Novidades

[Report] Suiça - 6 dias

xes

Membro
Finalmente depois de 3 meses de planeamento fui a suíça, sempre foi um pais que me fascinou pela sua beleza, neve, etc..

Planeamento

Tive cerca de 3 meses a planear esta viagem, para isso usei varios guias entre eles:

Switezerland - Dk eyewitness travel guide - sao os mesmo da american express
ai1094.photobucket.com_albums_i441_xesito_51q110xKifL_BO220420be05367d856bebcc6c87992c02952e1d.jpg


Switezerland - Lonely Planet
ai1094.photobucket.com_albums_i441_xesito_51RAVNRV5pL_BO2204202e21cec52b163efe4ebc0d77cdca2a37.jpg


Switezerland by train

ai1094.photobucket.com_albums_i441_xesito_51B67KT76ZL_SL500_AA300_.jpg



Tambem usei o site http://www.myswitzer...om/en/home.html para pedir umas informações sobre os sitios onde ia passar, o resultado foi este:
ai1094.photobucket.com_albums_i441_xesito_135566_17266897276967b5b372ee2e5d5b9f689ee0bee1312d7.jpg


E aqui fica uma foto dos guias que comprei na amazon.co.uk ficaram muito mais baratos, o senão é que estão em inglês, para terem uma ideia o guia da "dk eyewitness" ficava cá por 25€ no sitio mais barato que vi, na amazon ficou-me por metade.
ai1094.photobucket.com_albums_i441_xesito_53356_157314070971850_100000797741177_250868_815676_o.jpg


VOO:

Era a 1º vez que ia viajar de avião, por isso estava um pouco apreensivo, fui pela easyjet, custou-me 50€ ida e volta por pessoa, não acho que foi caro, quanto a bagagem de mão, não me mediram nenhuma vez, mas as medidas são 56x45x25, a minha cabia ao certo, mas nunca me pediram para medir nem nada do género, vi pessoas com malas bem maiores e passaram na mesma, mas houve uns que abusaram no tamanho da mala e tiveram de ir para o porão.

A viagem em si foi muito tranquila e rápida +/- 2:00 mais coisa menos coisa, só a vinda embora que um anormal se lembrou de ir fumar para o wc do avião e aquilo começou logo a avisar sinal de fumo a bordo e os assistentes ficaram todos alarmados.
Dinheiro:

Eu decidi não trocar € por CHF em Portugal, a minha opção foi levantar dinheiro lá usando um cartão multibanco normalíssimo e assim foi, os nossos cartões MB funcionam perfeitamente lá, só um conselho não levantem muitas vezes dinheiro porque por cada levantamento eles cobram taxas, não é muito mas é sempre um bocado, por isso optem por levantar logo o que acharem necessário.

Nível de vida

Como sabem na Suíça o nível de vida é muito superior ao nosso, mas a nível de preços dos supermercados não notei grande diferença para os preços praticados cá, visto o € valer mais que o CHF no inicio faz confusão porque vemos 3CHF associamos logo a 3€ mas fazendo a conversão dá bem menos cerca de 2.30€ isto é só um exemplo, eu usei sempre o site: http://www.xe.com/ucc/ para fazer conversões.

Transportes:

Como fui para casa de familiares, escolhi o comboio para conhecer melhor a suíça, então comprei um swiss youth pass que me ficou por 200CHF que é qualquer coisa como 150€ e durante 4 dias pude andar em todos os comboios, autocarros e barcos, as vezes que quiser, eu sei que é um bocado ainda mas valeu a pena.

Onde andei:

Fiquei alojado no centro de Vevey, uma cidade pacata junto ao lake geneva, onde se encontra a sede da Nestlé, e onde viveu o Charlie Chaplin e muito próximo da famosa Montreux também conhecida pelos festivais de Jazz, e pelo chateau de chillon.

Muitas das cidades onde andei foi só de passagem que era onde o comboio parava, por isso assim de forma resumida:
Vevey
Place de marche - A praça principal lá de vevey onde se faz uma feira tradicional ao sábado, quando la fui apanhei já pessoal a comer fondue e beber vinho as 9 da manha

ai1094.photobucket.com_albums_i441_xesito_IMG_2332.jpg


Museu da Alimentação junto ao lago geneva e a estatua do charlie chaplin
ai1094.photobucket.com_albums_i441_xesito_IMG_2357.jpg


O famoso garfo a frente do museu da alimentação
ai1094.photobucket.com_albums_i441_xesito_IMG_2363.jpg

Montreux
Aigle
Les Diablerets
ai1094.photobucket.com_albums_i441_xesito_IMG_2406.jpg


ai1094.photobucket.com_albums_i441_xesito_IMG_2401.jpg


ai1094.photobucket.com_albums_i441_xesito_IMG_2407.jpg


ai1094.photobucket.com_albums_i441_xesito_IMG_2417.jpg

Bulle
Gruyere
ai1094.photobucket.com_albums_i441_xesito_IMG_2465.jpg


ai1094.photobucket.com_albums_i441_xesito_IMG_2481.jpg


ai1094.photobucket.com_albums_i441_xesito_IMG_2490.jpg


ai1094.photobucket.com_albums_i441_xesito_IMG_2492.jpg


ai1094.photobucket.com_albums_i441_xesito_IMG_2500.jpg


ai1094.photobucket.com_albums_i441_xesito_IMG_2597.jpg


ai1094.photobucket.com_albums_i441_xesito_IMG_2637.jpg


ai1094.photobucket.com_albums_i441_xesito_IMG_2645.jpg


ai1094.photobucket.com_albums_i441_xesito_IMG_2655.jpg


Zweissimen
Interlaken
Zermatt

Fiz alguns comboios panorâmicos, o GoldenPass, Glacier Express, Gornegrat, vou explicar um a um:

Goldenpass: Entrei em Montreux em direcção a zweissimen, depois mudamos de comboio em direcção a Interlaken, foi uma viagem muito engraçada, junto ao lake geneva estava muito nevoeiro, mas a medida que fomos subindo começamos a ver a suíça da primavera e a suíça no inverno, passo a explicar, enquanto íamos andado íamos vendo encostas de montanhas sem neve, completamente verdinhas e olhávamos para o outro lado e vínhamos encostas carregadas de neve, é realmente muito bonito, passamos pela famosa Gstaad, dos sítios mais caros da suíça, infelizmente não tive tempo de parar lá para ver. Chegamos a Interlaken já passava da hora de almoço então mal chegamos sacamos da mochila com uns snacks e almoçamos lá num parque, demos uma volta a pé por interlaken e depois fomos ver os horários dos comboios, visto eu querer subir a encosta ate grindwald, mas como a viagem ainda demorava um bocado, decidimos adiar essa visita e fomos de volta para casa, foi uma viagem longa, tal como todas que fizemos, chegamos a vevey já era de noite serrada.

Glacier Express: Entramos em vevey, e fomos ao longo de 2 horas mais ou menos até Visp, onde esperávamos pelo comboio que vinha de zermatt, este é dos comboios mais conhecidos da suíça é uma viagem que no total dura 7:30 horas sim, 7 horas e meia, mas como era muito para nós decidimos não fazer a sua totalidade e fizemos “apenas” 5 horas de viagem de Visp até Chur, a viagem toda é de Zermatt até St. Mortiz.

É uma viagem ainda melhor do que a outra temos durante a viagem toda uns headphones que nos oferecem para irmos ouvindo comentários das localidades onde íamos passando.

Considerações: é obrigatório fazer reserva de lugar neste comboio e tem de ser paga.

Gornegrat: é um comboio que se apanha em zermatt e se sobe ate aos 3100m de altitude, durante muito tempo foi a estação de comboios mais alta da Europa, entretanto foi passada por outra também na suíça.

É uma linha mais usada pelas pessoas que andam la a fazer ski e snowboard, mas também ainda se vê muita gente a ir la apenas visitar, no topo dos 3100metros temos uma vista incrível sobre a montanha mais famosa de todas o Matterhorn e sobre as pistas de ski, também tem senão me engano um hotel e um restaurante panorâmico e também um "mini shopping" para comprar souveniers.


Aqui podem ver o mapa por onde andei:


http://maps.google.p....064209&t=h&z=7
 

hydra

Membro Conhecido
Como é que é possível eu não ter visto o report antes de ir?!!! Ando muito distraída ;)

As dicas dos comboios são excelentes, pena que o preço para maior de 25 é de loucos, mas acho que os comboios panorâmicos devem ser espectaculares....infelizmente vai ficar para uma próxima vez.

Óptimas dicas
 

Bee

Membro Conhecido
Luis,

Parabens pelo report.
Só agora o vi e está muito completo.

Obrigado por partilhares ;)
 

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
Que grande "detalhista" :) Também gosto de organizar bem antes de partir, o tempo rende mais.
Já que andou pela Suiça, na fronteira tem o ponto mais alto da Europa, Mont Blanc em Chamonix(França), é uma montanha digna de se ver ! A montanha tem 4800m e o teleférico só pode ir até aos 3800. A neve é eterna, há durante todo o ano e muita ! Lá de cima a paisagem é de cortar a respiração, literalmente fica mais cansado ao subir as escadas que há lá, por causa da altitude e uma ligeira tontura e má disposição também é normal ! Se não foi ao Mont Blanc, quando puder vá, é uma experiência a recordar para toda a vida.
 

xes

Membro
Tive planeado ir lá e fazer o mont-blac express, mas infelizmente por falta de tempo não pude mesmo ir, mas na próxima não falha :)
 

PatVC

Membro
Olá Xes,

Obrigada pelo teu report, vai-me dar muito jeito.
Fiquei com uma dúvida, pelo que percebi, ficaste sempre a dormir em Vevey, certo? Conseguiste fazer o Glacier Express e voltar a Vevey no mesmo dia?
Adorava fazer esta rota mas, como vou voar para Genebra, St.Moritz parece-me muito fora do meu percurso... achas que dá para encaixar este comboio na minha estadia de 6 dias na Suiça? (Ainda não marquei hotel nenhum, pelo que posso escolher qualquer cidade para a minha estadia)
Outra dúvida que tenho é se com o Swiss Pass tenho de pagar o Glacier Express à parte ou está incluído?

Patvc
 

Nuno Breia

Membro Conhecido
PatVC disse:
Olá Xes,

Obrigada pelo teu report, vai-me dar muito jeito.
Fiquei com uma dúvida, pelo que percebi, ficaste sempre a dormir em Vevey, certo? Conseguiste fazer o Glacier Express e voltar a Vevey no mesmo dia?
Adorava fazer esta rota mas, como vou voar para Genebra, St.Moritz parece-me muito fora do meu percurso... achas que dá para encaixar este comboio na minha estadia de 6 dias na Suiça? (Ainda não marquei hotel nenhum, pelo que posso escolher qualquer cidade para a minha estadia)
Outra dúvida que tenho é se com o Swiss Pass tenho de pagar o Glacier Express à parte ou está incluído?

Patvc
Se tiver um Swiss Pass, para o Glacier Express apenas necessita de reservar lugar, 13 CHF e pagar a refeiçao se quiser. Muitas das pessoas fazem apenas o circuito de Visp ou Brig até Chur, mas mesmo indo a St Moritz, é uma questao de ver se tem horario compativel de comboio para regressar. Eu fiz de Zermatt a St Moritz, apesar de serem 8 horas, as belas paisagens fazem com que se passe bem o tempo.

Em relaçao ao encaixar, tudo depende do seu plano de viagem. Dormir sempre no mesmo local acho que é perder imenso tempo.
 

xes

Membro
Boas

Obrigado, apesar de ser um report bastante reduzido tem o essencial, entretanto já fiz outra viagem a suiça depois desta ontem tive 12 dias, qualquer duvida que tenham estejam a vontade tanto por aqui como por mensagem privada que eu respondo a tudo.

Abraços
 
Top