Novidades

[Report]-Serra da Lousã e Aldeias do Xisto

PaulaCoelho

Membro Conhecido
SERRA DA LOUSÃ & ALDEIAS DO XISTO 2017


Em Novembro fui conhecer mais um cantinho do nosso belo país e inscrevi-me num programa de fim-de-semana de caminhadas com guia local na Serra da Lousã.
Como geralmente tenho sempre “boa pontaria” com o tempo, a chuva apareceu para nos fazer companhia!

Na sexta-feira estávamos por nossa conta e sob chuva partimos para a Lousã à hora do almoço para aproveitar a tarde e ir até um ponto que não fazia parte do programa de fim-de-semana: o Alto de Trevim, o ponto mais elevado da serra e o local onde existe um baloiço enorme em madeira… andamos pela serra mas não chegamos lá pois o GPS do telemóvel levou-nos para um caminho alternativo em terra batida e entretanto recomeçou a chover pelo que regressámos à vila para explorar um pouco.


Fiquei alojada duas noites no Palácio da Lousã Boutique Hotel, antigo Palácio da Viscondessa do Espinhal.
Este situa-se no centro da vila, tanto o exterior como o interior são muito bonitos, serve um óptimo pequeno-almoço e li que o restaurante também é bom mas não testei.

Nessa noite reservamos mesa no restaurante O Burgo, junto às piscinas naturais, muito saboroso e barato!

No Sábado fomos de carro até ao Castelo da Lousã para iniciar uma caminhada de cerca de 10km com visita às aldeias de Talasnal, Vaqueirinho, Chiqueiro e Casal Novo, passando por uma levada de água, Ermidas de Nª Sra. da Piedade, Cruzeiro, Central Hidroeléctrica, piscinas naturais.
Fizemos o PR5 LSA Rota dos Serranos (http://aldeiasdoxisto.pt/percurso/4194) com um desvio pois subimos até à placa onde diz “Isto é Lousã”.
A Rota em si tem 6.4km, é circular com início e fim no Castelo, tem uma duração média de 3h e está classificada como difícil pois o piso é irregular e muitas vezes íngreme.

Aldeia do Talasnal
Esta é provavelmente uma das mais conhecidas das Aldeias do Xisto.

Aldeia de Vaqueirinho
Aqui encontramos um simpático husky que nos seguiu o resto do percurso até ao Castelo.
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido

Aldeia de Chiqueiro

Quando chegámos à placa da Lousã esta estava obstruída por um convívio de malta simpática que partilhou um copo com quem quis, após o que regressamos ao trilho.

Aldeia de Casal Novo

No regresso ao Castelo passamos pelo Cruzeiro, Ermidas e Piscinas Naturais

No Domingo fomos de carro até ao estacionamento perto da Aldeia da Cerdeira para fazer um percurso até ao Castelo da Lousã, parte ao longo de uma levada de água, passando pela Ribeira de São João e pela Aldeia de Candal.
Fizemos o PR3 LSA Rota da Levada, um percurso linear com cerca de 7km, uma duração média de 3h30 e classificado como difícil (http://aldeiasdoxisto.pt/percurso/4726).

 

PaulaCoelho

Membro Conhecido

Aldeia de Candal
Aqui paramos para um café e uma queijada típica antes de seguir até ao castelo da Lousã.

Depois fizemos parte do PR1 Rota dos Moinhos (http://aldeiasdoxisto.pt/percurso/2256) desde o Castelo ao centro da Lousã, passando pela fábrica de papel do Prado.
Este percurso de cerca de 6km é circular, tem uma duração média de 2h30 e está classificado como fácil.
O caminho foi feito ao longo do riacho, saltando de pedra em pedra para uma e outra margem de forma a seguir o trilho.


O guia local levou os motoristas até à Cerdeira para ir buscar os carros.
No regresso fomos carro até ao Talasnal por uma estrada de montanha estreita e cheia de curvas comprar umas queijadas para a família e tirar as últimas fotos à bela paisagem.

Para quem gosta de caminhadas é um óptimo local e existem muitos outros percursos e aldeias a visitar ;)
 

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá Paula,

Obrigado por mais uma fantástica partilha que nos proporcionas :)
É muito bom ver reports de Portugal e ainda por cima com esta qualidade e descrição que já nos habituaste :)

Boas viagens :D
 

Antonia.M.S.

Membro Conhecido
Olá @PaulaCoelho que belos passeios!! Eu adoro caminhadas, já fiz algumas por estes lados mas estão outras em falta! Obrigada pela fotos, e por partilhar estes locais tão especiais, voltava já :D;)
 

rum

Membro Conhecido
Mais um report 5 estrelas. Já lá vão uns anos que não vou à Lousa, apesar de há pouco tempo ter passado perto e deixado de fora um desvio à Lousã vi agora que tenho de arranjar um tempinho para lá ir.
 

carla sofia carvalho

Membro Ativo
A minha terra é realmente fantastica! Vão passear muito pela serra e aldeias de xisto e no verão sempre podem dar um mergulho, bem refrescante nas piscinas naturais da Sra da Piedade ou nas várias piscinas fluviais que existem no concelho.
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
@rum, também já não ia há muitos anos à Lousã mas nestes PR foi uma estreia, gostei muito e quero voltar para conhecer mais umas aldeolas!
P.S. - se possível podes colocar o [Report] à frente do tópico... esqueci-me neste e no do Mont Saint-Michel pois pensei que ficava automático. Obrigada ;)

@carla sofia carvalho, sem dúvida que é uma zona fantástica!! Adorei :D
 

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
Olá Paula !
Sim sra., belo relatório ! :)
Gosto muito de andar por essas bandas e não conhecia esses trilhos...porque também não me dediquei a eles.
Há aí fotos dignas de estarem presentes nas fotos de lugares misteriosos aqui do Portal, pelo nevoeiro...
O caminho fica um bocado escorregadio com a chuva, por isso é que...mais uma vez, esses passeios deixo-os para quando há bom tempo.
Obrigado pelo relatório :)
 
Última edição por um moderador:

PaulaCoelho

Membro Conhecido
@PauloNev, fui um bom passeio, sem dúvida! :)

@Cristina Sousa, de uma amante de caminhadas para outra: se ainda não fizeste esta, vais gostar :D

@d3ci0, Portugal tem muitos tesouros para explorar... um cadinho de cada vez :cool:

@Cláudio Pereira... pois, também fiquei a saber que existem mais não sei quantos trilhos por ali e mais aldeias a explorar!
Quanto ao tempo, no Sábado foi chato porque choveu 2 vezes mas no Domingo esteve imenso sol (algumas partes de andar de manga arregaçada) e o caminho estava seco pois devo ter apanhado um dos poucos fins de semana de chuva do ano passado e a terra secou logo, nada de lama :p
 

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
Alguns dos locais por onde passaste eu até nem costumo designar de aldeia porque aldeia pressupõe(no meu entender) que tenha algumas infra-estruturas, autonomia administrativa(freguesia). Eu chamar-lhe-ia um lugar ou uma aldeola. Já agora, a designação de povoado, aqui fica, segundo o wiki.
 

rmonteiro

Membro Conhecido
Uau uau.. tenho ouvido falar imenso das aldeias do Xisto.
Mais um belo património deste nosso Portugal !
Obrigado por mais uma excelente partilha ! ;)
 
Top