Novidades

[Report] Suíça [Zurich, Lenzburg, Bern, Basel, Luzern, Engelberg-Titlis]

PatMagui

Membro Ativo
De 14 a 18 de março fizemos uma viagem "expresso" à Suiça. Tínhamos pouco tempo e alguns sítios para visitar por isso optámos por dormir em Zurich, ir de comboio até cada cidade e passear um pouco a pé por cada uma.

Voo pela SwissAir
A saída foi feita de Madrid, sem nada de especial a registar. O voo foi tranquilo, sem atrasos e pouco depois de descolar servem um pequeno lanche.



Hotel Limmathof
A reserva foi feita através do Booking. Assim que comecei a pesquisar hotéis em Zurique assustei-me um bocado uma vez que a maior parte dos hotéis rondava ou ultrapassava os 1000€(por 4 noites para duas pessoas). A pesquisa foi feita em função do preço e da proximidade com o centro e assim escolhemos o Hotel Limmathof. De facto, a localização é de excelência: a 5 minutos de muitos sítios de interesse (Universidade, Catedral, Fraümunster, St. Peter Church, estação de comboios) e em frente a uma paragem do tram - elétrico - que se chama "central". Já podem ver como fica bem no centro da cidade. A rua onde fica o hotel Limmatqai também é cheia de lojas, restaurantes e pub's. É só atravessar a rua e estamos no rio e na porta ao lado do hotel há uma espécie de elevador até à Universidade. Ahhhh...em frente ao Hotel também há a Coop (supermercado).
Além da localização achei o staff simpático e prestável, o quarto era suficientemente grande e limpo, assim como o WC. Neste hotel, bem como em qualquer edifício na Suiça, ninguém passa frio. Dentro do quarto podia andar de tshirt. Pontos menos positivos é que internet só nos espaços comuns e o colchão era mesmo fraquito. Posso ter tido azar, mas acho que até tinha uma mola meia de fora :mellow:
Não tínhamos pequeno almoço incluído, mas por 10 CHF/pessoa é possível tomar.


Swiss Travel Pass
Duvido que haja país tão bem servido ao nível dos transportes como a Suiça. A organização, horários, condições e variedade de transportes são incríveis. Claro que um serviço de tanta qualidade tinha de ser caro. Aqui no portal falaram-me do Swiss Travel Pass e eu resolvi pesquisar. O preço parecia elevado (210 CHF para adultos e 179CHF até aos 25 anos - para 3 dias), mas quando começamos a fazer contas, pelo menos no nosso caso, compensa. O site é muito bom http://www.sbb.ch e podem simular quanto custaria cada viagem. Sugiro também o download da aplicação para telemóvel. Além de nos ter ficado mais barato, com o Swiss Travel Pass nunca estávamos preocupados se tínhamos o bilhete certo nem perdíamos tempo a comprar bilhete a cada viagem, ainda se pode andar de elétrico nas principais cidades, de barco nos lagos de Zurich e Luzern, entrar em museus, etc. Podem encontrar mais informação em http://www.swisstravelsystem.com/en/passes/swiss-travel-pass.html

Zurich
Não é a capital da Suiça, mas parece. Chegámos sábado de noite e domingo de manhã saímos logo à rua. O frio, nevoeiro e dia santo não deixaram ver logo a azáfama da cidade, mas segunda-feira de manhã foi bem diferente. Aqui vive-se a correr, a comer pelo caminho ou, quando está sol, nos bancos perto do rio ou no chão, nas praças. Qualquer restaurante ou supermercado vende take away e é assim que quase toda a gente se alimenta por lá. Acho que os suíços só comem porque tem mesmo de ser. Não estão para perder muito tempo com isso... :D

No geral gostei muito da cidade. Passeámos bastante junto ao rio, até ao lago, comemos no meio da praça no meio de centenas de pessoas, tivemos muito frio e nevoeiro mas também muito sol.





Bern
Acho que foi a minha cidade preferida. Não por ser a capital, mas por a meio do passeio me achar capaz de viver lá. Bem mais tranquila do que Zurich, o rio - neste caso o Aar - é também um elemento muito importante na cidade. (mas eu sou suspeita que adoro cidades com rios). Aqui, ao contrário de Zurich, o rio é num nível mais baixo em relação às principais ruas da cidade. É como um recanto de paz e sossego e talvez por isso nos tenhamos cruzados com imensa gente a correr logo pela manhã. Caminhamos até ao Parque dos ursos - Bärenpark - na esperança de ver um. Nesta altura eles estão a acordar da hibernação, mas depois de alguma espera tivemos sorte... um dos 4 ursos presentes no parque lá nos deu a satisfação de sair da toca e dar uma voltinha antes de voltar a entrar. De qualquer das formas o sítio é muito simpático e num dia de sol como tivemos a sorte de ter, vale a pena sentar e relaxar.
O centro da cidade - Património da UNESCO - é igualmente encantador. Quer pelos passeios cobertos, quer pelas lojas subterrâneas. As Casas do Parlamento são um dos marcos de Bern (e bem próximas da estação dos comboios) e são um miradouro incrível.







Basel
Atualmente muito conhecida em Portugal pelo futebol, Basel (ou Basileia) é talvez a capital cultural da Suiça (se bem que muitos museus estão em obras. Aliás, muita coisa na Suiça está em obras. Segundo me disseram...é comum). Com o Rio Reno como condutor, é uma cidade fronteiriça - entre Suiça, França e Alemanha. Mais uma vez vale a pena passear a pé...pela margem do rio ou pelo centro histórico e apreciar os belíssimos edifícios.




Lenzburg
A visita a Lenzburg foi feita apenas por razões pessoais, mas ainda assim não posso deixar de referir o castelo - um dos mais antigos e importantes do país - , a Traitafina - uma importante empresa de charcutaria - e o melhor Kebab do mundo. Sei que existe também noutras estações de comboio, mas não sei indicar quais. Posso dizer que fiz mais uma viagem a Lenzburg, de propósito, para comer mais um kebab antes de vir embora (viva o Swiss Travel Pass ).



Luzern
Já tínhamos lido que esta era uma das cidades mais bonitas da Suiça e por isso as expectativas eram enormes. Mal saímos da estação de comboio percebemos bem o que tínhamos lido. Luzern, bem ao estilo Suíço, tem uma arquitetura encantadora, mas o facto de ter sido construída junto às duas margens do rio Reuss e ladeada pelas montanhas confere-lhe um brilho especial. E ainda nem referi as fachadas do prédio pintadas como um quadro...verdadeiras obras de arte.

O passeio de barco pelo lago é obrigatório. À medida que nos afastamos de Luzern, ficam apenas as montanhas a rodear-nos, cobertas de neve, e há um silêncio tão tranquilizador. A viagem dura duas horas e meia mas optamos por sair 45 minutos depois num lugar chamado Weggis (parece que ganhou fama em 2005 quando a seleção de futebol brasileira estagiou lá para preparar o Mundial de 2006). Por aqui vimos a Suiça dos prados verdejantes, muito virada para a agricultura.








Engelberg
O resort de montanha de excelência da Suiça Central é Engelberg-Titlis. Falaram-nos do sítio, pesquisámos e pareceu-nos bem para uma manhã na neve. Podem saber mais aqui http://www.engelberg.ch/en/
A viagem de comboio entre Zurich e Engelberg (com troca em Luzern) é feita, como de costume, a dormir. E acho que nunca mais vou esquecer a sensação de acordar e, encostada à janela, ver tudo branquinho. Quem me conhece sabe que não sou propriamente grande fã de neve, mas achei a imagem encantadora. Os 3020 metros de altitude do Titlis prometiam ser de tirar a respiração e foram mesmo. A subida nem sempre foi fácil (ai as vertigens)...de teleférico e até de Titlis rotair (uma espécie de teleférico grande que dá uma volta de 360º para podermos apreciar a paisagem em todo o seu esplendor) mas mesmo assim optámos por subir mesmo até ao topo.
Bem no topo atravessámos a maior ponte suspensa da Europa - Titlis Cliff walk - a 3041 metros de altitude numa ponte de 500 metros. Nevava e fazia vento, mas mesmo assim atravessámos a ponte e caminhámos pelo gelo e regressámos novamente pela ponte para visitar o interior do glaciar. A caverna está 20 metros no interior do glaciar ^_^

Depois de muitas fotos, de caminhar, de apanhar neve, vento e sol, de brincar na neve e aproveitar bem a manhã, comemos mesmo na estância. Optámos por comer qualquer coisa num bar/restaurante que é uma autêntico "Chalé".
A subida a Titlis custa 62 CHF por pessoa, mas com o Swiss Travel Pass ficou por 44.5 CHF. Caro, não é? Nem vos digo quanto custava alugar equipamento de Ski ou bodyboard. É por isso que até grande parte dos Suíços vão fazer ski na Áustria....






Eu bem não me queria alongar, mas olhem só a quantidade de texto para 4 dias!!! :huh: Claro que muito mais havia para contar, mas queria dar apenas algumas indicações básicas. Qualquer questão estou, como de costume, à vossa disposição.
Em resumo, posso dizer que adorei a Suiça. Achei uma cultura super avançada, com muito civismo e respeito, mas também descontração e qualidade de vida. Ahhhh...mal posso esperar por viajar outra vez!!!
 
Última edição por um moderador:

PatMagui

Membro Ativo
Oscar Reis disse:
Olá PatMagui,

A Suiça ainda não conheço, também não sei qual a melhor altura para lá ir (acho que será quando lá estiver :p ), a ver vamos...

Obrigado pela partilha ;)
Obrigada Oscar Reis :D

Sim, acho que qualquer altura é boa para viajar, conhecer e ser feliz! De qualquer das formas eu, que detesto frio, sou suspeita... adorei aquele sol que apanhámos 2 dias. Mas tenho de admitir que aquele frio lhe dá um encanto especial!
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Olá PatMagui :)
Belo o teu report. ;)
Cada vez mais fico tentada a ir à Suiça, pelo que tenho visto tem cidades lindas e lagos magníficos!
Presumo que seja lindíssima na primavera, tantas são as zonas verdes que aparenta ter....
Suponho que também seja um destino caro, bastante caro. :(
Ficaram a faltar os chocolates ...
Obrigada pela partilha e continua a viajar para nos mostrares belos locais por esse mundo fora.
 

PatMagui

Membro Ativo
Cristina Sousa disse:
Olá PatMagui :)
Belo o teu report. ;)
Cada vez mais fico tentada a ir à Suiça, pelo que tenho visto tem cidades lindas e lagos magníficos!
Presumo que seja lindíssima na primavera, tantas são as zonas verdes que aparenta ter....
Suponho que também seja um destino caro, bastante caro. :(
Ficaram a faltar os chocolates ...
Obrigada pela partilha e continua a viajar para nos mostrares belos locais por esse mundo fora.
Sim...acredito que deve ser encantadora de inverno e verão!

Os chocolates??? Ai os chocolates...até me envergonhei de falar disso. De qualquer forma acho que vale a pena dizer que apesar de a Lindt ser a marca mais conhecida para nós, há muitas outras marcas que vale a pena descobrir. Aliás, eles fazem um croissant com um chocolate em especifico que é MARAVILHOSO!!!!
 

d3ci0

Membro Conhecido
Adoro a Suiça!! Estive lá o ano passado e adorei, é um belo país a todos os níveis, muito caro se comparado com o nosso nível de vida aqui em Portugal, mas vale a pena visitar!
 

Nuno Breia

Membro Conhecido
Suiça para mim, apesar de não conhecer tudo é a pérola da Europa :)

Em relação às montanhas, os preços são elevados, mas na Áustria ou França os preços não são muito diferentes, o aluguer de equipamento geralmente fica mais barato comprar em sites, talvez o preço do alojamento marque mais a diferença...
Por exemplo s comprasses um passe de esqui podias subir as vezes que quiseres no mesmo dia.. E pouco mais devia custar

O Swiss travel card é caro mas compensa bem, como referes e bem verdade, não conheço país com essa qualidade e quantidade de transportes e horários!!!!

Ps: Onde escreveste bodyboard, quererias dizer snowboard :D

Obrigado pelo report da adorável e linda Suiça :)
 

Maria Artur

Membro Conhecido
Olá PatMagui,
muitos parabéns pela excelente descrição e maravilhosas fotografias.

Ainda não conheço a Suiça mas quem sabe um dia, houve cidades que gostei muito de ver, por acaso nunca tinha pesquisado.

Suíça tem mesmo paisagens lindíssimas gosto muito deste tipo de paisagens.
:bye1: :bye1:

**tenho a sorte de todos os anos provar os maravilhosos chocolates suíços (tenho familiares em Zurique), este ano já foram "pedinchados" para a Páscoa
 

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá,

Obrigado pela fantástica partilha!

'Conheço' a Suiça por ter conhecidos a trabalhar por lá e sei que tem paisagens fantásticas e chocolates do melhor que existe, adoro chocolates suiços

Gostei muito das fotos e descrições :)

Boas Viagens :D
 

Nika

Membro Conhecido
Olá Patmagui!

Parabéns pelo report e obrigada pela partilha. :)
Assim a minha lista continua a aumentar. :D

Cumprimentos
 

PatMagui

Membro Ativo
Titos disse:
Obrigado Pat,
Por quanto ficou o hotel em Zurique?
Ola Titos, pouco mais de 500€

Nuno Breia disse:
Suiça para mim, apesar de não conhecer tudo é a pérola da Europa

Em relação às montanhas, os preços são elevados, mas na Áustria ou França os preços não são muito diferentes, o aluguer de equipamento geralmente fica mais barato comprar em sites, talvez o preço do alojamento marque mais a diferença...
Por exemplo s comprasses um passe de esqui podias subir as vezes que quiseres no mesmo dia.. E pouco mais devia custar

O Swiss travel card é caro mas compensa bem, como referes e bem verdade, não conheço país com essa qualidade e quantidade de transportes e horários!!!!

Ps: Onde escreveste bodyboard, quererias dizer snowboard

Obrigado pelo report da adorável e linda Suiça
Olá Nuno Breia,

sim...o que eu comprei foi uma passe. Valia para o dia inteiro :) O que eu disse de eles preferirem Áustria ou outro sítio foi-me dito por alguns suíços. Foi no que me baseei!

E obrigada pelo reparo...claro que é snowboard :p

MariaE_Artur disse:
Olá PatMagui,
muitos parabéns pela excelente descrição e maravilhosas fotografias.

Ainda não conheço a Suiça mas quem sabe um dia, houve cidades que gostei muito de ver, por acaso nunca tinha pesquisado.

Suíça tem mesmo paisagens lindíssimas gosto muito deste tipo de paisagens.
:bye1: :bye1:

**tenho a sorte de todos os anos provar os maravilhosos chocolates suíços (tenho familiares em Zurique), este ano já foram "pedinchados" para a Páscoa
Obrigada MariaE_Artur :D

É com muito gosto que faço o report para o Portal. Ajudam-me sempre muito mais a mim do que eu algum dia poderei ajudar.

Eu tenho a sorte de ninguém me trazer chocolates de lá. Era a minha desgraça!!!

Jorge Gonçalves disse:
Gostei de report, bem detalhado. Tirei várias dicas para a minha viagem.

Daqui a pouco mais de uma semana já posso dar o meu testemunho sobre a Suíça na primeira pessoa!
Ainda bem Jorge Gonçalves.

Boa viagem e depois esperamos o report
 

Pedro Maia

Membro Conhecido
Nuno Breia disse:
Em relação às montanhas, os preços são elevados, mas na Áustria ou França os preços não são muito diferentes, o aluguer de equipamento geralmente fica mais barato comprar em sites, talvez o preço do alojamento marque mais a diferença...
Nuno, neste momento não há comparação, a Suiça é muito mais cara do que a Austria, em relação a França já depende dos sítios.
 

Nuno Breia

Membro Conhecido
Pedro Maia disse:
Nuno, neste momento não há comparação, a Suiça é muito mais cara do que a Austria, em relação a França já depende dos sítios.
Referi-me ao preço dos forfaits, na Suiça é ligeiramente mais caro, mas é um diferença minima... Obviamente neste momento com a grande valorização da moeda, o que já era caro, mais caro está...
 

Pedro Maia

Membro Conhecido
Nuno Breia disse:
Referi-me ao preço dos forfaits, na Suiça é ligeiramente mais caro, mas é um diferença minima... Obviamente neste momento com a grande valorização da moeda, o que já era caro, mais caro está...
Mesmo nos forfaits a diferença é grande, comparando estâncias do mesmo nível.

O domínio com o forfait mais caro da Austria deve ser o do Arlberg, 1 dia custa 49,50 e 5 dias custa 213,00, enquanto que em Zermatt 1 dia custa 75,00 e 5 dias custa 313,50.

E nos hotéis e na comida a diferença também é grande, neste momento umas férias de neve na Suiça custam uns 40% ou 50% mais do que na Austria.
 

zb007

Membro Conhecido
Um pais cheio de encanto e que tenho o prazer de conhecer razoavelmente, onde trabalhei durante 2 anos e vivi nos arredores de Zurich mas conheci muito bem principalmente o cantão alemão e o italiano que foi por andei andei a trabalhar. Volto de visita algumas vezes como vai ser no próximo ano. Que prazer rever os sítios onde já andei e vivi.
 
Última edição por um moderador:
Top