Novidades

[Report] Sul da Sardenha - Junho/Julho 2017

petrus

Membro Ativo
Volto à carga com mais um report de uma região ainda pouco divulgada cá no burgo, mas com muito para oferecer, além de que é pertinho de Portugal e não existem quaisquer burocracias como passaportes, vistos… será apresentado por tópicos, com uma ou outra foto (poucas que não tenho perfil e esqueço-me pois prefiro guardar mentalmente):

Notas prévias:

Um report corresponde à visão de quem o elabora e vive. Nem tudo está certo ou errado e as perceções são algo de muito pessoal e variável;

Lembro ainda que se optou por ir ainda fora da época alta (que na Sardenha começa no meio de Julho) pelo que a azáfama ainda não era grande e até muitos serviços, como bares de praia, estavam ainda fechados. Em contrapartida, ainda não há enchentes, problemas em estacionar, visitar monumentos, colocar a toalha e por aí adiante…

Viagem:

Optou-se pelo pacote da agência por uma mera questão de comodidade e como o objetivo era visitar apenas uma parte da ilha (neste caso o Sul, pois a ilha é enorme) foi a melhor opção, mesmo que por nossa conta possa dar para poupar alguma coisa, embora implique sempre transfers pois não há voos diretos, tirando os charters…

A companhia aérea é má, sem eufemismos. Trata-se de uma companhia charter búlgara, fretada pela Soltour, com um vetusto Mc Donnel Douglas MD 80. Atrasos significativos em ambos os voos e uma mala muito maltratada no regresso. Situação ainda não resolvida porque a companhia não tem representação em Portugal. Algo a rever.

Hotel:

Situação sempre algo complexa de resolver, sobretudo quando escasseia a informação. Optámos pelo Setar essencialmente por 2 motivos: preço (o mais barato do folheto) e localização (próximo de Cagliari). Claro que há muito melhor, mas o preço sobe em consonância. Ainda se pensou na alternativa Tanka Village (o mais concorrido pelos portugueses) que é um bocado mais carote mas tem tudo incluído e está perto da praia, mas pareceu-nos demasiado isolado (algo que se confirmou quando fomos visitar a ilha). Fiquei com a impressão de ser mais do tipo resort, como Caraíbas…

De momento, para justificar as 4 estrelas, o Setar necessita de obras urgentes, mas tem várias coisas que aprecio, caso da piscina grande e funda, quartos com varanda, cofre sem custo, frigo-bar, parque de estacionamento enorme... Não é muito adequado para crianças e a animação só começa, segundo disseram, a partir do meado do mês quando a capacidade do mesmo deve ser explorada em pleno (não devia estar sequer meio).

Não tem praia (embora o mar seja a 200 ou 300 metros) e a mais próxima é a urbana de Poetto (tem uns 6 ou 7 km’s de comprimento e é razoável). Tem um supermercado ao lado (muito útil para comprar fruta, bebidas, sandes…) uma paragem de autocarro que nos leva direitinho ao centro (bilhetes custam apenas 1,30 se comprados antecipadamente) e a 500 metros tem restaurante, pizzeria, gelataria e um supermercado! Tem ainda um posto de gasolina (Esso) com das bombas menos caras da ilha! Já agora, a variação de preços é enorme!

as3.postimg.org_8jds7arb7_hotel.jpg


Numa escala de 1 a 10 fica com 6.

Como se deslocar:

Uma vez mais, depende muito dos gostos, interesses e motivações. Nós usámos o autocarro duas vezes, mas em grande parte dos dias alugámos carro (prefiro duas rodas, mas a ilha é muito extensa). O autocarro deixa-nos mesmo no centro de Cagliari (ao lado da estação de comboios) e tem vários rent-a-car. Visitámos apenas 3 e a nossa opção recaiu no preço intermédio (perto de 40€/dia). Um custava um bocado menos, mas implicava um limite diário de 120 km’s o que é francamente pouco! Lembro ainda que eles são piores a conduzir que nós e pouco respeitam semáforos, passadeiras, traços contínuos… então os “escurinhos” ainda são piores! Curiosamente, pouco se buzina e quase ninguém sabe o que são piscas!

Em 4 dias fizemos quase 1000 km’s no simpático Fiat 500 que nos foi entregue com menos de 2000 km’s! Tinha uma cláusula estranha: se o carro vier muito sujo é-nos cobrada uma taxa de 25 euros! Assim, antes de o entregar, fomos a Quartu Sant’Elena tratar de o lavar e aspirar que estava mesmo sujo!

as14.postimg.org_gnvn3znfl_carro.jpg


O que visitar, para além das praias:

Como de costume, os gostos de cada um são quem mais ordena!

Este link é uma boa ajuda: Sardenha, Itália

Cagliari pode dar perfeitamente para um dia inteiro e, melhor ainda, dá para fazer tudo a pé, exceto o castelo (nada de especial) que fica mais longe. Entre torres (visitámos apenas a do elefante a de S. Pancrácio é mais ou menos igual), criptas, museus, anfiteatro, igrejas, jardim botânico, lojas, gelatarias, bares… pode perfeitamente ser um dia muito bem passado.

Ali pertinho fica Quartu Sant’Elena que tem um centro comercial (mulheres…) e também um híper da cadeia Carrefour. Merece visita… ou não!

No resto da ilha há muitos outros museus e vestígios arqueológicos, grutas, mas chamo a vossa atenção apenas para dois: ruínas arqueológicas de Nora (que é uma visita interessante, mas demorada e algo cara) e tem uma praia fantástica mesmo ao lado (opção da patroa) e em Iglesias uma exploração antiga de mármore. A foto não faz justiça ao lugar. De veleiro é certamente muito mais brutal! Ambas as visitas não são interessantes para crianças.

Vista da Torre do Elefante:

as14.postimg.org_g2hp4mi8x_torre.jpg


Antiga exploração de mármore:

as1.postimg.org_tdap6l43j_marmore.jpg


Praias:

Como disse logo no início, a nossa opção foi o Sul da ilha, mesmo sabendo que as praias mais badaladas são a Norte. Confirmo que havia algum vento (num ou 2 momentos mesmo desagradável) e a temperatura da água (tirando o primeiro dia que estava excecional) era ainda “apenas” aceitável (22º a 23º), mas vai subir mais certamente. Disseram que no “pino” do verão chega aos 25 e 26 graus! Para mim que não sou friorento estava bom assim!

Considerando apenas o Sul da Ilha, o mapa que segue junto é uma ajuda. Cagliari fica a meio: para a direita temos Villasimius, Praia Rei e uma série delas até chegar às bandas de Arbatax. Daí para cima não fomos mais, mas as praias começaram a ser menos interessantes, ainda mais ventosas e até com areia muito escura… Para o lado esquerdo de Caglari (Sudoeste) estão para nós as melhores!

as4.postimg.org_7xxsati4d_sardinia.gif


Praia Rei tem um areal enorme. É uma localidade cara e escassa em estacionamento, mas merece paragem, tal como algumas pequenas praias e enseadas que se encontram pelo caminho, incluindo um desvio a Capo Carbonara:

as10.postimg.org_pmlvwv6yx_rei.jpg


Para Sudoeste a sucessão de praias é uma coisa brutal: Pula, Nora (a tal das ruínas), Teulada (brutal), Sant’Antioco é só escolher, mas atenção! A estrada é estreita e até perigosa! Muito cuidado na condução e sobre a forma como eles conduzem já disse o que tinha a dizer!

Noutro dia fomos mais para norte e chegámos até Oristano onde as praias já são menos interessantes, com muita ondulação e até perigosas! Direi até que foi quase uma perda de tempo, não fora as paisagens fantásticas e um “tasco” onde almoçámos maravilhosamente e desenferrujei o meu pouco italiano (ali nem uma palavra de Inglês)! Além disso foi baratíssimo e o homem ainda nos ofereceu fruta para levar! Já agora, é vulgar encontrar na ilha vendedores de fruta, legumes… bem à beira da estrada e com preços simpáticos, bem como queijos maravilhosos!

Nora para as bandas das ruínas (parque de estacionamento caríssimo, tipo 1,5€/hora):

as12.postimg.org_ebbvmmbzx_nora.jpg


Pula (conseguimos estacionar sem pagar):

as4.postimg.org_5o9xx4z8t_pula.jpg



Não me vou alongar mais. A Sardenha foi algo diferente. Não tem, quanto a mim, a beleza das praias de Menorca, mas tem uma vida diferente e uma história extraordinária que merece ser conhecida! Além disso não está ainda muito explorada e para aceder a muitas praias ter um veículo TT daria imenso jeito algo que num Fiat 500 é impensável!

Relembro que as distâncias são mesmo grandes (e nem todas as estradas são boas, mas tem algumas AE e sem portagens), há bastante controlo policial (fomos mandados parar uma vez) e que o custo de vida é algo superior ao nosso (num restaurante, sem exageros, facilmente se pagam 40 ou 50 euros, incluindo a taxa de serviço de cerca de 10%), mas vale bem a visita.

Tudo somado, de 0 a 10 dou um 7! O Norte da ilha pode ser que fique para a próxima, mas esta valeu a pena e enriqueceu a nossa cultura de viajantes! Se tiverem oportunidade é um destino que vale a pena!
 
Última edição por um moderador:

Lipe

Membro Conhecido
Obrigado pela partilha! Tinha bastante bom feedback da Sardenha mas na realidade a visão de uma pessoa nunca é igual à de outra e por isso, quantos mais feedbacks melhor!
 

ALTF4

Membro Conhecido
Olá...

Estive na Sardenha no início deste mês, fiz um cruzeiro pela MSC e a paragem na Sardenha foi para mim uma das melhores, tive a oportunidade de visitar a praia de Poetto, muito congestionada, mas gostei bastente... percorri algumas ruas de Cagliari e gostamos muito... certamente voltaremos com mais tempo, para nomeadamente visitar a reserva onde se encontram os Flamingos...

Obrigado pelo Report...
 
Última edição por um moderador:

d3ci0

Membro Conhecido
Muito obrigado pela partilha!!!
Parece-me um excelente destino, gostei do que vi, vou acrescentar a minha lista de desejos hihihihihi :D:D:D:D:D
 

Antonia.M.S.

Membro Conhecido
Olá @petrus ,

A Sardenha anda na mira já há algum tempo porque reúne vários atrativos, belas praias, bom tempo, água a boa temperatura, boa gastronomia, património para visitar e porque está relativamente perto de nós. Como temos sempre de fazer opções ainda não me foi possível visitar.
Obrigada pela partilha e pelo contributo , pelas belas fotos, pontos de vista e sugestões! A Sardenha é mesmo um destino a não perder ;):D
 

petrus

Membro Ativo
Obrigado a todos/as pelas simpáticas palavras de incentivo.

Deixo ainda mais algumas notas:

Usem GPS. Do carro, do telemóvel (cuidado se o vosso plano de telemóvel incluir dados que estão fora do roaming, mais vale uma aplicação tipo waze). Nós levamos o velhinho Tom Tom e foi muitíssimo útil;

Cuidado em Cagliari. Não me refiro à segurança que tudo o que visitámos nos pareceu seguro e descontraído, mas com o facto de existirem bastantes "meninas" numa ou outra zona específica e usarem mesmo pouca roupa! Ah! E são assanhadas que mesmo indo eu acompanhado... fui assediado à mesma!:eek:

Língua Italiana é lei. Vamos ser claros: poucos povos (do que conheço) fazem malabarismos para falar outras línguas como nós (imagino que são resquícios dos Descobrimentos) e tirando em zonas mesmo turísticas (e nem todas) só falam mesmo italiano pelo que vale tudo, incluindo gestos, mas de um modo geral são simpáticos e disponíveis;

Muito tempo dentro do carro. Caso queiram mesmo visitar alguma coisa não há volta a dar! As distâncias quilométricas são significativas, mas o problema é que as estradas (tirando as AE e o comboio) são em zonas muito montanhosas e sinuosas e uma distância de 30 ou 40 km pode levar facilmente duas horas a percorrer... além de que há enseadas, desfiladeiros, promontórios, penhascos... tão bonitos que a tentação é mesmo ir muito devagar!

Muita natureza em estado puro. Aparte a reserva com os inúmeros flamingos cor de rosa (em ambiente praticamente urbano), encontram-se muitas outras aves pela ilha, vimos vários coelhos, perdizes, rebanhos de ovelhas e cabras pelas encostas e vegetação até mesmo nos locais mais inóspitos, além de cursos de água límpidos! Curiosamente há poucos incêndios, embora o relevo seja favorável à propagação dos mesmos! Ao menos ainda não chegou lá a praga dos eucaliptos!
 

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
Olá @petrus
Obrigado pelo teu relatório, havia poucos ou nenhuns aqui no Portal e faziam falta.
Eu fui à Sardenha em Junho de 2016, mas ao norte da ilha e vais-me desculpar, mas não estou de acordo contigo quando dizes que a beleza das praias é inferior a Menorca :) Posso comparar porque já fui às 2 ilhas.
Há particularidades da Sardenha que desgostei, como ter de caminhar muito, sem sinalização e algumas vezes ter de fazer montanhismo para lá chegar à praia. O estacionamento pago, e bem pago, em muitas praias, entre outras.
Menorca adorei e prefiro à Sardenha.
Agora, praia por praia, a Sardenha não fica atrás em termos de beleza.

Caso não conheças, dá uma vista de olhos às praias cala brandinchi, Cala Coticcio, Cala Napoletana, Capriccioli, spiaggia del principe, La Pelosa ...
 

petrus

Membro Ativo
Olá @petrus
Obrigado pelo teu relatório, havia poucos ou nenhuns aqui no Portal e faziam falta.
Eu fui à Sardenha em Junho de 2016, mas ao norte da ilha e vais-me desculpar, mas não estou de acordo contigo quando dizes que a beleza das praias é inferior a Menorca :) Posso comparar porque já fui às 2 ilhas.
Há particularidades da Sardenha que desgostei, como ter de caminhar muito, sem sinalização e algumas vezes ter de fazer montanhismo para lá chegar à praia. O estacionamento pago, e bem pago, em muitas praias, entre outras.
Menorca adorei e prefiro à Sardenha.
Agora, praia por praia, a Sardenha não fica atrás em termos de beleza.

Caso não conheças, dá uma vista de olhos às praias cala brandinchi, Cala Coticcio, Cala Napoletana, Capriccioli, spiaggia del principe, La Pelosa ...
Não tens que pedir desculpas! Um fórum é isto mesmo! Um espaço aberto de partilha, tal como foi pensado há milhares de anos, mas numa perspetiva terrena e não virtual como a que temos agora!

Como escrevi, ainda não tive oportunidade de visitar o norte da ilha, mas mantenho que as minhas praias favoritas em termos de beleza do mediterrâneo continuam a ser as de Menorca e acabo por já conhecer alguma coisa das Canárias, todas as Baleares (incluindo Formentera), Santorini, Mikonos...

Reforço ainda que as perceções são algo muito pessoal e se gostássemos todos do mesmo isto era uma chatice.;)
 

yara

Membro Conhecido
@petrus

Obrigado pela partilha e pelas informações tão úteis.
Este ano estive muito indecisa entre Sardenha ou Malta + Sicília e acabei por escolher a segunda hipótese.
Apareceu uma oportunidade com voos e eu aproveitei mas o teu report aliciou para uma viagenzita à Sardenha....:rolleyes:

Algumas curiosidades...
A nível de preços de refeições e bebidas, a Sardenha é tão cara como dizem?
Dizes que facilmente se paga uma conta de 40/50€ num restaurante mas um preço assim o que inclui mais ou menos? Só pratos e bebidas?
Entradas, pratos e bebidas?

A nível de rent-a-car...
40€/dia não é propriamente barato para época baixa (referes que foste em Junho)...
Conheço uma pessoa que alugou por 7 dias pela internet e pagou 380€ por 1 semana com taxa de trajecto único (levantou o carro num aeroporto e vai devolver noutro)...
É normal este tipo de preços?

Obrigado mais uma vez. ;)
 

petrus

Membro Ativo
@petrus

Obrigado pela partilha e pelas informações tão úteis.
Este ano estive muito indecisa entre Sardenha ou Malta + Sicília e acabei por escolher a segunda hipótese.
Apareceu uma oportunidade com voos e eu aproveitei mas o teu report aliciou para uma viagenzita à Sardenha....:rolleyes:

Algumas curiosidades...
A nível de preços de refeições e bebidas, a Sardenha é tão cara como dizem?
Dizes que facilmente se paga uma conta de 40/50€ num restaurante mas um preço assim o que inclui mais ou menos? Só pratos e bebidas?
Entradas, pratos e bebidas?

A nível de rent-a-car...
40€/dia não é propriamente barato para época baixa (referes que foste em Junho)...
Conheço uma pessoa que alugou por 7 dias pela internet e pagou 380€ por 1 semana com taxa de trajecto único (levantou o carro num aeroporto e vai devolver noutro)...
É normal este tipo de preços?

Obrigado mais uma vez. ;)
Respondendo de forma mais objetiva à Yara,

A comida não é barata. Uma vez comemos no pato donald por uma questão de comodidade e aí 20 euros chegam, mesmo assim há taxa de serviço! Abaixo dos 30 euros é possível, sobretudo se for pizza (custou à volta de 9 ou 10 euros cada). As bebidas encarecem bastante a coisa! Uma simples cerveja custa facilmente 4 ou 5 euros e não estou a falar dos locais mais turísticos!
50 euros dá para uma refeição normal, prato, bebidas e eventualmente um gelado no final. Mais em conta pode ser restaurantes que fazem buffets e coisas do género, mas por onde andámos é sempre mais caro que cá e bastante. Um exemplo que reforça isso é o café que facilmente custa o dobro de cá, embora também se encontre a preços mais aceitáveis, mas ao menos é bom (dito pelo patroa que eu não bebo)...

Como certamente sabes, mais dias de aluguer de carro significa preço mais baixo e finam de junho é época média. Se alugasse uma semana inteira o preço caía para 30 euros/dia, ou seja, 210 por semana! Se fosse apenas um dia já era 50 euros! Antes fiz uma simulação na net e não encontrei nada de muito diferente, sendo que deve piorar e bem na época alta! Cuidado ainda com a história do eventual limite de km's diários que a existir é uma sacanice dado o tamanho da ilha!

Resumindo, não tem custos de vida exorbitantes como em algumas partes do mundo, mas para a carteira do tuga comum (onde me incluo) diria que o normal é ter preços tipo 40 ou 50% mais caros, embora nos supermercados essa diferença possa ser um pouco menor...

Malta não me seduz, mas a Sicília era local onde também gostava muito de ir...
 

sicpaiva

Membro Conhecido
Ai a Sardenha :rolleyes::rolleyes: que saudades.
Obrigada por me dares a conhecer um bocadinho do Sul da ilha, uma vez que quando fui só me fiquei pelo norte.
Um dia volto. ;)
 

rmonteiro

Membro Conhecido
Obrigado pela partilha.
Deu para entender certas questões como os kms que se tem de fazer e pagar estacionamento etc.. :mad::mad:
Em Itália costumo dizer que se queremos comer uma verdadeira pizza, temos que a pagar. Os típicos snacks bar vendem pizzas muito banais.. isto na minha opinião.
 

Gigi Piluxe

Membro Novo
grata pela partilha. iremos à Sardenha em final de Junho e as dicas são extremamente úteis..já tenho voos e alojamento, estou a ver que o aluguer do carro é que vai ser mais dispendioso..
 
Top