Novidades

[Report] Segredos dos Passadiços do Paiva

basapistas

Membro Conhecido
Tudo o que gostariam de saber sobre os passadiços do Paiva:

1 - Excelente conceito e projecto, vale a pena uma visita, seja para percorrer todo o percurso, metade, o que quiserem.

2 - O percurso dos Passadiços do Paiva liga Areinho a Espiunca, ao longo de 8.700 metros, a maior parte dos quais em passadiços de madeira que acompanham as vertentes rochosas da margem esquerda do rio Paiva. Não contem encontrar restaurantes e alimentação nas proximidades.


3 -Necessário reserva online e respetivo pagamento de 1 euro por pessoa! Comprado no local são 2 euros por pessoa, mas os acessos são limitados do número de visitantes diários. Têm que seleccionar o local de partida.

4- Excelente passeio no meio da natureza, necessitando de equipamento desportivo adequado, dado ser um percuso exigente e desgastante:
- Sapatilhas (excepto se forem novas)
- Chapéu e óculos de sol
- Protector Solar
- Água e comida.

5- Pode-se começar os Passadiços do Paiva num de dois pontos, Areinho ou Espiunca.

Itinerário: Se for ida e volta devem começar por Espiunca - 16km.
Se for só ida devem começar pelo Areinho - 8 km.

Isto porque, o inicio no Areinho é muito exigente, com cerca de 700m de escadas, sempre a subir, mas depois desta fase são 8 km planos ou a descer, logo adequado para percurso só de ida.
Se for ida e volta, convém iniciar em Espiunca, pois as subidas serão realizadas a meio do vosso percurso (aos 8km perto do Areinho), já que de outro modo deixariam uma das subidas mais complicadas da Cascata para o final dos 16 km, o que não é aconselhável.

No sentido Espiunca-Areinho - na parte final, na subida para o miradouro da Cascata das Aguieiras temos uma escadaria com 450 degraus, depois um troço de terra batida com cerca de 1km com uma valente descida, e outra escadaria com 310 degraus na descida para a ponte romana da estrada para Alvarenga.

No percurso ida e volta espera-nos mais de 1000 degraus a subir.

Tem acesso a bar, wc, táxis, em Espinunca, areinho e a meio do percuso na praia do Vau, onde podem ir a banhos.

6 - Há quem preferia só realizar ida, tendo duas opções disponíveis:

- Táxi de Espiunca a Areinho (vice versa) cerca de 15 euros - 20km. Muita oferta de táxis disponível. Podem igualmente chamar táxi para a Praia do Vau, a meio do percurso.
- 4 pessoas levarem dois carros, deixando um em Espiunca e partirem do Areinho.

7 - Cada percurso demora cerca de 2h30, sem paragens, sendo fisicamente muito exigente! 18km em 4,5 horas de caminhada efectiva (ida e volta).

Opção: Podem entrar por Espiunca e percorrer 6km quase em plano e voltar para trás, antes das escadas na Cascata, evitando as enormes escadarias próximas do Areinho!

8 - O percurso realizado de manhã /hora de almoço tem uma enorme exposição solar, exposição que diminui da parte da tarde. Há zonas sem qualquer tipo de sombra.

9 - Local de descanso, no meio do percursos na praia do Vau.

10- Os Passadiços do Paiva situam-se no concelho de Arouca, a aproximadamente 65 km do Porto e 310 km de Lisboa.

Norte: Siga a A1 em direcção ao Porto. Daqui pode seguir a A32 em direcção a Vale de Cambra, onde sai. Aí segue para Carregosa/ Chão de Ave/ Arouca pela estrada N224.

Sul: Siga a A1 no sentido Lisboa – Porto. Saía em Estarreja/ Oliveira de Azeméis/ Siga em direcção a Vale de Cambra/ Chão de Ave/ Arouca pela estrada N224.


10 - A melhorar:
- O percurso não tem indicações dos km's percorridos, de forma visível.
- Não está indicado onde nos possamos abastecer de água, sendo necessário construir zonas para abastecimento de Água no percurso.
- Existem muitos locais nos passadiços sem qualquer protecção e algum discuido poderá originar alguma queda.

Excelente projecto, com enormes potencialidades!

Passadiços do Paiva - Arouca | Natureza em Estado Puro
 
Última edição por um moderador:

d3ci0

Membro Conhecido
Muito obrigado pela partilha!!! ;)
Ando com vontade de fazer este percurso! Mas não sabia que era tão extenso... Um bocado difícil para fazer com uma bebe de 21 meses :eek::eek::eek:
Vou ter de adiar...:(
 

Antonia.M.S.

Membro Conhecido
Olá,
Muito obrigada por informação tão completa!! :D:D:D
No passado fim de semana, de regresso do Gerês, um dos objetivos era fazer os passadiços mas acabámos por não fazer porque fomos primeiro à Frecha da Mizarela e perdemos tempo. Mas fiquei com imensa pena e é mesmo um objetivo.
Obrigada mesmo;)
Cps,
 

SLPereira

Membro Ativo
Eu fiz os passadiços em Agosto do ano passado (uns dias antes dos incêndios) é muito exigente mesmo! A paisagem é linda e vale bem a pena fazer o percurso. Apenas acho que faltam mais lugares para descansar e WC's pelo caminho.
 

isa99

Membro Ativo
Muito obrigado pela partilha!!! ;)
Ando com vontade de fazer este percurso! Mas não sabia que era tão extenso... Um bocado difícil para fazer com uma bebe de 21 meses :eek::eek::eek:
Vou ter de adiar...:(
Olá! Fui fazer os passadiços há 2 semanas e, como também tenho um bebé com essa idade, pensei em lá voltar com ele pois vi várias crianças. Aconselho fazer o percurso de Espiunca até à base da escadaria. Não é obrigatório subir, pode sempre voltar para trás. Se quiser mesmo visitar a praia do Areinho, pode sempre ir de carro até lá, é bonito.
 

TREPADOR

Membro Conhecido
Excelente informação.
Deixo uma outra alternativa, certamente menos cansativa que é fazer de Raft, desde que haja agua suficiente para a actividade.
Seja de que forma for, não deixem de o fazer, esta zona proporciona um contacto com a natureza privilegiado, seja pelos passadiços, caminhadas pelos vários PR´s, raft, canoa, canyoning (tem percursos fabulosos), ou passeios 4X4 pela serra da Freita, o que importa é ir.
Bons passeios.
 

martinsjoao

Membro Conhecido
Se os Passadiços tivessem WC's a meio, seria uma "bagunça" total. Além do mais, quando se faz, por exemplo, um PR não há WC's. É certo que isto é uma obra mais específica, mas os WC's que existem nas entradas e meio (Vau) serão suficientes em 95% das situações. os outros 5%..... os Passadiços são "natureza em estado puro" :)

Já acho uma enorme falta de respeito a quantidade de garrafas que são atiradas ao longo dos Passadiços. Quer dizer, carregam-nas cheias e depois vazias já não?

Por isso é que também não pode ter caixotes do lixo. Se tivesse caixotes do lixo as pessoas sentir-se-iam no direito de deixar lá todo e qualquer lixo, mesmo que já estivesse a transbordar pelo monte fora. Por isso também sou contra existirem vendedores ao longo dos Passadiços, pois iria aumentar o lixo à volta.

Quanto aos pontos de descanso, realmente foi uma pena não terem feito uma espécie de "varandas" ao longo dos passadiços com uns banquinhos, inseridos nos passadiços, para se descansar; Esse "banquinho" existia na última escadaria a ser feita, depois do primeiro incêndio, que ardeu toda em Agosto do ano passado, e agora na reconstrução já não existe.
Ando um pouco ocupado, mas se tiver hipótese vou fazer o meu report dos Passadiços.

Estes passadiços diferem-se de outros que existiam e dos que vão surgindo por permitirem o acesso, relativamente fácil, a uma zona que antes não era "tão" acessível; porque parece transportar-nos para dentro da natureza.... será difícil que algum seja capaz de fazer o que foi feito nestes, porque o que se verifica nos que vão surgindo é que são zonas bonitas, mas já antes estavam ali acessíveis... simplesmente constroem uma estrutura e tentam-se aproveitar do nome "passadiço".
 
Última edição por um moderador:
Top