Novidades

[Report] Senegal

Tiago Jorge

Membro
Ora bem, como prometido aqui fica o report da minha mais recente viagem, desta vez ao Senegal. Como vai ser o meu primeiro report vou tentar dar o meu melhor haha.

Viajei com o meu pai e a minha mãe, tivemos partida de Lisboa no dia 17-08-14 no voo TP209, e ficamos alojados no hotel Royal Decameron Baobab, o operador foi a Soltrópico.

1º dia

Chegada a Dakar por volta da 00:40. Logo aí começaram os problemas.
Normalmente depois de recolher as bagagens e sair, tem logo uma pessoa da operadora de viagens com um papel com o nome do hotel ou até o nosso próprio nome, mas isso não aconteceu.
Depois de sair do Aeroporto de Dakar não havia ninguém para nos transportar, e num país em que não se fala a nossa língua materna torna-se complicado. Estivemos 2 horas à nora no Aeroporto em que só se ouvia a palavra "táxi!", até que o meu pai ligou para o hotel e eles disseram que não tinham ninguém disponivel para nos vir buscar. Depois o meu pai resolveu ligar para a menina da agência de viagens e ela disse para procurar-mos por " Nouvelles Frontieres", e lá achei um homem que pertencia a essa empresa e nos levou a um táxi, que no momento me pareceu muito duvidoso. Lá entramos para o táxi, andamos 5 Km mais ou menos e ele entra numa beco escuro em Dakar, sem nenhuma iluminação, dizendo que ia trocar para uma viatura maior por causa das malas, nesse momento posso dizer que tive medo! Mas ele lá trocou a viatura e seguimos caminho até ao hotel, tendo sempre receio que o taxista fosse um aldrabão.

Chegamos ao hotel por volta das 3:30 da manhã, e ao chegar à receção perguntamos porque não tinha havido transporte e eles disseram que não era responsabilidade deles, mas sim da operadora, Soltrópico.

Falamos com a receção e marcamos um encontro com o representante da Soltrópico às 11h da manhã desse mesmo dia, e depois lá fomos para o quarto dormir, pois estávamos exaustos !

Depois do pequeno almoço tomado fomos então à receção para falar com a Soltrópico, e veio o tal representante e o responsável dos alojamentos no hotel, que ainda bem, falava Português pois era Guineense. Depois de muita conversa e de termos mostrado o nosso desagrado eles disseram que a nossa boleia tinha confundido o dia por termos chegado à 00:30h, e como desculpas, ofereceram um quarto muito maior, uma excursão grátis e um jantar de lagosta no restaurante Á La Carte. Apesar do grande susto, acho que compensou haha e ficou marcada a excursão a Mbour, ao mercado do peixe e ver os pescadores neste mesmo dia às 15h00.

Chegando a Mbour, deu para ver a verdadeira África Negra, nunca esperei sentir o que senti, parecia que estava numa reportagem do National Geograpic. Aqui ficam algumas fotos dessa excursão:

ai998.photobucket.com_albums_af109_tiago_jorge1_IMG_3848_zps2860d864.jpg



ai998.photobucket.com_albums_af109_tiago_jorge1_IMG_3860_zps1bf5a7bd.jpg


ai998.photobucket.com_albums_af109_tiago_jorge1_IMG_3865_zps83f3a8c5.jpg

ai998.photobucket.com_albums_af109_tiago_jorge1_IMG_3875_zpsf8af88f9.jpg
ai998.photobucket.com_albums_af109_tiago_jorge1_IMG_3873_zpsc63b5722.jpg
ai998.photobucket.com_albums_af109_tiago_jorge1_IMG_3877_zps917c15a4.jpg
ai998.photobucket.com_albums_af109_tiago_jorge1_IMG_3885_zps9a5d84e9.jpg


Sem dúvida alguma é lindo de se ver, mas triste também pois dá para ver o que a vida custa a ganhar a estas pessoas.

Após a excursão regressamos ao hotel.


2º Dia

Após tomar o pequeno almoço foi hora de investigar o hotel, coisa que ainda não tinhamos feito. É um bom hotel, muito extenso e engraçado, pois há bungalows literalmente em cima da areia ! O local principal do hotel e o que as pessoas mais frequentam é à beira da piscina principal, onde tem um bar, o restaurante e o palco dos espetáculos. Aqui ficam, não muitas, mas algumas fotos do hotel :

ai998.photobucket.com_albums_af109_tiago_jorge1_IMG_3790_zps2e7dfc68.jpg

ai998.photobucket.com_albums_af109_tiago_jorge1_IMG_3806_zps0239ceaf.jpg
ai998.photobucket.com_albums_af109_tiago_jorge1_IMG_4318_zps23dad2ff.jpg
ai998.photobucket.com_albums_af109_tiago_jorge1_IMG_4242_zpsb9e9d401.jpg
ai998.photobucket.com_albums_af109_tiago_jorge1_IMG_4236_zpsf54ec9b5.jpg


3º Dia

No 3º dia decidimos sair do hotel e caminhar livremente vendo o dia-a-dia das pessoas da vila próxima do hotel, dá para ver uma realidade para além da que estamos acostumados, é reconfortante ver a simpatia que as pessoas têm pelos turistas, sempre de sorriso aberto mas também sempre a tentar vender alguma coisa, mas é o meio de sobrevivência delas...

ai998.photobucket.com_albums_af109_tiago_jorge1_IMG_1721_zps22dc5dd1.jpg
ai998.photobucket.com_albums_af109_tiago_jorge1_IMG_1725_zpsf6fbf3b5.jpg


4º Dia

Neste dia resolvemos fazer uma excursão que combinou fazer um Safari na reserva de Bandia e fazer um visita ao famoso Lago Rosa e a uma pequena aldeia que se situa junto a ele, ficou com o preço de 65€ por pessoa.

Começamos por Bandia, gostei e não me arrependo nada, só acho que devia haver mais espécies na reserva. Vimos hienas, girafas, zebras, antílopes, muuuitos antílopes, macacos, crocodilos, búfalos e algumas espécies de aves. Com muita pena minha não foi possivel ver os javalis e os rinocerontes, pois não lhes conseguimos por a vista em cima. Aqui ficam não todas, mas algumas fotos da reserva :

ai998.photobucket.com_albums_af109_tiago_jorge1_IMG_3997_zps8b432e7e.jpg
ai998.photobucket.com_albums_af109_tiago_jorge1_IMG_3995_zps46dadb56.jpg
ai998.photobucket.com_albums_af109_tiago_jorge1_IMG_3990_zps7dbe3ac8.jpg
ai998.photobucket.com_albums_af109_tiago_jorge1_IMG_3960_zps5ec37c58.jpg
ai998.photobucket.com_albums_af109_tiago_jorge1_IMG_3937_zps5eefa008.jpg


A seguir à reserva fomos almoçar ao restaurante onde os pilotos do famoso rally Paris-Dakar almoçavam antes da cerimónia de abertura.

Depois do almoço fomos então visitar o Lago Rosa, infelizmente fomos numa má altura, pois em certas épocas do ano o lago torna-se mesmo vermelho, desta vez só estava um pouco rosa, ou cor de "ferrugem", aqui ficam algumas fotos :

ai998.photobucket.com_albums_af109_tiago_jorge1_IMG_4016_zps98f96df0.jpg
ai998.photobucket.com_albums_af109_tiago_jorge1_IMG_4014_zpsc91491b7.jpg
ai998.photobucket.com_albums_af109_tiago_jorge1_IMG_4011_zps0d1ff1e6.jpg
ai998.photobucket.com_albums_af109_tiago_jorge1_IMG_4009_zps6373cad8.jpg


Após o Lago Rosa fomos a uma aldeia próxima, aconselho-vos a fazer o mesmo que eu, levem rebuçados, lápis de cor, cadernos etc, é mesmo muito bom ver o sorriso deles a receber um simples rebuçado ou um simples lápis, aqui ficam as fotos :

ai998.photobucket.com_albums_af109_tiago_jorge1_IMG_4020_zpsa8d1e735.jpg
ai998.photobucket.com_albums_af109_tiago_jorge1_IMG_4024_zpsa4a4846d.jpg
ai998.photobucket.com_albums_af109_tiago_jorge1_IMG_4032_zps9b44b355.jpg
ai998.photobucket.com_albums_af109_tiago_jorge1_IMG_4035_zpsef49568f.jpg


5º Dia

Fizemos a habitual caminhada matinal pela vila mais próxima do hotel e regressamos e fizemos um dia de piscina e praia.

Á noite tivemos o tal prometido jantar de lagosta, as imagens falam por si haha :

ai998.photobucket.com_albums_af109_tiago_jorge1_IMG_1733_zps33242740.jpg


6º Dia

Decidimos fazer um passei na lagoa que se situa mesmo ao lado do hotel para ver os pelicanos, e outras aves. Desta vez negociamos a excursão fora do hotel com vendedores de rua, ficou 25 euros/3 pessoas, aqui ficam as fotos :

ai998.photobucket.com_albums_af109_tiago_jorge1_IMG_4146_zps2bc399aa.jpg
ai998.photobucket.com_albums_af109_tiago_jorge1_IMG_4137_zps299b738f.jpg
ai998.photobucket.com_albums_af109_tiago_jorge1_IMG_4157_zpsd09968e6.jpg


7º Dia

Regresso a Portugal ao fim do dia, para trás deixo uma experiência única que espero, mas espero mesmo, um dia mais tarde poder repetir. Tirando os problemas no 1º dia foi tudo 5 estrelas, é caso para dizer que começou mal mas acabou bem. Recomendo a toda a gente fazer esta viagem, e quaisquer dúvidas é só perguntar :)

Despeço-me com o melhor pôr-do-sol que já vi, Boas Viagens !

ai998.photobucket.com_albums_af109_tiago_jorge1_IMG_1778_zps9d8cd83d.jpg
 
Última edição por um moderador:

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá

Obrigado pela partilha :)
É bom ter reports de locais não tão aqui falados pelos portugueses :D

Boas Viagens
 

ploferreira

Administrador
Staff
Olá parabéns pelo Report!

África é de facto um destino bastante diferente mas sem duvida fascinante :)
 

Flecha

Membro Conhecido
as primeiras perguntas feitas:
1.
tens algumas raízes africanas na família? pergunto apenas para entender o porque de alguém escolher o senegal para férias?! não quero ser ofensivo de maneira nenhuma, e por ser uma curiosidade estás à vontade para responder por MP ou mesmo não responder

2.
as tuas fotos a p&b estão qualquer coisa ......

3.
que preparação fizeram para esta viagem?

4.
vacinas?

5.
Vistos?

obrigado e cumprimentos curiosos... :)
 

Tiago Jorge

Membro
as primeiras perguntas feitas:
1.
tens algumas raízes africanas na família? pergunto apenas para entender o porque de alguém escolher o senegal para férias?! não quero ser ofensivo de maneira nenhuma, e por ser uma curiosidade estás à vontade para responder por MP ou mesmo não responder

2.
as tuas fotos a p&b estão qualquer coisa ......

3.
que preparação fizeram para esta viagem?

4.
vacinas?

5.
Vistos?

obrigado e cumprimentos curiosos... :)
Olá :)

ora bem respondendo-te á perguntas :

1- Não foste ofensivo de maneira nenhuma, aliás fizeste bem em perguntar... Mas não, não tenho raízes africanas, tudo começou quando o meu pai sugeriu na agência de viagens um destino para fazer um safari, e a menina lá recomendou o Senegal, e pronto ficou o Senegal.
Nunca pensei que fossem umas férias tão boas como foram...

2- Tenho uma coleção gigante delas tiradas no Senegal, fotos a p&b lá ficam quase sempre bem hehe se quiseres depois partilho com o pessoal :p

3- Sinceramente não houve preparação, chegou ao dia e partimos rumo a Dakar sem saber muito bem o que nos esperava haha

4- Nada de vacinas, nunca ninguém falou nisso

5- Os vistos foi a agência que tratou disso, tinhamos um papel com um carimbo e as datas de chegada e partida e outras informações. Eles lá são muito exigentes com os vistos no aeroporto, pedem-tos muitas vezes.

Obrigado eu, e qualquer dúvida é só dizer amigo ;)

Olá parabéns pelo Report!

África é de facto um destino bastante diferente mas sem duvida fascinante :)
Obrigado, sim é fascinante, não me arrependo um bocadinho !

Boas.
Tens ai excelentes fotos. Obrigado pela partilha !
Obrigado, queria ter postado mais fotos mas tava de direta por causa da viagem e a cama começou a chamar haha
 

ploferreira

Administrador
Staff
Não tomaste vacina nenhuma?! Alguma vez tomaste a vacina para a febre amarela? supostamente é obrigatória

Deverias ter efectuado a consulta do viajante, acho que na agência de viagens te deveriam mencionar isso...

Fica aqui alguma informação do Portal das Comunidades Portuguesas

http://www.secomunidades.pt/web/guest/listapaises/SG

Cuidados de saúde

O paludismo é um perigo latente em quase toda a África. O Senegal está classificado na zona 3, com ocorrência de vários casos de paludismo e neuro-paludismo, principalmente entre Agosto e Dezembro.

Verificam-se igualmente surtos episódicos de epidemias endémicas de meningite, raiva e febre tifóide. A vacina contra a febre amarela é obrigatória e são aconselháveis as seguintes: tétano, poliomielite, difteria, meningite, tifóide e hepatite B.

A água a ingerir deve ser engarrafada.

Fora dos estabelecimentos hoteleiros e restaurantes de bom nível são de evitar as saladas cruas, fruta com casca e outros alimentos crus.

Seguros: É aconselhável a subscrição, em Portugal, de uma apólice de seguro pessoal que cubra os riscos de hospitalização.
 

Tiago Jorge

Membro
ploferreira disse:
Não tomaste vacina nenhuma?! Alguma vez tomaste a vacina para a febre amarela? supostamente é obrigatória

Deverias ter efectuado a consulta do viajante, acho que na agência de viagens te deveriam mencionar isso...

Fica aqui alguma informação do Portal das Comunidades Portuguesas

http://www.secomunidades.pt/web/guest/listapaises/SG

Cuidados de saúde

O paludismo é um perigo latente em quase toda a África. O Senegal está classificado na zona 3, com ocorrência de vários casos de paludismo e neuro-paludismo, principalmente entre Agosto e Dezembro.

Verificam-se igualmente surtos episódicos de epidemias endémicas de meningite, raiva e febre tifóide. A vacina contra a febre amarela é obrigatória e são aconselháveis as seguintes: tétano, poliomielite, difteria, meningite, tifóide e hepatite B.

A água a ingerir deve ser engarrafada.

Fora dos estabelecimentos hoteleiros e restaurantes de bom nível são de evitar as saladas cruas, fruta com casca e outros alimentos crus.

Seguros: É aconselhável a subscrição, em Portugal, de uma apólice de seguro pessoal que cubra os riscos de hospitalização.
A agência de viagens não alertou para nada, daí pensar que era totalmente seguro tomando as devidas precauções claro..
 

Carina_P

Membro Ativo
Fotos lindas!
Africa é, realmente, um continente fantástico
Obrigada pela partilha ... e já agora COLOCA MAIS FOTOS
 

RSantos (Cenoura)

Membro Conhecido
Olá Tiago,

Obrigado pela partilha
O Senegal é um Pais que tenho curiosidade em conhecer, mas como tenho uma filhota de 5 anos que viaja sempre comigo, não é um destino para já, mas num futuro será certamente!
 

Tiago Jorge

Membro
Cenoura disse:
Olá Tiago,

Obrigado pela partilha
O Senegal é um Pais que tenho curiosidade em conhecer, mas como tenho uma filhota de 5 anos que viaja sempre comigo, não é um destino para já, mas num futuro será certamente!
Aconselho-te plenamente em visitar, quanto á filhota deixa-a a crescer mais um bocadinho assim também ela disfruta da viagem ;)
 

Hello Tomorrow

Membro Conhecido
Tiago, parabéns!!!

Fantástico report, isto sim é uma experiencia fabulosa, uma viagem fora do normal, uma saída da vossa "zona de conforto"... Comentários para que??

África... Que belo destino

Abraço
 

martinsjoao

Membro Conhecido
eu também estive no Senegal!!!!
ando a tentar fazer os reports das viagens... mas entre Cuba e Senegal tenho 7000 fotos e não está fácil!
Eu amei o Senegal..... e a comida???? (=
que maravilha.

já agora, eu por acaso tinha tomado no ano passado a vacina da febre amarela para ir ao Quénia, no entanto para o Senegal já não é "obrigatória".

A consulta do viajante iria dizer isso mesmo.
Poderá, quem assim o entender, fazer a medicação para a Malária, mas os casos da doença naquela parte do continente é muito baixa, tanto quanto me pude informar (sem ter dados concretos).

O visto a quem for por agência, em princípio, já estará tratado. no entanto penso que pode ser adquirido à chegada.

Obrigado pelo teu report. as fotos mostram o que aquilo é.
 

Tiago Jorge

Membro
martinsjoao disse:
eu também estive no Senegal!!!!
ando a tentar fazer os reports das viagens... mas entre Cuba e Senegal tenho 7000 fotos e não está fácil!
Eu amei o Senegal..... e a comida???? (=
que maravilha.

já agora, eu por acaso tinha tomado no ano passado a vacina da febre amarela para ir ao Quénia, no entanto para o Senegal já não é "obrigatória".
A consulta do viajante iria dizer isso mesmo.
Poderá, quem assim o entender, fazer a medicação para a Malária, mas os casos da doença naquela parte do continente é muito baixa, tanto quanto me pude informar (sem ter dados concretos).

O visto a quem for por agência, em princípio, já estará tratado. no entanto penso que pode ser adquirido à chegada.

Obrigado pelo teu report. as fotos mostram o que aquilo é.
Tens razão, no início ia um bocado receoso, mas no fim foi uma delícia esta viagem ! :)
 

euzinha

Membro Ativo
Obrigado pelo report. É um dos poucos relativamente a viagens para Senegal.
Vou para o mesmo hotel em que ficaste. Diz-me uma coisa: como é a praia? É que em algumas fotos vêem-se muitas pedras... É a temperatura da água?
Obrigado
 

Tiago Jorge

Membro
Obrigado pelo report. É um dos poucos relativamente a viagens para Senegal.
Vou para o mesmo hotel em que ficaste. Diz-me uma coisa: como é a praia? É que em algumas fotos vêem-se muitas pedras... É a temperatura da água?
Obrigado
A praia na minha opinião é boa, tem poucas ondas e a temperatura da água é agradável. Quanto ás pedras, elas existem e em grande quantidade, mas é só em alguns sítios, Boa Viagem !
 
Top