Novidades

[Report] Sarajevo - Bósnia

cardoso1

Membro
A visita esta cidade surge numa viagem à Croácia e decidi dar o meu pequeno contributo pois vejo que não há muita informação aqui no portal sobre esta capital.
Como estava em Dubrovnik, comprei o bilhete de autocarro para Sarajevo, que custou +- 25€ (não me lembro ao certo) e durou 6 horas, as paisagens são bonitas e o autocarro passa por algumas vilas na Bósnia, o que dá para perceber um pouco como vive este povo. Muitas vezes a paisagem oscila entre as serras e cemitérios, pois infelizmente estes são muitos...
Cheguei à estação de autocarros que fica perto da embaixada dos EUA e apanhei o eléctrico para o centro da cidade, pedi a uma pessoa que me avisasse quando fosse a paragem junto à Catedral pois o meu hostel ficava por esses lados. Já se fazia de noite e perguntei no hostel uma recomendação para uma voltinha nocturna e para jantar.
Uma das principais impressões que tive da cidade foi que tem mais vida do que estava à espera, vê-se muita gente na rua, é interessante ver como católicos, muçulmanos, judeus vivem e relacionam-se de forma muito natural e respeituosa, uma coisa interessante é que o pequeno mercado de natal era muito próximo da mesquita, sendo que a igreja era mais afastada. Uma das principais avenidas tem uma linha que diz que para Este é o Oriente e o Oeste é o Ocidente e assim é... Ao passar da linha entramos logo no oriente, sinagogas, muitas lojas, casas de chás, restaurantes, muita actividade, para mim é a zona mais interessante da cidade. Fui jantar num restaurante típico com muita gente e por recomendação comi um Cevapi, que consiste em pão bósnio com rolos de carne, cebola, pasta de pimento e iogurte, era bom mas não fascinava, paguei 4€ com bebida. Os preços em geral são muito baratos. Dei umas voltas pela cidade a pé, muita gente a pedir dinheiro nas rua com muitas crianças que disseram-me mais tarde que havia muita máfia romena por estes lados... senti-me sempre seguro, mas tenho consciência que evitei certos becos e ruas que via, também vê-se militares na rua. O povo bósnio também pareceu-me simpático e com certa mágoa por tudo aquilo que aconteceu.
A biblioteca que foi destruída pela guerra mas que foi reconstruida
A Catedral
Mesquita
Um dos muitos cafés que bebi, disseram-me que põe-se primeiro um pouco de açúcar na boca e depois vai se bebendo o café enquanto o doce desfaz-se na boca e acompanha com uma goma de romã.
No dia seguinte tinha uma tour marcada de manhã "War Siege" que custou 30€ e visita-se a cidade sempre acompanhada da triste estória que este povo viveu e fez milhares vitimas. É possível ver-se vários cartazes irónicos de agradecimentos à ONU e aos EUA por não "quererem" saber o que se estava a passar e não intervirem. Visitámos o túnel também.

A entrada do túnel toda alvejada
Existem muitas marcas destas por todo lado, significa que ali houve uma explosão e fez vitimas.

Depois da tour fui almoçar um Burek que consiste numa massa folhada com queijo fresco 300g custou 2€. Dei umas voltas pela a pé pela cidade, visitei a Galeria que tem fotos, cartazes e documentários sobre o terror que os Bósnios sofreram à mão dos Sérvios. Em conversa com locais disseram-me que as relações entre bósnios e sérvios actualmente ainda poderiam ser melhores... jantei um Kebab e fui apanhar o autocarro para Zagreb que durou a noite nota. Gostei bastante destes 2 dias em Sarajevo, é uma cidade bonita e triste ao mesmo tempo, uma mescla de culturas interessante e é um sitio definitivamente.
 

d3ci0

Membro Conhecido
Muito obrigado pela partilha!!
É mais um belo report para enriquecer o nosso forum!!! ;)
 

ploferreira

Administrador
Staff
Olá Cardoso,

Obrigado por partilhares connosco um destino que não é tão falado por aqui.

Quando estive em Dubrovnik dei um saltinho a Mostar e gostei bastante do que vi na Bósnia, fiquei com pena de não ir a Sarajevo o teu report confirma que vale a pena uma visita.

Continuação de boas viagens ;)
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Estive em Sarajevo há 2 anos e também fiquei surpreendida pela vida nesta cidade, super movimentada quer de dia ou noite.
Achei o povo muito simpático e acolhedor e só tive pena de ter ficado apenas dois dias.
Obrigada pela partilha ;)
 

Tinker Bell

Membro Conhecido
Obrigada pelo report!
Quero muito conhecer a Bósnia, a mistura de culturas fascina-me e tenho alguns amigos de lá. Também na lista :)
 

Jorge Gonçalves

Membro Conhecido
Olá,
Estive lá este último Verão e adorei a cidade, fiquei surpreendido com o que encontrei, uma cidade cheia de vida, organizada e hospitaleira. É um destino pouco falado, mas vale bem a visita.
Lembrei-me que ainda não fiz o report das Balcãs... :confused:
Obrigado pela patrilha! ;)
 
Top