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[Report] Self Drive Safari no Kruger park

Pedro Maia

Membro Conhecido
Para a Africa do Sul fomos via Paris com a Air France, tivemos a oportunidade de voar pela primeira vez no A380 (no upper deck), o avião é espectacular mas em termos de cadeiras esperava um pouco mais e em termos de filmes havia muita quantidade mas pouca qualidade, no regresso não consegui ver nada, a comida boa e há champanhe de aperitivo, sabe sempre bem.

Em Charles de Gaulle

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E no aeroporto de Joanesburgo

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O Kruger pode ser visitado de duas formas, uma é ir para uma das reservas privadas adjacentes ao parque nacional, que têm instalações de luxo e têm guias que transportam os turistas em carros de safari e mostram os animais (são caríssimas, algo como 400€/dia), e a outra que é ir para o parque nacional, que é do tamanho de Israel e tem alguns milhares de km de estradas, de asfalto ou de terra, nas quais se pode circular com carros normais e vai-se vendo os animais que aparecem, é uma questão de sorte mas vêem-se muitos, mesmo muitos animais.

Pode-se visitar o parque sem dormir lá mas há campos distribuídos por todo o parque onde se pode acampar ou alugar tendas permanentes ou bungalows, a preços normais, onde se pode cozinhar ou se preferirmos há restaurantes, ainda que a comida não seja muito variada nalguns deles.

Os campos são vedados, com vedações electrificadas, apesar de isso não garantir a 100% que não entrem animais no perímetro do campo, o melhor é não pensarmos demasiado nisso.

Esta opção, de dormir nos campos e fazer "self-drive-safari" é a que mais me agrada, desde logo porque é a única que me posso permitir mas a verdade é que também prefiro conduzir o carro sem destino e sem pressas e esperar o que a sorte nos proporcionar, além de que assim paramos quando queremos, onde queremos e durante o tempo que nos apetecer.

De qualquer forma nos campos pode-se contratar "drives" matinais, de fim de tarde e até de noite, nós fizemos um matinal e um de fim de tarde, vale a pena mas não é essencial.

Ficámos em dois campos, Berg-en-Dal e Skukuza, na parte sul do parque, que é, para além da parte central, a zona onde há mais animais.

O nosso verão é possivelmente a melhor altura para visitar o Kruger, lá é inverno mas é a época seca, há menos vegetação e por isso vê-se melhor os animais, estes andam mais perto das zonas onde há água e quase não há mosquitos, o que é importante porque há malária no Kruger, é uma zona de risco baixo mas não inexistente.

Ainda assim não arriscámos, fizemos a profilaxia com Malarone e ninguém teve efeitos secundários, parece que correu tudo bem em relação à malária.

À chegada a Joanesburgo tínhamos um carro reservado na Hertz, o mais importante para mim era ter mudanças automáticas, na Africa do Sul conduz-se pela esquerda e era menos uma coisa para me atrapalhar, mas também aí correu tudo bem (no regresso deixámos o carro no aeroporto de Nelspuit, perto do Kruger, e voltámos de avião para Joanesburgo).

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A viagem desde Joanesburgo até ao Kruger faz-se em cerca de 4h30, a estrada é boa, com algumas portagens, e não houve nenhum problema, só de noite é que não convém guiar porque há muita gente nas bermas ou a atravessar a estrada e pode também haver animais.

O único incidente relevante foi ter ultrapassado num traço contínuo mas uma boa conversa com o polícia que me apanhou deu para me safar da multa.

Finalmente, 9 meses depois de ter marcado a viagem, a tão desejada chegada ao Kruger.

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E começo o “massacre” de fotos…

Zebras a atravessar a estrada

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Kudus

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O primeiro elefante que vimos

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Macacos, estes dentro do campo de Berg-en Dal

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Um crocodilo a aquecer-se ao sol

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Mais elefantes

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Espectaculares as girafas

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Uma estrada

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As impalas, o animal mais comum no parque, comida para predadores

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Pedro Maia

Membro Conhecido
Adorei este, mesmo muito mal encarado

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Um kudu fêmea

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O amigo maior do mal encarado

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Há pássaros espectaculares no Kruger

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Um Klipspringer, só vimos este, lindo

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O primeiro predador que vimos, um chacal, pena que não o apanhei melhor

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Gnus, mais carne para canhão

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Um mangusto, muito difícil de tirar uma boa foto porque são muito pequenos e não param

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Mais girafas

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O amigo Pumba, Hakuna Matata

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Um dos meus favoritos, um rinoceronte branco, fabuloso, pena saber que é o animal mais ameaçado do Kruger por causa da caça furtiva para lhe tirarem os chifres, mas ainda assim vimos uns quantos

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Os búfalos, outro dos big five

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Outro predador, uma hiena, já à noite no final do “drive” de fim de tarde (à noite é proibido sair dos campos sem ser nos drives)

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Outro pássaro bem colorido, os pássaros ainda tenho que tentar identificar

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A árvore dos babuínos

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Mais girafas

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E uma tartaruga-leopardo

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Sunset

Inativo
Fabuloso :D ... fantastico Parabens
Esta é mesmo a minha viagem de sonho :p
Obrigado por partilhares e por tornares o meu dia mais feliz !
 

Nuno

Administrador
Staff
Maravilho ... uma viagem bem diferente das que habitualmente fazes.
Obrigado pelas magnificas fotos :)
 

mokas

Membro Conhecido
Então ficamos à espera de mais, pq o que já aqui está é 5*! Parabéns e obrigada pela partilha desta tua experiência! ;)
 

ALTF4

Membro Conhecido
Olá, realmente está qualquer coisa... A inveja é feia....

Seria possível nos dar uma ideia de custos?
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Bom dia Pedro,

Obrigado pela partilha e parabéns pelo report.

é bom ver coisas diferentes

gostei mesmo muito


Parabéns
 

Pedro Maia

Membro Conhecido
Outro dia e mudámos de campo, para Skukuza, e também de paisagem, as diferenças às vezes são subtis mas notam-se, começámos por una zona mais árida para depois chegarmos à margem dum rio, com muito mais vegetação e muito mais verde.

Gosto bastante desta, o gnu perdido no meio da desolação

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Um elefante solitário passa por nós como se não existíssemos

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Este gnu jovem já olhou para nós, não sei o que significaremos para ele

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Finalmente vimos o primeiro leão das férias.

Dizer que vimos é um pouco exagerado, olhar para a foto é como se fosse procurar o Wally

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Só aproximando as fotos é que se vê bem uma cabeça enorme, um macho impressionante mas muito longe, não sei como alguém foi capaz de o ver na outra margem, bem longe, entre a vegetação (foram pessoas de outros carros que nos indicaram onde estava

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Das imagens que recordo com mais carinho são as famílias de elefantes, com as suas matriarcas e as suas crias, um espectáculo para ficarmos a olhar com cara de parvos

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Estes pássaros já sabem bem o que significamos, comida, a varanda do restaurante sobre o rio Sabie estava cheia deles, que à menor distracção nos roubavam batatas, pão, o que houvesse

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Finalmente os hipopótamos aparecem, já tínhamos visto dois a atravessar a estrada de noite no "drive" mas agora podemos vê-los com tempo nos seus terrenos, no rio, comer enquanto se vê os hipos é un privilégio

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O maior perigo quando se circula de carro como no Kruger são os elefantes, com o tamanho que têm podem fazer muitos estragos e há uns quantos que não gostam dos carros e até investem, felizmente isso não nos aconteceu mas quando um monstro como este ocupa a estrada há que ter muita atenção e se for necessário há que recuar, notava-se bem a tensão nos carros no sentido contrário para onde o elefante se dirigia

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Mas lá acabou por parar na berma para comer alguma vegetação e todos passámos sem nenhum problema, voltámos a ver ese elefante numa postura muito curiosa no dia seguinte na mesma estrada, mas isso fica para a próxima parte do report

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Os búfalos também podem causar algum receio quando os vês de perto, neste caso a mina mulher só me pedia para parar de tirar fotos e arrancar com o carro, até porque o “bicho “ estava do lado dela

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Bela águia

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E para acabar o dia, um gang de babuínos, com estes há que ter cuidado com as janelas do carro porque si lhes cheira a comida as cosas podem complicar-se...

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Pedro Maia

Membro Conhecido
Seria possível nos dar uma ideia de custos?
Posso dar uma idéia, marquei tudo directamente em Novembro do ano passado, o vôo para Joanesburgo custou cerca de 900 €/pessoa, o aluguer do carro por 5 dias 400€, o vôo Nelspruit/Joanesburgo 60€/pessoa, a dormida nos campos dentro do Kruger 150€/noite, mas aqui pode-se poupar, fiquei num bungalow com 2 quartos e sala mas podia ter ficado num mais pequeno e para quem queira há até umas tendas do próprio campo, que são umas estruturas permanentes com cama e se não me engano até com duche, enfim, aí há várias opções para ficar mais barato.

Dependendo da altura do ano pode ser complicado marcar dormida (ou pelo menos o tipo de dormida) nos campos mais populares, em Novembro já não consegui marcar um dos campos que queria.

É preciso pagar uma taxa de conservação, como éramos 4 e ficávamos 4 noites a melhor opção foi comprar um cartão anual familiar com entrada em todos os parques nacionais que custou 260€.

A gasolina custa cerca de 1,10€/l, as portagens já não sei quanto custaram.

Para a comida tens duas opções, cozinhar no bungalow ou nas cozinhas comuns que há nos campos, há supermercados nos campos ou então podes abastecer-te nas cidades antes de entrar no parque, há mais variedade e é mais barato, ou então há restaurante nos campos principais, pouco variado mas não era caro, preços como cá ou até mais baratos.
 

Pedro Maia

Membro Conhecido
O dia dos leões…

Começamos o dia a ver uma leoa, mas ainda distante

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Entretanto, uma águia pesqueira, também bastante longe

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Um espectáculo, as cores da manhã

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Cada vez mais encantados com os hipos, incrível a quantidade de marcas de lutas que têm

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Muito fotogénicos, os abutres

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E finalmente, leoas de perto, espectaculares, e foi como se não existíssemos

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Esta estava ferida

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Pelo caminho, revemos o elefante da véspera, não podemos deixar de ficar impressionados… com o tamanho…

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Espero que ninguém leve a mal o detalhe, mas não é normal…

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E na mesma estrada, entre Skukuza e Lower Sabie mas no regresso, uma familia de leões, aquí ficámos um bom bocado a vê-los, impressionante

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Sobretudo quando chegou o macho, o Rei

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E uma cria

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Momentos impossíveis de esquecer

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Pedro Maia

Membro Conhecido
Última série de fotos...

AguiaUma águia pesqueira, linda

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Pôr do sol em Skukuza, a ponte é de uma linha de comboio que já não funciona

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Na última manhã estivémos perto de uma hora junto a uma lagoa, a ver os animais a irem aparecendo, sobretudo zebras e waterbucks

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Uma hiena

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A única frustração que tive foi de não ver um leopardo e foi por uns segundos, a minha muler e a minha filha ainda o viram a descer da árvore mas quando olhei para o sítio certo já só vi a carcaça de impala que ele deixou...

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Para terminar, pouco antes de sairmos do Kruger, dois rinocerontes mesmo na berma da estrada, espectacular vê-los de tão perto, perfeitamente tranquilos, a ignorarem-nos por completo, nem parece que são o animal mais ameaçado pela caça furtiva, mas não deixa de ser um bom presságio terminar a nossa visita ao Kruger com esta imagem.

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Matilde Sofia

Membro Ativo
Olá pedro,estes safaris pelo que percebi voce fez por sua conta propria certo?
foi facil ir pelos trilhos?com os carros?
tem mapa?
que idade tinha a sua filha?achou arriscado levar uma criança?

muit muito obrigada pelas informações,esta é a viagem dos meus sonhos,e pelo que venho a ler consigo-a fazer pela minha conta,ou seja sem comprar atraves duma agencia,que é carissimo!E tenho uma princesa com 4 anos,que na altura que fosse ela teria talvez 6,que acha?
mais uma vez muito obrigado
 

Pedro Maia

Membro Conhecido
Matilde Sofia disse:
Olá pedro,estes safaris pelo que percebi voce fez por sua conta propria certo?
foi facil ir pelos trilhos?com os carros?
tem mapa?
que idade tinha a sua filha?achou arriscado levar uma criança?

muit muito obrigada pelas informações,esta é a viagem dos meus sonhos,e pelo que venho a ler consigo-a fazer pela minha conta,ou seja sem comprar atraves duma agencia,que é carissimo!E tenho uma princesa com 4 anos,que na altura que fosse ela teria talvez 6,que acha?
mais uma vez muito obrigado
Olá Matilde, foi tudo feito e reservado por conta própria.

No Kruger há estradas asfaltadas e outras de terra, mas estas também dão para carros normais, não é preciso um todo o terreno, e a orientação é muito fácil, além das tabuletas em qualquer entrada ou em qualquer campo vendem-se mapas.

A minha filha tinha 11 anos mas vi lá muitas crianças muito mais novas, até crianças de colo. A única questão, para mim, prende-se com a malária, no nosso verão, inverno deles, é a época seca e por isso practicamente não há mosquitos e o risco é muito baixo, ainda assim fizémos a profilaxia da malária, tomámos todos o Malarone, que é o que tem menos efeitos secundários (não tivémos nenhuns) mas também é o mais caro, antes de mais nada perguntava a um médico se desaconselha a profilaxia da malária numa criança dessa idade.

Entretanto, se tiveres mais alguma dúvida não hesites em perguntar.
 
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