinha refeição a bordo e mala de porão incluída no preço da tarifa.
  • Acesso ao Lounge. Chegámos estoirados depois de mais de 24 horas de viagem e este espaço revelou-se muito agradável.
  • A diferença da tarifa mais barata eram 11€ por pessoa e teríamos de trocar de aeroporto. Aqui valeu o velho ditado "Time is money".

Lounge
Bangkok Airways
O lounge da Bangkok Airways é muito bom, tem Wifi grátis , snacks e bebidas grátis à descrição e umas cadeiras bem confortáveis. Valeu a pena em relação à diferença da tarifa mais barata. Infelizmente estava tão cansado que nem fotos tirei.


Passar da Emirates para a Bangkok Airways foi um belo de um choque :). O cansaço era imenso, serviram um snack que sabia a detergente da louça (gengibre??) e o avião ainda abanou um pouco durante o voo. Felizmente o voo foi curto (01:15h) e lá aterrámos em segurança. As malas também apareceram relativamente rápido e fomos tentar descobrir o nosso motorista na zona de chegadas para nos levar finalmente ao nosso destino final. Segue a baixo a informação em relação ao transfer. Foi o único que levei marcado de Portugal.

Transfer Phuket Airport - Khao Lak
Cheaper than hotel Taxis
Marcado no facebook por chat em:
Thanabodee Krongyut (Boss of Cheaper than Hotel Taxis in Khao Lak)
1300 THB`s para 4 pessoas num SUV de luxo. O mais barato que vi pela Internet.
Pago na chegada ao Hotel.

Quando chegámos, o motorista já lá estava com a placa com o meu nome. Partimos por volta das 18:35 e foi cerca de 1h30m de viagem entre o aeroporto e o nosso Hotel. Esta viagem fez-me relembrar o quão bem alguns tailandeses cumprem o código da estrada (isso existe por lá?). O nosso motorista a dada altura acho que conseguiu fazer a proeza de fazer uma ultrapassagem num duplo continuo antes de uma curva com pouca visibilidade (era praticamente de noite) a falar ao telemóvel sem cinto de segurança. Confesso que ainda pensei perguntar-lhe se ele não queria fazer o pleno e dizer-me que estava alcoolizado ou então que não tinha carta ou pior, as duas coisas.
Mas isso também não interessa nada, chegámos em segurança ao nosso hotel marcava o relógio 20 horas e 20 minutos. Fizemos check-in, pusémos as malas nos quartos e fomos jantar ao centro da vila. Pedimos 2 doses de Spring Rolls, 4 Pad Thai's, 2 Fruit Juice e 2 Colas e pagámos cerca de 880 THB e foi o melhor sitio onde comemos na nossa curta estadia por Khao Lak. Depois hotel, banho e dormir que já todos merecíamos após mais de 30 horas de viagem ;).
 
Última edição:

TBY

Membro Ativo
25 Abril 2016 - Khao Lak


Khao Lak fica a norte de Phuket, e se considerarmos que Phuket é o nosso Algarve, Khao Lak seria o nosso Alentejo. Extremamente calmo, ideal para famílias e pessoas que procuram descanso e relaxe. Foi também a zona mais afetada pelo Tsunami de 2004 na costa oeste da Tailândia. Existe um memorial, mas não o visitámos. Escolhemos Khao Lak porque o único dia que aqui iríamos passar seria para recuperar da viagem e, além disso ficava perto do pier onde iríamos apanhar o speed boat para as Similan, o que nos iria permitir dormir mais uma hora. Além disso foi uma escolha diferente do normal e digo-vos já que fiquei com pena de não passar lá pelo menos mais um dia para visitar as praias à volta. As praias aqui não são as mais bonitas que vimos pela Tailândia mas cumprem os mínimos. A água estava quente, o mar calmo embora houvesse ainda algumas ondas com força considerável junto à rebentação. O dia foi passado entre praia a piscina do hotel e o centro da vila em modo relaxe máximo. Almoçamos pizzas no resturante "Pizzaria de bono" e jantámos novamente no centro da vila embora desta vez não tenha gostado tanto. Pagámos a volta de 780 THB ao almoço por 2 pizzas e 4 bebidas e 900 TBHs ao jantar por uma degustação de pratos tipicamente tailandeses. Também experimentámos (eu!!!) vários cocktails do bar do Hotel a 100/120 THB cada um. O tempo esteve sempre soalheiro com poucas nuvens, tendo chovido durante 20 minutos ao final da tarde, o que foi ótimo porque estava mesmo imenso calor. Fomos dormir relativamente cedo porque ainda estávamos cansados da viagem do dia anterior e no dia seguinte iríamos ter um dia exigente ao nível físico. O dia iria incluir a excursão às Similan Islands e o transfer para Phuket Town.

Hotel
The Leaf Oceanside

The Leaf Oceanside by Katathani Resorts - Khao Lak
Marcado pelo Hotels.com e pago na altura da reserva.
Hotel com excelente infraestrutura, a 5 minutos a pé da praia e a 10 minutos do centro da vila. Ótima piscina, pequeno almoço variado e saboroso , calmo, confortável e mais importante que tudo, limpo. O preço também ficou relativamente em conta. Ficámos com um quarto relativamente antigo onde as fechaduras ainda eram no estilo antigo e o cofre era de chave. Aqui têm algum espaço para melhorar dado que na primeira noite que lá passámos houve tempestade e acordámos de manhã com a porta semi-aberta . Existe muita bicharada por lá mas isso é assim no geral.



Notas:
Quando referi que existe uma rebentação forte junto à costa não estava a brincar. Uma das minhas amigas ao pé da rebentação distraiu-se e apanhou uma dessas ondas tendo-se aleijado à seria, porque veio a arrastar mais de 3 metros nas pedras que estavam no areal. Cortou-se em 3 sítios. No pé tinha mesmo ferida exposta o que acabou por lhe condicionar um pouco os dias seguintes. Mas felizmente não foi nada de grave. Para primeiro dia de férias não teve muita sorte. Deixo algumas fotos que fomos tirando durante a nossa curta estadia por estas paragens:

Companheiras de viagem:
Drinks
A sobremesa :cool::cool:
 
Última edição:

TBY

Membro Ativo
26 de Abril - Similan Islands


Acordámos por volta das 7:45, tomámos o pequeno almoço, fomos buscar as malas ao quarto e fizemos o check-out. Por esta altura já a carrinha estava estacionada à nossa espera para nos levar para o pier (pontuais). Contratámos a excursão pela Phuket tours. Entrámos para a carrinha com toda a nossa bagagem e ainda fizemos duas paragens antes de chegar ao pier. Quando chegámos travámos logo conhecimento com a nossa guia/monitora da excursão, uma senhora extremamente energética, comunicativa e simpática que se auto denominava SEXY LADY. Estavam perto de 45 pessoas para fazer a excursão, muitas famílias com crianças e bebés. Dadas as indicações gerais da excursão como cuidados a ter, guia da visita, o que fazer, o que não fazer etc partimos em direção à praia onde estava já o speedboat à nossa espera. Todos nós tomámos por precaução 1 comprimido para o enjoo. Coletes vestidos e lá seguimos nós numa viagem que durou aproximadamente 1 hora e 20 minutos.

A excursão consistia em dois momentos de 45 minutos de snorkeling e paragem em duas das nove ilhas do arquipélago. Antes de avançar quero dizer simplesmente que as Similan são O paraiso, paisagens deslumbrantes, água azul turquesa quentinha a fazer lembrar o melhor do melhor das Caraíbas. O único problema foi mesmo só ter passado meia dúzia de horas por lá e claro a massificação turística que se faz sentir. Acho que se houver uma próxima, será certamente para pernoitar lá, disso não tenho dúvidas. As praias são maravilhosas, o Viewpoint fantástico, embora não seja propriamente fácil e seguro lá chegar. Mas nada do que escreva chega ás fotos fantásticas que lá tirámos.
Voltando à excursão em si, nos dois pontos de snorkeling, na realidade não deu para ver grande coisa, infelizmente. Deu para tomar banho (já comi sopas mais frias falando da temperatura da água) e apreciar as paisagens. De seguida fomos para a ilha Koh Miang onde almoçámos (estava incluindo no preço) umas coxas de frango muito mas muito saborosas entre outras iguarias. Pena serem apenas duas por pessoa (as coxas). Havia mais que tempo para quem quisesse ainda explorar um pouco da ilha. À hora marcada saímos em direção à outra ilha mas ainda não tinham passado 2 minutos até que deram pela falta de uma pessoa. Bem aquilo é que a guia BERRAVA do barco para a praia, estava mesmo furibunda falando em inglês e tailandês ao mesmo tempo. Com esta brincadeira perdemos mais de 20 minutos até que o herói que tinha ficado na praia lá se lembrou que afinal tinha de abandonar!!! Teve mesmo muita sorte, mais 5 minutos e já só vinha para terra no dia seguinte. Lá seguimos a ilha Koh Similan mas o tempo que perdemos à espera foi descontado no tempo que tínhamos para explorar esta ilha :( . A maré estava a descer e havia o risco dos speedboats encalharem e não saírem da praia. Mesmo assim ainda deu para ir ao Viewpoint e fazer um pouco de praia. 15:40 hora de arrancar para terra, mais 1h 20m de caminho.

Snorkeling

Ilha 3

Ilha X + Viewpoint
Aqui percebe-se a massificação turistica que existe nas Similan

Mas o "melhor" tinha ficado para o fim. O significado de "Morrer na praia" para mim ganhou outro sentido quando a 150 metros da praia o speedboat simplesmente parou. Lá pensei, se calhar a diferença dos 800 THB (em relação às outras operadoras) é porque afinal temos de ir a nado. Não, melhor que isso, o combustível tinha simplesmente A C A B A D O ! Pode repetir? O combustível acabou. Oi ? Ponteiro da reserva? Não funciona!! :eek::eek::eek::eek: E nós a ver a praia, com a ondulação a abanar bem o barco. Ainda tivemos à espera uns 20/30 minutos até que um outro barco da mesma operadora viesse com um bidão de combustível. Pronto, assunto resolvido e lá atracámos na praia são e salvos! Brincadeira interessante porque foi a 150 metros da costa, em alto mar não sei se iria ter tanta piada. No fim serviram um gelado a cada pessoa e cada um foi distribuído pelas carrinhas que iriam fazer o transfer de volta.
Na nossa carrinha íamos apenas nós o que deu para pousar as malas à vontade, mas antes tivemos de dar a morada do hotel onde pretendíamos ser entregues. 2 horas e 20 minutos depois (19:45) chegámos ao hotel Meroom em Phuket Town depois do nosso condutor se ter perdido duas vezes, feito 10 telefonemas, duas paragens em pleno trânsito para perguntar indicações (e com o GPS ligado). Corajoso o pobre do homem. Apanhámos um transito caótico em Phuket Town, mas deu para dormitar 1 hora tal na carrinha, tal era o cansaço:)
Tínhamos previsto algum tempo para ver Phuket Town, mas como chegámos tão cansados, fizemos apenas check-in, marcámos o transfer + bilhetes de Ferry no próprio hotel e fomos jantar qualquer coisa. Comemos num restaurante de massas perto do hotel. Uma palavra para o jantar, PÉSSIMO. Caro, péssimo serviço e pouca comida embora esta até fosse relativamente saborosa. Pagámos cerca de 800 THB para ficarmos com fome. Regressámos ao hotel para descansar, porque no dia seguinte tínhamos o transfer do hotel para o pier as 07:50 para, de seguida apanhar o ferry das 08:30 em direção às ilhas Phi Phi :cool::cool:.

Phuket tours
Phuket Tours Direct
2400 THB / pessoa pago por Paypal 2 dias antes do primeiro dia de viagem.
Escolhemos a Phuket tours porque:
  • Apresentava o melhor preço por pessoa do que vi pela Internet. 3200 THB é o normal e 800 THB de diferença ainda era dinheiro;
  • Faziam o transfer para Phuket Town apenas por 100 THB por pessoa desde que as nossas malas não ocupassem um lugar extra. Como íamos com mochila às costas isto não era problema. Era também uma poupança grande em relação a contratar um transfer à parte.
  • Guardavam as nossas malas de viagem durante a excursão. Passámos tudo o que era de valor para outra mochila e essa andou connosco durante a excursão.
  • Faziam o pickup gratuito em Khao Lak.
Avaliando a excursão em si e excluindo o destino da mesma,porque esse é de ficar sem palavras, atribuo nota positiva mesmo com o pequeno percalço no fim da excursão. Pelo preço pago acho que cumpriu, embora tenha achado que o snorkeling foi mesmo muito fraquinho. Além disso a tripulação foi sempre muito prestável, nunca faltaram bebidas e snacks, a guia teve sempre uma atitude muito positiva e agradável mesmo perante os problemas que foram aparecendo. Na realidade a guia fisgou dois jovens bem parecidos que iam na excursão e só não saiu de lá casada com um deles porque os astros nesse dia não estavam para lá virados ;) porque meus amigos, ela bem tentou :p !

Merrom Hotel
Marcado pelo Booking. pagamento efetuado no check-in.
  • (+) Hotel pequeno (apenas 7 quartos) mas com um design espetacular e completamente fora do vulgar.
  • (-) Pequeno almoço básico;
  • (+) A equipa do hotel na nossa curta estadia foi bastante prestável.
  • (+) Quartos confortáveis e limpos;
  • (+) Próximo do pier;
  • (-/+) Preço equilibrado;
Algumas fotos do interior do Hotel:
 
Última edição:

TBY

Membro Ativo
27 Abril de 2016 - Ferry + Phi Phi

Acordámos cedinho, tomámos o pequeno almoço que era ao estilo continental (ovos, salsichas , pão etc), fizemos o check-out e partimos em direção ao pier no táxi contratado no dia anterior.
Do hotel ao pier foram 10 minutos e fomos à conversa com o taxista. O taxista aproveitou a conversa para tentar perceber se conseguia ali mais negócio o que acabou por acontecer, já que fizemos o trajeto pier -> Phuket Airport com ele por 700 THB para os 4. Entregues no pier fomos levantar os bilhetes, ir para o Ferry, colocar as nossas malas no sitio indicado e arranjar um lugar a descoberto de maneira a apreciarmos a paisagem durante a viagem. Ainda antes do Ferry partir fomos beber um chá e comer uma bolachas, cortesia da empresa transportadora. O Ferry partiu com 30 minutos de atraso :( e pareceu-me que foi à espera de alguém que estava atrasado pois mal entrou um casal de chineses o barco arrancou logo.
A duração da viagem foi de 1h 40m, e antes de atracar em Phi Phi Don passou por Phi Phi Ley para ver Maya Bay. Durante a viagem conhecemos alguns portugueses com quem tivemos hipótese de conversar. O Ferry ia cheio, cheio de pessoas, umas em excursão de apenas um dia pelas Phi Phi, outras como nós, em trânsito. A viagem ao ar livre fez-se muito bem, o vento acabou por cortar o calor que se já sentia logo de manhã, mas foi preciso ter muito cuidado com a exposição solar. O protetor solar aqui é obrigatório.

Maya "Full" Bay a partir do Ferry

Quando chegámos às Phi Phi pagámos a taxa de 20 THB por pessoa e fomos procurar o long tail do nosso hotel para seguirmos até Long Beach. Para as minhas amigas foi a primeira vez nas Phi Phi / Long Beach, para mim é para a minha esposa foi a segunda, e desta vez o bom tempo esteve sempre presente durante toda a nossa estadia.
Comparando as Phi Phi deste ano com as Phi Phi do ano passado, realmente o facto do tempo ter estado mais soalheiro, o mar muito mais calmo e o vento muito mais fraco fez toda a diferença. Ainda bem que voltámos às Phi Phi ;)
Ficámos 4 dias nas Phi Phi, 3 noites em Long Beach no Phi Phi The Beach Resort Hotel e uma noite no centro no hotel Sea Shell Hut. Ficámos a última noite no centro para conhecer o ambiente, visitar o Viewpoint e porque no dia da partida iríamos sair no ferry das 9 da manhã, ou seja, não valia a pena estar a gastar balúrdios nessa noite.

Long Beach
  • Isolado do centro, ótimo para relaxar e aproveitar as boas praias de que dispõe. A praia de Long Beach com tantos long tails atracados fica pouco bonita. Além disso o espaço para banhos é reduzido.
  • Hotelaria superior em relação ao centro;
  • Tem várias opções de preço na hotelaria mas em média é mais caro que no centro.
  • Pouca oferta gastronómica o que acaba por elevar os preços das refeições;
  • Ausência de festas noturnas ;);
  • Transporte para o centro de long tail ou a pé (mais ou menos 30 minutos a pé pela selva).
Phi Phi The Beach Resort Hotel
Phi Phi The Beach Resort, Phi Phi Island, Thailand.
Marcado no hotels.com e pago na altura da reserva.
  • (+) Hotel limpo, calmo, super confortável, Bungalow's grandes, vista parcial para o mar muito boa, staff atencioso.
  • (+) Transporte gratuito do pier para o hotel e vise-versa no dia do check-in in e check-out respetivamente.
  • (+) Praia muito boa. Loh Moo Dee Beach a 10 minutos a pé.
  • (+) Mini bar gratuito.
  • (+) Pequeno almoço variado com uns mini croissants de manteiga do outro mundo.
  • (-) O preço. Época alta fica entre os 110€/130€ por noite. É muito caro.
  • (-) Para chegar aos Bungalow's no topo é preciso ir de carrinho ou fazer uma subida a pé ainda puxada.
  • (-) Preço do restaurante é caro mas existem opções mais económicas em hotéis vizinhos.
  • (-) Alguns dos Bungalow's já são antigos e precisam de algumas obras.

Este hotel foi o mais caro de toda a viagem e para nós (eu e esposa) a segunda vez por cá. Embora seja muito caro acho que acaba por valer a pena. Existem outros hotéis por Long Beach bem mais baratos que este. Poupámos em quase todo o lado para poder gastar aqui e valeu a pena esse esforço.Chegados ao hotel os quartos ainda não estavam prontos. Fomos logo dar um mergulho nas águas quentes e cristalinas de Long Beach para refrescar. Estava um calor abrasador.


Aproveitámos que ainda faltavam 45 minutos para a uma da tarde e fomos almoçar ao restaurante do hotel vizinho. No ano passado tínhamos comido lá bastantes vezes e o preço era em conta. Mas agora os preços estavam idênticos ao do nosso hotel por ainda ser época alta. Gastámos quase 1100 THB os 4, mas comemos muito bem. Eu comi aquele que foi o melhor Pai Thai de ambas as minhas viagens pela Thai (e também o mais caro por sinal).


Depois de almoçar colocámos as malas nos quartos e passámos o resto do dia na praia a "abobrar", sem fazer nenhum entre banhos de sol, mergulhos, sonecas e cocktail's como mandam as boas práticas das férias ;). Mas antes ainda deu para a minha querida esposa tentar passar um vestido com o ferro que uma das nossas amigas tinha levado, que ao ligar simplesmente rebentou o quadro do bungalow!! Digamos que a tomada ficou assim para o negra também. O Staff do hotel foi rápido a resolver o problema. O culpado acabou por ser o ar condicionado, versão oficial :p:p:p !!
Neste dia já jantámos no restaurante mais barato de Long Beach, no fim da praia ao pé do único mini mercado existente. O restaurante chama-se PP Family e o preço é em conta para a qualidade da comida (200-240 THB por pessoa em média, prato mais bebida). A qualidade da comida é inversamente proporcional à simpatia dos funcionários, mas não se pode ter tudo não é ? ;)
 
Última edição:

TBY

Membro Ativo
Última edição:

TBY

Membro Ativo
28 de Abril 2016 - Excursão Phi Phi Ley Mr Chet


Mr. Chet Longtail Boat Trip
Mr. Chet Longtail Boat Trip
Mr Chet Swimming, Snorkelling and Shark Spotting Longtail Boat Tours.
Marcado por e-mail. 1500 TBH por pessoa. Pago no fim da excursão

  • (+) Excursão privada com um máximo de 6 pessoas;
  • (+) Visita à Phi Phi Lagoon praticamente vazia (só por isto vale a pena).
  • (+) Visita a Maya Bay antes dos speedboats de Krabi / Phuket chegarem.
  • (+) Mr Chet é um excelente guia, principalmente para aqueles que adoram snorkelling. Nativo das Phi Phi conhece os melhores spots para Snorkelling.
  • (+) Como são poucas pessoas o Mr Chet tira fotos inclusive debaixo de água a todos e coloca no Facebook (link em cima).
  • (-) Caro em relação à média. 1500 THB / pessoa mas acaba por ter uma boa relação qualidade/preço caso sejam amantes de snorkelling.
  • (-) Como é de long tail não se vai às ilhas vizinhas (Mosquito e Banboo Island) por isso é preciso nova excursão para estas ilhas.
Acordámos cedinho, e já com a mochila preparada de véspera para a nossa excursão, fomos ao pequeno almoço que é tomado muito perto da praia. Este hotel foi o que apresentou o melhor pequeno almoço de toda a viagem, aliás já no ano passado tinha ficado com este titulo. Os mini croissants de manteiga são de outro mundo, simplesmente divinais. O pequeno almoço tem muita variedade e apresenta bastante qualidade. Eu tive sempre companhia extra ao pequeno almoço

Marcámos a excursão para os 4 ainda em Portugal, eu e a minha esposa já a tínhamos feito no ano passado, mas com muito mau tempo e esta foi a oportunidade para o tira teimas, para ver se realmente valia a pena ou não. Não defraudou em nada e o tempo teve um papel determinante ( o bom tempo claro). Embarcámos na praia do Hotel à hora indicada (8:30), estava maré vaza o que facilitou bastante.




Connosco o barco encheu e seguimos rumo a Phi Phi Ley com primeira paragem na lagoa. O mr Chet explica logo que é preferível ir primeiro à lagoa em vez de Maya Bay (na minha humilde opinião a beleza da lagoa bate a milhas Maya Bay). A viagem foi super tranquila, o mar esta mesmo flat sem ondulação aparente o que em comparação com ano passado foi uma agradável surpresa. No ano passado fizemos toda a viagem com ondas de 1,5m / 2m de sudoeste, muito mau mesmo :( Antes de chegar à lagoa passámos pela Viking Cave para umas fotos. Em relação à lagoa não há muito a dizer, é um must see praticamente deserta. No ano passado tinha sido excelente, este ano foi "sopimpa", um dos pontos altos da excursão.



De seguida fomos para Maya Bay. Demorámos cerca de 15/20 minutos e chegámos antes dos speedboats de Krabi/Phuket. Ainda não estava apinhada de gente embora já se sentisse a presença turística neste pequeno pedaço de terra. O calor já se fazia sentir e o céu descoberto e o sol alto deram outra beleza, beleza essa que tinha faltado no ano passado. Estivemos cerca de 1 hora em Maya Bay e após 20/30 minutos da nossa chegada lá apareceu a enchente de speedboats para visitar a ilha. Maya Bay cumpre mas não encanta na minha opinião, pelo menos em visita normal. Passar uma noite por lá será diferente certamente.

Depois de sairmos de May Bay seguiram-se duas sessões de snorkelling. A primeira numa zona de lagoa ao pé da praia onde iríamos almoçar, com pouca profundidade para quem nunca tinha experimentado ou quisesse ir apenas com o colete. Os peixinhos eram imensos e variados e o fundo do mar era rico. O Mr Chet indicou que este dia era um excelente dia para snorkelling, porque estava half moon e as marés eram de 12 horas se não me engano, o que tinha influência no estado do mar.


A segunda incursão de snorkelling foi já numa zona de mar a descoberto junto a rochas, para ir sem colete e com as barbatanas. Aqui o Mr Chet serviu de guia e fotógrafo no fundo do mar. Esta zona não tinha comparação com a primeira, muito mais rica, com um fundo do mar muito mais profundo e belo. Eu fui em ambas e as minhas amigas apenas na primeira. Quem não foi na segunda incursão ficou na praia onde se iria almoçar. Não tirei fotos, apenas filmei algumas partes. Já no barco prontos para ir almoçar o motor decidiu não querer pegar. Lembrei-me logo das Similan mas vá, passados uns 5/10 minutos lá decidiu arrancar.



Matámos a fome com um arroz de frango tailandês que até estava bom e fizemos um pouco de praia nessa zona. Em seguida voltámos para a ilha principal para ver a praia do macacos. A maré estava alta e aquela zona estava apinhada de barcos, por isso o Mr Chet encostou o barco mesmo próximo das rochas onde muitos macacos nos olhavam. Escusado será dizer que fomos assaltados por um macaco enquanto estávamos distraídos a tirar fotos. O ladrão salta para o barco, avança sobre ele e rouba a garrafa de 1,5L de agua a uma das minhas amigas, tirada diretamente de dentro da mala. Em seguida colocou-se em fuga até à proa do barco e dá um grande salto para as rochas com a garrafa na boca. Incrédulos vimos o macaco já nas rochas a abrir a garrafa e a beber água como se de uma pessoa se tratasse. Ainda sorriu para a nós no fim.


Para finalizar a excursão o belo do snorkelling para ver os tubarões mesmo ao pé do nosso hotel. Inicialmente só eu é que saltei para dentro de água mas não vi nada de tubarões, só peixinhos. Tinha perguntado o tamanho deles e o Mr Chet disse-me que eram pequenos. Lá convenci a minha esposa a vir para dentro de água. Nisto o Mr Chet salta também para dentro de água e juntamente com ele lá conseguimos ver os bichos, já um pouco afastados do nosso barco. "Pequenos" para mim eram tipo bebés mas aqueles já eram adultos e um pouco maiores do que estava à espera. Seguimos uns quantos até que vimos uma "alcateia" deles, uns 3 ou 4 e foi ai que decidimos democraticamente que estava na altura de abandonar rumo ao barco :rolleyes::rolleyes::rolleyes:.


Terminou assim a nossa excursão e podem encontrar mais fotos da mesma em:
Mr. Chet Longtail Boat Trip
Pagámos, desembarcamos na praia, fomos descansar um pouco e comer qualquer coisa e em seguida -> "Abobrar" na praia o resto da santa tarde, desta vez para Loh Moo Dee Beach. A praia de Loh Moo Dee Beach fica na zona oposta a Long Beach e é preciso subir a colina até ao topo e voltar a descer. Demora-se uns 15 minutos a pé até chegar ao areal.


Ao fim do dia jantar e deitar cedo porque o cansaço apertava sempre, e às 9 da noite já a malta estava mais para lá do que para cá.
 
Última edição:

TBY

Membro Ativo
29 Abril de 2016 - Loh Moo Dee Beach

Bem este dia foi muito mexido e agitado. O que fizemos? nada. isso mesmo nada. Passámos o dia inteiramente na praia aproveitar o sol, a água quentinha e o calor. Escolhemos a praia de Loh Moo Dee Beach para passar o dia. Esta praia é sem dúvida muito melhor do que Long Beach, embora seja super turística. Entre as 11:00 e as 16:00 param muitos speedboats cheios de turistas, mas fora desse período é o paraíso autêntico. Existem imensas cadeiras e espreguiçadeiras espalhadas pelo longo areal mas supostamente são a pagar. A praia é explorada pelos locais que lá vivem, maioritariamente pessoas ligadas à pesca e ao turismo da praia. Quando chegámos ainda não eram 9 da manhâ e a maré estava assim super baixa. À tarde era o pico mais alto da maré, mas mesmo assim tínhamos água pela cintura mesmo longe da costa.


Macadas:

Roow View

Fim do dia:

Á noite fizemos as malas pois no dia seguinte íamos fazer o check-out :(:( do hotel para passarmos o último dia no centro. Decidimos que no último dia era para levantar às 05:50 para tentar ver o nascer do sol.
 
Última edição:

TBY

Membro Ativo
30 Abril de 2016 - Phi Phi Centro + ViewPoint

Como combinado, acordámos por volta das 05:50 e meio a dormir, fomos até ao ponto onde se vê o nascer do sol. O caminho do nosso hotel até lá é pelo meio das casas dos locais e demorou 10 minutos. Chegámos lá, o Sol também marcou presença mas as nuvens essas que não tinham sido convidadas também apareceram, estragando um pouco a experiência :mad::mad:


Seguimos novamente para o hotel e fomos diretamente para a àgua por volta das 07:20 fazer tempo até ao pequeno almoço. Depois do pequeno almoço novamente praia, fazer check-out às 11H e apanhar o transfer para o centro gratuito às 13 horas.

O tempo estava assim tristonho, tal como nós por abandonarmos Long Beach:

Chegados ao pier fomos diretamente para o nosso hotel fazer check in e pousar as malas. O Hotel escolhido foi o Sea Shell Hut Phi Phi apenas para uma noite.

Sea Shell Hut Phi Phi
Marcado no booking.com
pagamento efetuado no check-in
  • (+) Boa relação preço/qualidade.
  • (+) Ar Condicionado.
  • (+) Limpo.
  • (+) Apenas para uma ou duas noites no máximo.
  • (-) Cofre fica na receção junto à porta de entrada do hotel.
  • (-) Barulho durante a noite.
  • (-) Funcionários.
  • (-) Conforto.
  • (-) Sem pequeno almoço.
Passar da Emirates para a Bangkok Airways foi igual a passar do Phi Phi Beach Resort para o Sea Shell Hut ;);) . Este hotel é bom para passar uma ou duas noites no máximo. Os quartos são extremamente pequenos e básicos mas tem ar condicionado e é limpo. O preço também foi convidativo (30€ para os 4, dois quartos). Depois de instalados saímos para almoçar. Junto ao hotel existe um pequeno mercado e por sorte decidimos ir ao Pa-Noi Thai Food. Excelente escolha. O restaurante é limpo, gerido por um casal simpático e apresenta muito boa qualidade na comida. Comemos Pad Thai's e bebemos sumos de fruta, pagámos menos de 500 THB para os 4. As paredes do restaurante estão forradas com mensagens de viajantes que lá comeram. A mensagem mais comum é "Best Phai Thai ever!" e confirmo, muito bom mesmo :).

Fomos até à praia do centro, que é do lado contrário ao pier. Não é grande coisa sinceramente, a água é um pouco, para não dizer muito, suja. Depois fomos visitar o Viewpoint. Existem dois caminhos para o mesmo, um curto e super íngreme colina acima que vai dar diretamente à entrada do Viewpoint e outro pelo caminho de terra batida que vai dar a outros pontos da ilha. Este último mais longo e cansativo. Adivinhem qual nos calhou ? Pois esse mesmo o último, pois claro porque se fosse fácil estavam cá outros. As placas nem sempre indicam o caminho correto por aqueles lados :oops::oops: . Durante o percurso íngreme vimos imensos macacos e passámos por populações locais. Demorámos ainda 1 hora a chegar. A melhor altura para ir ao Viewpoint se calhar será de manha. Ao fim do dia o tempo está sempre um pouco nublado.


View Point
Entrada: 30 THB (salvo erro)


Descemos pelo caminho que deveríamos ter usado para subir e demorámos 15 minutos a fazê-lo. Fomos até ao Hotel tomar banho e saímos para ver os ambientes, jantar e assistir aos espetáculos na praia já à noitinha. Comemos umas fatias de pizza cada um, as meninas andaram nos investimentos no "barraquedo" e no fim fomos até ao areal ver os shows de fogo. Por volta das 22 horas voltámos para o Hotel para dormir. O dia seguinte era de viagem já que íamos sair da zona de praia e abraçar a cultura do pais. Durante a noite abateu-se um temporal à séria na ilha, vento forte, trovoada e chuva torrencial (o tempo não gostou nada que fossemos embora). Felizmente foram apenas 10 minutos e de manha estava novamente um sol quentinho.

Centro Phi Phi
O centro é a nossa Albufeira versão 3.0 mas muito mais confusa, e é pena que depois do tsunami não tenha existido um bom planeamento urbano desta zona. Aqui habitam hotéis, barracas, lojas, bares, restaurantes etc etc sem qualquer planeamento urbanístico. A praia não me parece grande coisa, sinceramente. Se a intenção é festa até o dia nascer este é o sitio certo. Também é extremamente mais barato comparando com outras zonas da ilha.
 
Última edição:

TBY

Membro Ativo
01 Maio de 2016 - Viagem Chiang Mai

Acordámos cedinho (7:45) e como nem desfizemos as malas demorámos pouco tempo até fazer o check-out. Aqui ainda tivemos de esperar que um dos funcionários fosse dar uma vista de olhos nos quartos. Olhámos uns para os outros a pensar: "Como se o quarto tivesse alguma coisa para levar" !!!
Depois de verificados os quartos e termos "ordem" para sair fomos procurar um sitio para tomar o pequeno almoço e seguimos em direção ao pier para apanhar o ferry das 9 da manhã. No pier, levantámos os nossos bilhetes e fomos logo abordados para comprar transfer em Phuket: 200 THB / p para o aeroporto, por exemplo (existem transfers para todo o lado a partir do pier), como já tínhamos o serviço contratado recusámos.
2 horas depois estávamos atracar no pier em Phuket onde o nosso motorista contratado por e-mail já lá estava.

Transfer pier -> Phuket Airport
Contratado por e-mail -> [email protected]
700 THB para 4.Pago à chegada ao aeroporto.

Daqui demorámos 1 hora até ao aeroporto de Phuket. Chegámos era 12:25 com voo as 14:20. Despachámos as malas porque tínhamos feito check-in online na Air Asia. Almoçamos no Subway, 1400 THB para os 4 :(:(:( e seguimos para a zona de embarque. O voo saiu a horas e foi tranquilo (2 horas) , a Air Asia tem um bom serviço para low cost. Aterrámos eram 16:30, esperámos pelas malas que apareceram relativamente rápido e fomos para o balcão de táxis arranjar um que nos levasse até o nosso hotel, perto do centro.

Transfer Chiang Mai Airport -> Star Hotel Chiang Mai
Contratado diretamente no aeroporto de Chiang Mai, balcão de táxis.
250 THB para 4
Arranjámos um táxi com um motorista que na realidade serviu de guia privado durante toda a nossa estadia em Chiang Mai.
Taxi Meter 226 , Mr Bainana. Serviço impecável.
Do aeroporto até ao nosso hotel demorámos 15 minutos. Durante a viagem o Mr Bainana sondou simpaticamente se queríamos fazer alguma excursão e qual. Como queríamos fazer a excursão a Chiang Rai + Laos perguntámos e ele disse que fazia 1000 THB por pessoa, apenas serviço de motorista. Pensámos e chegámos à conclusão que se calhar irmos só os 4 era uma boa ideia já que podíamos fazer o trajeto à nossa maneira. Ao deixar-nos no hotel ficou combinado então no dia seguinte às 08:30 o pick up para fazer a excursão.

Star Hotel Chiang Mai
Marcado no hotels.com e pago na altura da reserva.
  • (+) Boa relação preço/qualidade.
  • (+) Perto do bazar e a 10 minutos a pé do centro.
  • (+) Confortável.
  • (+) Funcionários simpáticos
  • (-) Pequeno almoço básico.
  • (-) Sem piscina.
  • (-) Alguns quartos já são relativamente antigos e precisam de manutenção.
Hora de check-in 17:10, portanto foram à volta de 10 horas de viagem das Phi Phi até Chiang Mai. Deixámos as malas e saímos a pé para a zona do centro já que estava a decorrer o Sunday Market. Antes disso ainda encontrámos um grupo de tugas com quem conversámos alguns minutos. Uma das vantagens de fazer a cultura na segunda semana de férias era poder presenciar o Sunday Market onde a cidade praticamente pára das 16:00 as 23:00 para ir às comprinhas. Chegados ao mercado...bem, não há palavras para descrever tanta gente, tanta barraca, tanto regateio, tanto barulho, tanta bugiganga. Ruas e ruas de barracas de perder o fim à vista. Chiang Mai é o Google das bugigangas, se não encontras no Google é porque não existe e aqui o lema é o mesmo. Ainda nem estávamos hà 30 minutos e percebemos logo a diferença de preços para o sul, logo no preço da água, dos sumos, das bugigangas. Uma peça de tecido que no sul custava 200 THB já depois do regateio aqui a mesma coisa saia por 90 THB, preço fixo e tabelado. E o calor UI, estavam praticamente 37 graus perto da 18 horas e sem mar/piscina para refrescar o_Oo_Oo_O
Até que por volta das 18h parou tudo, silêncio absoluto para ouvir o hino. Que momento. mal acaba, volta a confusão. Estivemos no Sunday Market das 17:40 até às 22 horas e aproveitámos para comprar a maior parte das recordações e prendas aqui. Jantámos num restaurante simples com prato + bebida e pagámos 320 THB.
"Oi ? 320 THB? Lá em baixo não pagavam à volta de 800-900 THB ? Pois, quando dizem que o norte é mais barato é a sério, aliás não é o norte que é barato, o sul é que é caro."



Para voltar para o hotel fomos de tuk-tuk, infelizmente fomos um pouco apertados porque o tuk-tuk era pequeno. Pagámos cerca de 160 THB para fazer o percurso e foi a primeira experiência das minhas amigas com tuk-tuk's.

DICA:
Peçam sempre os cartões de visita dos próprios hotéis porque tem o seu nome escrito ou então levem sempre impresso as moradas dos hotéis onde vão pernoitar. Assim, basta mostrar ao condutor que ele sabe logo onde fica. Tentar pronunciar o nome pode não correr bem e o mais certo é irem parar à China.

Chegámos ao hotel e no meu quarto não havia água quente. Ao abrir a torneira de água quente, o quadro elétrico disparava e só havia água fria. Para mim, estava ótimo mas a esposa gosta de tostar a tomar banho, mesmo com uma temperatura ambiente na rua de 30 graus. Assim, tive de ligar para a receção a dizer que não tinha água quente em inglês. Lembram-se da dica de pedir o cartão para não pronunciar nada? Aqui também se aplica porque apareceu um rapaz novo com duas garrafas de água para beber. Tinham percebido que não tínhamos água para beber! Apontei-lhe para o WC e disse "No Hot Water" e ele "Ok Ok, 2 minutes" . Voltou com toalhas de banho! FO********D******* !!! Puxei-o para dentro, liguei a água e disse "NOOOO HOOOOTTT WATTTTTERR! Lá percebeu e foi chamar o eletricista. Resolveu parcialmente porque agora já aguentava alguns minutos e foi o suficiente para tomar banho. De seguida aterrámos na cama para descansar porque o dia seguinte ia ser fisicamente muito exigente.
 
Última edição:

TBY

Membro Ativo
02 Maio de 2016 - Excursão White Temple + Tribo das mulheres Girafa + Triângulo Dourado + Laos
Excursão com motorista contratado.
Pago no fim da excursão. 1000 THB / pessoa
  • (+) Viagem privada. O roteiro é definido pelos próprios ou seja, nós.
  • (-) Não inclui guia.
  • (-) Não inclui almoços.
  • (+) Controlamos melhor o tempo em cada sitio e os tempos de espera.
  • (-) Mais caro que excursão coletiva. Só é vantajoso com 4 ou mais pessoas (encher o carro).
  • (-) Não inclui entradas.
Acordámos por volta das 7:30, preparámos as mochilas para a excursão e tomámos o pequeno almoço, fraco por sinal. Pouca variedade e pouca qualidade, fruta enlatada etc etc pelo que não comemos grande coisa. O nosso motorista chegou 10 minutos antes da hora combinada e saímos em direção ao Wat Rong Khun com uma paragem técnica a meio para comer/WC etc. O percurso que fizemos é em tudo semelhante ao percurso da excursão coletiva com a vantagem de sermos nós a controlar o tempo em cada sitio. Depois de sairmos de Chiang Mai andámos cerca de 1:20H até pararmos em Maekhajan Hot Springs para comer qualquer coisa, ir ao WC e ver os imensos mercados locais de prata (???!??) e outros metais. Estivemos aqui cerca de 30 minutos e vimos imensos turistas por esta zona.

Petisco saudável


Seguimos novamente caminho por entre montanhas e vales, num percurso a lembrar o Geres, e que findou 1:30h depois, no Wat Rong Khun (White Temple). Aqui, estivemos cerca de 1 hora. O templo em si é relativamente bonito e um pouco diferente do comum na Tailândia. Se por fora existe todo aquele código de conduta budista por dentro do templo existem pinturas do Star Wars, Homem Aranha, Dragon Ball, Transformers e muuuuuuuuuuito mais. As pinturas em si são muito bonitas e apresentam muita qualidade e produzem um efeito muito bom pois estão todas encaixadas.

Existem excepções à regra por todo o templo:

Depois do templo seguimos em direção a Keren Long Neck Village. O percurso demorou cerca de 45 minutos e estivemos cerca de 45 minutos aqui. À chegada vimos um incêndio de grandes dimensões a lavrar numa colina próxima. O calor esse era imenso visto que chegámos já passava das 13h, em pleno pico de calor (à volta de 43º C).

Keren Long Neck Village
  • 300 THB por pessoa.

Aqui a minha esposa a ser enganada pela garota que falava espanhol e tinha cá uma lábia para vender ui ui :rolleyes::rolleyes:

Pessoalmente penso que 300 THB é muito caro para aquilo que se vê, e por isso acho que não vale a pena o dinheiro investido, embora esta vila seja mais genuína que aquela que pode ser vista em Chiang Mai. Para quem não sabe, as mulheres girafa são consideradas extraterrestres pelo governo Tailandês. Da vila das mulheres Girafa partimos para o nosso destino final, o Golden Triangle que demorou cerca de 1 hora. Antes de embarcarmos na "casca de noz" a que chamam barco para fazer o tour Boat trip on the Mekong to Laos Island, almoçámos num restaurante à beira rio. Pedimos 4 Pad Thai's e 4 águas e pagámos cerca de 360 THB, mas o restaurante era um pouco para o caro e a comida era assim-assim. Depois de almoço, seguimos a pé até a fronteira com o Laos onde entregámos os passaportes temporariamente para assim poder fazer o tour (para os que andam sempre à caça do carimbo aqui não hà lugar a isso. Os passaportes ficam retidos na fronteira até acabar o tour onde são depois devolvidos). Se forem de excursão coletiva o mais certo é embarcarem nuns barcos grandes ao estilo turista que andam relativamente devagar caso contrário, e se forem poucos como nós, são enfiados em mini speed boats de madeira ao estilo da zona, uns barcos compridos e estreitos mas com uma potência de motor upa upa.

Boat trip on the Mekong to Laos Island
  • 800 THB por barco. 200 THB / pessoa.
O nosso cruzeiro:

Entre a viagem de barco, entrada na Laos Island para visitar as várias Primark's da zona e voltar foi cerca de 1:15h.
Luisa a rezar:

A minha esposa aproveitou a visita a esta ilha para comprar a sua prenda de aniversário e cobrar ao marido. Comprou uma bonita mala da Michael Kors ou pelo menos a tentar parecer que sim, preço inicial 3000 THB (76€), preço final 700 THB (18€) que tinha saído por 600 THB se tivesse mais 5 minutos e mais paciência. Este foi o sitio onde mais baixaram neste tipo de artigo, em Bangkok o mais baixo que conseguimos foi 1100 THB e não comprámos. A meio da nossa visita abateu-se uma tempestade de verão com trovoada e chuva mas depressa foi embora, mas ainda deu para assustar.

Primark:

Findo a nossa visita embarcámos de novo rumo à fronteira e depois de nos serem devolvidos os passaportes seguimos até ao Museu do Ópio e ao miradouro sobre o rio. No Museu do Ópio a entrada era algo entre os 30 e os 50 THB.


Finalizada a excursão eram cerca de 17:30, estavam uns bons 40º C e ainda tínhamos algo como 3:30h de viagem para trás que foram percorridos já a esforço. O nosso motorista foi sempre bastante prestável, simpático e acima de tudo muito profissional. Para aguentar as mais de 8 horas de caminho a conduzir bebeu ai uns 2 litros de café :cool::cool:.
Chegámos ao hotel por volta das 21:20 e decidimos que iríamos fazer o transporte para o Doi Suthep e aeroporto com o Mr Bainana pelo que ficou logo tudo marcado para as 14:30h do dia seguinte. Ainda tivemos coragem para ir jantar ao Night Bazaar, cortesia de aniversário da esposa que pagou o jantar (um balúrdio penso que não chegou aos 10€ para os 4). Estávamos todos a morrer de cansaço mas mulher que é mulher aguenta tudo, principalmente se tiver que ir ver bugigangas e barraquedo o que multiplicado por 3 ainda deu mais uma hora e menos uns 30€ nas carteiras a explorar o Night Bazaar :p. Já adormecemos relativamente tarde e no dia seguinte ficou decidido ir visitar o centro de Chiang Mai e o Doi Suthep, antes de arrancarmos para o destino final da viagem, Bangkok.
A titulo de remate no geral gostámos da excursão, embora seja extremamente cansativa porque são mais horas dentro de um carro que propriamente a visitar. Como já disse achei exagerado o preço para visitar a tribo das mulheres girafa. Gostei bastante do passeio de barco no rio e do White Temple.
 
Última edição:

TBY

Membro Ativo
03 Maio de 2016 - Chiang Mai + Doi Suthep

Transfer hotel - Doi Suthep - aeroporto
  • 1000 THB para os 4.
  • Pago à chegada ao aeroporto.

Acordámos um pouco mais tarde para recuperar do dia anterior, tomámos o pequeno almoço (fraquinho) e fizemos check-out do hotel. O hotel disponibiliza o serviço para guardar as malas, útil no nosso caso já que o nosso voo era só ao final do dia. Assim, depois de guardadas as malas partimos a pé rumo ao centro de Chiang Mai (15 minutos a pé até a entrada) onde passámos toda a manhã. Visitámos alguns templos sob um calor abrasador e almoçamos ao pé de um dos templos, naquele que foi o pior de todos os restaurantes da viagem. O pedido teve de ser feito recorrendo quase a sinais de fumo, enganaram-se em metade do pedido, a comida era muito má e os funcionários muito pouco simpáticos, à exceção da dona lá do sitio que ainda tentou apaziguar as coisas. Mesmo o preço sendo barato (pagámos 340 THB) já tínhamos comido muito melhor pelo mesmo preço.



O calor era imenso e a vontade de passear a pé já não era nenhuma, por isso decidimos apanhar um tuk tuk (160 THB) até ao hotel para refrescar e esperar pelo nosso motorista. Cerca das 14:15 o nosso motorista chegou, carregámos as bagagens e seguimos viagem até ao Doi Suthep ( 45 minutos de caminho) onde estivemos até ás 16:30. Temperatura no momento?
46ºC :mad::mad::mad::mad:

Doi Suthep
  • 50 THB /pessoa com elevador ou 20 THB pelas escadas.
As escadas que evitámos :D:D
O lanche
Depois hora de seguir até ao aeroporto ( 1 hora de caminho por causa do trânsito infernal que se fazia sentir na altura) onde nos despedimos do Mr Bainana com uma generosa gorjeta. Não sentimos a necessidade de dedicar mais tempo a Chiang Mai, mas esta maravilhosa cidade tem muito mais a oferecer principalmente na área de desportos radicais. Por opção nossa decidimos não ir ao Tiger Temple, mas acho que teríamos tempo para o fazer caso quiséssemos.

Cumpridas as formalidades de embarque na Air Asia fomos até à zona de embarque onde constatámos que o nosso voo estava atrasado cerca de 45 minutos (hora prevista de partida para 19:50 estava agora para as 20:35). Infelizmente para as minhas amigas a viagem chegaria ao fim antes do tempo. Uma emergência familiar em Portugal ditou que tivessem que apanhar o primeiro avião que conseguissem para o nosso pais, isto ainda à espera do voo para Bangkok. A Emirates aqui desempenhou um serviço de excelência e de grande valor. Em 30 minutos, as minhas amigas tiveram o voo antecipado do dia 7 de Maio 01:15 para dia 4 Maio as 02:40 onde tiveram apenas de pagar a taxa de alteração associada à tarifa económica (100€) e a diferença da tarifa do voo em questão. Tudo decorreu com muita rapidez ao telefone e mal obtiveram a confirmação por e-mail eu entrei pela app do booking para cancelar um dos quartos do Rambuttri. Como iríamos aterrar no aeroporto de Don Muang e o voo de regresso a Portugal para elas saia do Suvarnabhumi, eu e a minha esposa dissemos logo que as levaríamos até lá. O voo para Bangkok saiu eram 20:55 e durou 1:10h. Depois de apanharmos as bagagens, e como não pretendíamos esperar pelo autocarro gratuito que liga os dois aeroportos, isto porque é preciso apresentar os bilhetes do voo e só duas pessoas é que tinham, fomos apanhar um táxi na zona reservada aos mesmos. Entre tirar o ticket e entrar no táxi foi relativamente rápido e fomos logo confrontados pelo motorista a dizer que eram 500 THB quando 10 segundos antes tínhamos avistado uma placa em letras garrafais a dizer "METER OBRIGATÓRIO! CASO CONTRÁRIO LIGAR PARA BLA BLA".
Não tive grande paciência nem me pareceu o momento oportuno para reclamar, não porque o taxista malandro não merecesse mas porque estávamos super cansados , com 11 Kg cada um às costas, um dia inteiro ao calor, stress e porque as minhas amigas ainda teriam de enfrentar mais de 16 horas de viagem, portanto ficou 500 THB. Demorámos cerca de 50 minutos, transito infernal isto ás 23 horas. Chegados ao aeroporto, trocar Bats por Euros, comer qualquer coisa, esperar que fizessem o check-in e pronto, lá nos despedimos assim com uma lágrima no olhito como quem diz, vão ter de cá voltar pois claro :p.
Para mim e para a minha esposa, ainda nos aguardava a viagem do aeroporto até ao Rambuttri marcava o relógio 23:40. Estávamos praticamente mortos, com as mochilas às costas, suados de um dia de calor logo decidimos que era melhor apanhar um táxi seguindo em direção a zona de táxis. Pelo caminho fizemos contas e sabíamos que íamos pagar uns 400 THB na melhor das hipóteses. Olhámos um para o outro e dissemos, " Fogo 200 THB é muito dinheiro, dá para comer 3 vezes em BKK, vamos mas é de comboio e apanhamos um táxi no meio da cidade. A forretice é uma doença !!" E de repente traçamos caminho para o -1, apanhámos o comboio, 40 minutos depois estávamos em Pryha thai Station, saímos e já na estrada um taxista simpático abordou-nos a perguntar para onde queríamos ir. Eu burro, em vez de dizer Rambuttri disse Khao San Road tal era a moca, ele disse 100 THB, nós pensámos dado as horas e o estado se tivesse dito 150 THB íamos na mesma e lá seguimos caminho. Burro porquê?
Quando se pede transporte para a Khao San Road tipicamente o drop off é na estrada perto do Democracy monument que é só o lado oposto ao Rambuttri :(!! Mais 10 minutos a pé com malas e bagagens às costas por toda a Khao San Road totalmente a bombar (era 1 da manha) e nós múmias andantes a desviar-nos das pessoas em modo automático. Nesta curta travessia ainda deu para matar saudades do fantástico cheiro ali das fossas da zona, digno de qualquer um acordar :mad:.


Dica
Khao San Road todos os taxistas e tuk tukers da cidade conhecem ainda para mais nem é difícil pronunciar, portanto é sempre uma boa localização para dizer em vez do nome do hotel. Se pretendem sair mesmo no hotel o melhor é levarem o seu nome escrito num papel e mostrar na altura. Ao dizer Khao San Road 99% das vezes são deixados no ponto na imagem anterior, na rua que leva ao Democracy Monument.


Chegados ao hotel ainda nos assustámos quando a senhora disse que tínhamos cancelado toda a reserva. Eu argumentei que não, que tinha sido só um dos quartos, nisto a minha esposa já tinha calçados as luvas de boxe ou para socar a senhora ou em último caso a mim :D mas não foi preciso porque o quarto lá apareceu no sistema. Mesmo assim o check-in ainda demorou uns 25 minutos e quando caímos na cama já passava da 1:30 da manhã. Ainda pensámos em discutir o plano para o próximo dia, mas na realidade o que discutimos foi se íamos dormir já ou agora pelo que na nossa mente o dia seguinte era no estilo "indo e vendo".

Transfer Don Muang - Suvarnabhumi
A melhor opção e mais económica é usar o autocarro que faz a ligação entre os dois aeroportos. Apanha-se no piso das chegadas e está bem sinalizado.
  • (+) Gratuito apenas com bilhete de avião com data de partida nas próximas 24 horas.
  • (+) Tem uma cadência regular e com bastantes horários de partida mas convêm ter margem de manobra caso percam um.

Transfer Suvarnabhumi - Khao san Road
  • Comboio (45 THB / pessoa) + Taxi (100 THB). Aproximadamente 100 THB por pessoa mas depende da hora.
  • Apanhar no -1 e sair em Pryha Thai Station. Apanhar táxi (METER) para o destino.
  • (+) Opção barata e flexível já que a partir de Pryha thai existe acesso a todos os tipos de transportes públicos.
  • (-) Não é tão confortável em relação ao táxi por causa das bagagens.
  • (-) Tipicamente demora mais tempo que o táxi.
Rambuttri Hotel
Marcado pelo booking.com e pago na altura do check-in in.
No check-in in cobram uma caução de 1000 THB que devolvem na altura do check-out.
  • (+) Excelente relação qualidade / preço
  • (+) Pequeno almoço bom para o preço da diária.
  • (+) Localização excelente. Templos, restaurantes, barraquedo, transportes, Khao San Road, Pier etc etc. tudo relativamente perto e acessível.
  • (+) Piscina agora aberta até às 8 PM.
  • (-) Caução
  • (-) Se ficaram na zona mais antiga os quartos são inferiores aos quartos da ala nova.
  • (-) O barulho do ar condicionado pode interferir durante a noite para pessoas mais sensíveis.
  • (-) Hotel bastante lotado tipicamente com muita gente nova. Por vezes precisa-se de descanso e é uma uma roda viva de pessoas a entrar e a sair toda a noite.
  • (-/+) Staff na maioria simpático embora existam sempre as exceções à regra.
 
Última edição:

TBY

Membro Ativo
04 Maio de 2016 - Wat Arun + Wat Saket

Acordámos já tarde, perto das 10 horas e saímos a correr para tomar o pequeno almoço que fechava às 10:30. Durante o decorrer do mesmo traçamos o plano para os restantes dias. Como para nós era a segunda vez por Bangkok iríamos ver aquilo que deixámos para trás na primeira vez. A lista incluiu:
  • Wat Arun.
  • Wat Saket.
  • Train Market.
  • Revisitar o MBK.
  • Wat Traimit.
  • Mercado de Pat Pong.
Depois do pequeno almoço, decidimos começar pelo Wat Arun que em Junho de 2015 esteve em obras e fechado ao público. Saímos do hotel em direção ao pier para apanhar o barco. Para chegar ao templo é necessário ir de ferry até a Tha Tien e depois apanhar a ligação para a outra margem saindo mesmo ao pé do templo. Nós saímos bem antes para explorar a zona a pé.
Antes mesmo de chegar percebemos logo que o templo continuava em obras (os tailandeses são muita lentos nas obras) mas desta vez já dava para entrar.

Wat Arun
50 THB / pessoa



Por volta das 13 horas decidimos voltar para a Khao San Road para almoçar e refrescar um pouco, fomos até à estrada principal e procurámos um táxi. Aqui a conversa do costume.
Taxi: "Where you going?"
Nós: "Khao San Road"
Taxi: "Ohh very traffic, need turn around , bla bla , 200 THB"
Nós: "Meter.."
Taxi: "150 THB final price, to much traffic..."
Nós: "Meter.."
Taxi: "No... very good price 150THB to much transit"
Nós: "Goodbye"
Taxi: "Ok enter please..."
15 minutos depois estávamos na Khao San Road e na realidade estava um trânsito infernal mas o preço esse ficou por volta dos 70 THB. Perdi a conta a quantas abordagens destas tive durante 7 dias em Bangkok.


Dica:
De dia não há que enganar. Se não ligarem o meter é dizer goodbye que mais tarde ou mais cedo (costuma ser mais cedo que tarde) aparece alguém que vos levará com o meter e o preço é sempre muito inferior ao pedido inicialmente. De noite a coisa pode ficar mais complicada porque o meter não lhes compensa, ainda para mais se não houver trânsito.

Almoçamos ao lado do nosso hotel por baixo da Sawasdee House, come-se relativamente bem para restaurante e o preço é mediano. Entrada + prato + bebida e pagámos os 2 pouco mais de 380 THB. Em seguida fomos tentar perceber como ir ao mercado do comboio sem ter de repetir o mercado flutuante no Mr Thai, mas ficou claro que era impossível ir só ao mercado do comboio. O mínimo era 700 THB/2p para ir ao mercado do comboio + flutuante mas declinámos e para mim ficou claro que teríamos de fazer a excursão por "conta própria e risco". Reservámos o resto da tarde para o Wat Saket. e Wat Traimit e apanhámos um tuk tuk logo a pé do nosso hotel para o primeiro (80 THB).

Dica:
Não vale a pena apanhar tuk-tuk ou outro transporte para o Wat Saket a partir da Khao San Road porque aquilo é logo ali encostado.

Wat Saket
50 THB / pessoa


Do Wat Saket tem-se umas vistas soberbas sobre a cidade de Bangkok. O templo em si é pequeno e vê-se relativamente rápido.



Na realidade já não conseguimos ir ao Wat Traimit neste dia. Estava um calor de assar e o cansaço acumulado de tantos dias de viagem começou a fazer-se sentir principalmente na esposa ;). Decidimos voltar para o nosso hotel (tuk-tuk novamente) para a esposa fazer uma sesta de 2 horas. Eu aproveitei e fui para a piscina do hotel refrescar-me e delinear o plano para fazermos a excursão ao mercado do comboio no dia seguinte. Depois da bela adormecida acordar, fomos jantar ao mercado de Pat Pong e ver as vistas. Apanhámos um táxi para lá que nos custou 100 THB e comemos qualquer coisa pelas imensas barracas de rua existentes. A média de preços a comer nas barracas de rua 80-120 THB por pessoa em Bangkok, mas tipicamente a comida servida dá para dois portanto come-se bem por 2/3€ duas pessoas.


Em Pat Pong fomos constantemente abordados para o ping pong show (mais que na Khao San Road) e inclusive um dos "promotores" ainda se chegou ao pé de mim e ao ouvido disse baixinho "come back alooooooooooooone" com aquele sotaque taióingles como quem fala a cantar. Enfim de morrer a rir aquela gente. Pat Pong foi divertido e se estão em Bangkok não devem perder este "mercado". Nós fomos a horas consideradas decentes (20-21h), tenho nas minhas que em outras horas deve ser mais ou menos interessante dependendo do ponto de vista :cool::cool:. O caminho de volta custou-nos 200 THB (de noite e na zona de Pat Pong não é fácil arranjar transporte em conta para a Khao San Road por causa da distância) e foi patrocinado por um tuk tuker de meia idade meio louco a conduzir.


Dica
Para quem quiser assistir ao ping pong show não é muito seguro contratar pelos vendedores de rua. É melhor contratar numa das muitas agências de viagens e excursões existentes por Bangkok. Nós não fomos em nenhuma das nossas estadias por Bangkok mas é sempre um tema que levanta muita curiosidade. Talvez numa próxima quem sabe.

Já com o plano delineado para o dia seguinte fomos dormir relativamente cedo, aliás, foi uma constante o deitar cedo. Para quem não está habituado ou não reage bem ao calor + jetlag é muito fácil chegar às 21 horas morto de sono.
 
Última edição:

TBY

Membro Ativo
05 Maio 2016 - Maeklong Railway Market


Este dia foi inteiramente reservado para fazer a excursão ao mercado do comboio + Amphawa floating market. Decidimos que iriamos tentar gastar o menos possivel em transporte para poder comparar com o preço das excursões tradicionais.

Guidelines gerais
How to get from Bangkok to Maeklong Railway Market and Amphawa floating market for $7!


Saimos do nosso hotel já atrasados em direção à paragem de autocarros na estrada que liga ao Democracy Monument. Até lá chegar fomos bombardeados por tuk tuker's a oferecem os seus "serviços" de guia e transporte pelos templos da cidade a preços irrisórios (coisa como 5 THB) aos quais fomos declinando simpaticamente.

Dica
Não percam tempo sequer a pensar nisto, o que vai acontecer é que vão parar em fashion stores e outro barraquedo irrelevante antes de chegarem aos destinos prometidos (se chegarem). Vão perder tempo, paciência e podem até passar um mau bocado. Quando acharem que o preço que o tuk tuker está a pedir é muito pouco questionem sempre " Stops? Fashion?". Eu na via das dúvidas deixava logo bem claro em alto e bom som "NO FASHION" quando acordava um preço.

Dica
Ignorem também aquelas pessoas super simpáticas e amáveis a dizer que X está fechado que é melhor ir noutro dia e que em vez disso podem ir não sei aonde. Quem diz fechado diz que está cheio, que não vão vestidos apropriadamente ou que agora é altura de rezar e não se pode incomodar.

Chegados a paragem de autocarros não sabíamos bem qual o autocarro apanhar portanto à medida que iam parando ia perguntando ao motorista quando este sabia falar/entender inglês. Mas as pessoas são super prestáveis e simpáticas e percebem logo quando alguém precisa de ajuda, neste caso, uma jovem na paragem indicou-nos que devíamos apanhar o 59. Pagámos 30 THB os dois e seguimos em direção ao Vitory Monument para apanhar a mini van coletiva até Maeklong. Chegados lá, bem, aquilo é uma confusão dos diabos, não há praticamente placas em lado nenhum embora digam que haja e demorámos cerca de 20 minutos até encontrar o sitio onde se comprava o ticket para Maeklong. Escusam de perguntar por "Train Market" ninguém sabe/percebe o que é isso. O melhor mesmo é levar Maeklong escrito num papel e o assunto fica resolvido. Depois de encontrado o sitio (debaixo de um viaduto com 30 mesas a vender bilhetes para tudo o que é lado) pagámos 70 THB cada um e ficámos à espera, embora não soubéssemos de quê ou de quem porque aquilo é uma confusão organizada. Eu ia perguntando de vez em quando ao rapaz que nos vendeu os bilhetes mas ninguém falava inglês e teve de ser por gestos. Ele lá percebeu que tinha de nos avisar para qual mini van ir e lá entrámos numa indicada por ele (aqui tivemos cerca de 30 minutos à espera). Não esperem ver muitos turistas por esta zona, estes são os transportes usados pelos locais e não por turistas e percebe-se logo pelo preço.
Lá saímos em direção a Maeklong, apanhámos um engarrafamento enorme e tivemos 1 hora para fazer 10 Km. Demorámos cerca de 2h 40m e mais para o fim já nem sabíamos bem se íamos na mini van correta. Na mini van iam só locais, nada de turistas. Já cansados da viagem lá chegámos a Maeklong, a carrinha parou, deixou-nos e seguiu viagem novamente. A ideia era ir ver a que horas passava o próximo comboio mas nem foi preciso chegar à estação, encontrámos uns turistas espanhóis e eles disseram-nos 14:30h (eram cerca das 12:20h). Ainda deu tempo para ir a Amphawa, comer qualquer coisa e procurar o sitio onde apanharíamos a mini van para trás.
Outro filme foi tentar descobrir onde se apanhava a mini van para Bangkok mas lá dei com o sitio (sim eu porque a esposa estava completamente abafada com o calor e já não se estava a sentir muito bem, logo ficou dentro de um 7-eleven a refrescar :p). Aqui também fomos ajudados por um jovem condutor de tuk tuk que percebeu que andávamos à procura de algo e sem nós pedirmos perguntou se precisávamos de alguma indicação.
Em relação ao mercado em si é um mercado genuíno e diferente por metade dele ser na própria linha de comboio, tapado por uns plásticos mal arranjados o que lhe confere uma estranha beleza. O pior mesmo é que cheirava muito mal. O cheiro daqueles peixes/carnes/mariscos ao sol e ao calor, enfim, não sei como é que alguém compra aquilo mas, verdade das verdades compram porque nós vimos a comprar (nós em pânico a pensar "Andamos a comer nas barracas na rua e já sabemos de onde vem a comida :). Ai a ignorância é de ouro".


Dica
Para minimizar os fortes e maus cheiros característicos ali daquelas zonas hà um produto vendido massivamente em todo o lado, um frasco pequeno com um liquido/creme verde .O mais barato custa 40 THB e entre muitas coisas serve para colocar junto às narinas para minimizar os cheiros do exterior. Não me lembro do nome mas os próprios locais usam enquanto estão no mercado ou em zonas de mau cheiro constante.

Explorámos a zona e 15 minutos antes fomos procurar o melhor lugar na linha para ver a passagem do comboio (à sombra). Enquanto esperávamos uma senhora que estava a vender peixe arrancou uma folha de jornal, colocou-a em cima da sua bancada e por gestos disse à minha esposa para se sentar, revelando mais uma vez que os tailandeses tem apreço e simpatia pelos turistas que os visitam.

A senhora simpática enquanto aguardámos pelo comboio:

O momento da passagem do comboio é super engraçado e divertido porque todos têm de tirar as mercadorias da linha, levantar os plásticos e esperar que o comboio passe. Depois disso, volta tudo ao normal assim em menos de 10 segundos.


Finda a passagem, hora de voltar para Bangkok, fomos até ao sitio que tinha encontrado onde pagámos novamente 70 THB por pessoa e esperámos até a mini van partir. Aquilo não tem propriamente horários, é quando encher ou tiver o nº mínimo de pessoas, a mini van arranca. Enquanto esperávamos percebemos que não era ali que a mini van saia para Bangkok e era apenas um ponto de coleta e passados 30 minutos fomos enfiados num autocarro da 1º Guerra Mundial sem vidros com ventoinhas no teto assim tipo old style. Como ninguém falava inglês foi um pouco complicado perceber quando iríamos partir ou se iríamos partir (pensamento da esposa). O autocarro lá arrancou deixando-nos na outra ponta da cidade, e ali sim era o sitio donde a mini van para Bangkok partiria.


Finalmente arrancámos para Bangkok perto das 16h, fomos novamente só com locais e ainda parámos a meio do caminho para fazer o pick up de mais locais tendo chegado novamente ao Victory Monument eram 17:30h. Depois demorámos mais 45 minutos a perceber/apanhar o autocarro que parava perto da Khao San Road e lá seguimos caminho (no 59 novamente e apanhado no mesmo sitio onde o primeiro nos tinha deixado de manhã). Chegámos ao hotel perto das 19 horas completamente estoirados e fomos diretamente para a piscina até fechar.
Contas feitas gastámos em transportes 370 THB e ir de Maeklong ao mercado flutuante de Damnoen Saduak é relativamente perto pelo que percebi, e pode ser facilmente incluído na tour por um preço reduzido. Só não o fizemos porque já lá tínhamos estado no ano passado.
Pessoalmente adorei a experiência e o desafio de fazer por conta própria, porque valorizo mais o fator experiência e tenho alguma resistência quando estou fora da zona de conforto. A minha esposa não gostou assim tanto porque gosta mais de conforto e das coisas certas com horários definidos. Em relação ao mercado em si adorámos.

Excursão por conta própria em Bangkok
  • (+) Preço. Fica cerca de metade do preço em relação à excursão tradicional.
  • (+) Flexibilidade. Vais onde queres quando queres e à hora que queres.
  • (+) Experiência. Sair fora do contexto turístico, viajar como as pessoas locais o fazem e interagir com elas é uma experiência muito positiva que é fortemente minimizada quando se vai em excursão organizada. Além disso é muito mais desafiante ir por conta própria o que pode potenciar ainda mais a experiência vivida.
  • (-) Conforto. Excursões organizadas tem o trabalho todo feito, é só cumprir os horários. Ir por conta própria pode implicar períodos de espera, além que é preciso investir tempo a estudar primeiro o percurso. Tipicamente excursões por contra própria estão mais expostas a imprevistos e obrigam muitas vezes a sair da nossa zona de conforto.
  • (-) Informação/Transporte Públicos. Ir por conta própria pode implicar interagir com as pessoas locais, coisa que nem sempre será fácil porque a língua pode ser uma barreira e é preciso ser pro-ativo e desenrascado. Além disso informações de transportes públicos embora existam estão um pouco dispersas, sendo por vezes até contraditórias. Em Bangkok e arredores nem sempre é fácil encontrar aquilo que se procura e muitas das vezes é preciso ajuda. É preciso também ter algum sentido de orientação para não perder o norte por completo.
  • (-) Tempo. Tempo é dinheiro e as excursões organizadas são melhores a rentabilizar o tempo. Muitos dos transportes públicos/mini vans não tem propriamente horário definido e tanto pode levar 1 hora a fazer como 3 horas. Ir por conta própria não pode estar confinado a um período de tempo fixo como se fosse excursão tradicional (por exemplo evitar fazer este tipo de tours se no próprio dia tem uma viagem de avião para outro lado).
Dica
Confirmem sempre primeiro se a linha de comboio não se encontra em obras antes de pensar em fazer a excursão. Quando existem obras na linha o comboio não passa.

Á noite tínhamos pensado ir a um Sky Bar mas já não tivemos paciência para tal. Jantámos nas barracas de rua, comemos uns gelados de coco e fomos fazer uma foot massage à Khao San Road.


Voltámos para o hotel e começámos a preparar as malas já que o dia seguinte iria ser o nosso último dia por terras Tailandesas.
 
Última edição:

TBY

Membro Ativo
06/07 Maio 2016 - Wat Traimit + MBK + Regresso

Acordámos com aquela sensação de quem já estava a queimar os últimos cartuchos. Tomámos o pequeno almoço, fizemos check-out (e respetiva devolução da caução) e colocámos as malas na sala de storage por 20 THB cada uma. O hotel disponibiliza um serviço para guardar malas durante grandes períodos de tempo, no nosso caso era apenas para o próprio dia. Os 20 THB incluía acesso à piscina onde poderíamos tomar banho antes de fazer o voo de regresso. Saímos do hotel e apanhámos um táxi até China Town para visitar o templo que tínhamos deixado para trás na quarta feira. Pagámos cerca de 80 THB com Meter mas o preço inicial proposto pelo taxista foi de 200 THB.

Wat Traimit
40 THB apenas para ver o Buda de ouro.
Necessário tapar ombros e joelhos para as meninas.
Adicionalmente pedem mais 100 THB para acesso ao templo na sua totalidade.



Pagámos apenas os 40 THB e subimos até ao ultimo piso para ver a estátua. Realmente o "Golden Buddha" é imponente e pelas contas recentes vale mais de 250 milhões de dólares, pena não poder trazer só um dedo de recordação ;).
O templo vê-se relativamente rápido e de seguida fomos até ao MBK Center apanhando o metro até ao Lumpini Park onde estivemos um pouco, e dai seguimos via Sky Train até ao Estádio Nacional até chegar ao nosso destino final, o maior centro de barraquedo de que tenho memória. Estivemos aqui praticamente até às 17 horas e foi onde finalizámos as nossas compras e prendas sempre em modo:"regateio on". Por fim, apanhámos um tuk tuk para a Khao San Road e fomos até ao hotel tomar banho no piso da piscina e trocar de roupa. Antes de ir jantar colocámos tudo direito nas malas, roupas, prendas, óleo de coco, mangas, ananás, dragon fruit, especiarias etc etc :D:D:D.

Dica
Junto ao Lumpini Park numa das estradas paralelas existem imensas barracas de comida que servem os almoços aos locais que por ali trabalham. Nós almoçámos numa dessas barracas no ano passado, não foi fácil, ninguém percebia inglês e explicar por gestos o que queríamos foi um desafio mas no fim a comida até estava boa e pagámos cerca de 140 THB os dois. O problema foi mesmo o picante porque dissemos "no spicy" e para muita gente "no spicy" é simplesmente não colocar as sementes da malagueta, ou seja, a malagueta vai toda para a wok. :mad::mad:


Last dinner pelo Rambutrri :


Dica
:
Para quem é amante da cozinha saudável ou vegan o óleo de coco lá vende-se em todo o lado e é muito mais barato que aqui em Portugal. Comprámos 1L de óleo de coco biológico por 220 THB e como ele solidifica a baixas temperaturas (<20ºC) a probabilidade de rebentar na mala de porão é baixa. Se soubesse tinha trazido mais porque aqui 300ml custam 8€.

A estratégia para ir até ao aeroporto foi a mesma de sempre. Táxi até Pyra Thai e comboio até ao aeroporto. Eram perto das 19:30h quando fomos procurar um táxi junto à estrada principal mas não conseguimos bom preço já que todos pediam 200/300 THB, ou então diziam que levavam mas até ao aeroporto por 500 THB. Decidimos ir então até à estrada do outro lado perto do Democracy Monument com a esperança de arranjar melhor negócio mas em vez de caminharmos pela Khao San Road fomos pela Rambutrri e só demos com o erro já estávamos no final da mesma, isto com 12 Kg às costas. Por descargo de consciência fomos até ao final da rua ver se conseguíamos um bom preço, mas sem sucesso aparente até que quando estávamos para voltar para trás aconteceu aquilo a que chamo um milagre de Fátima.
Um taxista tinha acabado de chegar e percebendo que nós precisávamos de transporte chamou-nos assim lá do loooonnngggeeeeee. Quando cheguei à beira dele disse Pyra Thai, ele não entendeu patavina mas disse para entrar, eu disse "Meter?" e ele "Sure" e sem pensar muito entrámos mesmo sem saber se íamos chegar ao destino certo. Já lá dentro então tentei explicar para onde queria ir. Consegui que ele percebesse dizendo Pyra Thai, Airport, Railink e BTS mas já estava mais numa de "deixa-me numa estação que tenha BTS que depois apanho o Sky Train". Entendido o destino ai fomos nós com uma condução defensiva, sempre pela faixa mais à esquerda a cumprir rigorosamente os limites de velocidade e inclusive a parar nas passadeiras.
"Bangkok? Controlar velocidade? Parar nas passadeiras? Condução defensiva? Num táxi? Isso é um milagre, ninguém faz isso!" Deixar o telemóvel/Tablet isso é que já não deu mas não se pode pedir tudo. Nem estava a acreditar no que estava a ver e a cereja no topo do bolo foi que deu com o destino pela módica quantia de 60 THB. Tínhamos reservado 100 THB para o táxi e foi o que demos em sinal de agradecimento. Em seguida 90 THB para pagar os dois bilhetes de comboio até ao aeroporto, chegámos por volta das 21 horas, trocámos baths por Euros (oh espera não trocámos nada porque já não existiam baths suficientes para trocar :eek::eek::eek: ) e fomos para a fila do check-in da Emirates onde esperámos cerca de 1 hora e 30 minutos até despacharmos as malas. De resto não há muito mais a dizer, a viagem foi feita novamente pela Emirates e o voo Dubai-Lisboa foi o pior de sempre com muita turbulência moderada/intensa durante as últimas 5 horas de voo.
Sai do aeroporto de Lisboa de t-shirt e calções de praia a chover torrencialmente com 13ºC de temperatura ambiente a pensar "Para que é que voltei, comprava um long tail nas Phi Phi e vivia lá o resto dos dias :cool::cool:". Já agora um long tail médio custa à volta de 650/1000$ por lá.

E assim se passaram 15 dias. Regra geral o que é bom acaba depressa e esta viagem à Tailândia não foi exceção. foi tão rápido que nem demos pelo tempo a passar. A viagem correu bem, teve os seus imprevistos e as suas surpresas como qualquer outra viagem. Foi pena as minhas amigas terem tido que voltar mais cedo mas no geral elas gostaram e nós adorámos novamente.

Iria lá de novo ? Claro ;). A Tailândia é um pais cheio de contrastes e é isso que nos continua a fascinar.

Como o sol nasce para se pôr, também as viagens começam para terminar. Mas no dia seguinte o sol volta a nascer no horizonte assim como uma nova viagem ...


Em jeito de conclusão queria deixar algumas notas finais:
  • Peço desculpa pela extensão do report.
  • O tempo esteve sempre soalheiro nas praias e apanhámos pouca nublação baixa. A nublação alta existiu sempre mas não condicionou. Durante o dia só houve um dia em que choveu durante 15 minutos mas mesmo muito fraco. Esteve sempre imenso calor durante toda a semana nas praias. Abril já é época de monções no sul mas tipicamente ainda é considerada época alta porque o vento sopra em prol do bom tempo. No Norte / Bangkok Abril / Maio são os meses de maior calor e humidade e confirmo, apanhámos mesmo muito calor especialmente em Bangkok por causa da poluição atmosférica.
  • Se tivesse escrito uma linha por cada vez que entrámos num 7-eleven ou parámos para beber um fruit-shake o report tinha 340 paginas. Durante toda a nossa estadia bebemos sempre imensos sumos, imensa água e fizemos sempre compras no 7-eleven quando precisávamos (aquele ar condicionado vale ouro dentro do 7-eleven).
  • Confesso que não tivemos grande cuidado nem este ano nem o ano passado em relação ao gelo nos sumos nas barracas de rua.
  • Guardem as moedas pequenas para idas a WC's porque tipicamente paga-se 5/10 THB em zonas consideradas turísticas e preparem-se porque podem encontrar sanitas um pouco para o diferentes. Na tribo das mulheres Girafa fui ao WC a fazer lembrar a retrete que a minha avó tem no quintal mas a da minha avó comparada com esta era tipo 5 estrelas e meia.
  • Usámos sempre o cofre dos hotéis para meter dinheiro, equipamento eletrónico e passaportes e não tivemos qualquer problema nas viagens que fizemos.
  • O pais é seguro para ir sozinho, acompanhado ou com crianças. Com crianças atenção redobrada às altas temperaturas, sol e alimentação. Andámos muitas das vezes com todo o dinheiro connosco enquanto estávamos em transito entre sítios.
  • O povo tailandês continua a ser pouco higiénico mas é simpático e está sempre disposto ajudar.
  • O cheiro da Khao San Road continua simplesmente terrível.
  • Norte, Bangkok e arredores -> Regatear tudo até ao ultimo Bath. No sul não existe essa pré disposição e muitas das pessoas ignoram.
  • Uma boa maneira de saberem que já tem meia costela tailandesa é quando perceberem que deixaram de comprar algo por 10/20 THB. Fazem as contas e percebem que deixaram de trazer aquele lenço espetacular por uns míseros 0,25€. O regateio às vezes é feroz e acaba por ser uma questão de orgulho ;).
  • Continua a faltar saneamento e bens de primeira necessidade, mas Wifi amigos isso não falta em lado nenhum. Mais vale ter Wifi que esgotos. Todos os hotéis por onde passámos tinham Wifi com boa qualidade.
  • A fixação dos tailandeses aos telemóveis e tablets continua a ser surreal, por vezes acaba por meter impressão. Deixam de atender clientes por causa das novelas, futebol, jogos, facebook etc etc.
  • Para comunicar para casa usámos o Skype, o roaming é caro (4€/min).
  • Todos os aeroportos por onde passámos tem Wifi gratuito.
  • Nunca beber água da torneira em circunstância alguma.
  • Boa hidratação é a chave para suportar o calor, cansaço e altas temperaturas.
  • Para 14 dias levar máximo de 10 Kg (se o sul estiver incluído no roteiro mochila é melhor opção). Mais vale comprar lá uma mala nova para trazer o que for preciso novamente para Portugal.
  • Para compras Chiang Mai e Bangkok (MBK) são os melhores sítios porque tipicamente são os mais baratos.
  • Pedir sempre Meter nos táxis em Bangkok, pelo menos de dia.
  • Excursões e transfers tipicamente fica mais barato marcar já na Tailândia. Mas se pretendem ir descansados já com tudo preparado de Portugal não hesitem, a diferença por vezes também não é assim tão grande e não há dinheiro que pague o descanso.
  • Tipicamente não é preciso nenhuma vacina em especial para a Tailândia.
  • No spicy por vezes quer dizer que as sementes da malagueta não vão para a Wok mas a malagueta vai. Nas zonas turísticas a oferta já está preparada para os paladares estrangeiros e não vão notar grande picante. Agora se saírem das zonas turísticas como nós fizemos algumas vezes be ready :eek::eek::eek: !!
  • O pais é super versátil a nível de preços e tem oferta para todas as carteiras. Se quiserem uma viagem low cost conseguem uma sem grandes problemas mas é preciso engenharia no preço dos voos internacionais.
  • Meninas atenção aos ombros e joelhos nos templos budistas porque muitos deles tem código de vestuário rígido. Alguns emprestam sem cobrar mas nem todos o fazem.
  • Se houver próxima vez será para passar uma noite nas Similan e fazer o sleep on board em Maya Bay.
  • Fiquei um pouco triste com alguns comentários de portugueses que não estavam a gostar muito da Tailândia porque estavam a comparar com as Caraíbas. É como comparar água e azeite, são conceitos completamente diferentes.
  • Atenção ao Jet Lag e ao planeamento do roteiro. Deem o devido tempo de descanso e evitem andar sempre de um lado para o outro. Todos queremos ver o máximo possível no menor espaço de tempo mas assim acaba-se por não desfrutar da viagem. Em 12/14 dias não vão conseguir ver tudo aquilo que desejam e é importante que se foquem nessa ideia porque facilita o planeamento. Estadias inferiores a 9 dias não rentabiliza o preço da viagem de avião e o cansaço que advém da mesma (IMO).
  • Monções. Já fui em época de monções (Junho 2015) e fora dela (Abril 2016) e é uma questão de sorte. Monções significa época baixa, preços mais baixos, menos gente mas também maior probabilidade de chuvas torrenciais e persistentes mas tipicamente são apenas chuvadas fortes ao fim do dia. Agora esperem alguns períodos de nublação baixa e mar agitado por culpa dos fortes ventos dessa época. Por vezes, as fortes chuvas impossibilitam a saída do próprio quarto do hotel e em situações mais extremas derrocadas e cheias.
  • A época de monções tipicamente vai de Abril a Outubro na costa oeste (Mar de Andaman onde fica Phuket, Krabi, Phi Phi, Similan) e de Setembro a Dezembro na costa este (ilhas Ko Samui e Ko Tao).
  • As Similan fecham de 15 de Maio a 15 de Outubro de cada ano.
 
Última edição:

Débora Santos

Membro Ativo
Adorei o report. Está a dar uma grande ajuda pois estou a planear uma viagem para uns primos e como nunca lá estive o teu report esta a ser ouro.
Entretanto só não consegui ver os videos, diz que são privados. Deve ter essa opção accionada no youtube :eek:
 

Jorge Gonçalves

Membro Conhecido
Olá,
Muitos parabéns, este report está magnífico, super detalhado, com imensas dicas para quem está a organizar viagem e com belas fotos! Além disso, foi ótimo recordar muitos dos sítios por onde andei também!
Venham mais viagens! :)
 

yara

Membro Conhecido
Óptimo report.
Fez-me recordar a minha viagem à Tailândia.
Tenciono voltar, sem dúvida, país que fica no coração.
Outro dia tentei-me a ver as promoções para a Tailândia...
Na Emirates o preço foi de 644€/pessoa?
Adicionaram algum seguro?
 
Top