Novidades

[Report] Suíça de comboio - Dezembro de 2017 e de 2018

David sf

Membro Conhecido
À noite foi a Chur, uma cidade com algum interesse, onde pude jantar e dar uma voltinha à chuva.

















23/12/2018 – Sankt Gallen, Lago Constança, Cataratas do Reno

Último dia de validade do Travel Pass para voltar a Zurique pelo caminho mais longo, percorrendo a zona fronteiriça com a Alemanha. Em Maienfeld ainda não chovia e estavam cerca de 10ºC.



A linha de comboio até Sankt Gallen percorre a zona fronteiriça com o Liechtenstein e Áustria.



Começo pela fabulosa cidade de Sankt Gallen, na minha opinião a cidade mais interessante do país a par com Lucerna.

O seu Mosteiro é Património Mundial da UNESCO.



















 

David sf

Membro Conhecido
A vista desde a zona alta da cidade, com o Lago Constança ao fundo:






Em Sankt Gallen começa a chover e não parará até ao fim do dia. Apanho o comboio para a zona do Lago Constança, e visito a cidade de Konstanz, já na Alemanha.









E a vila suiça de Stein-Al-Rhein, muito bonita, com o seu mercado de Natal.

















 

David sf

Membro Conhecido
E sigo ao longo do Reno até a Schaffhausen.





Por fim volto às cataratas do Reno, agora com maior visibilidade e do lado contrário onde havia estado o ano anterior, onde existe um castelo com uma bela vista para as cataratas.



















Durmo no Hotel Ibis Budget do Aeroporto de Zurique, onde havia estado o ano anterior. No dia seguinte volto para Lisboa logo de manhã.
 

Mel C

Membro Conhecido
Parabéns por mais um report espetacular, adorei ver estas aldeias e as paisagens tão bonitas, ora verdes ora cobertas de neve! E é espectacular ver estes destinos menos conhecidos! Obrigada pela partilha!
 

TREPADOR

Membro Conhecido
Excelente guia para quem pretender visitar a Suiça.
Parabéns pelo report e pelas fotos fantásticas.
 

Antonia.M.S.

Membro Conhecido
Fantástico @David sf! Que belíssimas viagens! A Suíça está no topo dos países que quero visitar na Europa, e estas imagens só reforçam que é um destino espetacular mas ....muito dispendioso.
Muito obrigada pela partilha!
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Adorei o report... e a paisagem coberta de neve é de grande beleza 🤩

O ano passado fui duas vezes à Suiça mas ainda só conheço Zurique, Genebra e a volta ao Lago Léman e espero regressar para conhecer alguns destes locais e vilas tão bonitas.
Deixaste aqui um excelente guia para visitar a Suiça de comboio!
 

rmonteiro

Membro Conhecido
Muito interessante ver locais menos falados da Suiça. Excelentes viagens.
Obrigado pela partilha.
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Olá David :)

Ando a planear uma ida à Suíça pelo que vim reler o teu relato para me ajudar com algumas dúvidas... vou sozinha por isso é preferível o Travel Pass a alugar carro.
Estou a pensar ficar mais pela área de Interlaken e arredores mas queria aproveitar para uma ou duas rotas panorâmicas de comboio.

Pelo que percebi fizeste o trajecto do Glacier Express em comboios regulares e não no panorâmico. Quanto ao Bernina fiquei na dúvida se fizeste em ambos os sentidos no Panorâmico ou o regresso em regular... vale a pena pagar a reserva de lugar no panorâmico ou regular serve?

Outra questão é quanto à mochila/mala: as estações na Suíça têm guarda-malas ou é preciso andar a passear com ela nos dias de mudança de hotel?

Subiste a Schilthorn e a Jungfraujoch... se não der tempo para os dois, estou mais inclinada para Jungfraujoch. Qual a tua opinião?

Obrigada antecipadamente!
 

David sf

Membro Conhecido
Olá David :)

Ando a planear uma ida à Suíça pelo que vim reler o teu relato para me ajudar com algumas dúvidas... vou sozinha por isso é preferível o Travel Pass a alugar carro.
Estou a pensar ficar mais pela área de Interlaken e arredores mas queria aproveitar para uma ou duas rotas panorâmicas de comboio.

Pelo que percebi fizeste o trajecto do Glacier Express em comboios regulares e não no panorâmico. Quanto ao Bernina fiquei na dúvida se fizeste em ambos os sentidos no Panorâmico ou o regresso em regular... vale a pena pagar a reserva de lugar no panorâmico ou regular serve?

Outra questão é quanto à mochila/mala: as estações na Suíça têm guarda-malas ou é preciso andar a passear com ela nos dias de mudança de hotel?

Subiste a Schilthorn e a Jungfraujoch... se não der tempo para os dois, estou mais inclinada para Jungfraujoch. Qual a tua opinião?

Obrigada antecipadamente!
Olá Paula,

Fiz todos os percursos em comboios regulares. A foto no panorâmico do Bernina foi feito "à socapa", numa carruagem que vinha atrelada na composição regular mas onde não se poderia aceder (ao fim de 30 segundos lá dentro apareceu o revisor a dizer que eu não podia estar ali).
Acho que, dada a enorme diferença de preços, a viagem num comboio regular é suficiente, se for feita em época baixa, como eu fiz. Ou seja, com lugar à janela de ambos os lados, dava para ir "saltitando" para o lado com melhores vistas. Se for em época alta pode ser mais complicado, se tiveres azar e não tiveres lugar à janela...

Quanto à mala, as maiores estações têm guarda-malas, embora eu não as tenha utilizado porque viajava apenas com mochila às costas.

Quando subi a Schilthorn, a viagem estava totalmente incluída no Travel Pass (acho que actualmente já só está incluído desconto de 50%), enquanto para ir a Jungfrajoch tive que pagar mais 100€. Neste aspecto Schilthorn é preferível. Quanto às vistas, ambas valem muito a pena em dias de céu limpo. Por outro lado, Jungfraujoch é a experiência de uma vida, circular na linha mais alta da Europa e ver um glaciar desde cima para baixo é algo raro. Sinceramente, eu escolheria Schilthorn, porque te dá quase tudo o que Jungfraujoch te dá por um custo muito menor, mas depende também muito das expectativas de cada pessoa.
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Olá David!
Obrigada pela ajuda ;)

Também fiquei com ideia que seria melhor comboio regular pois pelo que me apercebi pelo site dos comboios, esses vão mais vazios que os panorâmicos.
Em relação à mochila, se calhar levo a maior pois não sei se me oriento com a de 30L para mais de uma semana!

Quanto às montanhas, já estou azul com os preços :eek:... pensava que Jungfraujoch era 63 CHF mas depois da tua resposta fui ver melhor e esse é o preço com o passe da região pois com o Travel Pass custa 160,6 CHF em vez de 214 CHF... estes suíços são loucos e ricos! O Schilthorn fica por 42,80 CHF com o Travel Pass e também queria ir ao First Cliff Walk que é grátis mas o funicular custa 32 CHF. É sempre a somar por isso tenho de ponderar muito bem a coisa mas subir ao Top of Europe deve ser especial.

Tenho só mais uma questão: dá para nos orientarmos bem com a net dos hotéis e o Maps.me offline?
 

David sf

Membro Conhecido
Olá David!
Obrigada pela ajuda ;)

Também fiquei com ideia que seria melhor comboio regular pois pelo que me apercebi pelo site dos comboios, esses vão mais vazios que os panorâmicos.
Em relação à mochila, se calhar levo a maior pois não sei se me oriento com a de 30L para mais de uma semana!

Quanto às montanhas, já estou azul com os preços :eek:... pensava que Jungfraujoch era 63 CHF mas depois da tua resposta fui ver melhor e esse é o preço com o passe da região pois com o Travel Pass custa 160,6 CHF em vez de 214 CHF... estes suíços são loucos e ricos! O Schilthorn fica por 42,80 CHF com o Travel Pass e também queria ir ao First Cliff Walk que é grátis mas o funicular custa 32 CHF. É sempre a somar por isso tenho de ponderar muito bem a coisa mas subir ao Top of Europe deve ser especial.

Tenho só mais uma questão: dá para nos orientarmos bem com a net dos hotéis e o Maps.me offline?
Eu quando fui os preços eram bem mais baixos... O Jungfraujoch com o Travel Pass era pouco mais de 100CHF.

Eu comprei um cartão para o telemóvel, a net móvel não é mais cara do que cá (embora mais cara que em 90% da Europa).
 
Top