Novidades

[Report] - Suiça - Sion, Montreux, Lausanne e Genéve

Lipe

Membro Conhecido
Introdução

Dado que tenho família na Suíça, foi relativamente fácil decidir conhecer este país, pois era apenas necessário reservar voos, dado que o alojamento e alimentação estava "incluído". Vou relatar alguns dos sítios que visitei, sem nenhuma ordem cronológica ou espécie de roteiro, até porque a 1ª vez que lá fui já lá vão 10 anos e não me recordo com precisão.

Vou dividir o Report em 3, pois são bastantes os locais visitados e assim facilita a leitura!


Locais visitados
Parte I
- Sion
- Montreux
- Lausanne
- Genéve + Salão Automóvel

Parte II - (link)
- Crans-Montana
- Glacier, Lac et Barrage de Moiry
- Itália - Domodossola

Parte III - (link)
- Nendaz - Passeio + SKI
- Port-Valais - Aquaparc
- Barrage de la Grand Dixense

Geografia


A Suiça é dividida em "cantões", do mesmo género como o nosso país se divide em regiões. Cada "cantão" tem a sua constituição, legislatura, governação e tribunais. Também diferem em termos de língua oficial, sendo o alemão a língua dominante e o francês a língua oficial apenas nos cantões mais a Sul e a Este (Fribourg, Vaud, Valais, Neuchâtel, Genève e Jura). Ainda assim, é possível ouvir e falar francês em regiões de dominante alemã, o que não acontece praticamente em lado nenhum com o inglês.

No meu caso, apenas conheço melhor a zona de Geneve, Vaud e principalmente o Valais, sendo Sion a sua capital e onde residem os meus familiares.

Sion (Valais)

Valais é o 3º maior "cantão" da Suíça com aproximadamente 5,224km2 de área e 331 mil habitantes. É precisamente na capital, Sion, que fiquei por 3 vezes alojado, em Fevereiro, Março e em Agosto, tudo em anos diferentes. Viajei sempre em low cost e tive sempre boleia de Genève para Sion (160km), no entanto, é possível ir de comboio e parar na Gare de Sion.

É precisamente com vista para a Gare de Sion que ficava o meu quarto e até nem era muito barulhento de manhã.


Situado num vale, estamos constantemente de olhar direccionado às montanhas circundantes, onde facilmente se avistam picos com neve. Também em Sion, existem algumas colinas, onde temos o "Tourbillon Castle" e a "Church and Castle Notre-Dame de Valère".

Tourbillon Castle

Church and Castle Notre-Dame de Valère

Qualquer um destes monumentos é possível de visitar a pé. Do centro da cidade, encontram-se várias indicações de como chegar ao cimo da colina.

A caminho do castelo...
É sempre a descer até lá acima!!

Chegando ao Castelo a vista sobre toda a cidade é magnifica!

O estádio do nosso conhecido FC Sion

Por mais vezes que aqui viesse, ficava sempre algum tempo só a observar! O silêncio é ouro!

Por outro percurso, pode-se ir até à Igreja Castelo e Catedral Notre-Dame de Valère:

No interior

De volta à cidade, o ambiente é bastante descontraído e tudo está limpo, organizado e arrumado!


O "centro" e a famosa "Place du Midi", repleta de lojas e esplanadas onde os peões são a prioridade e os veículos só podem circular a 10km/h

Algo que também achei curioso (não apenas em Sion) era a cor da água!

Rio Ródano (Rhone)

Sion à la nuit
 
Última edição:

Lipe

Membro Conhecido
Montreux



A cerca de 67km de Sion e na direcção de Genéve encontramos Montreux, cidade banhada pelo Lago Geneva (Lac Léman), mundialmente conhecida por abrigar o Festival de Jazz de Montreux e por ser a cidade onde ocorreram os eventos de uma das músicas mais famosas do Rock n Roll, "Smoke on the Water" dos Deep Purple.

É fácil identificar a Música um pouco por todo o lado


Freddie Mercury, vocalista da banda britânica Queen, residiu em Montreux após descobrir que estava com SIDA, compondo para cidade a musica "A Winter's Tale". Na Place du Marché, às margens do Lago Genebra (Lac Léman), foi erguida em 1996 uma estátua em sua homenagem.

A cidade é bastante dada a turistas, é pitoresca e está bem cuidada. O lago dá-lhe outra magia e os jardins e as flores fazem tudo ainda mais bonito.


Famoso também é o hotel Montreux Palace

Deu para conhecer o interior e comer um gelado com vista para o lago!

Já por várias vezes visitei Montreux e passam-se por lá bons momentos! A vida e animação nocturna também está presente e é de um nível médio-alto, com alguns clubes privados e de acesso reservado.
 
Última edição:

Lipe

Membro Conhecido
Lausanne

Continuando em direcção a Genève, encontramos Lausanne, a capital e maior cidade do "cantão" de Vaud, também ela banhada pelo Lac Léman.


Falando um pouco do Lac Léman, é o lago do lado norte dos Alpes, partilhado entre a Suiça e a França. É um dos maiores largos da Europa Ocidental e o maior do curso do Rio Ródano (Rhone). 60% da sua área é da jurisdição suiça (Vaud, Genèva e Valais) e 40% da França (como se verifica na imagem acima).

Lausanne e o Lac Léman


Lausanne é bastante conhecida pelo mundo do Desporto, com a sede do Comité Olímpico Internacional que por sua vez reconhece a cidade como a "Capital Olímpica" desde 1994. O Tribunal Arbitral do Desporto e mais 55 Associações de Desporto Internacionais também estão sediadas em Lausanne.

Entrada do Parque Olímpico

O que não se deve fazer nas fontes do parque olimpico!!

Os jardins do Parque Olímpico

No centro da cidade "Lausanne Capitale Olympique"

 
Última edição:

Lipe

Membro Conhecido
Genéve (Genebra)


Um dos pontos de partida para muitas das visitas à Suíça é Genéve, pelo questão da localização, dos acessos e também com as companhias de aviação low cost a operar este destino.

Genebra, a 2ª cidade mais populosa da Suíça (a 1ª é Zurique), é a par com Nova York, o centro mais importante da diplomacia e da cooperação internacional, sendo Genebra sede de diversos departamentos e filiais das Nações Unidas, da Cruz Vermelha, a Organização Mundial de Saúde (OMS), os Altos Comissariados para os Direitos Humanos e para os Refugiados e da UNESCO - fazendo com que a cidade tenha a alcunha de "Cidade da Paz".

Genebra é também considerada um dos mais importantes centros financeiros do mundo, estando à frente de Tóquio, Chicago, Frankfurt e Sydney e em terceiro lugar na Europa, depois de Londres e Zurique.

Depois de tantas vezes a aterrar (e levantar) em Genéve, tinha de fazer uma visita e conhecer um pouco da cidade. Acabei por não tirar muitas fotos, mas fica um pouco do que vi.

O Lac Leman e o seu repuxo de água é dos locais mais visitados e reconhecidos de Genebra.



Achei curioso o pormenor dos sinais luminosos!

Um dos eventos mais conhecidos de Genebra é o Salão Automóvel, sendo uma das maiores exposições da industria automóvel do mundo e acontece anualmente em Março. Consegui coincidir as datas e numa das visitas à Suíça fui conhecer o Salão Automóvel.

Quem chega de carro, tem diversos parques de estacionamento encostados (literalmente) ao aeroporto e seguidamente um transfer para a entrada da exposição (não me recordo de valores).


À entrada no Salão Automóvel

Vamos lá ver as bombas

Não me vou alongar muito em comentários nem fotografias, pois nem é tanto o intuito deste report, mas sendo o Salão Automóvel de Genebra, é das ocasiões onde as marcas não fazem a "coisa por pouco", fazendo-se representar no seu maior expoente!

Bugatti Veyron 16.4 GrandSport

Audi R8 5.2 Quattro

Pagani Zonda Cinque

Frazer-Nash Namir Hybrid

O Salão é mesmo enorme, extende-se por vários pavilhões

Renault Megane Trophy

Mercedes SLR Brabus

Bugatti Veyron Vincero Mansory

BMW Z4

Ao final do dia, fomos ver o por do sol na zona da restauração, onde há um terraço com vista privilegiada do aeroporto.



E assim me despeço de Genéve e da 1ª parte dos Reports da Suiça!

 
Última edição:

Nika

Membro Conhecido
Olá Lipe!
Obrigada pela partilha. :)
A Suiça é um país bem interessante, já fiquei a "conhecer" mais um bocadinho. Destas localidades que mencionaste, só conheço Genève. ;)
Aguardamos pela 2ª parte. :D
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
O ano passado pensei ir à Suiça mas troquei pelos Balcãs... ainda bem pois já me fizeste acrescentar Sion à lista. Lindos castelos que desconhecia!
Obrigada pela partilha com belas fotos ;)
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Belo inicio de uma série de report's que promete.
Suíça um pais bastante interessante.
Obrigado pela partilha.;)
 
Top