Novidades

[Report] Senegal, Hotel Riu Baobab, Setembro 2022

Anasrm

Membro
Boa tarde.
regressamos esta semana de uma viagem de 7 dias no Senegal no novo hotel da cadeia Riu.

-O hotel:
O hotel é enorme e dispõe de todas as comodidades de um hotel de 5*. Os quartos são enormes e confortáveis. Tem 3 piscinas enormes, 1 delas com um bar, dispõe para além destas, de uma piscina com escorregas, um “mini parque aquático”, para adultos e outra para crianças.
Podem ainda dar um passeio de gaivota, andar de caiaque, e fazer paddel gratuitamente.
A comida é variada e bem confeccionada.
O hotel dispõe ainda de uma discoteca e de espectáculos variados ao longo da estadia.

- Excursões:
Quanto as excursões existem várias opções para diferentes valores:
Tour com Leões e reserva Bandia , estas podem ser feitas em conjunto ou separadamente.
Dakar arte e cultura c/ almoço
Mercado semanal e Aldeia típica
Delta de saloum e aldeia típica c/almoço
Dakar Panorâmico com ilha Gouree
Ilha das conchas e chegada de pescadores
Passeio de moto 4.
Das excursões fizemos o combinado da reserva e os leões e adoramos. Na 1ª parte seguimos num 4x4 coberto por grades, e fomos alimentar os leões que assim que sentiram o cheiro da carne saltaram de imediato para o jipe, foi uma ótima experiência. Seguimos noutro 4x4 agora aberto para a Reserva onde vimos girafas, búfalos, rinocerontes, macacos, zebras, hienas, tartarugas….
Fizemos ainda Dakar Panorâmico com ilha Gouree, foi muito cansativa e estava um calor infernal, sentia-se agora não teria feito. Vamos até Dakar e de seguida apanhamos o ferry para Gouree onde visitamos a ilha e a casa dos escravos. Almoçámos, voltamos a Dakar e fizemos um tour no autocarro.

-O murro no estômago
Fomos a uma aldeia que fica bem próxima do hotel para distribuir roupa calçado e coisas para as crianças que levámos, com a ajuda de um guia membro dessa comunidade.
Já nos haviam dito que eles adoravam fruta, então colocamos numa mochila fruta variada, uma mochila de viagem cheia de fruta, outra com alguns hambúrgueres de frango e biscoitos, e ainda água. Os miúdos estavam entretidos com as roupas e os brinquedos que receberam. Quando abrimos as mochilas com a comida, e as frutas, parecia que o desespero tomou conta deles.
Viemos a saber que alguns deles não tinham almoçado por falta de comida. O nosso grupo, éramos 11 pessoas , fomos ao “supermercado” e fizemos umas compras, arroz principalmente (pedido pelos próprios) e repartimos pela comunidade numa segunda visita a aldeia.
Para além disso íamos sempre a praia dar fruta aos miúdos e hambúrgueres, frango água e biscoitos. Na lateral do hotel tem umas barracas que vendem lembranças, também distribuímos água comida e roupa diversas vezes. Há uma família nessas barracas que não fazem parte da comunidade pois são uma mãe é uma filha, o pai faleceu há uns anos e então foram expulsas.

Fomos visitar a casa delas, 9 pessoas, que viviam em condições horríveis, bem piores que as restantes que tínhamos visto, nunca nos pediram 1€ só nos abraçavam e agradeciam quando lhes dávamos comida na praia, iam dormir sem jantar :( pois naquele dia não tinham vendido nada e por isso não iam comer porque não conseguiam comprar. Como não faziam parte da comunidade os lucros do dia não eram divididos por elas, apenas ganhavam o que vendiam. Claro que as ajudamos e jantaram, mas ver uma pessoa a agradecer do fundo do coração e a chorar ao ver comida para os filhos e família custa.
Ajudámos com o que pudemos esta família, depois de mais uma ida ao supermercado.
Foi uma experiência marcante.
4DCEBF10-41C8-4F3E-80FC-3C0D672EE77D.jpeg
F8656F09-0623-4F1F-9935-B9959CE33FF4.jpeg
8E2D9AE0-8749-4D92-A4D0-520181464978.jpeg
90A9656E-2BB2-440C-812A-5E772390D9B9.jpeg
91C9F8EC-B214-4DE3-B370-470FB3BD1249.jpeg
DD8F3155-6342-4C65-B524-6E324B3BFA54.jpeg
6B867880-48DD-48A2-AEF3-828720E7A0EA.jpeg
6445A552-8720-4E92-8DDE-6BE954D3B9FA.jpeg
7191D023-DD71-45DE-AEDE-0DFA8A0F3DAE.jpeg

0E2439ED-027F-4CD6-9480-85EC8C284FFB.jpeg

946BE8CD-E6A8-4D39-84ED-40C47954C6AC.jpeg

A0B8D90B-CEAB-4029-AC53-E0EC6D72086C.jpeg

EC524935-9AC7-45A9-B11D-29E86DC50FA0.jpeg

F7224E30-8827-409F-9D72-1DF9649A9AE1.jpeg

1D3D1BBF-65B7-47F7-9F90-21DCA70D4139.jpeg

82531C36-63FA-4309-A36A-BBB7E5249E1A.jpeg

E26A036C-D5CF-4785-BC65-28ADAE915C03.jpeg

229390E7-CC92-4684-8B01-7D9AAB0CE678.jpeg

E6AB892B-6315-4C7F-AFF0-E4A4170D7484.jpeg

6B867880-48DD-48A2-AEF3-828720E7A0EA.jpeg

90A9656E-2BB2-440C-812A-5E772390D9B9.jpeg

BB20B4BA-4D2B-48B0-B4AD-CF3F3C5B8AC1.jpeg
 
Última edição por um moderador:

Mlp

Membro Novo
Olá @Anasrm,

Obrigado por partilhar a sua viagem, gostei 🙂.

A parte da pobreza extrema, carência de quase tudo, resignação dessas pessoas é algo que me toca, só por relato. Faria o mesmo que você fez, ajudaria no que podesse, embora prefiro viajar sem ver essa triste realidade.

Se poder partilhar mais fotos do Senegal, poste sff.
 

ploferreira

Administrador
Staff
Olá,

Obrigado pela partilha, estou a ver que este destino tem muito para oferecer. gostei muito das fotos, principalmente do safari.

Parabéns pela ajuda, parece um gesto pequeno par nós que tomamos tudo por garantido, mas para aquelas pessoas certamente marcou e fez a diferença ;)
 

ALTF4

Membro Conhecido
Muito Obrigado pela partilha...
Realmente o report mostra bem de mais o contraste entre o luxo e a realidade... faz parecer tudo tão "injusto"... penso que os grandes grupos "Riu e outros" quando vão "buscar" algo, deveriam dar algo em troca....sei que este empreendimento gera bastante emprego na zona onde se situa e certamente desenvolve a região... sabemos também os despredicios que gera um empreendimento destes e que certamente haveria forma de dar um pouco mais à terra que os recebeu... é só a minha opinião...

seria possivel por favor dar uma ideia do custo das excursões??

Obrigado
 

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá :)

Obrigado pela partilha! Uma experiência que mostra bem o contraste de todas as realidades desse país. Boas viagens ;)
 

NunoCorreia

Membro Conhecido
Wow, que belas fotos.
Que report fantástico, obrigado pelo que mostraste e fizeste na tua estadia no Senegal.
Pergunta: Alguma vez te sentiste insegura?

Mental note: Vejo demasiados filmes para não fazer safaris :D

PS: Tens ali 2 fotos dignas de exposição. Parabéns.
 

JPedro

Membro
Belas fotos, algumas questões de quem está a planear visitar este resort em 2023, @Anasrm

1. Vacinação? Levaram alguma vacina em particular para esta viagem, foram à consulta do viajante?

2. Preço das Excursões? Adorei as fotos do safari com os leões, lembra-se do preço por pessoa?

3. Qualidade da praia? Tenho lido alguns reviews no trip advisor a falar mal da praia, outros a falar bem, experiência pessoal com a limpeza do areal e qualidade da água?

Obrigado :)
 

Anasrm

Membro
Belas fotos, algumas questões de quem está a planear visitar este resort em 2023, @Anasrm

1. Vacinação? Levaram alguma vacina em particular para esta viagem, foram à consulta do viajante?

2. Preço das Excursões? Adorei as fotos do safari com os leões, lembra-se do preço por pessoa?

3. Qualidade da praia? Tenho lido alguns reviews no trip advisor a falar mal da praia, outros a falar bem, experiência pessoal com a limpeza do areal e qualidade da água?

Obrigado :)
Vacinas não foi exigido nada.
mas excursões são em conta. O Safari completo foi 90€.
A praia apanhamos dias de água quentinha e limpa. Outros com mais sargaço
 

Brunogomes32

Membro Novo
Olá boa noite, obrigada pelo seu report.
Tenho viagem marcada para 25 de setembro 2023 . algum guia/operador de excursões, que fale português que possa recomendar?
Obrigada
 
Última edição por um moderador:
Boas, Estou a organizar a minha viagem para o riu baobab...mas estou com alguma dificuldade no que toca a transferes. como fez para ir do aeroporto para o hotel e vice versa? Obrigada :)

Sentiu-se seguro em sair do resort e ir a essa aldeia ao lado de que fala?
 
Última edição por um moderador:

mascherani

Membro Novo
Vou para aqui este ano. Obrigado pelo report. informativo e objetivo.
O tour com os leões é coisa para convencer a criançada e marcar as férias.
 
Última edição por um moderador:

isa rodrigues

Membro Ativo
Ola, adorei este report e ja decici ir em Julho :)
E quero fazer esta excursao, ver os leoes assim tao perto .... ui...ui...mete respeito.
Onde comprou a excursao? e como fez em relaçao aos transferes?
 

correia

Membro Conhecido
Obrigado pela partilha , excelente report .
Vai ser o meu destino de ferias deste ano , já ajudou bastante para compreender o destino.
Obrigado , bons passeios.😃
 
Top