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[Report] Suiça - Um sonho em tons de branco! - Fevereiro 2014

Nuno Breia

Membro Conhecido
Olá viajantes,

Mais uma vez venho partilhar umas das minhas aventuras, desta vez ao país da Heidi, dos relógios mais famosos do mundo, do chocolate, e o queijo dispenso... Eheheh

Esta era uma viagem que estava há muito tempo no pensamento não estava prevista para já, mas proporcionou-se de uma hora para a outra, e foi planeada em apenas uma semana, o único contra foi o preço dos voos que ficaram mais caros, mas um Sonho é um Sonho não é verdade!?

A chave desta viagem foi aliar as melhores experiências ao meu desporto de eleição, o esqui. Resumindo, este viagem começou com 1 dia em Genebra, depois foram 8 dias em Zermatt, 2 dias em St. Moritz e meio dia em Zurique, e volta a Genebra para regressar à casa de partida.


Dia 1 - Lisboa > Genebra

O voo partia cedo de Lisboa, por volta das 7h30, escolhi este voo para chegar cedo a Genebra, dado que só ia estar esse dia e queria aproveitar o máximo, voo pela TAP, tranquilo, com duração de cerca de 2h30.

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Chegado ao aeroporto, recolhi bagagem, e fui levantar o Swiss Flexi Pass, que em alternativa pode ir por DHL para casa, eu como foi em cima da hora, não quis arriscar e pedi para levantar no aeroporto. Após tudo tratado, no aeroporto de Genebra tem umas máquinas onde podem tirar um bilhete que permite viajar grátis para a cidade, tem duração de 75 minutos.

Swiss Flexi Pass - É um passe que permite andar de comboio por dias do passe durante um mês, também há passes para dias seguidos, o Swiss Pass. Estes passes só podem ser comprados online e por estrangeiros, quem for viajar pelo país é um boa opção, dado que os transportes na generalidade são caríssimos e com este passe ainda permite viajar em algumas linhas panorâmicas, como o Glacier Express, que já falarei mais à frente. Toda a info em http://www.swisstravelsystem.com

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Apanhei o comboio no aeroporto e segui até à estação Cornavin, estação central de Genebra, aqui tive que guardar parte da minha bagagem, os esquis, na sala onde despacham encomendas, também guardam bagagens, 10 CHF / peça. Qualquer estação na Suiça tem disponível armários automáticos para guardar as malas durante 24 horas, tamanho pequeno e grande, 6 CHF e 9 CHF respectivamente.

Já na cidade, desloquei-me à pousada da juventude de Genebra para fazer check-in, fiquei uma noite. Nesta pousada, aquando o check-in dão um passe que permite utilizar os transportes públicos da cidade grátis. Mas como nem é uma cidade muito grande, fui à descoberta a pé, apenas utilizei nesse dia para atravessar o lago de barco. Em relação à cidade, gostei das margens do lago, onde se vê o famoso jacto do lago, gostei dos jardins nas margens, e sobretudo no Jardin Anglais, adorei o L'Horloge Fleurie (o relógio de flores), daí dei uma volta pela zona central da cidade, muito movimentada de pessoas às compras e regressei à pousada. É uma cidade que não tem muito para ver, mas é engraçada.

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Dia 2 - Genebra > Zermatt

O dia começara cedo, com o pequeno almoço na Youth Hostel, bastante completo, com iogurte, fruta, vários tipos de pão, etc. [Os Youth Hostels na Suiça são classificados em 3 tipos, Simple, Classic, Top, durante toda a viagem fiquei instalado em Youth Hostels, a de Genebra era Simple, mas as de montanha são de categoria Top]
Apesar de a oficina da bagagem só abrir às 9h, pouco depois das 8h já estava na estação, tinha acordado cedo, pois a ansiedade para chegar a Zermatt, aquela pequena vila de sonho era imensa, para brindar a minha chegada, nada como um dia interior a nevar, o que foi maravilhoso.

A viagem durou cerca de 3h30 de comboio, numa distância aproximada de 300 km's, excusado será dizer que pelo caminho se vêm as mais maravilhosas paisagens, começando pelo Lago de Genebra até às montanhas alpinas.




Assim que cheguei a Zermatt, fui directo ao hostel fazer check-in, pousar a bagagem para ir logo à descoberta desta pequena vila mágica, onde a maioria dos edifícios são tipo chalet, excepto um ou dois hotéis no centro, mas que têm características de uma arquitectura antiga. É importante notar que é uma vila livre de automóveis, apenas circulam pequenas viaturas eléctricas dos hotéis, taxis e autocarros eléctricos.
Atenção que quem quiser ir de carro a Zermatt tem que deixar o carro na cidade de Täsch que fica a cerca de 8 km de distância e ir de comboio até Zermatt.













 
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Nuno Breia

Membro Conhecido
Dia 3 a 9 - Zermatt

Estive 7 dias completos em Zermatt, dormi em 4 alojamentos diferentes por diversos motivos, sendo que vou dividir estes em 4 partes, pelos 4 alojamentos diferentes.

Youth Hostel Zermatt [5 Noites]

Este foi o primeiro alojamento, apesar de ser hostel, nunca tinha estado num hostel tão limpo, sinceramente adorei os Youth Hostel, além dos quartos múltiplos têm também quartos duplos, uma opção económica e viável. O pequeno almoço, nunca vi nada idêntico em hostels, nem perto!!!... 3 Tipos de pão, e não era pão de forma, diversos fumados e queijos, 4 sabores de iogurte, doces, chás, cereais, café, leite, sumo... digamos que em relação a um hotel de 3 estrelas, por onde tenho passado, só faltavam os croissants.

Um dos motivos que me levou à Suiça foi também o esqui, sendo que eram 8h e eu já estava à espera do autocarro para subir a montanha, dado que já tinha comprado o forfait no dia anterior.

Neste primeiro dia após a noite inteira a nevar, o dia acordou limpo, o sol brilhava, para quem já fez férias de neve, sabe o que isto significa, espectacular mesmo... A primeira pista que desci, devido a ter nevado toda a noite não tinha sido pisada, e a neve fofa chegava-me praticamente pelos joelhos, para quem gosta de fora de pista estava excelente.



Esta estância é composta por 5 sectores, 3 suíços, Matterhorn galcier paradise/Schwarzsee, Gornergrat e Sunnegga/Rothorn e os 2 italianos Breuil-Cervinia e Valtournenche, esquiáveis entre si, e parte suíça tem um desnível de 2200 metros esquiáveis.

A principal atracção de Zermatt é o Matterhorn ou Monte Cervino, diz-se ser a montanha mais fotografada do mundo, e eu contribui que lhe tirei imensas fotos de todos os ângulos e feitios, como poderão constatar ao longo do report.












Ainda não referi, mas esta montanha é um glaciar, como é visível na próxima foto. Se visitarem no verão e subirem ao topo, poderão brincar na neve ou até mesmo fazerem desportos de inverno, esqui, snowboard, que no verão conta com 21 km's de pistas abertas no glaciar.



Linha de Gornergrat

Esta é uma linha que liga Zermatt ao Monte Rosa, com cerca de 9.5 km, sobe a encosta toda até dos 1600 aos 3100 metros de altitude, esta linha tem um magnifica vista sobre Zermatt e as montanhas que a rodeiam, ao chegar ao topo está um hotel, que aparentemente teria sido noutros tempos um observatório. Eu utilizei bastante esta linha porque o forfait permitia usar, comprar o bilhete de comboio, o preço é caríssimo, Ida e Volta 68.50 €.






Mais perspectivas do Matterhorn e Zermatt...







Por toda a montanha até à cota 2200 encontramos muitos chalets no meia da montanha, sendo alguns hotéis, realmente fantástico. E nas cotas superiores há um hotel em cada sector/zona.


Igloo Village Zermatt [ 1 Noite]

A aldeia iglo durante o dia funciona como bar/restaurante, à noite como "hotel".




A história de como nasceu estas vilas que estão espalhadas por diversas montanhas na europa e no mundo, é porque o criador desde conceito é snowboarder e queria começar a descer uma montanha aos primeiros raios de sol, a essa hora os teleféricos ainda não estão a funcionar, então ele e uns amigos construíram um iglo para pernoitar na montanha. A construção é feito com balões e que são tapados com neve, depois os caminhos são feitos através de escavação, durante todo o inverno é necessária a manutenção para repor neve. porque todos os dias devido à enorme compressão a neve/gelo vai abatendo. Para terem noção, a zona principal e maior, tem zonas onde a espessura de neve no "tecto" é de 5 metros. Também já fizeram imensos testes, tanto de carga, como com bombas de avalanche e a resistência da neve é uma brutidade.
Todos os iglos são decorados com esculturas na neve e gelo, e são diferentes em qualquer outra aldeia iglo do mundo, assim como todos os anos, escolhem um tema, e a partir daí fazem as criações, como já vão ver nas imagens abaixo.

Este foi um dos momentos altos da viagem, porque englobou uma série de experiências, o preço não muito baixo, 130€, mas também são experiências únicas que não ia poder perder.

O preço inclui:
- Dormida no iglo,
- Bebida de boas vindas (Vinho quente, para quem não experimentou, tem um sabor afrutado, um sabor que se aproxima ao da sangria, mas quente),
- Jantar (Fondue de queijo ou Pasta de tomate),
- Chá durante toda a estadia,
- Passeio nocturno com raquetes de neve,
- Jacuzzi exterior,
- Pequeno almoço na montanha (foi servido num hotel, um pequeno almoço muito completo).

Sinceramente, não me arrependi nada de ter gasto estes 130€, uma experiência fantástica, só tive pena de o jacuzzi ter sido à noite não ao pôr-do-sol, seria a única coisa que alteraria, mas não era possível, de qualquer das formas foi tudo fantástico. Muitos de vocês, estarão a pensar, jacuzzi ao ar livre na montanha, neve, frio... Eu ao fim de 15 minutos saí porque não suportava mais o calor, a temperatura da água era de 40ºC, a dor ar não sei ao certo, mais devia ser qualquer coisa como -6ºC.

Enquanto dormi, também não tive frio, nem calor, até dormir muito bem, para as pessoas mais friorentas, talvez sintam um pouco mais frio e é aconselhável levarem um pijama quentinho.











 
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Nuno Breia

Membro Conhecido
... continuando no iglo...











E assim se amanhece no meio da montanha, simplesmente maravilhoso...




A vista do pequeno almoço e o regresso a Zermatt...








O vale de Zermatt visto desde o glaciar...



Zermatt ao pôr-do-sol... e nascer...





Hotel Schwarzsee [2 Noites]

Durante duas noites fiquei neste hotel que é ao lado do Lago Schwarzsee no meio da montanha a 2650 m de altitude, só é acessível por teleférico, e durante o dia, fiquei aqui porque durante o fim-de-semana a pousada não tinha vagas, então foi a solução alternativa, paguei cerca de 80€/ noite num quarto múltiplo com Meia Pensão. O jantar era composto por 3 refeições, entrada, prato principal e sobremesa, apesar de eu não apreciar alguma comida, porque sou esquisito, a qualidade era bastante boa.

De facto no meio da montanha, à noite não há muito para fazer, mas conseguem imaginar a tranquilidade e sossego que se vive!? Sair do hotel e começar a esquiar à porta... Foi mais uma experiência maravilhosa. E acabou por ser engraçado, porque havia um casal de portugueses que viviam e trabalhavam naquele hotel à 29 anos, até foram bastante simpáticos, assim como os gestores do hotel.




As vistas do pequeno almoço...




O hotel...



A aldeia iglo vista de cima...



E mais Zermatt e montanha...




Hotel Tannenhof [1 Noite]

Mais uma vez de malas às costas para a última noite, esta noite mudei, porque no Hotel Schwarzsee para descer, só a partir das 8h30, e não chegaria a tempo de apanhar o Glacier Express que era às 8h52, neste hotel fiquei num quarto single com WC partilhada, foi a única noite durante esta viagem que tive a minha privacidade, um hotel antigo, mas acolhedor, mesmo no centro de Zermatt a cerca de 250 m da estação, acabei também por conhecer um Português que servia os pequenos almoços no hotel, que também foi simpático...

Ainda não referi neste report, mas em Zermatt frequentemente se ouvia falar português, segundo algumas pessoas com quem falei, em Zermatt há mais de 4000 portugueses a trabalhar, mas, nem todos muitos simpáticos, se alguns ao perceberem que era era português mostravam simpatia, outros mostravam algum desprezo..

E com um pôr-do-sol me despeço de Zermatt...


... no dia a a seguir a viagem ia ser longa, apesar de ser apenas de 300 kmm ia durar 8 horas...
 
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Nuno Breia

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Dia 10 - Glacier Express - Zermatt > St. Moritz

Depois de um mês de Janeiro com tempestades todos os dias, em que em Zermatt quase não abriam os meios mecânicos porque os temporais não permitiam, já tinham passado 8 dias em Zermatt, 2 com neve, os restantes com Sol e estância sempre totalmente aberta.
Mas este para mim era o dia que mais desejava o Sol, devido à viagem no comboio panorâmico Glacier Express, e assim foi, céu limpo, sol, o São Pedro não podia estar melhor durante estas férias de sonho.

O Glacier Express é uma das linhas mais famosas do mundo que cruza as montanhas alpinas desde Zermatt a St Moritz, atingido os 2033 metros de altitude em Oberalppass. O que posso eu dizer sobre esta viagem? Simplesmente fantástica, não tenho palavras, uma viagem de 8 horas e não foi nada aborrecida, porque de facto, as paisagens são magnificas, gostaria no entanto de fazer esta viagem em Maio, ver conjugados os tons verde e branco... Além das montanhas com neve, passa por muitos vilarejos, castelos entre Thusis e Tiefencastel, e outros tipos de paisagens...

Durante a viagem são fornecidos uns auscultadores onde podem ouvir as explicações sobre o ponto onde estão a passar, são cerca de 80 pontos de informação, como eu não sou expert em inglês, ia apanhando algumas coisas, outras não tanto...

Em relação ao bilhete, eu usei um dia do meu Swiss Flexi Pass, mas mesmo assim foi necessário reservar o lugar, que tem um custo de 13 CHF, reservei online. O preço normal desta viagem sem refeição ronda os 125 €, e a refeição é 40 CHF e também deve ser reservada previamente, mas no inicio da viagem também vêm perguntar se queremos, eu optei por levar uma sandes e um sumo.

Chega de conversa e ficam as fotos do percurso... (não ficaram muitos boas porque os vidros reflectiam imenso)





























 
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Nuno Breia

Membro Conhecido
... continuação Glacier Express...














Dia 10 - St Moritz [2 Noites]

Cheguei a St Moritz por volta das 17h, apanhei o Bus para a pousada, aqui também fiquei no Youth Hostel com meia pensão, cerca de 50€/noite, também esta uma classificada como Top, e mais uma vez não desiludiu, assim que fui jantar, descobri que o staff da cozinha era 95% português, as refeições também muito boas para hostel, ao nível de um hotel 3 estrelas em portugal.

St Moritz é uma cidade maior, bem servida de transportes públicos com uma cerca de 11 ou 12 linhas de autocarros, a que me levou da estação ao hostel foi a linha 9 (castanha), e aqui o motorista foi malandro, porque me vendeu um bilhete de 1ª classe, enquanto em autocarros urbanos, onde ficará a primeira classe? No dia a seguir tinha direito a bus grátis porque tinha forfait, no dia em que parti, entrei simplesmente para o autocarro e nem me perguntaram por bilhete e eu deixei-me ir, naqueles destinos como os forfaits são direito, eles não se dão muito ao trabalho de fiscalizar, já em Zermatt acontecia o mesmo.

Esta estância é dividia por diversos sectores, Corvatsch Furtschellas, Diavolezza/Lagalb, Corviglia Piz Nair, Zuoz, Muottas Muragl, Pontresina/Languard, Samedan, La Punt, Maloja, S-Chanf, denominada por Engadin, mas não são esquiáveis entre si, como só fiquei um dia, fiquei só no sector da encosta de St Moritz.

Uma curiosidade interessante, é que é a única estância que conheço que abre às 8h, geralmente costuma ser às 9h, eu às 8h já estava a esquiar. Em termos de neve e pistas, adorei St Moritz, por estar mais exposto, faz mais frio, logo a neve é um bocado mais rija, mas de muito boa qualidade, as pistas eram valente autoestradas, excelente para quem gosta de velocidade, onde cheguei a atingir 80 km/h.


Dia 11 - St. Moritz

E assim amanhece em St Moritz...

















 
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Nuno Breia

Membro Conhecido
Depois de um dia a esquiar ainda deu para dar um passeio pelo centro de St Moritz, nas fotos não é perceptível o lago, porque está congelado, mas no vale é um enorme lago, que também deve ser muito giro no verão, em termos turísticos, a nível cultural St. Moritz não tem muita para oferecer, digamos que o indicado é turismo de natureza, quer de inverno, quer de verão.
















Dia 12 - St Moritz > Zurique > Genebra

E assim me despedia de St Moritz, eram 8h02 quando parti em direcção a Zurique, onde fiquei cerca de 7/8 horas, esta paragem não estava prevista no início da viagem, surgiu à última da hora, acabei por ficar a conhecer Zurique.


A viagem de comboio durou cerca de 3h, primeiro no regional ate Chur, e depois no intercidades até Zurique, esta última parte com imenso conforto, os comboios na Suiça são realmente um óptimo meio de transporte, além de que em qualquer linha somos contemplados com as mais belas paisagens.


Pouco depois das 11h, cheguei a Zurique, coloquei as malas nos cacifos automáticos, 9 CHF e fui por os esquis na oficina onde se despacham as encomendas, 10 CHF, aqui não ia pernoitar, por isso não tive alternativa, nesse dia ainda tinha a viagem de comboio até ao aeroporto de Genebra, onde ia ter o voo logo de manhãzinha às 6h35, pernoitei no aeroporto.

A estação central de Zurique é um mundo, imensas linhas, imensa gente, é umas das principais da Suiça, e em seu torno tem logo um série de atracções... como o Museu Nacional por exemplo, que por sinal, o meu Swiss Flexi Pass permitia a entrada naquele museu e muitos outros na Suiça, assim como utilizar transportes públicos na maioria das cidades.

Zürich Hauptbahnhof - Estação Central



Museu Nacional Suiço - É mesmo ao lado da estação






Bahnhofstrasse - Uma rua movimentada, cheia de lojas... Gostei!







Lago de Zurique





Rio Limmat - rio que atravessa Zurique









Galerie Inaujen

 
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Nuno Breia

Membro Conhecido
Fraumünster Church e St. Peter




Helmhaus



Ponte Münsterbrücke



Rathaus




Rua Wühre - Passeando nas ruas estreitas nas margens do rio...










Lindenhof - Um parque sobreelevado na cidade...








Deambulando na cidade...












Platzspitz - Mais um parque em Zurique...







E o regresso novamente à estação, era hora de partir...




Estava quase a terminar a viagem que tem agora o título de viagem da minha vida...


Eram 19h quando apanhei o comboio em direcção ao aeroporto de Genebra, uma viagem que durou cerca de 3 horas, tranquila... Assim que cheguei ao aeroporto, era esperar pela hora do check-in, despachar bagagem e regressar... No regresso, ainda consegui uma bela fotografia do nascer do sol e com ela termino este report.



Dicas

- Os Youth Hostel sem dúvida são muito bons, aconselho;
- Na Suiça é tudo caríssimo, por exemplo, um menu no Mc Donalds custa cerca de 12/13 €, se possível escolher Meia Pensão, ou refeições caseiras;
- O comboio é um excelente meio de transporte, mas é caro, como tudo na Suiça, os Swiss Pass são uma óptima alternativa;
- Usar o cartão multibanco não é boa opção, pelo menos na CGD, pagava 2.7% + imposto de selo por cada transacção, quer pagamento, quer levantamento;
- Para mim, a beleza da Suiça está nos Alpes e nas paisagens, as cidades, como Genebra e Zurique, são cidades simples, mas como são sempre cidades de passagem, dá para conhecer.


Preços

Voos LIS > GVA > LIS, com bagagem especial - 300.00 €

Youth Hostel Geneva [1 Noite/APA] - 29.00 €/ 36.00 CHF
Youth Hostel Zermatt [5 Noites/APA] - 160.00 €/ 195.00 CHF
Igloo Village [1 Noite/MP] - 130.00 €/ 159.00 CHF
Hotel Schwarzsee [2 Noites/MP] - 170.00 €/ 210.00 CHF
Hotel Tannenhof [1 Noite/APA] - 61.00 €/ 75.00 CHF
Youth Hostel St Moritz [2 Noites/MP] - 106.00 €/ 129.00 CHF

Swiss Flexi Pass 3 dias - 225.00 €/ 275.00 CHF
Glacier Express - Reserva de lugar - 11.00 €/ 13 CHF

Forfait Zermatt 7 dias - 345.00€/ 422.00 CHF
Forfait St Moritz 1 dia - 60.00 €/ 73.00 CHF

Cacifo Automático Estação (só aceita moedas) - 7.50 €/ 9.00 CHF
Sala de Bagagem Especial - 8.50 €/ 10 CHF por cada item.


Peço desculpa pelo quão extenso é este report, mas torna-se difícil seleccionar as fotografias, foram mais de 700 fotografias em 12 dias magníficos, se tiverem algum dúvida ou necessitarem de alguma ajuda, disponham.
 
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Nika

Membro Conhecido
Olá Nuno Breia!

Parabéns pelo report e obrigada pela partilha! :) A Suiça tem paisagens lindas.
Cumprimentos
 

Oscar Reis

Membro Conhecido
Olá Nuno,

Tenho um casal amigo lá na Suiça, que todos os anos me 'chateiam' para lá ir.... são estas paisagens que quero ver quando lá for.

Obrigado pela partilha :)
 

Nuno Breia

Membro Conhecido
Oscar Reis disse:
Olá Nuno,

Tenho um casal amigo lá na Suiça, que todos os anos me 'chateiam' para lá ir.... são estas paisagens que quero ver quando lá for.

Obrigado pela partilha :)
Da próxima vez, nao hesite em ir, vale mesmo a pena... E com alojamento é uma grande ajuda!


Loulou disse:
Obrigada Nuno Breia, é belo Report!
De um país que espero conhecer um dia.
É uma pena ser tão caro.
Concordo, para os nossos bolsos é um país muito caro... Mas se puder um dia, é realmente lindo.
 

Pedro Maia

Membro Conhecido
Grande viagem Nuno, e gostei imenso de rever esses lugares, pena que a Suiça, com o câmbio a 1,20, voltou a ser muito cara...

Fiz o Glacier Express já há uns quantos anos em Agosto mas não tive a tua sorte, o tempo foi sempre piorando à medida em que nos dirigiamos a St. Moritz, quando lá chegámos chovia torrencialmente.

Em St. Moritz tive um dos melhores dias de ski da minha vida, com o meu filho, um dia mesmo incrível.

Espero que não me leves a mal uma pequena correcção, não é por causa do frio que as pistas de Corviglia são mais duras, sobretudo de manhã, é porque estão viradas para sul e isso significa que o sol lhes bate directamente durante quase todo o dia e isso faz com que a neve se transforme, mesmo com o frio durante o dia derrete um pouco e essa parte derretida gela durante a noite.
 

Nuno Breia

Membro Conhecido
Pedro Maia disse:
Grande viagem Nuno, e gostei imenso de rever esses lugares, pena que a Suiça, com o câmbio a 1,20, voltou a ser muito cara...

Fiz o Glacier Express já há uns quantos anos em Agosto mas não tive a tua sorte, o tempo foi sempre piorando à medida em que nos dirigiamos a St. Moritz, quando lá chegámos chovia torrencialmente.

Em St. Moritz tive um dos melhores dias de ski da minha vida, com o meu filho, um dia mesmo incrível.

Espero que não me leves a mal uma pequena correcção, não é por causa do frio que as pistas de Corviglia são mais duras, sobretudo de manhã, é porque estão viradas para sul e isso significa que o sol lhes bate directamente durante quase todo o dia e isso faz com que a neve se transforme, mesmo com o frio durante o dia derrete um pouco e essa parte derretida gela durante a noite.
Saudades destes lugares ficam para sempre... Mas é verdade que fica muito caro, e para esquiar, temos mais perto excelentes estâncias a um preço muito mais apelativo.

Claro que nao levo a mal, quando falo de neve dura, nao me refiria a gelo, dura mas com qualidade. Segundo os habitantes locias esta temporada foi das temporadas mais abonadas com neve em St Moritz, nao nevava assim há imenso anos.
 

CarpeDiemMan

Membro Conhecido
Olá Nuno

O teu Report está simplesmente fantástico!
Muitos Km´s com neve de qualidade e paisagens espetaculares, o que pode um apaixonado da neve pedir mais? :). Foram 12 dias inesquecíveis, tenho a certeza disso.

Cumprimentos
 

Nuno Breia

Membro Conhecido
CarpeDiemMan disse:
Olá Nuno

O teu Report está simplesmente fantástico!
Muitos Km´s com neve de qualidade e paisagens espetaculares, o que pode um apaixonado da neve pedir mais? :). Foram 12 dias inesquecíveis, tenho a certeza disso.

Cumprimentos
Obrigado! Sem dúvida que foram, muita neve, paisagens fantásticas... Foi duro regressar a Portugal! Eheheh
 

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
Parabéns pelo relatório, está muito bom e as fotos são excelente.
Fui à suiça no inverno(Fevereiro) e jurei para nunca mais, está um frio que não se pode. :lol:
 
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