Novidades

[Report] Suécia - Um sonho tornado realidade...para uma adolescente.

Isabel A.

Membro Ativo
Tenho uma filha adolescente que já a alguns anos andava a pedir para ir à Suécia. Pois, bem este ano concretizamos esse sonho. Fomos de 7 a 15 de dezembro (mesmo no tempinho bom eheh) pela TAP com saída de Lisboa. O voo com bagagem de porão e, ainda com os lugares comprados custou 408 euros (2 pessoas). Como a alimentação é muito cara, aluguei um apartamento pelo Airbnb na zona de Kungsholmen por 540 euros. Chegamos por volta das 15h ao aeroporto de Arlanda e, a partir de lá existem várias opções, entre elas o Arlanda Express que custa ida e volta 55 euros (menores de 18 anos não pagam) ou o cartão SJ que permite a utilização de comboios, autocarros e eletricos. Este cartão está disponivel para 24h, 48h ou 7 dias da semana. Compramos este último que, nos facilitou a deslocação dentro de Estocolmo e, que para 2 pessoas ficou por 110€. Para Uppsala é necessário pagar um extra.
Estocolmo tem um variado leque de museus de entrada gratuita. A maioria deles, encerra à segunda-feira. Tem também um parque de diversões que se encontrava encerrado e, também o parque Skansen que é um museu a céu aberto aberto. Não fomos ao museu dos Abba nem ao Prémio Nobel. Fomos ao Nordiska Museu e National Museum, entre outros monumentos.
Pelo meio fizemos uma viagem de comboio até Abisko Ostra. A intenção era ver a Aurora Boreal mas, não tivemos sorte. Terá de ficar para a próxima viagem (Talvez Islândia). Esta viagem de comboio teve a duração de 16h Estocolmo - Abisko e vice-versa. Reservamos 2 camas num camarote para 6 pessoas. Mas também existe para 3 e até para 1. As carruagens estão equipadas com casas de banho e também chuveiro. A SJ fornece pacotes de água, toalhas para o banho e roupa para a cama. Devo dizer que se dorme mesmo bem. Saímos de Estocolmo perto das 18:30 e chegamos a Abisko às 11h. Ficamos numa Guesthouse perto da estação. Esta guesthouse fornece roupa e calçado para o frio gratuitamente. Têm também várias excursões mas, são carissimas. Como estava a nevar, não conseguimos ver a aurora boreal.
Fomos ainda a Uppsala, uma cidade universitária. Faz lembrar um pouco Amesterdão com as suas bicicletas.
Os suecos não se inibem com o mau tempo e, aproveitam todos os momentos para passearem.
Deixo aqui algumas fotos
IMG_2142.JPEG

Kungsholmen

IMG_2167.JPEG

Gamla Stan

IMG_2173.JPEG

Museu Prémio Nobel

IMG_2176.JPEG

Ruas de Gamla Stan

IMG_2199.JPEG

IMG_2223.JPEG

IMG_2252.JPEG


IMG_2263.jpg

Muitas das estações de metro são dedicadas a um tema

IMG_2295.JPEG


IMG_2322.JPEG


IMG_2329.JPEG

Teatro Ópera

IMG_2357.JPEG

Nordiska Museum

IMG_2435.JPEG

Kungsgarden

IMG_2470.JPEG

Comboio noturno para Abisko

IMG_2472.JPEG

Compartimento para pessoas

IMG_2519.JPEG

Abisko

IMG_2526.JPEG

Lake Tornetrask

IMG_2604.JPEG

Skansen Park

IMG_2621.JPEG


IMG_2768.JPEG

St Jacobs Kyrka
 
Última edição por um moderador:

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá :)

Muito obrigado pela partilha :) Também está na lista dos destinos a conhecer e com neve, tem ainda mais encanto! Boas viagens :D
 

Isabel A.

Membro Ativo
Obrigada pela partilha! Ela deve ter adorado :)
Ela adorou! Já falava em irmos à Suécia um dia, tanto que assim que soube que íamos, andou a aprender sueco :p

@Isabel A. Obrigada pela partilha! ;)
Foi bom recordar Estocolmo!
Não tinha grandes expetatitvas mas, na verdade gostei imenso :)

Olá :)

Muito obrigado pela partilha :) Também está na lista dos destinos a conhecer e com neve, tem ainda mais encanto! Boas viagens :D
Muito obrigada! Agora tenho de tentar novamente um país para aquelas bandas, para ver se consigo ver a aurora boreal :)

Muito bom ver aqui países menos vistos, obrigada pela partilha!
Muito obrigada :)

Muito obrigada por esta partilha! ;) Que belo destino!
Obrigada! Na verdade, não ia com muitas expetativas mas, superou :)
 

lufialho

Membro Ativo
Muito obrigada pela partilha. Também está na minha lista😊
Tenho algumas perguntas. Comprou cartão sj 7dias no aeroporto à chegada? Qual o transporte que usou para Estocolmo?
E quanto ficou o bilhete para Abisko.? Ficaram uma noite?

Obrigada
 

Isabel A.

Membro Ativo
Muito obrigada pela partilha. Também está na minha lista😊
Tenho algumas perguntas. Comprou cartão sj 7dias no aeroporto à chegada? Qual o transporte que usou para Estocolmo?
E quanto ficou o bilhete para Abisko.? Ficaram uma noite?

Obrigada
Olá, comprei o cartão SJ para 7 dias e, ficou 600 coroas suecas ( 300 adulto + 260 adolescente +40 do cartão). Usamos principalmente o metro e o eletrico. Mas também dá para os autocarros e alguns comboios. Por exemplo até ao aeroporto de Arlanda não se paga mas, como fomos 1 vez até Uppsala que fica um pouco mais acima, pagamos a diferença de 280 coroas. Para deslocar-se por Estocolmo até nem vale a pena um cartão de 7 dias mas, nós optamos por 7 dias pois era uma maneira mais rápida de nos deslocarmos (e também para fugirmos à chuva e neve). Compramos o cartão no aeroporto no balcão de turismo. Para o Arlanda Express existem umas máquinas self order. Este bilhete só permite aeroporto - Estocolmo e vice versa e fica 55 euros o adulto. Menores de 18 não pagam.

Para Abisko ficamos só 1 noite, na Guesthouse Abisko. A viagem de comboio ida e volta para duas pessoas (tendo emconta que era 1 adulto e 1 adolescente) ficou 240 euros (comprei cá em Portugal pelo site) e, optei pelo camarote de 6 pessoas. Mas, existem outras opções mais baratas (assento só) ou mais caras (camarotes 2 e 3 pessoas). Se voltasse a fazer, teria feito a viagem até Narvik (Noruega) pois, o comboio faz Estocolmo - Narvik. Cada viagem demora cerca de 16H. Perto de Abisko, há um aeroporto (Kiruna) e a viagem até só demora 1h. Mas, achamos mais giro assim.



Espero ter ajudado :)
 

lufialho

Membro Ativo
Obg pelas dicas.
Já marquei. Mas vamos ficar 4 dias, por Estocolmo.
Da resposta percebi, que usaram os transportes "normais" com o cartão Sj também para saírem do aeroporto e ir para a cidade?
Qual o hotel em que ficaram?
E como é de horários, por lá tb se janta pelas 19h???
Obg again

A aurora boreal fica adiada. Vi um circuito pela Islândia com carro na logitravel que parece interessante 😊. Sempre mais à norte as chances aumentam certo?


Olá, comprei o cartão SJ para 7 dias e, ficou 600 coroas suecas ( 300 adulto + 260 adolescente +40 do cartão). Usamos principalmente o metro e o eletrico. Mas também dá para os autocarros e alguns comboios. Por exemplo até ao aeroporto de Arlanda não se paga mas, como fomos 1 vez até Uppsala que fica um pouco mais acima, pagamos a diferença de 280 coroas. Para deslocar-se por Estocolmo até nem vale a pena um cartão de 7 dias mas, nós optamos por 7 dias pois era uma maneira mais rápida de nos deslocarmos (e também para fugirmos à chuva e neve). Compramos o cartão no aeroporto no balcão de turismo. Para o Arlanda Express existem umas máquinas self order. Este bilhete só permite aeroporto - Estocolmo e vice versa e fica 55 euros o adulto. Menores de 18 não pagam.

Para Abisko ficamos só 1 noite, na Guesthouse Abisko. A viagem de comboio ida e volta para duas pessoas (tendo emconta que era 1 adulto e 1 adolescente) ficou 240 euros (comprei cá em Portugal pelo site) e, optei pelo camarote de 6 pessoas. Mas, existem outras opções mais baratas (assento só) ou mais caras (camarotes 2 e 3 pessoas). Se voltasse a fazer, teria feito a viagem até Narvik (Noruega) pois, o comboio faz Estocolmo - Narvik. Cada viagem demora cerca de 16H. Perto de Abisko, há um aeroporto (Kiruna) e a viagem até só demora 1h. Mas, achamos mais giro assim.



Espero ter ajudado :)
 

Isabel A.

Membro Ativo
Olá @lufialho

Nós alugamos um apartamento pelo Airbnb na zona de Kungsholmen. Não é tão central mas a pé são uns 15m a pé até ao centro e, também tinhamos uma estação de metro perto. Sim, usamos o SJ para nos deslocarmos aeroporto e pela cidade. Nós compramos o cartão de 7 dias mas, existem para 24h e 72h ( Storstockholms Lokaltrafik ) Estocolmo faz-se bem a pé mas, se quiser visitar mais atrações ou por exemplo ver as estações de metro com arte, vale a pena comprar. Alguns museus estão fechados à segunda.

Como ficamos no airbnb, jantavámos em casa. Mas pareceu-me que por volta de 19h/20h os restaurantes já têm bastante pessoal a jantar. Também acha estranho jantarem cedo não é? :D

Se for à Islândia, diga-me como foi. Também estou com ideias de lá ir ;)

Isabel
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Olá Isabel,

Gostei muito do report e especialmente de ouvir falar em Abisko por aqui! :D
Passar a noite no comboio deve ter sido uma experiência engraçada para uma adolescente.

Tenho voo para Estocolmo em Março e também estava a pensar fazer uma escapadinha de comboio até Abisko tanto por ir à Lapónia como pela esperança de ver alguma aurora boreal.
Em relação ao comboio, tenho umas dúvidas se puderes ajudar:
- Foi comprado com muita antecedência e ia muito cheio?
- Escolhemos a cabine e o lugar ou é atribuído aleatoriamente?
- Por acaso têm na carruagem aquelas caldeiras com água quente para fazer chá/café/noodles?

Obrigada ;)
 

Isabel A.

Membro Ativo
Olá @PaulaCoelho

Eu comprei os bilhetes em meados de setembro. Para nós as duas em cabine de 6 pessoas, ficou por volta de 240€ ida e volta. O comboio tanto para lá como de regresso ia cheio. Não sei se por ser altura do Natal (Nós fomos 11.12 e voltamos 13.12), se por os suecos estarem a diminuir as viagens de avião e optarem pelos transportes terrestres (flygskam ou flight shame)... Os lugares começam a ser ocupados das camas de cima para baixo e, a nós calhou-nos sempre as de cima. Pelo que acho que fomos das primeiras a comprar pelo menos para a nossa cabine. Nesta opção não dá para escolher o lugar. Em cada cabine, têm um pacote de água para cada passageiro (250 ml acho eu). No bar do comboio podes comprar café e, depois fazer refill gratuitamente. Talvez no bar tenha água quente para fazer chá ou noodles.

Nós ficamos em Abisko Ostra mas, há uma estação a seguir que é Abisko Turiststation. Na Guest House que ficamos, eles organizavam várias tours mas, o preço era um pouco carote. Ficamos com a esperança de ver a aurora boreal mas, o tempo não ajudou. A viagem de comboio é muito bonita e, até gostava de voltar a fazê-la mas, para ir até Narvik. Que também me parece bonito.

Se puder ajudar em mais alguma coisa ;)
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Obrigada pela resposta, Isabel :)

Pensei comprar mais perto da data pois não fazia ideia de que os suecos utilizavam assim tanto os comboios nocturnos!
Ontem fui ao site da SJ e já vi que me tramei com os horários pois para o dia que quero esse das 18h só tem vaga para homem... e eu que nem sabia que os comboios europeus tinham cabines para homens e cabines para mulher além das cabines mistas! :rolleyes: Assim parece que terei de ir no das 21h, o que implica uma troca de comboio a meio.
Gostei de saber que há refill gratuito de café! Pode ser que sejam simpáticos e me encham o termo de água quente.

Também marquei para a Abisko Guesthouse pois a STF Abisko estava mais cara... realmente as tours são um pouco caras mas pelo que pesquisei tanto em Abisko como Kiruna ou Narvik é tudo a preço semelhante, por isso, lá terei de gastar uns SEK para fazer alguma.
 

Isabel A.

Membro Ativo
@PaulaCoelho

Vais trocar em Boden C? No regresso tive de trocar em Boden C. Se for nessa estação, não tens de mudar de plataforma.

Também fiquei na Abisko Guesthouse. Eles disponibilizam gratuitamente roupa, gorros e botas para a neve. Tens um supermercado (o único) perto e, para veres o lago Tornetrask, é só descer a rua entre a Guesthouse e o supermercado.

Se conseguires ver a aurora boreal manda uma foto :)
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Sim, troco em Boden C a meio da manhã e já comprei o bilhete de volta antes que também esgote... a parte chata é que com os dias curtos chego a Abisko ao final da tarde!
Eu tenho roupa da Decathlon para o frio que costumo levar para os Mercados de Natal mas as roupas deles devem ser mais adequadas e se são grátis melhor ainda :D

Ainda falta um mês mas espero poder mandar alguma foto pois é sinal que cacei uma aurora!! 🤩
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Olá Isabel! :)

Andei a ver o site dos transporte de Estocolmo e surgiu-me uma dúvida:
Dizes mais acima que o cartão permitiu ir até ao aeroporto de Arlanda mas no site da SL Storstockholms Lokaltrafik em » Visitor Tickets» Travel to and from Arlanda Airport diz que com cartão SL tem de se pagar uma taxa de 120 Sek de/para aeroporto... estarei a interpretar mal o que está escrito ou terão alterado as tarifas entretanto?

Obrigada,
Paula
 

Isabel A.

Membro Ativo
Olá @PaulaCoelho :)

Peço desculpa mas, agora olhando o que escrevi não me expliquei bem. No aeroporto eu comprei o Arlanda Express para ir até Estocolmo. Só depois é que vi que o SJ também dava. Pois eu comprei só para andar pela cidade e, quando fui a Uppsala tive de pagar um extra. Mas, não chegou a 120 sk (Já não me lembro muito bem). Para o SJ tens de comprar o cartão que é se bem me lembro 20 Sk, dura 5 anos e, é recarregável. Pesquisa no Youtube "Estevam pelo Mundo", ele está agora na Suécia e no inicio ele mostra mais transportes no aeroporto para o centro. E até bem mais baratos que o Arlanda ou o SJ.

Se puder ajudar em mais alguma coisa ;)

Isabel
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Obrigada pela resposta! ;)

Comecei a ver o vídeo e está giro mas ele baralhou-se com os preços... o Bus Flygbussarna não é 1.20€ mas sim a partir de 9€ (vê-se o preço no vídeo) mas fiquei a saber que havia Flixbus... fui ao site e os preços variam entre 4-10€ consoante o horário, por isso vou optar por este em vez do Arlanda Express que é bem mais caro.

Agora é só esperar que a TAP não cancele o voo ou o Governo tome alguma medida nesse sentido :rolleyes:
 
Top