Novidades

[Report] Santorini- Julho 2013

Ana_Martins

Membro
Bem, este é o meu primeiro report, portanto peço já desculpa por qualquer coisa que não esteja tão bem.
O destino deste ano (Julho) foi Santorini, basicamente porque andava à procura de um sitio onde pudesse fazer umas férias calmas, comer bem e juntar um pouco de praia à mistura e Santorini é isso tudo.
Fui a partir de Londres com a Easyjet, e escolhemos o Hotel El Greco e esta escolha foi a primeira e única decepção de toda a viagem. Escolhemos um quarto com vista para o mar, ou pelo menos era disso que estávamos convencidos, porque ao chegarmos ao hotel percebemos que a grande maioria dos quartos não tem vista para o mar, alguns têm vista lateral do mar e a grande maioria tem vista para as piscinas. Tirando esta questão (que acabou por influenciar muito a opinião geral do hotel), há que dizer que é bastante limpo; com boas condições; com bom pequeno-almoço, mas sinceramente não recomendo. Existem na ilha hotéis com uma localização muito mais privilegiada e com preços parecidos e até mais baixos.

ai1313.photobucket.com_albums_t549_apaismartins_elgrego_zps9576c202.jpg


Apesar de Santorini ser um sitio muito bom para visitar de moto 4, acabamos por andar nos autocarros até porque a ilha pratica bons preços (a maioria das viagens anda por volta de 1.60 por pessoa) e existem autocarros para a maioria dos principais pontos, embora seja verdade que entre Baxedes (na costa Norte) descendo para Vourvoulos seja impossível de visitar ver nada sem carro ou moto 4. À saída do aeroporto, existe uma paragem de autocarro que nos leva até ao centro da ilha. A ilha não parece tão grande quando se chega, mas na verdade existe muito para ver e na semana que lá estive, ainda deixei coisas para ver e fazer. As pessoas são muito simpáticas, sempre prontas a ajudar e fazem-nos sentir em casa. Quem pretende fazer umas férias de praia, aconselho que visitem outras ilhas gregas (como Creta, por exemplo) pois apesar de existirem alguns sítios mais apelativos como estâncias balneares, como Kamari, as praias, na minha opinião, não são tão boas quanto isso. A água achei-a fria (mas muito limpa) e o areal são pequenas pedrinhas que por vezes tornam-se incómodas. O preço das refeições em restaurantes é elevado (o mais barato que consegui arranjar, para 2 pessoas rondou os 18 euros, mas numa localidade pouco turística, pois a média andou sempre por volta dos 35 euros), mas em compensação as coisas em supermercados são baratas e consegue-se comprar fruta e legumes, por exemplo, a preços agradáveis.

ai1313.photobucket.com_albums_t549_apaismartins_P6260025_zpsfb636bd3.jpg




Sítios visitados:

- Fira: o nosso hotel ficava em Fira e escolhemos ficar aí porque pareceu-nos que teria uma boa oferta de animação nocturna e porque tínhamos autocarros para todos os outros sítios da ilha. Apesar de ser a capital, consegue ser mais calma que Oia, que na minha opinião, acaba por estar um pouco "estragada" devido ao turismo excessivo. Quando fomos a Oia mal se conseguia andar pelas ruas e tivemos que esperar para termos mesa no restaurante, coisa que em Fira nunca aconteceu. Em Fira, íamos muitas vezes jantar ao "Fanari", o qual recomendo em absoluto. O restaurante tem uma vista soberba para a Caldera; a comida é óptima e com sorte ainda são atendidos pelo Alberto, um empregado que sabia umas quantas palavras em português, queria sempre aprender novas palavras e era extremamente simpático. No final da refeição, ofereciam sempre melancia ou melão e na nossa última noite lá, ofereceram um copo de Vinsanto, um vinho licoroso, típico de Santorini. Foi neste restaurante que vi o melhor pôr-do-sol e não em Oia, como é tão turisticamente vendido.

ai1313.photobucket.com_albums_t549_apaismartins_fira16_zps76e5f5cd.jpg


ai1313.photobucket.com_albums_t549_apaismartins_fira48_zpsdbffc0f2.jpg


ai1313.photobucket.com_albums_t549_apaismartins_Fira_zpsb791c8f9.jpg


ai1313.photobucket.com_albums_t549_apaismartins_P6260121_zps48361af6.jpg


- Kamari: é um dos melhores sítios para se fazer praia. O areal é grande, embora 90% esteja ocupado por espreguiçadeiras e sombreiros (que custam 5 euros ao dia). Existem muitos restaurantes, a preços mais baratos que em Fira. Para quem quiser fazer algo mais do que praia, pode alugar aqui uma moto 4 e ir a Thira antiga, uma visita arqueológica às ruínas da antiga cidade. Acabei por não ir visitar, mas acredito que tenha uma vista muito bonita da ilha em geral. Existem também excursões organizadas, a partir de Kamari, em que é cobrado cerca de 10 euros por pessoa.

ai1313.photobucket.com_albums_t549_apaismartins_kamari10_zps99f506ed.jpg


ai1313.photobucket.com_albums_t549_apaismartins_kamari7_zps2d1729ce.jpg


ai1313.photobucket.com_albums_t549_apaismartins_kamari2_zpsb81c68f7.jpg


- Monolithos: Basicamente é para quem procura uma praia mais calma e menos concorrida. É um sitio muito, muito pequeno, perto do aeroporto, que tem um pequeno supermercado, uma tasca, e é isso. A praia tem mais ondulação e não sei se tive azar na escolha do dia, porque encontrei-a um pouco suja.

ai1313.photobucket.com_albums_t549_apaismartins_monolithospraia_zps06650a2d.jpg


ai1313.photobucket.com_albums_t549_apaismartins_monolthospraia6_zps460ebab3.jpg


- Firostefani e Imerovigli: Existe um caminho à saída de Fira que, se o seguirmos até ao fim, leva-nos a Oia, um passeio de 2 horas e meia a 3 horas, passando pelo caminho por Firostefani e Imerovigli. Nós acabámos por fazer metade do passeio, tendo depois apanhado um autocarro de Imerovigli para Oia, devido ao calor intenso, mas posso dizer que a vista é incrível ao longo da caminhada e quem se sentir com coragem para ir até ao fim, de certeza que fica a ganhar. Tanto Firostefani como Imerovigli são mais pequenos do que Oia ou Fira, mas igualmente bonitos, e embora tenha menos comércio, existem vários hotéis e a vista para a Caldera é soberba. Vale a pena a visita.

ai1313.photobucket.com_albums_t549_apaismartins_imerovigli7_zps27439c41.jpg


ai1313.photobucket.com_albums_t549_apaismartins_P6270234_zps5c011c6f.jpg


ai1313.photobucket.com_albums_t549_apaismartins_imerovigli_zpse465c34c.jpg


ai1313.photobucket.com_albums_t549_apaismartins_firaofundo6_zps2cd3ccd9.jpg


- Skaros: Em Imerovigli existe um caminho que nos leva a um rochedo que se destaca na paisagem de Santorini e que na idade média era a localização de um castelo. Deste ponto temos uma vista magnifica: de um lado para Firostefani, e do outro para Oia, mais a fundo. É possível andar um pouco ao lado do rochedo, encontrando inclusive uma igreja seguindo um trilho que desce a encosta, mas aconselho a levar bom calçado, não é muito boa ideia fazer esta caminhada com chinelos de praia.

ai1313.photobucket.com_albums_t549_apaismartins_skaros10_zps3f477ad5.jpg


ai1313.photobucket.com_albums_t549_apaismartins_skaros6_zps78270751.jpg


ai1313.photobucket.com_albums_t549_apaismartins_imerovigli_skaros_zpsd7477ce0.jpg


- Amoudi Bay: é o porto de Oia e é um sitio fantástico para comer bom peixe fresco. Tem uma cor avermelhada incrível e é de facto conhecida por ser uma zona de bons restaurantes. Aconselho o "Sunset", que apesar de ter sido a nossa refeição mais cara de toda a semana, foi onde comemos a melhor salada grega e um peixe grelhado muito bom. O pior de tudo é subir os cerca de 200 degraus até Oia lá no alto!

ai1313.photobucket.com_albums_t549_apaismartins_amoudibay_oia4_zps6cf7b8b4.jpg


ai1313.photobucket.com_albums_t549_apaismartins_amoudibay_oia9_zps2f765381.jpg


ai1313.photobucket.com_albums_t549_apaismartins_P6270337_zps62c6f750.jpg


ai1313.photobucket.com_albums_t549_apaismartins_oiaaoalto_zpsd4fe05cb.jpg


- Oia: conforme vamos fazendo o percurso a pé saindo de Fira na direcção de Oia, vamos percebendo que a paisagem vai-se modificando e as tonalidades começam a ficar mas brancas e azuis, e mais parecidas com a imagem que temos de Santorini, e Oia é sem dúvida a vila branca e azul, por excelência, e também a vila das igrejas. É realmente muito bonita, mas como já disse, acho que esta um pouco "estragada" pelo turismo. Estive lá à noite e de dia, e tive sempre dificuldade de andar pelas ruas. Há muitas pessoas pela rua, sendo ainda pior à noite devido ao famoso pôr-de-sol. Achei muito mais romântico ver o pôr-de-sol em Fira do que rodeada por centenas de pessoas nesta vila. Quando andei a pesquisar hotéis ainda ponderei vir para aqui, mas ainda bem que acabei por não escolher Oia. Quem não aluga uma moto 4 ou carro, se ficar aqui, ainda está mais limitado, porque tem que ir sempre a Fira para apanhar autocarro para qualquer outro sitio na ilha.

ai1313.photobucket.com_albums_t549_apaismartins_porsoloia38_zps1574a97c.jpg


ai1313.photobucket.com_albums_t549_apaismartins_porsoloia8_zps2d477ce2.jpg


ai1313.photobucket.com_albums_t549_apaismartins_oia29_zps9199497b.jpg


ai1313.photobucket.com_albums_t549_apaismartins_oia27_zpsfe5a2c8c.jpg


ai1313.photobucket.com_albums_t549_apaismartins_oia3_zps7e9e29c0.jpg


- Caldera e Thirasia: Esta foi a única excursão organizada a que fomos, e para não fugir à regra, desiludiu-me. Como acontece sempre em excursões, nunca é nada visto-visto, mais parece que estamos a fazer um visto numa lista de coisas para ver. O guia explicou a história da formação da ilha e foi interessante de ouvir, mas a sensação que tive é que foi uma verdadeira odisseia pela Caldera e que não vi nada, porque o guia parecia que voava e tinha que limitar-me a segui-lo o mais depressa possível (logo antes de sair do barco, disse que ia esperar 5m pelas pessoas, e assim fez, eu fui uma das últimas a sair e já ele tinha iniciado o passeio). O passeio incluía também um banho nas Hot Springs e à ilha de Thirasia, onde o tempo foi tão pouco que nem subi a escadaria do porto até à cidade, limitando-nos a almoçar e a tomar um banho rápido. Conselho: Fujam das excursões organizadas!

ai1313.photobucket.com_albums_t549_apaismartins_parvahao_caldera_zps39a6b5b5.jpg


ai1313.photobucket.com_albums_t549_apaismartins_CaminhadapelodesertodaCaldera_zpscbb12173.jpg


ai1313.photobucket.com_albums_t549_apaismartins_OvulcatildeojaacuteacalmounaCaldera_zps06c87895.jpg


- Red Beach: é uma das praias mais conhecidas de Santorini, e, na minha opinião, deve-se mais ao facto de ser muito bonita, do que pela qualidade da praia sem si. Não cheguei a tomar banho aqui, porque a água era um pouco de fundão e as pedrinhas da água incomodavam um pouco. O próprio nome diz tudo, a encosta é de um vermelho escuro incrível, mesmo muito bonito e o areal é feito de pequenas pedrinhas vermelhas, brancas e pretas. Vale a pena ver!

ai1313.photobucket.com_albums_t549_apaismartins_arealderedbeach_zps9b3fcb2f.jpg


ai1313.photobucket.com_albums_t549_apaismartins_redbeach8_zpse80491e8.jpg


- Akrotiri: é uma pequena vila a caminho da Red Beach, e muito pouco procurada pelos turistas. Tinha lido que era um sitio pitoresco e merecedor de uma visita e confirma-se. É um sitio muito tipico, com pouco comércio e onde se pode observar melhor os locais. Almocei num dos poucos restaurantes lá, tendo perguntado se havia pagamento por multibanco a que o empregado respondeu afirmativamente. No entanto, quando se aproximou a hora de pagar, houve um corte de electricidade, logo o terminal MB não funcionava. Fiquei aflita porque pensava não ter dinheiro suficiente comigo, ao que o dono do restaurante me disse que tal não seria problema, para eu não me preocupar, que pagava noutra altura que fosse lá! As pessoas são mesmo muito simpáticas em Santorini. A partir de Akrotiri temos uma vista soberba de Fira e da Caldera, inclusive houve uma rapariga de uma gelataria em Fira, que me aconselhou a ver o pôr-de-sol a partir de Akrotiri... fica para a próxima!

ai1313.photobucket.com_albums_t549_apaismartins_akrotiri16_zps0cd3656c.jpg


ai1313.photobucket.com_albums_t549_apaismartins_akrotiri14_zps8d135540.jpg


ai1313.photobucket.com_albums_t549_apaismartins_akrotiriaofundo2_zps8268df5d.jpg


- Perissa: Também é um sitio para se fazer praia. Embora com menos oferta de comércio que Kamari, também achei o ambiente mais descontraído. Grande parte da praia também estava cheia de sombreiros. Recomendo aqui o restaurante "Fratzeskos Fish Tavern", um sitio com peixe fresco, uma simpatia de atendimento e também ofereceram um miminho no final da refeição- uma espécie de pudim, muito bom.

ai1313.photobucket.com_albums_t549_apaismartins_praiadeperissa6_zps0b4d51e3.jpg


ai1313.photobucket.com_albums_t549_apaismartins_ofertdoresauranteemperissa_zps01a406ce.jpg


E pronto, é isso. Houve um outro utilizador do site que dizia qualquer coisa como Santorini não ser para ver, mas para sentir... concordo completamente. É um destino fantástico, mas mais uma vez digo, para quem quer fazer só praia, não recomendo. Aconselho sim para quem gosta de andar e explorar. Um destino a voltar!
 

Nika

Membro Conhecido
Olá Ana Martins :)

Parabéns pelo report e obrigada pela partilha. :)
Este ano estive para ir para Santorini e Mikonos, mas infelizmente não foi possível. Estou a contar ir para o ano e o seu report só vem intensificar mais essa ideia. Mais em cima do acontecimento vou pedir-lhe uns conselhos ... se não se importar. :)
Fiquei curiosa, pode dizer-me que fruto ou legume é aquele que está a secar ao sol?
E quanto à lingua, como se entendiam? Exceptuando os serviços de restauração, os habitantes locais falam algo de inglês?
Cumprimentos
 

Ana_Martins

Membro
Olá Nika... sim, sem qualquer problema, pergunte que se puder ajudar...o que esta a secar são tomates, uma imagem muito comum em Santorini e são uma delícia. É verdade que nos hotéis, supermercados, etc, todos falam inglês, mas fomos a 2 padarias mais afastadas, fomos atendidos por 2 pessoas já de idade e nem uma nem outra falava inglês, como seria de esperar, e foi na base dos gestos: 1 daquele ali e pronto... tudo se resolve :)
 

Tiquiss

Membro Conhecido
Olá,

Obrigado por este report :) Santorini é daqueles locais de sonho que tenho para visitar. Está nos meus planos, mas ainda não sei para quando...

Aquele por do Sol é de ficar
 

badbones

Membro Conhecido
Cool

O hotel onde fiquei era em Imerovigli mesmo em frente ao rochedo que falaste.
Esse caminho é espectacular.

E concordo contigo em relação ao por do sol em Oia. Não é assim tão especial. Gosto mais do efeito do por do sol quando os raios incidem sobre as casas da encosta em Fira.
 

Nika

Membro Conhecido
Ana Martins_11147 disse:
Olá Nika... sim, sem qualquer problema, pergunte que se puder ajudar...o que esta a secar são tomates, uma imagem muito comum em Santorini e são uma delícia. É verdade que nos hotéis, supermercados, etc, todos falam inglês, mas fomos a 2 padarias mais afastadas, fomos atendidos por 2 pessoas já de idade e nem uma nem outra falava inglês, como seria de esperar, e foi na base dos gestos: 1 daquele ali e pronto... tudo se resolve :)
Olá Ana, obrigada pela resposta. :)
Tomate seco ... hum ... nunca experimentei, vai ser lá. :p
É como diz, em último caso podemos recorrer sempre à mimica. :D
Esse voo pela easyjet desde Londres sabe se só começa em Julho, como alguns que vi, ou haverá mais cedo?

Cumprimentos
 

Amlet

Membro
Obrigada pelo report.
Já estive em Fira, por umas horas apenas, porque fui de cruzeiro. Tinha grande vontade de ir a Santorini e vi muito pouco, mas reconheci aqui pelas fotos alguns sitios onde estive. Fica a vontade de voltar e explorar.
 

CarpeDiemMan

Membro Conhecido
Olá Ana

Muito bom o teu Report. Nem parece que é o primeiro :).
Quando for à Grécia , Santorini tem que fazer parte da lista dos locais a visitar.

Cumprimentos
 

Aninhas

Membro
Santorini é lindo, vale mesmo a pena visitar, tem o mar mais azul que alguma vez vi...Já l+a estive duas vezes...e hei-de voltar :)
 

Alexandra Cunha

Membro Novo
Que saudades da Grécia! Estive lá em 2012 e sai de lá com vontade de conhecer todas as outras ilhas, é maravilhoso. Obrigado pelo contributo! :)

Tenho só duas coisas a discordar.
Quando fui, fiquei em Oia, e adorei. Achei muito mais calmo que Fira, tanto de dia como de noite! Tirando a parte do Castelo na hora do por-do-sol, mas há que saber fugir tb a isso! lool :)

E quanto ao bus, há autocarros para toda a ilha, sem precisares de ir a Fira. :)
 

Ricardo_7

Membro Conhecido
Obrigado pela partilha :D

Este é um daqueles locais que muitos dizem: um dia vou conhecer! Acho que começo a entender as razões! :)

Boas Viagens :)
 

Tinker Bell

Membro Conhecido
@Ana_Martins
Que excelente report! Vou em Junho uma semana para Santorini e aqui está tudo tão bem explicado e descrito... Obrigada!
Concordo que Oia deve estar demasiado cheia de turistas, e isso dá-me um pouco de medo, portanto ando a controlar as expectativas. Também escolhi não ficar alojada por lá.
Identifiquei-me muito quando disse para fugirmos de excursões organizadas - as poucas que fiz tive a mesma sensação, não é para mim. É sempre tudo a correr!
Adorei aquela caminhada ao rochedo, mas pareceu-me um pouco aflitivo para quem tem medo de alturas. Confirma?
Vou sem dúvida apontar os locais que referiu e levá-los comigo para a viagem. :) Cumprimentos!
 
Top