Novidades

[Report] SANTA CRUZ CABRALIA, O VERDADEIRO PORTO SEGURO DE PEDRO ÁLVARES CABRAL

Carol Moretti

Membro Novo
SANTA CRUZ CABRALIA, O VERDADEIRO PORTO SEGURO DE PEDRO ÁLVARES CABRAL

Acabei de Porto Seguro (Bahia), onde passei 1 semana de férias. Descobri que o verdadeiro porto seguro de Cabral não é esta cidade e sim a cidade de SANTA CRUZ CABRALIA, 20kms ao norte de P.Seguro, que fica a meio da "Costa do Descobrimento".
Estive nesta cidadezinha por 2 vezes: a 1ª para fazer o melhor dos passeios locais, um PASSEIO DE ESCUNA para o Parque Marinho de Coroa Alta, que inclui navegação pelo rio João de Tiba e visita aos Manguezais e à Ilha do Sol. Preço: R$ 16 p/pessoa, c/ ingresso comprado diretamente da empresa de navegação que fica em um Quiosque lá no Cais do Porto de Sta Cruz Cabralia (ATENÇÃO: as Operadoras vendem este passeio por 66 reais!!!). E a 2ª porque achei o lugar maravilhoso e resolvi passar um dia inteiro lá, por conta própria. Saí do hotel em Porto Seguro depois do café da manhã e fui para CABRALIA de ônibus regular (Empresa Expresso Brasileiro, Linha Porto Seguro-Cabralia c/ar-condicionado, 30 minutos - R$ 2,30 cada percurso). Desci na parada do "Mirante Panorâmico" em Sta Cruz Cabralia. Tirei fotos (a vista é deslumbrante) e depois desci o morro e segui para o Centro Histórico, que fica a uns 500 metros. Lá visitei a CASA DE CÃMARA E CADEIA, que tem uma Exposição Permanente feita por historiadores portugueses para a Comemoração dos 500 anos do Brasil, com Mapas dos séc. XV e XVI, um deles inclusivé com a rota feita por Cabral na viagem Lisboa-Canárias-Cabo Verde-Sta Cruz Cabralia. Lá comprei um livro de um historiador local (Prof. Sidrach Carvalho) chamado "Cabralia, 500 anos de História". É um livro pequeno e fácil de ler. Depois de passear pelo Cais e pelo centro comercial desta cidadezinha, subi o morro do Mirante que fica pertinho para almoçar em um pequeno restaurante que fica lá no alto da colina chamado TROPICAL. Tem uma varanda avançada que proporciona uma vista panorâmica inesquecível, maravilhosa, de toda a "baía do descobrimento", que Cabral batizou de "porto seguro" (Caminha terminou sua Carta datando-a "deste porto seguro" - a cidade naturalmente não existia, o que existia era um ótimo porto de abrigo). Lá na varanda do Tropical li os principais tópicos do livro que comprei, quando entendi que somos ILUDIDOS pela cidade de Porto Seguro que, indevidamente e inescrupulosamente, "puxa" pra si o mérito de ser o berço do Brasil. Esta cidade (Porto Seguro) só foi fundada 35 DEPOIS que Cabral esteve no Brasil, não tendo nada a ver com o lugar do "Desembarque" e da celebração das "2 primeiras missas", fatos que aconteceram na baía Cabralia (que antigamente era conhecida por "baía do porto seguro"). Nesta baía, 3 anos depois da passagem de Cabral, chegou a 2ª Expedição comandada por Gonçalo Coelho e Américo Vespúcio, que fizeram nascer na praia dos Lençóis, na margem norte do rio Mutari (entre Cabrália e Coroa Vermelha) o 1º lugar povoado do Brasil, os quais lhe deram o nome de SANTA CRUZ porque lá deixaram um grupo de portugueses (missionários, aventureiros e degredados) ao lado da "santa cruz" de posse, que foi fincada por Cabral em 1/maio/1500 durante a celebração da MISSA DE POSSE. Nesse ano (1503), o Brasil mudou de nome de Terras de Vera Cruz para Terras de Santa Cruz.
Portanto, quando viajarem para Porto Seguro vão conhecer o verdadeiro "porto seguro de Cabral". Se não fizerem isto, será a mesma coisa que irem a Roma e não saberem que para verem o Papa precisam ir até ao Vaticano...
Boa Viagem.
 

Nuno

Administrador
Staff
Re: SANTA CRUZ CABRALIA, O VERDADEIRO PORTO SEGURO DE PEDRO ÁLVARES CABRAL

Viva,

Este testemunho não podia ser mais oportuno, pois vou para Arraial D'Ajuda dia 15 deste mês e não posso perder este roteiro.

Obrigado
 

Zé Miguel

Membro Novo
Belo Texto

Cabral não poderia ter sido mais feliz para passar uma semana de férias no Brasil. Realmente a ántiga "baía do porto seguro" (atual baía Cabralia) é um lugar especial concentrando um poouco de tudo o que se encontra ao longo do litoral do Brasil, exceto dunas.
Carol Moretti caprichou no seu texto. Parabéns.
 
Top