Novidades

[Report] Sharm El Sheik c/ criança de 5 anos

NunoCorreia

Membro Conhecido
Este report já vem atrasado algumas semanas porque um utilizador do fórum tinha-me pedido feedbacks mas dado a problemas no PC não consegui criar mais cedo.
Sharm el Sheik um destino pouco viajado nos últimos anos pelos portugueses. Nota-se lá e nota-se aqui no fórum também.
Escolhemos este destino em Setembro por várias razões:
- Temos uma criança de 5 anos (que se chama Mafalda como alguns que lêem os meus reports já sabem) :p
- Queriamos fazer praia/piscina em TI em águas quentes com temperaturas quentes;
- Sem furacões ou tempestades;
- Queriamos fazer 14 dias de férias com cultura e dolce fare niente;
- Não queriamos fazer profilaxias ou levar outras vacinas como febre amarela.
- Orçamento que não excedesse os 3000€;


Estivemos 2 dias completos no Cairo mas, de longe pouco tempo para visitar a cidade e arredores. Não vou fazer report do Cairo porque há muitos, recentes e mais completos que o meu se fizesse algum.
A intenção deste report é fazer um update aos reports de Sharm el Sheik e mostrar que é possivel fazer praticamente 2 semanas de férias em praia/piscina com TI "perto" de Portugal por <3000€.

Após uns dias no Cairo partimos para Sharm de avião, 1 hora de voo e rapidamente estávamos no "Algarve" egípcio.
A escolha dos hotéis foi muito dificil devido à elevada oferta em várias zonas: Naama Bay, Sharm el Sheik, Nabq.
Usamos e abusamos dos filtros do booking (pontuação, em frente à praia, 5*,TI e child friendly)
Acabamos por escolher o https://www.booking.com/hotel/eg/the-cleopatra-luxury-resort-collection.pt-pt.html
porque estava numa zona mais recente de turismo, longe do alvoroço de Naama e Sharm, e porque o hotel parecia ser uma excelente escolha também. Não me arrependo de termos escolhido este hotel mas.... se voltasse lá tantos dias, dividiria por 2 zonas diferentes para não se tornar monótono ao fim de 5-6 dias.
P_20190904_204419.jpg
P_20190905_091627.jpg


A praia como podem ver nas fotos tinha corais e para nadar tinha que ir ao pontão e mergulhar já sem pé junto das centenas de peixes coloridos:
P_20190904_095746.jpg

P_20190905_105913.jpg
P_20190906_170733.jpg
P_20190906_170821.jpg
P_20190906_171437_1.jpg


Mas como vêem, a água era transparente e muito quente, à exceção do Dubai, foi a água mais quente onde estive.
Para quem gosta de um snorkeling básico, o hotel é excelente. Quem prefere um mais experiente ou mesmo mergulho aconselho a ficar num hotel mais perto de Naama pois é de lá que saiem praticamente os barcos todos para o mar e assim não se perde tanto tempo nos transferes.

Como a Mafalda adora piscina e tem receio dos peixes perto de si, ficamos mais vezes na piscina maior, porque lá, metade da piscina dava para ela mergulhar, nadar e brincar.
P_20190903_104848.jpg

Era nesta piscina que havia o bar com sandes e gelados, animação e vários jogos ao longo do dia.
A animação no geral de 0 a 10 dou um 7 de dia e um 6 de noite.
Desde as 10h havia sempre coisas para fazer, yoga, dardos, hidroginástica, waterpool etc, mas.... o pessoal da animação (metade russos) eram digamos, fraquitos. Mais tarde vim a saber que muitos deles era o primeiro ano ali no hotel.

Esta piscina ficamos apenas uma manhã porque estava bem vazia, não tinha animação e era mais funda para a Mafalda.
P_20190907_095024.jpg


O hotel tem 2 restaurantes onde se podia fazer as refeições do TI (um grande a meio do hotel, e outro junto à praia onde serviam pizzas, hamburgers e saladas.)
O hotel tem também 2 restaurantes à la carte, 1 italiano que não vale mesmo nada (nem pizzas tinha :eek:) e um de marisco (que praticamente era marisco frito)
A comida digamos que era boa e variada qb mas não é nenhum hotel das caraíbas, estamos num país que respeita muito os seus costumes e não havia porco, raramente vi carne de vaca e usavam muito perú e pato.
Para as crianças haviam sempre 2-3 pratos (hamburgers, bolonhesa e douradinhos)
Infelizmente passei praticamente as 10 noites no hotel com alguns problemas de estômago e tenho quase a certeza que foi o vinho. Sempre que bebia vinho, dava a volta à tripa. Cheguei ao ponto de esgotar os imodiuns que levei e comprar Antinal (nunca se esqaueçam deste nome se voarem para o Egipto). Custa +- 10€ 20 comprimidos.
A meio da estadia, o hotel informou que o restaurante do marisco durante os almoços, iria servir refeições incluidas no TI, por isso começamos a ir lá pois era um local mais sereno e com uma vista.... o_Oo_O

20190905_140215.jpg
P_20190905_134200.jpg


A animação à noite era mesmo fraquinha e como repetimos algumas noites da semana ficamos ainda mais desiludidos. No entanto, tinham um bar com snooker, matrecos, setas e outras máquinas para nós jogarmos.
As bebidas à noite eram muito bem confecionadas e servidas com todo o luxo mas o cheiro a shisha no exterior deixava-me enjoado.

Estivemos 11 dias/10 noites e como não queriamos fazer muito mais que estar no hotel, fomos um final de tarde a Naama bay ver a zona, comprar recordações e comer um gelado antes de voltarmos ao hotel.
A Julia é a dona da gelataria (holandesa e muito muito simpática) ficou muito contente pela nossa visita, primeira de uns portugueses desde que ela abriu o negócio.

P_20190907_172709.jpg
P_20190907_173307.jpg
P_20190907_181200.jpg
P_20190907_191457.jpg
Screenshot_20191021-055224697_1.jpg


Em cima estão os preços da empresa que me fez o transfer do aeroporto para o hotel e vice-versa 10€ cada viagem.
Fiz o aluguer através deste site: Flughafen Transfers, Taxi Service, Minibus mieten | Rideways como normalmente faço e correu tudo bem. Quando fiz a primeira viagem, ele enviou-me o preçário e posso dizer à vontade que é onde se pratica os melhores preços. Apesar de não ter feito mais nada exceto a viagem no SeaScope Submarine, andei a ver preços em várias barraquinhas e mesmo dentro do hotel nunca conseguiam acompanhar os preços da Red Sea.

A meio da estadia fizemos um tour pela manhã:
6.jpg


a experiência é engraçada mas torna-se chata porque:
Do hotel ao submarino com ida a recolher outros clientes, demorámos 1 hora e meia;
Lá disseram-nos que iriamos estar a 5km da costa e ver variadíssimos peixes;
Acabou por ser a 500 metros da costa e durante 1 hora estive a ver praticamente sempre os mesmo peixes. Senti-me roubado.
A miúda adorou mas eu preferia estar de piscina :p:p
P_20190909_120709.jpg


Decidimos não fazer mais nenhuma tour porque não iria fazer nada de novo, mas gostava de ter ido à Jordânia pela empresa que operava no hotel, mas nunca poderia ser com a Mafalda porque eram mais de 12horas de Bus para lá e mais 12h para cá.
 

NunoCorreia

Membro Conhecido
Decidimos escolher uma suite e não ficamos nada desiludidos com o hotel, no entanto, por má gestão do hotel na construção do hotel (não se percebe porquê) fizeram as suites por cima do bar-discoteca.
Até à 01h havia sempre música alta e as baixas frequências sentia-se pela quarto a dentro. (Tentei mudar durante a estadia mas disseram-me que eram lá as unicas suites que haviam). Mas como todos nós tinhamos sono pesado, até nem estragou a nossa estadia.


P_20190903_133357_1.jpg
P_20190905_170647.jpg
P_20190905_170653.jpg



No penúltimo dia tive de consultar o médico do hotel porque tinha um dos ouvidos entupidos e aí finamente descobri como é bom fazer um seguro de viagem.
130€ pagos por uma lavagem dos ouvidos, consulta e alguns medicamentos que a posteriori (ainda estou à espera do reembolso) receberei da entidade que me fez o seguro.

Concluindo esta viagem fiquei com toda a certeza que os egipcios são das pessoas mais amáveis para as crianças e mesmo para nós adultos. Sempre a tentar agradar a Mafalda e a meter-se com ela, perguntaram-me muitas vezes de onde éramos e quando diziamos Portugal praticamente só sabiam dizer Cristiano Ronaldo. Era super fácil falar de futebol com eles e se elogiássemos o Salah, tornávamo-nos os melhores amigos deles. Nunca senti qualquer pressão para comprar ou entrar em lojas, exceto um sitio em Naama que só não fui burlado porque já sabia do esquema (convidam-nos a entrar na loja porque nunca tinham tido portugueses lá, e queriam que fossemos escrever no livro deles algumas palavras em português, no entanto e além disso, oferecem chá e começam a tentar vender os produtos que lá tinham, numa espécie de Interpass).
O hotel é excelente mas não é um 5* europeu, é limpo, é imponente, tem 3 piscinas grandes com muitas espreguiçadeiras, pessoal disponivel para ir buscar guarda sois, toalhas, bebidas. É grande por isso não sentiamos que estava cheio ou que estavam mais de 1000 pessoas lá. A maioria eram russos ou de paises da antiga URSS, alguns holandeses e belgas. Tugas? Just us.
Se voltar lá, dividirei a estadia entre Nabq e depois ficarei mais uns dias em Sharm ou Naama. Para quem gosta de praia ou quer ir dar a volta de barco a Tiran ou fazer outros tours, deve ficar em Naama bay pois é lá que a praia é areia, não tem coral e é de lá que partem os barcos quase todos para estas voltas.

Agora que estou a pensar melhor e já não posso editar o 1º post, vou fazer um mini report do Cairo porque tenho algumas informações actualizadas e contactos de um guia super simpático e amigo.

Voltamos estafados porque a falta de voo direto fez-nos com que saíssemos Às 21h40 de uma 6ª feira e chegássemos a Lisboa por volta das 18h00 do dia seguinte.
Sharm-Cairo-Casablanca-Lisboa. Numa próxima vez, tentarei ver voos de bruxelas, milão ou amesterdão pois soube depois que faziam de lá voos diretos para no caso de querer ir só a Sharm.
P_20190904_095212.jpg
P_20190904_095637.jpg
P_20190905_105635.jpg
P_20190905_134556.jpg
P_20190906_211930.jpg
P_20190912_180322.jpg



E pronto podem ver por este report que é possivel gastar menos de 3000€ durante 2 semanas em hotel TI com piscina e praia, temperaturas sempre quentes e sem nuvens todos os dias.
Era sempre 35-40 graus de dia, 25-29 de noite. Nem 1 nuvem e algum vento que tornava-se agradável.
Viagens para 2 adultos e uma criança de 5 anos:
Lisboa-Cairo (escala em Atenas) 600€
Cairo-Lisboa (escala em casablanca) 600€
Cairo-Sharm-Cairo 450€
Hotel Cleopatra 1300€ (atenção que optamos por este e em suite, se fosse quarto normal eram 1000€) Mas vi boas opções em Sharm ou Naama por 650€ TI.
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Bom dia @NunoCorreia ,

Muito Obrigado pela partilha e parabéns pelas fotos, os reports nunca estão atrasados ;).
Gostei bastante do que vi, confesso que não me sinto preparado para o Egipto por questões de segurança :)

Obrigado
 

NunoCorreia

Membro Conhecido
Não me senti nada inseguro. Nem no Cairo, nem no aeroporto às 4h da manhã, ou em Sharm quando andamos em vielas. Vi um grande esforço por parte de todos em querer ajudar o próximo. Coisa que não vejo em Portugal com tanta frequência.
Acredito que muitos sejam mal intencionados mas ele são quase 100 milhões por isso, há sempre esse risco.
 

DaisyP

Membro Conhecido
Olá Nuno, obrigada por esta partilha.
Infelizmente, e tal como diz o Paulo, é destino que também receio...
Gostava que aquilo melhorasse porque realmente para fazer praia deve ser agradável.
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Muito obrigado pela partilha.
O Egipto é um destino que adorava visitar, mas e apesar dos vários relatos de segurança, as noticias dos últimos tempos deixam um sentimento de insegurança.
Quem sabe um dia...
Boas viagens ;)
 

CristinaBF

Membro Conhecido
Olá @NunoCorreia
Parabéns pelo report, gostei bastante do que vi, é um destino que está debaixo de olho já há muito tempo e quero levar a minha filha, mas tem sido adiado, mas não esquecido.
Obrigada pela partilha
Boas viagens
 

Rodrigo Ferreira

Membro Conhecido
Obrigado pelo report Nuno.
Na realidade é um destino que não me cativa minimamente. Não consigo gostar do tipo de praia que se encontram nesses hotéis (a questão de ter que percorrer um passadiço para conseguir dar um mergulho sem aleijar os pés) :D
No entanto, foi bom ler que nunca se sentiram inseguros e que o povo egípcio vos recebeu simpaticamente.
 

NunoCorreia

Membro Conhecido
Obrigado pelo report Nuno.
Na realidade é um destino que não me cativa minimamente. Não consigo gostar do tipo de praia que se encontram nesses hotéis (a questão de ter que percorrer um passadiço para conseguir dar um mergulho sem aleijar os pés) :D
No entanto, foi bom ler que nunca se sentiram inseguros e que o povo egípcio vos recebeu simpaticamente.
Neste destino há praias onde não precisas de fazer um passadiço, no entanto, não tinha o tipo de hotel que pretendia pelos factores explicados no report.
 

Ricardo Botelho

Membro Ativo
Obrigado pela partilha, deu para ter uma ideia sobre o destino. Para o ano será um local que irei considerar, estou um pouco em dúvida entre Sharm e Hurghada... Devo decicidir muito em breve pelo destino final :)
 

Leonorb

Moderador
Staff
OLá
Obrigada pelo report, pelas informações e fotos. Nunca pensei no Egipto para praia mas, pelo visto, é uma alternativa
 

Liliana Barroqueiro

Membro Ativo
Olá @NunoCorreia
Antes de mais parabéns pelo fantástico report☺
Será possível enviar o contacto do guia?
Estou a organizar uma viagem para o fim do ano e a ideia é 2 dias no Cairo e 5 em sharm el shiekh o hotel está escolhido e é o barceló tiran no Cairo ainda não 🙂
Em relação ao voos do Cairo para sharm como é que reservou?
Peço desculpa por tantas questões ☺
 

NunoCorreia

Membro Conhecido
Estive para ir para esse mas optei pelo Cleópatra por causa do acesso ao mar ser mais curto e por ter suite em conta.
O valor desses voos é mais caro do que apanhei. O carro é uma opção mas... São 5-6 horas de caminho.
 

Liliana Barroqueiro

Membro Ativo
Pois carro não é opção até porque os dias não são muitos e a ideia é aproveitar ao máximo ☺
A companhia aérea e a egiptair certo?! Ou existe mais alguma?
Em relação ao resort como gosto bastante da cadeia barceló decidimos por este e com tem uns quartos com piscina privada fiquei apaixonada😍😍
 
Última edição por um moderador:
Top