1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[Report] Sul de Espanha - Puerto de la Duquesa

Tópico em 'Reports de Espanha' iniciado por LigiaDC a 7 Set 2017.

  1. LigiaDC

    LigiaDC Membro Conhecido

    161
    331
    103
    Olá a todos,
    Há já vários anos que passo férias por esta zona e, como me parece ser meia desconhecida por aqui, resolvi fazer um report.
    Acabo de chegar de lá e, como de costume, tive umas férias maravilhosas.
    Como detesto multidões, praias a abarrotar, água fria e prédios altos, este local, para mim, é ideal.
    Puerto de la Duquesa, na província de Manilva, é um destino de férias um pouco sui generis para Espanha. Trata-se de uma localidade com porto desportivo que se encontra no meio de duas povoações: Castillo e Sabinillas. Ambas as localidades são piscatórias e mantiveram a sua identidade. O porto é moderno, tem uma bela marina e todas as facilidades para quem tem barco.
    As praias circundantes são de areia escura (tal como em toda a Costa del Sol) e a ondulação existe. Nada de Mar Mediterrâneo parado. Geralmente, as ondas são de cerca de meio metro, exceto quando chega o "levante" que aí ficam de cerca de metro e meio. A temperatura da água, especialmente este ano, meteu a das Caraíbas num bolso. 26/27 graus era o normal.
    O tempo é muito quente e húmido, quase tropical. Em Puerto de la Duquesa não existem hotéis, apenas mais perto de Estepona. Existem apenas apartamentos para arrendar, com uma qualidade espetacular. Grandes, novos, bem equipados, com tudo o que se possa pedir. As urbanizações são excelentes e para todos os gostos. Existem algumas mais familiares, maiores e com variadíssimas piscinas, campos de padel e parques infantis e outras mais recatadas, com piscina única.
    Nesta zona, a autopista, como eles lhes chamam - não é bem uma autoestrada porque tem rotundas mas tem diversas faixas e pode circular-se até 90 km/h - "parte" quase todas as localidades ao meio. Se se ficar acima da autoestrada, convém vir de automóvel para a praia. Se ficar abaixo, chega-se, mete-se o carro na garagem do apartamento e pode-se pegar nele apenas para vir embora.
    O automóvel não é preciso nem para ir para a praia, nem para ir ao supermercado, nem para jantar. Existem imensos restaurantes na zona do porto, na zona de Castillo e na zona de Sabinillas. De uma ponta à outra entre o início de Sabinillas e o final de Castillo, são cerca de 7 quilómetros. Um passeio que se faz sempre pela marginal, sempre ao lado da praia, muito agradável. De manhã e ao fim do dia, as pessoas fazem desta marginal (sem automóveis, apenas para peões) pista de jogging ou caminhada.
    O local é frequentado maioritariamente por ingleses, em família. Os portugueses são muito poucos. Diga-se que os ingleses que vão para lá são ingleses "que se portam bem". Nada daqueles que às 9 da noite estão a cair de bêbados. Nada disso. Tudo muito civilizado.
    Como se está em apartamentos, os supermercados são muito importantes, evidentemente. Mesmo no porto, existe um pequeno supermercado, que é caro, mas que para uma falta, serve. Todos os dias, a loja dos jornais, faz pão quente a toda a hora, por isso, pão quente para o pequeno almoço é garantido. Em Puerto de La Duquesa, existe o Dia, em Sabinillas, existe o Lidl (que é baratíssimo) e, um pouco mais longe, em Estepona, existe o Carrefour. Enormes e muito bem abastecidos.
    Algumas fotografias de Puerto de la Duquesa:
    Zona do Porto, com os bares e restaurantes
    Praia:
     
    Última edição: 8 Set 2017
  2. LigiaDC

    LigiaDC Membro Conhecido

    161
    331
    103
    Algumas fotos foram tiradas mesmo ao fim do dia, daí a pouca luz... Sorry.
    Mais fotos de urbanizações:

    Fotos de infraestruturas:
    (as casinhas de riscas na praia são casas de banho)
     
  3. LigiaDC

    LigiaDC Membro Conhecido

    161
    331
    103
    De noite:
     
  4. LigiaDC

    LigiaDC Membro Conhecido

    161
    331
    103
    Vale a pena visitar alguns locais próximos. Por exemplo, Casares.
    Casares é o estereótipo da vila branca andaluza: ruas estreitas sempre a subir e sinuosas, e casas "penduradas". É o local de nascimento de Blas Infante, considerado o "Pai da Pátria Andaluza". A origem de Casares remonta aos tempos dos iberos e fenícios. No ano 61 a.c., Julio César, de quem deriva o nome da cidade utilizou as famosas termas de la Hedionda para se tratar nas suas águas sulfurosas, da doença hepática de que padecia. As suas propriedades curativas tornaram-se famosas em toda Roma.

    No ano de 1361, Casares foi eleita como local de concentração de Pedro I de Castela e o destronado rei de Granada, Mohamed V, para iniciar a campanha que deveria devolver o trono ao monarca de Granada.

    As suas peculiares ruelas, intrincadas e escarpadas, bem como as suas casinhas de pitoresca disposição, dão a Casares a denominação de "Pueblo Colgante" (vila pendurada). De notar que, como estamos em plena Andaluzia, no Verão e mais longe um pouco do mar, o calor que se faz sentir é intenso (cerca de 40º). Dista de Puerto de la Duquesa cerca de 20 km, por uma estrada sinuosa, sempre a subir.
    Algumas fotos de Casares:
     
  5. LigiaDC

    LigiaDC Membro Conhecido

    161
    331
    103
    A poucos quilómetros também, cerca de 40, encontra-se Gibraltar.
    Gibraltar é uma pequena península localizada no sul da Península Ibérica, com uma superfície de 6.5 km², limitada a norte por uma estreita fronteira terrestre com Espanha e, dos outros lados, pelo Mar Mediterrâneo, com 12 km de linha de costa.
    Gibraltar é um território britânico ultramarino, localizado no extremo sul da Península Ibérica. A Espanha mantém a reivindicação sobre o Rochedo, o que é totalmente rejeitado pela população gibraltina.
    O nome Gibraltar tem origem na expressão árabe jabal al-Tariq (ﺨﺒﻝﻄﺭﻕ) que significa "montanha do Tárique". A montanha, um promontório militarmente estratégico na entrada do mar Mediterrâneo, guarnece o estreito oceânico que separa a África do continente europeu. O nome é uma homenagem ao general muçulmano Tárique que, no ano de 711 d.C aí desembarcou, iniciando a conquista do reino visigótico.
    O seu aspeto é de um promontório de 426 metros de altitude. Aqui, faz sempre mais fresco, dado que os ventos são geralmente fortes, sobretudo quando se começa a subir. Aqui, estamos em Inglaterra. Fala-se inglês e a moeda é a libra, embora aceitem também euros. Convém sempre ver bem a conversão. Existem imensas excursões no Gib (como lhe chamam, ou The Rock). Pode-se subir o rochedo, até determinada altura de carro/ou autocarro, ver os macacos, continuar a subir no teleférico, de onde se vê África claramente. Pode ir-se a Europa Point, o ponto mais a sul da Europa e pode visitar-se os túneis da II Grande Guerra. Não falta por onde passear. E compras. O centro do Rock é um imenso centro comercial, com preços muito apelativos, dada a sua situação fiscal. O seu aeroporto é digno de ser visto, dado que, por vezes, temos que esperar na estrada para entrar em Gibraltar para que... passe um avião!
    Algumas fotos de Gibraltar:
     
  6. LigiaDC

    LigiaDC Membro Conhecido

    161
    331
    103
    Um pouco mais distante, temos a bela Ronda. Dista cerca de 80 quilómetros de Puerto de la Duquesa, mas vale bem uma visita.
    Ronda é uma meseta rochosa a 739 metros acima do nível do mar. Está dividida em duas partes por um precipício conhecido como "el Tajo de Ronda" (penhasco de Ronda), por onde passa o rio Guadalevín, afluente do rio Guadiaro. Em continuação da garganta da escarpa propriamente dita, estende-se também um penhasco sobre o vale dos Moinhos (valle de los Molinos). A oeste da cidade encontra-se o parque natural da Serra das Neves, a sul o vale do rio Genal, a oeste a Serra de Grazalema e a norte os planaltos em direcção a Campillos.
    Os monumentos mais destacáveis são a Ponte Nova (Puente Nuevo) situada sobre a "Garganta del Tajo" junto à Ponte Velha (Puente Viejo) e à Ponte Árabe (Puente Árabe).
    Na zona antiga, conhecida como "A Cidade" (La Ciudad), encontra-se a Igreja Matriz, a Câmara Municipal (Ayuntamiento), o Palácio de Mondragón e o Palácio do Marquês de Salvatierra, a casa do Rei Mouro (Casa del Rey Moro) e a do Gigante junto ao fundo do Tajo, com acesso por escadas.
    Na zona moderna, encontra-se a Pousada (Parador de Turismo) construído sobre o que antes fora o conjunto de edifícios da Câmara Municipal (Ayuntamiento) e do Mercado Municipal (Mercado de Abastos).
    A praça de touros de Ronda, propriedade da "Real Maestranza de Caballería de Ronda" (sociedade de cavaleiros para a promoção da equitação com origens nas antigas escolas do manejo das artes bélicas a cavalo) é uma das maiores e mais antigas do mundo.
    Ainda na zona moderna, encontra-se o parque da Alameda com varandas sobre o Tajo onde também está presente o novo Teatro Espinel, as igrejas do Socorro, da Misericórdia entre outras.
    Algumas fotos da bela Ronda:
     
  7. LigiaDC

    LigiaDC Membro Conhecido

    161
    331
    103
    E mais algumas:
    Há muito mais para ver e visitar nesta zona. A famosa Marbella, Puerto Banús, Málaga, Fuengirola, Torremolinos, etc. etc. No entanto, quis fazer este report muito baseado perto da zona de Puerto de La Duquesa, talvez menos conhecido.
    Espero que gostem e... boas viagens!
     
    Última edição: 8 Set 2017
  8. Paulo Leite

    Paulo Leite Coordenador Membro do Staff

    4.723
    3.929
    273
    Olá @LigiaDC ,

    Confesso que até agora era 1 local completamente desconhecido para mim.. :oops:

    Gostei bastante do que vi :D

    Parabéns pelas fotos e Obrigado por continuar a partilhar connosco as suas férias

    obrigado
    paulo
     
    LigiaDC gosta disto.
  9. LigiaDC

    LigiaDC Membro Conhecido

    161
    331
    103
    Olá @Paulo Leite
    A partilha é mútua. Já não faço férias sem consultar o Portal.
    Quanto à zona, conheço muito bem por isso quem se quiser aventurar, é só contactar-me para mais pormenores.
     
    Paulo Leite gosta disto.
  10. d3ci0

    d3ci0 Membro Conhecido

    385
    284
    103
    Mais um excelente destino de férias!!
    Muito obrigado pela partilha e por continuar a enriquecer o nosso Portal das Viagens!!! ;)
     
    LigiaDC gosta disto.
  11. Antonia.M.S.

    Antonia.M.S. Membro Conhecido

    271
    599
    133
    Olá @LigiaDC !
    Muito obrigada por nos trazer mais um belo cantinho do país vizinho. ;):)

    Adoro a Costa espanhola, embora prefira especialmente as praias até Cadiz pela areia branca e pelo mar calminho. Mas a Andaluzia é toda ela muito bonita, surpreendente. Pelas praias, pela beleza da Costa e do interior, como os seus "pueblos blancos" de que nos traz um pouco...

    Embora não ache os vizinhos espanhóis especialmente simpáticos e acolhedores, reconheço que a par de Itália, a Espanha é dos países mais "completos" do continente europeu. Belas praias ( para todos os gostos, extensas, pequeninas, mais quentes, menos quentes, areia clara, areia escura, pedrinhas...) lindas montanhas com bons lugares para férias de neve, muita história, rico património, boa gastronomia, excelente clima, enfim, gosto de ir à descoberta e nunca fiquei desiludida.
    Parabéns pelo report, pelas fotos, e pela partilha de mais um local bem interessante!:rolleyes::D
     
    LigiaDC gosta disto.
  12. Bee

    Bee Moderador Membro do Staff

    2.317
    722
    183
    Olá @LigiaDC

    Gostei muito do que vi. Parece-me uma excelente alternativa à confusão do Algarve e sul de Espanha. Já agora a nível de alojamento. Um apartamento para uma semana rondará que valores? Obrigada
     
    LigiaDC gosta disto.
  13. LigiaDC

    LigiaDC Membro Conhecido

    161
    331
    103
    Eu arrendei este: R171-00041 property details e ficou-me por 1000 por semana. Mas há imensas alternativas. Geralmente, a começar em 600/700 euros.
     
  14. Titos

    Titos Membro Conhecido

    1.099
    740
    153
    Obrigado @LigiaDC
    Eu também desconhecia esta zona, mas curiosamente vi recentemente umas fotos de uma amiga em Ronda, que eu não sabia onde era, agora descobri :)
     
    LigiaDC gosta disto.
  15. PaulaCoelho

    PaulaCoelho Membro Conhecido

    622
    861
    133
    O país vizinho tem locais lindíssimos :D
    Destes só conheço Ronda mas fiquei a querer conhecer mais, especialmente Casares que parece muito bonito ;)
     
    LigiaDC gosta disto.
  16. Cristina Sousa

    Cristina Sousa Moderador Membro do Staff

    4.788
    6.936
    273
    Tipicamente espanhol!!!!!!
    A zona das praias fez-me lembrar as férias que passei em Islantilla, com mais confusão é certo. :oops: Mas aquelas ruas cheias de comércio e restaurantes são uma imagem de marca. Adorei também a zona de Gibraltar, que não conheço.
    Muito obrigada por tão interessante partilha, gostei muito do que vi. ;)
     
    LigiaDC gosta disto.
  17. Ricardo_7

    Ricardo_7 Membro Conhecido

    1.991
    1.551
    193
    Olá,

    Muito obrigado pela partilha :D É sempre bom ver coisas tão belas aqui perto :D

    Boas viagens :)
     
    LigiaDC gosta disto.