andre.doc
Membro Ativo
Depois de deixarmos Singapura (ver report aqui), tínhamos pela frente uma viagem nocturna de bus de cerca de 11 horas atravessando a Malásia rumo a Terengganu onde iríamos apanhar o ferry no cais de Shaabandar até Pulau Redang. Os autocarros são extremamente confortáveis e os assentos muito espaçosos. Desconfortáveis foram os procedimentos para passar a fronteira e entrar na Malásia os quais obrigam a esperar numa longa fila, sair do autocarro já depois de pegar no sono primeiro para sair de Singapura, voltar a entrar e depois sair novamente para entrar na Malásia, esperar numa longa fila para passar pela imigração e depois noutra para scan da bagagem. A diferença entre as economias, o nível de vida e a própria cultura destes dois países começa logo a ser notória no momento de passar a fronteira. Do lado de Singapura, estruturas modernas equipadas com tecnologia de ponta... Mas ao passar a fronteira para o outro lado, os ares condicionados são substituídos por ventoinhas, os edifícios parecem mais devolutos, as mulheres têm todas a cara coberta com o hijab.
Por termos que trocar euros por ringgits malaios, tivemos que esperar a casa de câmbio abrisse e apanhar o ferry das 10h30. Até lá, recomendaram-nos que tomássemos o pequeno almoço na Chinatown do sítio. Um caldo com pedaços de carne de porco, pele e vegetais, acompanhado por arroz e chá chinês foi-nos servido num local cujas condições sanitárias eram capazes de provocar um enfarte do miocárdio aos inspectores da ASAE… Mas a comida era deliciosa e soube-me pela vida…
Chinatown de Terengganu
Macaquinho sonolento que encontrámos antes de apanhar o ferry para Redang
Em Redang ficámos no Hotel Redang Reef Resort onde iríamos usufruir de um pacote de 3D/2N com pensão completa e excursões de snorkeling. O Hotel é muito direcionado para o mercado asiático e a comida reflecte isso mesmo. Não sendo um resort com comida fantástica, serviu perfeitamente o objectivo. O Redang Reef Resort tem um passadiço que dá acesso a uma fabulosa praia e ao Laguna Redang Island resort, o Hotel mais badalado da ilha. A água aqui é de uma transparência incrível e pujante de vida marinha.
Redang Reef Resort
A grande maioria dos hotéis da ilha concentra-se na primeira linha de praia de duas baías adjacentes, numa das quais está o Redang Reef Resort.
O snorkeling em Redang (assim como nas Perhentians) é de elevada qualidade! Para isso contribui uma vida marinha muito abundante e diversificada e uma visibilidade aquática fora de série. Vimos todo o tipo de peixes, incluindo muitos peixes palhaço (nemos), raias, tartarugas, etc e também muitos corais. No extremo oposto da praia relativamente ao Hotel vivem muitos tubarões juvenis (black tip sharks) assim como uma espectacular moreia branca. Numa das excursões de snorkeling, fomos até ao Marine Park Centre, um parque natural com uma área delimitada para snorkeling. Não impressiona tanto pelos corais mas mais pela quantidade de peixes e pela beleza da praia, apesar de muito concorrida por turistas.
Chegada ao Marine Park Centre
A transparência da água é tal que quase que dá para fazer snorkeling fora de água...
Marine Park Centre
A ilha de Redang é também um local importante para nidificação de tartarugas marinhas. Existe um programa de conservação em curso que recolhe os ovos postos pelas tartarugas e os protege até eclodirem. Ao fim da tarde assistimos à largada de tartarugas marinhas bebés no mar. Os turistas podiam-se inscrever, mediante o pagamento de 20 ringgits (menos de 5 euros) e libertar uma tartaruga bebé à beira mar.
Libertação de tartarugas bebés para o mar
(Continua...)
Por termos que trocar euros por ringgits malaios, tivemos que esperar a casa de câmbio abrisse e apanhar o ferry das 10h30. Até lá, recomendaram-nos que tomássemos o pequeno almoço na Chinatown do sítio. Um caldo com pedaços de carne de porco, pele e vegetais, acompanhado por arroz e chá chinês foi-nos servido num local cujas condições sanitárias eram capazes de provocar um enfarte do miocárdio aos inspectores da ASAE… Mas a comida era deliciosa e soube-me pela vida…
Chinatown de Terengganu
Macaquinho sonolento que encontrámos antes de apanhar o ferry para Redang
Em Redang ficámos no Hotel Redang Reef Resort onde iríamos usufruir de um pacote de 3D/2N com pensão completa e excursões de snorkeling. O Hotel é muito direcionado para o mercado asiático e a comida reflecte isso mesmo. Não sendo um resort com comida fantástica, serviu perfeitamente o objectivo. O Redang Reef Resort tem um passadiço que dá acesso a uma fabulosa praia e ao Laguna Redang Island resort, o Hotel mais badalado da ilha. A água aqui é de uma transparência incrível e pujante de vida marinha.
Redang Reef Resort
Passadiço para Redang Reef Resort e Redang Laguna ao fundo
Passadiço para Redang Reef Resort e Redang Laguna ao fundo
A grande maioria dos hotéis da ilha concentra-se na primeira linha de praia de duas baías adjacentes, numa das quais está o Redang Reef Resort.
O snorkeling em Redang (assim como nas Perhentians) é de elevada qualidade! Para isso contribui uma vida marinha muito abundante e diversificada e uma visibilidade aquática fora de série. Vimos todo o tipo de peixes, incluindo muitos peixes palhaço (nemos), raias, tartarugas, etc e também muitos corais. No extremo oposto da praia relativamente ao Hotel vivem muitos tubarões juvenis (black tip sharks) assim como uma espectacular moreia branca. Numa das excursões de snorkeling, fomos até ao Marine Park Centre, um parque natural com uma área delimitada para snorkeling. Não impressiona tanto pelos corais mas mais pela quantidade de peixes e pela beleza da praia, apesar de muito concorrida por turistas.
Chegada ao Marine Park Centre
A transparência da água é tal que quase que dá para fazer snorkeling fora de água...
Marine Park Centre
A ilha de Redang é também um local importante para nidificação de tartarugas marinhas. Existe um programa de conservação em curso que recolhe os ovos postos pelas tartarugas e os protege até eclodirem. Ao fim da tarde assistimos à largada de tartarugas marinhas bebés no mar. Os turistas podiam-se inscrever, mediante o pagamento de 20 ringgits (menos de 5 euros) e libertar uma tartaruga bebé à beira mar.
Libertação de tartarugas bebés para o mar
Largada de tartarugas recém-nascidas na praia
Largada de tartarugas recém-nascidas na praia
Largada de tartarugas recém-nascidas na praia
Largada de tartarugas recém-nascidas na praia
(Continua...)