Novidades

[Report] - Suiça - Nendaz + SKI, Port-Valais, Grande Dixence

Lipe

Membro Conhecido
Parte III
- Nendaz - Passeio + Ski
- Port-Valais - Aquaparc
- Barrage de la Grand Dixense

Parte I - Sion, Montreux, Lausanne, Genève + Salão Auto
Parte II - Crans-Montana, Barrage de Moiry



Nendaz


Perto de Sion, já na montanha, a cerca de 15km fica a cidade de Nendaz que visitei por diversas vezes, pois nem sempre havia neve em Sion. Vou dividir esta secção em 2 partes, pois fui em passeio algumas vezes até que me apercebi que Nendaz era um dos pontos de partida para aceder à estância de SKI 4Vallées (4 vales), tendo optado por fazer o meu baptismo de SKI também em terras Suiças.

Nendaz Parte I - Passeio

Pelo caminho, uma paragem para ver a vista... ao fundo.. Sion!


Uma cidade pitoresca, principalmente quando pintada de branco. As fotos valem por si...



O Ice Hockey Rink estava oficialmente aberto e era possível alugar patins de gelo pelo dia inteiro por um valor simbólico. Não fiquei mais tempo porque fez-se hora de almoço e a equipa oficial tinha treinos à tarde, mas deu para brincar um pouco!


Depois, uma passagem pelo que costuma ser um parque infantil... quando a neve assim o permite!


Também fizemos o boneco de neve da praxe, até lhe demos um cigarro e tentámos oferecer lume, mas sem sucesso!


Obrigado Nendaz pela hospitalidade... voltarei para o SKI

 
Última edição:

Lipe

Membro Conhecido
Nendaz Parte II - Ski

Depois de planear minimamente o dia, fomos logo cedo para Nendaz, alugar o equipamento em falta, comprar o Forfait e subir de teleférico até Tracouet a 2200m.


Não me recordo minimamente de valores, mas também só alugámos os ski e as botas, o resto da roupa e luvas já tínhamos.


O forfait que dava acesso aos 4Vallées e a todos os teleféricos, cadeiras, etc


O mapa interactivo que dava informações sobre quais pistas estavam abertas ou fechadas


Havia também sinalização sobre os 4Vallées


Vamos subir?

A subida ainda é "grandinha"

Pelo caminho, avistamos algumas casas na montanha (chalet)

Uma igreja?!

Já perto do cimo, com vista para uma das pistas

Chegada ao topo!

Cá em cima, havia logo acesso ás cadeiras que além de nos transportar para outra zona do vale, também permitia um passeio simpático (que fizemos após o almoço).


Em relação ao SKI propriamente dito, foi a minha iniciação e o "professor" era o meu irmão e sinceramente esperava que fosse mais fácil!

A parte mais dificil era levantar-me cada vez que caía!

À hora de almoço o sol apareceu e deu para tirar algumas camadas de roupa e aperfeiçoar a técnica


Foi um dia bem passado e acabei completamente de rastos! Se calhar tinha sido melhor começar na Serra da Estrela e só depois ir para os Alpes Suiços com pistas daquela dificuldade!
 

Lipe

Membro Conhecido
Port-Valais - Aquaparc

A cerca de 60Km de Sion e na outra margem do Lac Léman, sensivelmente em frente a Montreux, fica Port-Valais e o seu magnifico Aquaparc.


Esta visita foi em Agosto, no entanto, este parque aquático permite visitas também no Inverno por ser fechado em grande parte da sua área. No Verão é possível passar uma ponte por cima da estrada e ir até à praia privada do AquaParc.

(Foto Google Maps 3D)
Não me vou alongar muito nesta parte do Report, mas é para deixar a ideia de que na Suiça não é só neve e passeio - também pode haver diversão, neste caso aquática!

Na zona coberta, dá ideia de que o tema são os piratas, pois há vários barcos com escorregas e passagens.


Há também um "Lazy River"

Waterfall Drop (A queda da cascata?!)

No piso superior, temos a piscina de ondas com bastante luz solar

E uma zona para repousar

A torre no exterior que serve de ponto de partida para diversos escorregas

( O vermelho chama-se "Red Slide" e são 21m a "cair")

A zona das chegadas dos escorregas

Hurricane Tortugas

O "Lazy River" dá à volta ao exterior
 

Lipe

Membro Conhecido
Barrage de la Grande Dixence

(Foto Internet)

Relativamente perto de Sion, fica a Barrage de la Grande Dixence, a maior barragem gravítica (ou barragem de gravidade) do mundo a uma altitude de 2365m e com 285m de profundidade.

Um pouco de história...
É das maiores obras do cantão do Valais! A barragem é enorme e o risco associado é assustador. A Barrage de la Grande Dixence está localizada a 2365m de altitude e o seu principal propósito é a geração de electricidade. Existem 4 estações que bombeiam a água proveniente dos glaciares, que vai derretendo durante o Verão (e congelando no Inverno).

Em finais de Setembro atinge normalmente a sua capacidade máxima e vai ficando vazia durante o Inverno, atingindo o mínimo em Abril. Quando cheia, contém aproximadamente 400,000,000 m3 de água!! Um improvável (mas não impossível) rebentamento da barragem iria inundar completamente as cidades que ficam no vale - algo que ninguém gosta de imaginar.

Toda esta imponência deixou-nos com curiosidade para conhecer e lá fomos nós uma manhã até à Grande Dixence!

Seguimos pela estrada sinuosa da montanha e ao longe umas nuvens escuras ameaçam o nosso passeio


Mesmo em Agosto, as montanhas mais altas conservam ainda muito gelo (ou neve)


Os túneis nesta zona são... estreitos... e nada iluminados!!


Chegamos ao ponto máximo onde se pode ir de carro - O Hotel Restaurant du Barrage - a partir daqui há 2 opções: a pé ou de teleférico! Tirei esta foto do Google Maps em 3D onde se percebe a zona do hotel e o cimo da barragem. Também se percebem os trilhos pela montanha acima!


A chegada ao hotel e a zona para estacionamento à direita. Tendo em conta a altitude ficámos sem perceber se estávamos no meio de nuvens ou nevoeiro!


Optámos pelo teleférico (sabe-se lá porque)...
... e vamos ter de atravessar aquele nevoeiro!
Adeus Hotel

Em segundos a vista era esta

Rapidamente passamos esta zona de nevoeiro e começa a haver alguma visibilidade! Foi aí que nos assustámos com a "vista"

Era alto! O nevoeiro parece estar a desaparecer...

Chegámos!

Algumas placas informativas dos percursos que podem ser feitos (a pé claro)

A barragem é tão funda como a Torre Eiffel

A estrada que fica por cima da parede da barragem

Resolvemos caminhar um pouco pela margem direita da barragem

Um túnel...

Mais umas passagens.. mais uns túneis... parece que o sol está a espreitar!

Pelo meio das rochas, já se vê qualquer coisa

O nevoeiro já mais fraco, permite finalmente uma visão espetacular!!

Ao fundo, uma espécie de "cascata" com água proveniente de um glaciar, que aos poucos vai enchendo a barragem

Mais à frente, um dos locais de descarga de água proveniente de uma das estações

Após cerca de 1h/1h30m de passeio, regressamos e o nevoeiro já permite uma foto ao limite da barragem, junto à parede.

No regresso, quando a altitude diminui praticamente não havia nevoeiro! Ficámos deslumbrados com o efeito que as nuvens faziam no vale, entre as montanhas! Acumulavam-se ali, quase em tempo real à frente dos nossos olhos!

Já na descida.. a vista era magnifica!

Um corte na vegetação da montanha, com terrenos agrícolas desenhados a régua e esquadro!

Entretanto, descobrimos também a origem do chocolate Milka! "Faz-se nos alpes.. desfaz-se na boca!" :p

 
Última edição:

Lipe

Membro Conhecido
Conheci ainda outros locais, dos quais provavelmente não sei associar as fotografias nem me recordo de muitos pormenores! Muito ficou por conhecer, até porque praticamente só visitei o cantão de Valais!

Suiça é também o país dos chocolates

E também o país onde se vendem Ferraris ou Lamborghinis em stands de rua!!

Dificil era também fazer a mala para vir embora!

O país para onde sempre voei em low cost :)

Até à próxima!
 
Última edição:

Nika

Membro Conhecido
Olá @Lipe
Parabéns pelo report e obrigada pela partilha. :)
As paisagens parecem espectaculares, a Suiça está cheia de surpresas. :D
 
Top