Novidades

[Report] Seychelles - Praslin e La Digue (Março 2013)

calu

Membro Conhecido
E em relação ao câmbio nas seychelles, qual a melhor forma de perder menos dinheiro? Efectuar o cambio no Aeroporo, no hotel ou nas casas locais? Qual foi para si a melhor praia para o snorkling? La Digue justifica ir 2 dias?
Sinceramente, as questões de câmbio foi algo com que não me preocupei muito. Não experimentei muitas opções de câmbio. Em quase todo o lado podia pagar em euro ou dolar, maioritariamente dolar. Como prefiro evitar usar os cartões nos países de destino (fora da Europa especialmente) e se bem me lembro no caso das Seychelles, levei uma certa quantidade em EUR e USD. Depois troquei uma parte dos EUR para a moeda local (o equivalente a uns 200 EUR). Quando contratei barcos ou carros, paguei sempre em dolar, até porque os preços nesse caso eram-me dados logo em dolar. Nos mercados, lojas ou restaurantes pagava em moeda local, mas também paguei algumas vezes em dolar ou eur. Claro que neste caso perde-se sempre mais no câmbio.

A melhor praia para snorkelling é complicado, porque houve várias boas em ambas as ilhas, mas se tivesse que eleger uma, diria Anse Severe em La Digue. Quando a maré está vazia, não é possível nadar porque a água fica à altura do tornozelo, mas quando a maré vai enchendo, o snorkelling era excelente mesmo.
Foi também a praia onde acabámos por passar mais tempo, devido à proximidade do nosso alojamento em La Digue (era a uns 10 mins a pé, 3 mins de bicicleta). A maioria das fotos de snorkelling no meu report são dessa praia. Para além de uma grande variedade de peixes tropicais, vi tartarugas várias vezes, raias, peixe morcego, etc.
Outra dos sítios muito bons de snorkelling foi Coco Island, onde fomos num barco que contratámos para o efeito a partir de Praslin. Anse Source d'Argent também tinha zonas boas, quando a maré estava mais cheia.
Sim, 2 dias faz sentido para La Digue ou até mais, na minha opinião. Eu adorei La Digue. O ambiente geral da ilha é muito calmo, tudo muito cool, o facto de se andar essencialmente de bicicleta e ter algumas das praias mais bonitas das seychelles (Anse Source D' Argent, Grand Anse, especialmente) torna La Digue indispensável. Em qualquer das praias a que chegávamos de bicicleta, havia no máximo 5/6 pessoas, era maravilhoso :) La Digue é para ser apreciada ao ritmo da ilha, passar uma manhã numa praia, pegar na bicicleta ir almoçar a algum lado, seguir à tarde para outra praia e por aí fora. Foi a cereja no topo do bolo da nossa viagem. Quando eu lá voltar para conhecer a ilha de Mahé e Cerf Island (já tenho o plano feito para essa viagem), certamente irei novamente a La Digue também, sem dúvida.
 

Joao Lucas

Membro Novo
Em primeiro lugar quero agradecer ao Calu pelo excelente report das Seychelles, foi com base nele que organizámos a nossa viagem a Mahé, Praslin e La Digue em Julho 2014 que será objecto de report para breve.

E em relação ao câmbio nas seychelles, qual a melhor forma de perder menos dinheiro? Efectuar o cambio no Aeroporto, no hotel ou nas casas de câmbio locais? Qual foi para si a melhor praia para o snorkling? La Digue justifica ir 2 dias?PM
Nós levámos apenas Euro e trocámos uma pequena quantia no aeroporto apenas para compra de souvenirs, nos hotéis pagámos sempre com cartão de crédito.

Quanto a La Digue concordo em absoluto com o Calu, penso que faz sentido pelo menos 3 dias, tem praias e paisagens fantásticas e a oportunidade de conhecer uma ilha onde o meio de transporte é a bicicleta é uma experiência única.
Os passeios que fizémos em La Digue foram: Ilhas Coco, Grand Soeur e Felicite (óptimo para snorkeling, nadámos com tartarugas). A não perder a praia de Anse Source D' Argent e Grand Anse.

Em Praslin fomos ao Vallee de Mai e á fabulosa Anse Lazio e tambem fomos ás ilhas Cousin (santuário de passáros, reserva natural), Curieuse (onde encontramos as tartarugas gigantes a viver em habitat aberto) e St. Pierre para mergulho.
 

calu

Membro Conhecido
Em primeiro lugar quero agradecer ao Calu pelo excelente report das Seychelles, foi com base nele que organizámos a nossa viagem a Mahé, Praslin e La Digue em Julho 2014 que será objecto de report para breve.
Olá João,
obrigado, fico muito contente que o meu report tenha contribuido para a vossa viagem. Ficamos à espera do teu report, no meu caso, também para ajudar a matar saudades mas também para dar uma vista de olhos aos sítios onde eu não fui e vocês foram :D

Nós levámos apenas Euro e trocámos uma pequena quantia no aeroporto apenas para compra de souvenirs, nos hotéis pagámos sempre com cartão de crédito. Quanto a La Digue concordo em absoluto com o Calu, penso que faz sentido pelo menos 3 dias, tem praias e paisagens fantásticas e a oportunidade de conhecer uma ilha onde o meio de transporte é a bicicleta é uma experiência única.
Os passeios que fizémos em La Digue foram: Ilhas Coco, Grand Soeur e Felicite (óptimo para snorkeling, nadámos com tartarugas). A não perder a praia de Anse Source D' Argent e Grand Anse.Em Praslin fomos ao Vallee de Mai e á fabulosa Anse Lazio e tambem fomos ás ilhas Cousin (santuário de passáros, reserva natural), Curieuse (onde encontramos as tartarugas gigantes a viver em habitat aberto) e St. Pierre para mergulho.
Excelente programa. Para ires à Grande Anse demoraste quanto tempo a partir do "centro" da zona do Ferry? Foram também de bicicleta?
 

Joao Lucas

Membro Novo
Excelente programa. Para ires à Grande Anse demoraste quanto tempo a partir do "centro" da zona do Ferry? Foram também de bicicleta?
Embora estivéssemos alojados um pouco mais acima do centro, demorámos cerca de 50 minutos para fazer o caminho de bicicleta, foi muito demorado mas a nossa forma física não é a melhor e eu para ajudar à festa ainda levava a minha filha no banco de trás (tal como tu fizeste) :D e tambem tivemos a companhia de uns chuviscos :mad:.

Á parte disso deixa-me dizer que os teus reports são uma referência cá em casa, estamos a aguardar pelo report da Suazilândia e Kruger muito por causa da experiência de viagem para essas paragens com uma criança. Obrigado e Boas Viagens.
 

calu

Membro Conhecido
Embora estivéssemos alojados um pouco mais acima do centro, demorámos cerca de 50 minutos para fazer o caminho de bicicleta, foi muito demorado mas a nossa forma física não é a melhor e eu para ajudar à festa ainda levava a minha filha no banco de trás (tal como tu fizeste) :D e tambem tivemos a companhia de uns chuviscos :mad:.
50 minutos ainda é um esticãozito, principalmente com o peso adicional atrás ;)

Á parte disso deixa-me dizer que os teus reports são uma referência cá em casa, estamos a aguardar pelo report da Suazilândia e Kruger muito por causa da experiência de viagem para essas paragens com uma criança. Obrigado e Boas Viagens.
Obrigado :) Vai demorar um pouco esse, mas com as historias que se desenrolaram, vai valer a pena. Estou a trabalhar no das Maldivas que vai sair antes, embora já tenha começado a selecção de fotos também para o report dos safaris. Abraço!
 

Peterche

Membro
Já tirei as notas aos pontos chave :).

Calu e Joao Lucas, o meu hotel cobra-me 35€ para o shuttle que me vai buscar ao porto do ferry em praslin. Vale a pena contratar este serviço a eles ou é melhor apanhar o taxi? Como efectuaram a deslocação Porto-Hotel ou Hotel-Porto?
João, consegues colocar online o report antes de 26 Setembro? Dava-nos jeito para besbilhotar os locais :)
 

calu

Membro Conhecido
Já tirei as notas aos pontos chave :).
Calu e Joao Lucas, o meu hotel cobra-me 35€ para o shuttle que me vai buscar ao porto do ferry em praslin. Vale a pena contratar este serviço a eles ou é melhor apanhar o taxi? Como efectuaram a deslocação Porto-Hotel ou Hotel-Porto?
João, consegues colocar online o report antes de 26 Setembro? Dava-nos jeito para besbilhotar os locais :)
Boas. Isso é ida e volta ou apenas para um trajecto? Diria também que depende de quão longe é o hotel em comparação com o local do ferry. Se fôr longe e se o preço for ida e volta, é barato. Se fôr perto e for apenas preço por trajecto (ida), então é caro. No meu caso, contratei um pequeno pacote de transfers à Seyvillas, como parte do pacote em que marquei as guesthouses/villas, portanto não sei os valores unitários de cada transfer que fizemos.
 

Peterche

Membro
O nosso hotel é o Le Duc. Fica a 6,4km do porto da cat cocos. 7 min de carro pelo que vi no maps. Talvez não compense o shuttle... Qual a vossa opinião? O preço 35€ é só um ida, porque a outra está oferecida.
Alguma vez usar o taxi em praslin?
 

Joao Lucas

Membro Novo
O nosso hotel é o Le Duc. Fica a 6,4km do porto da cat cocos. 7 min de carro pelo que vi no maps. Talvez não compense o shuttle... Qual a vossa opinião? O preço 35€ é só um ida, porque a outra está oferecida.
Alguma vez usar o taxi em praslin?
Ora Viva Peterche. Quanto ao valor do transfer lamento mas não posso ajudar, o nosso estava incluído no pacote de viagem. No entanto deixo aqui os contactos do operador que nos recebeu nas 3 ilhas e com o qual marcámos os passeios (cá por email, pagamento efectuado lá):

7°South Ltd.
P.O. Box 475, Victoria, Seychelles
Reservations Department Independence Avenue Tel: +248 4 292 830
[email protected]
www.7south.net
Tel: +248 4 292 800
Tel: +248 4 292 868
Fax: +248 4 292 899
E-mail: [email protected] E-Mail: [email protected]


Se quiseres detalhes e preços dos passeios posso enviar-te.
A excepção foi Mahé, onde fizemos as visitas com o Alrick da Discovery Agri Tours ([email protected]).

Vimos ainda muitas carrinhas de um outro operador http://www.creoletravelservices.com/

Quanto ao meu report, vou tentar colocar antes da tua ida para que possas ter uma ideia do que vimos, no entanto quero frisar que o tempo que apanhei foi muito diferente daquilo que o Calu mostra nas fotos dele, digamos que vais ter uma perspectiva mais "cinzenta" das ilhas :D.

Boas Viagens.
 
Última edição por um moderador:

calu

Membro Conhecido
Quanto ao meu report, vou tentar colocar antes da tua ida para que possas ter uma ideia do que vimos, no entanto quero frisar que o tempo que apanhei foi muito diferente daquilo que o Calu mostra nas fotos dele, digamos que vais ter uma perspectiva mais "cinzenta" das ilhas :D.
Choveu muito? Eu apanhei tipo 2/3 tardes com chuva (1 a 2h) o que não foi nada mau.
 

Peterche

Membro
Obrigado João. Excelente ajuda!

Vou averiguar mas penso que não valerá a pena o shuttle. Até porque aprecio mais a dinâmica dos nativos em que contam as histórias da zona é tudo isso. Só tenho receio de não haver táxis disponíveis ou ser enganado com preços mas penso que praslin não tem essa característica.

Acho que a altura em que vamos princípio de outubro o tempo está bom. pelo menos vi escrito isso.
 

calu

Membro Conhecido
Obrigado João. Excelente ajuda!
Vou averiguar mas penso que não valerá a pena o shuttle. Até porque aprecio mais a dinâmica dos nativos em que contam as histórias da zona é tudo isso. Só tenho receio de não haver táxis disponíveis ou ser enganado com preços mas penso que praslin não tem essa característica.

Acho que a altura em que vamos princípio de outubro o tempo está bom. pelo menos vi escrito isso.
Em média, os meses em que chove menos são Junho/Julho/Agosto, portanto sim deves apanhar maioritariamente bom tempo, embora seja natural que apanhes pelo menos uma ou outra das tradicionais chuvadas tropicais, que normalmente não duram mais de 1 ou 2h.
http://www.holiday-weather.com/mahe/averages/
 

Joao Lucas

Membro Novo
Choveu muito? Eu apanhei tipo 2/3 tardes com chuva (1 a 2h) o que não foi nada mau.
Infelizmente no nosso caso, e embora tenhamos ido em Julho, foram cerca de 3 dias e meio de chuva, 1 em Mahé, 1 em Paslin e 1 e meio em La Digue com contornos de malvadez pois a chuva apertou a sério com a chegada a Anse Source D' Argent, aquilo foi de tal ordem que o bilhete cobrado deu para entrar no dia seguinte, tiveram "pena" de nós.
Foram umas boas 4 a 5 horas á espera que o dilúvio acalmasse, debaixo de umas rochas, na companhia de um caranguejo, tudo isto a terminar com o caminho feito de volta ao hotel, debaixo de chuva e em ritmo de pedal. :D
 

calu

Membro Conhecido
Infelizmente no nosso caso, e embora tenhamos ido em Julho, foram cerca de 3 dias e meio de chuva, 1 em Mahé, 1 em Paslin e 1 e meio em La Digue com contornos de malvadez pois a chuva apertou a sério com a chegada a Anse Source D' Argent, aquilo foi de tal ordem que o bilhete cobrado deu para entrar no dia seguinte, tiveram "pena" de nós.
Foram umas boas 4 a 5 horas á espera que o dilúvio acalmasse, debaixo de umas rochas, na companhia de um caranguejo, tudo isto a terminar com o caminho feito de volta ao hotel, debaixo de chuva e em ritmo de pedal. :D
Bolas, isso é mesmo cruel ;) enfim ás vezes acontece infelizmente. Depois há é que aproveitar o máximo que o tempo permite. Normalmente a seguir á chuva em La Digue, vinha uma mosquitada dos infernos :D
Há 3 ou 4 anos também apanhei vários dias de chuva em Menorca em pleno final de Julho/incio de Agosto.
 
Última edição por um moderador:

Joao Lucas

Membro Novo
Há 3 ou 4 anos também apanhei vários dias de chuva em Menorca em pleno final de Julho/incio de Agosto.
Ora aí está, eu quando estive em Menorca há cerca de 5 anos tambem apanhei uns dias miseráveis em pleno Julho, aliás já começa a ser um denominador comum nas nossas viagens apanhar uns valentes dias de chuva, penso que só em Cabo Verde não tive essa "sorte" mas tambem pouco vi o sol pois esteve sempre nublado.
 

Peterche

Membro
Recordam-se do preço do aluguer do carro em Praslin? Temos alguma vantagem em reservar com antecedência? Se tiverem na memória, informem sobre os preços que pagaram na altura e como procederam para a reserva, se foi feita através do hotel ou por vós directamente.

Desculpem fazer estas perguntas assim soltas, mas acho que para quem vem posteriormente ler sobre o tópico fica rapidamente esclarecido e tira logo estas dúvidas.
Obrigado Calu e João.
 

calu

Membro Conhecido
Recordam-se do preço do aluguer do carro em Praslin? Temos alguma vantagem em reservar com antecedência? Se tiverem na memória, informem sobre os preços que pagaram na altura e como procederam para a reserva, se foi feita através do hotel ou por vós directamente.
Desculpem fazer estas perguntas assim soltas, mas acho que para quem vem posteriormente ler sobre o tópico fica rapidamente esclarecido e tira logo estas dúvidas.
Obrigado Calu e João.
Sim, o meu foi 42 USD com o seguro contra terceiros apenas. No meu caso reservei de um dia para o outro. Pedi à senhora que me alugou a casa em Praslin num dia de manhã e no dia seguinte tinha lá o carro e paguei em dinheiro quando me entregaram o carro. Pergunta à vontade, para o que conseguirmos responder, cá estamos ;)
 

Peterche

Membro
Obrigado Calu, pela disponibilidade.

É esse valor foi para quantos dias? Existia possibilidade de alugar scotter tipo vespa, ou outro veículo mais ligeiro?
 

calu

Membro Conhecido
Obrigado Calu, pela disponibilidade. É esse valor foi para quantos dias? Existia possibilidade de alugar scotter tipo vespa, ou outro veículo mais ligeiro?
Ah claro, esqueci-me desse pormenor. Foi apenas 1 dia e era um carro pequeno tipo clio (não me recordo do modelo). Aluguei o carro para ir a Anse Lazio onde passámos a manhã inteira e almoçámos. Depois demos mais umas voltas por outras praias e regressámos a Anse Volbert (a nossa base em Praslin). Sim, também havia aluguer de scooters. No entanto, tem atenção à tua escolha/trajecto porque há várias zonas de Praslin que são bastante ingremes, pelo que algumas scooters mais fraquitas devem "sofrer" bastante para subir aquilo :D
 
Top