Novidades

[Report] SALZBURG -Mozart e Música no Coração -by JJPPMM

JJPPMM

Membro Conhecido
SALZBURG – Mozart e Música Coração

Este é o quarto capítulo da nossa viagem de férias de 2013

Poderá ver os restantes em :

Campo de Concentração de Dachau: Dachstein - O topo dos Lagos Austríacos

Munique:

Neuschwanstein e Garmisch:

As expectativas familiares para esta visita eram enormes , pois por muitas vezes este destino tinha sido referido como prioritário em termos de visita.
Recordo-me que na nossa visita a Viena ,muitas foram as vezes em que falavam de dar um pulo a Salzburgo e depois de algum tempo o sonho concretizou-se.

Pode ser que esta “ mania “ tenha a ver com o filme da “ Música no Coração “ , do qual alguns aqui por casa são fanáticos. Esta seria a oportunidade de rever ao vivo e a cores alguns lugares tão fascinantes que o filme nos ensina.

Chegámos cedo após 60 km de viagem , de recordar que nesta altura já tínhamos assentado malas e bagagens na zona de Salkarmergut , pelo que descobrir um parque para o carro foi fácil e barato.
Salzburgo , como muitas cidades austríacas e alemãs possui o sistema de P&R ( Park and Ride ).
Deixámos o carro no parque situado a cerca de 3 km do centro da cidade , paguei 5 euros por todo o dia e comprámos o Salzburg Card por 21 Euros ( 24 h ) pois compensava já que tinha incluído a subida ao Castelo , a Casa Mozart , o Residenz ,o Palácio Mirabell , o Palácio Helbrunn e os transportes desde o Parque até á cidade e volta.

Salzburg é a quarta cidade da Áustria, o seu centro histórico é Património Mundial da UNESCO, o seu nome (Salzburg) significa “castelo de sal”. O nome é derivado das barcaças que transportavam sal no rio Salzach, e estavam sujeitas a uma portagem no século VIII, como era habitual para muitas comunidades e cidades nos rios europeus.

Salzburgo está localizada às margens do rio Salzach, no limite norte dos Alpes. As montanhas ao sul de Salzburgo contrastam com a planície ao norte. O pico alpino mais próximo – o Untersberg com 1972 metros – está apenas a poucos quilómetros do centro da cidade. O Centro Histórico de Salzburgo (Altstadt), dominado por torres e igrejas barrocas e pela massiva Fortaleza de Hohensalzburg, está localizado às margens do rio Salzach. Esta área é cercada por duas montanhas menores, Mönchsberg e Kapuzinerberg, que funcionam como o pulmão verde da cidade.

ai1281.photobucket.com_albums_a514_JoaoMarquesComino_Salzburg_zps85eba8f6.jpg


E de mochila ás costas , cheia de garrafas de água compradas no LIDL ( são muito mais baratas ) aí fomos nós à descoberta de SALZBURGO , de Mozart e dos locais da Música no coração.

Por opção , saímos no lado esquerdo do rio , e fomos directamente para os :

JARDINS MIRABELL

ai1281.photobucket.com_albums_a514_JoaoMarquesComino_IMG_3615_zps97517e74.jpg


O esplendoroso Jardim do Palácio Mirabell fica no coração de Salzburgo, na Áustria. Em uma extremidade está ancorado pelo histórico palácio. Na outra, pela Fortaleza de Hohensalzburg – a maior e mais plenamente preservada fortificação do continente europeu – e pela catedral de Dom Salzburgo.

Formado por esculturas, fontes e canteiros geometricamente desenhados, é uma grande representação da arquitetura barroca vigente entre os séculos 16 e 18 e caracterizada pela complexidade na construção do espaço e pela busca de efeitos impactantes e teatrais.

ai1281.photobucket.com_albums_a514_JoaoMarquesComino_IMG_3621_zpsd55d0363.jpg


O Jardim do Palácio Mirabell começou como uma horta e, desde então, passou por várias remodelações. O Grand Parterre é a parte mais antiga, construída ao longo de um eixo norte-sul para aproveitar a bela vista da fortaleza e da catedral.

Os canteiros, sebes, fontes e estátuas revezam-se entre os generosos tapetes de relva separados por vias pavimentadas que permitem aos visitantes um passeio entre as inúmeras floríferas...como tulipas e rosas (replantadas depois de cada inverno).

ai1281.photobucket.com_albums_a514_JoaoMarquesComino_IMG_3610_zps54133238.jpg


A Fonte Pegasus foi instalada em 1913 . Os quatro grupos de estátuas ao redor da fonte foram esculpidos por Ottavio Mosto em 1690 e simbolizam os quatro elementos FOGO , AR , TERRA e ÁGUA

ai1281.photobucket.com_albums_a514_JoaoMarquesComino_IMG_3611_zpsc575c822.jpg


Dentro dos jardins está outra das visitas obrigatórias de Salzburgo que infelizmente não podemos visitar pois estava a ser preparado para uma visita oficial de estado. Falo do :

PALÁCIO MIRABELL

ai1281.photobucket.com_albums_a514_JoaoMarquesComino_IMG_3628_zps106a3af2.jpg


Construído em 1606 por Wolf Dietrich como simbolo de amor pela sua mulher , pode-se afirmar que o mesmo cumpriu o seu objectivo pois desta união nasceram 15 crianças das quais 10 sobreviveram.

O Palácio foi danificado pelo grande incêndio que varreu a cidade em 30 de Abril de 1818. Uma série de frescos incluindo os de Johann Rottmayr foram vitimados nesse incêndio.

A escadaria magistral de Lukas Von Hildebrandt é uma das preciosidades do Palácio. No entanto não é o único tesouro , o “ Marmorsaal “ ou Salão de Mármore é outra peça muito muito elaborada do trabalho barroco.

Saindo do Jardim em sentido contrário ao do Palácio , entra-se directamente na Makarplatz onde se encontra a :

TRINITY CHURCH

ai1281.photobucket.com_albums_a514_JoaoMarquesComino_IMG_3637_zps4f3e879b.jpg


A Igreja da Santíssima Trindade é o monumento sacro mais significativo da margem direita da cidade velha.
Foi a primeira igreja a ser projectada pelo grande arquitecto barroco Fischer Von Erlach.
A cúpula dominante , a grande fachada e as torres gémeas são um ponto o saliente da Makartplatz

ai1281.photobucket.com_albums_a514_JoaoMarquesComino_IMG_3638_zps1f5e9f37.jpg


A Igreja foi construída entre 1694 e 1702 quando o Príncipe Ernest Von Thun ordenou a sua construção para albergar um seminário para jovens sacerdotes.
Possui no seu interior um fresco lindíssimo na sua abóbada , mas devido ao facto de o seu interior se encontrar fechado por um portão de ferro as fotos são muito difíceis. Esta foi o melhor que se conseguiu.

ai1281.photobucket.com_albums_a514_JoaoMarquesComino_IMG_3640_zpsf6f426fc.jpg


Saindo da Makarplatz pela direita encontramos um pouco mais à frente a Linzergasse onde no segundo quarteirão podemos visitar a :

ST SEBASTIAN CHURCH and CEMITERY

ai1281.photobucket.com_albums_a514_JoaoMarquesComino_IMG_3650_zps0e11a70a.jpg


A Igreja de São Sebastião foi construída em estilo barroco apesar de apresentar alguns elementos rococó na sua bonita decoração.

Foi construída entre 1749 e 1753. Em 1818 , o incêndio que assolou a cidade destruiu a maior parte dos interiores originais incluindo a pintura do altar e os frescos do tecto.

ai1281.photobucket.com_albums_a514_JoaoMarquesComino_IMG_3652_zps23d2e99a.jpg


Na fachada da Igreja encontra-se uma estátua de São Sebastião feita por Konrad Asper entre 1614 e 1620.

Na passagem para o cemitério encontra-se o túmulo de Paracelso.

O cemitério é na forma típica e usual dos bávaros . Campas rasas , pedras negras oxidadas pelo tempo e um colorido diferente. De salientar os longos corredores abobados onde repousam os cidadãos mais importantes da cidade.

ai1281.photobucket.com_albums_a514_JoaoMarquesComino_IMG_3656_zps84aa213c.jpg


Outras celebridades que se encontram sepultadas neste cemitério são o pai e a esposa de Wolfgang Amadeus Mozart e o Arcebispo Wolf Dietrich Raitenau

ai1281.photobucket.com_albums_a514_JoaoMarquesComino_IMG_3659_zpsc4ccf3d9.jpg


O nosso plano dizia que deveríamos descer novamente a Linzergasse e no final virar à direita e subir para ver a “ Abadia dos Capuchinhos “.

ai1281.photobucket.com_albums_a514_JoaoMarquesComino_IMG_3844_zps0ac02c46.jpg


Nesta altura fazia muito calor em Salzburgo e o pé da minha mulher teimava em não parar de doer pelo que face à subida que nos esperava , decidimos não subir e seguir para o centro.
Para os mais corajosos que queiram experimentar o inicio é assim ,daqui até á entrada são cerca de 1100 m.

ai1281.photobucket.com_albums_a514_JoaoMarquesComino_IMG_3662_zps1f6ee722.jpg


Assim descemos até ao rio e tranquilamente passámos para a margem esquerda de Salzburgo onde se concentram as maiores atracções.
Passeando nas estreitas ruas cheias de lojas de souvenirs onde os chocolates com a figura de Mozart são reis e senhores , fomos dar a uma praça que se chama :

ALTER MARKT

ai1281.photobucket.com_albums_a514_JoaoMarquesComino_IMG_3673_zpseba954cd.jpg


A Praça do Mercado Velho foi construída em 1280 e reúne algumas atracções.

A Farmácia Real destaca-sepela bela fachada em estilo rococó. A chocolataria “ FURST “ tem a sua principal loja nesta praça. Esta é a chocolataria que inventou os “ MozartKugel “ , os tais chocolates redondos coma cara de Mozart.

Muitos turistas passam por esta praça sem se aperceberem que no nr.10 se encontra a casa mais pequena de Salzburgo.

ai1281.photobucket.com_albums_a514_JoaoMarquesComino_IMG_3668_zpsa41833a0.jpg


E porque o final da manhã se aproximava rapidamente ,decidimos subir ao Castelo .
Existem duas formas de lá chegar , ou a pé através de um ingreme caminho em que se demora cerca de 20 m , ou através do funicular que sai na KapitelPlatz .
A subida no funicular inclui o bilhete do Castelo e custa 11,30 . No caso do Salzburg Card está incluído no cartão e existe acesso priveligiado.
Mais informações em http://www.salzburg.info/en/arrival_traffic/public_transport/cable_railway

HOHENSALZBURG FORTRESS

ai1281.photobucket.com_albums_a514_JoaoMarquesComino_IMG_3915_zps0ae44155.jpg


Foi construída em 1077 e inicialmente era pouco mais que uma muralha com uma parede de madeira que servia de protecção às tropas Imperiais do Sacro Império Romano.
O castelo foi expandido gradualmente durante os séculos seguintes . As paredes de anel e torres foram construídas em 1462 sob a regência do Principe Arcebispo Burkhard II von Weisspriach .

ai1281.photobucket.com_albums_a514_JoaoMarquesComino_IMG_3702_zps19de5eb5.jpg


A fortaleza é também o cartão postal de Salzburgo .
Além de ser a maior e mais bem conservada fortaleza da Europa Central , é também donde se obtêm as melhores vistas da cidade.

ai1281.photobucket.com_albums_a514_JoaoMarquesComino_IMG_3721_zps18be64bd.jpg


ai1281.photobucket.com_albums_a514_JoaoMarquesComino_IMG_3682_zps25a1b63c.jpg


No seu interior existe um fantástico Museu de Marionetas , onde se pode aprender e pegar em algumas marionetas para se ter a noção da dificuldade.
O Museu está muito bem preservado e encontra-se numa das galerias interiores da Fortaleza.

ai1281.photobucket.com_albums_a514_JoaoMarquesComino_IMG_3693_zpsa1861ead.jpg


ai1281.photobucket.com_albums_a514_JoaoMarquesComino_IMG_3689_zps6cfd467e.jpg


O seu interior é feito de pequenos e grandes pátios onde durante o Verão algumas sombras fazem a delicia de turistas e visitantes.

ai1281.photobucket.com_albums_a514_JoaoMarquesComino_IMG_3715_zpsf2eadd78.jpg


ai1281.photobucket.com_albums_a514_JoaoMarquesComino_IMG_3719_zps49f3aa47.jpg


E como a hora de almoço chegava ,decidimos descer ao centro de Salzburgo e procurar um supermercado onde por alguns euros se podia comprar umas sandwiches e algumas bebidas que iriam dar um pouco mais de alento para o resto do dia.

Após consolados e com as baterias mais carregadas , seguimos o nosso plano e fomos visitar o :

CONVENTO NONNBERG

ai1281.photobucket.com_albums_a514_JoaoMarquesComino_IMG_3729_zps8c365a94.jpg


O ínicio da construção do convento é desconhecida.
O Imperador Heinrich II e a sua esposa construíram uma Basílica Romana consagrada à Virgem Santa em 1009

A Igreja em si é construída dentro do espirito da época gótica que em contraste com a Igreja Franciscana reflecte a riqueza e a ornamentação elaborada.

ai1281.photobucket.com_albums_a514_JoaoMarquesComino_IMG_3732_zpsba66b226.jpg


A cripta com as suas colunas isoladas e a magnífica abóbada são únicas em Salzburgo.
Os famosos frescos do séc. XII são de extrema qualidade.

ai1281.photobucket.com_albums_a514_JoaoMarquesComino_IMG_3738_zps81fd67c8.jpg


Um magnífico altar gótico tardio de 1498 está localizado na Capela de São João perto da entrada do Convento.

ai1281.photobucket.com_albums_a514_JoaoMarquesComino_IMG_3734_zps0e95fb9d.jpg


Começando a descer em direcção centro da cidade fomos visitar :

KAJETANER CHURCH
( Igreja Caetano )

ai1281.photobucket.com_albums_a514_JoaoMarquesComino_IMG_3744_zps77551a3a.jpg


Em 1591 o Arcebispo Wolf Dietrich comprou um hospital e uma igreja no que é hoje o distrito de Kai ,com a intenção de aí criar um seminário

A Igreja Caetano é um monumento típico do barroco italiano em Salzburgo . A ampla fachada palaciana liga a igreja e o Mosteiro de forma a criar um edifício único.

A cúpula foi projectada de forma a que a luz inunde a igreja . O fresco que lá se encontra retrata a “ Gloria de São Caetano “ .

ai1281.photobucket.com_albums_a514_JoaoMarquesComino_IMG_3746_zps8510f000.jpg


O Altar Mor tem uma pintura do “ Martirio de S.Maximiliano “ . Instalado por cima do vestíbulo órgão mais antigo e mais bem conservado de Salzburgo, foi construído por volta de 1700.

ai1281.photobucket.com_albums_a514_JoaoMarquesComino_IMG_3748_zps8953d4d7.jpg


Outra das atracções do Centro é a KapitalPlatz onde se encontra a :

FONTE CAPITULAR

ai1281.photobucket.com_albums_a514_JoaoMarquesComino_IMG_3750_zpseda926e3.jpg


A rampa utilizada pelos cavalos para aceder à água leva directamente até ao grupo de figuras: Netuno, deus do mar, segurando um tridente e coroa, montado em um cavalo-marinho jorrando água. A figura barroco foi esculpida por Josef Anton Pfaffinger.
Era utilizada no passado como fonte destinada a dar de beber aos cavalos.

Mesmo encostado ao Funicular encontra-se a entrada da :

ABADIA DE SÃO PEDRO E CEMITÉRIO

ai1281.photobucket.com_albums_a514_JoaoMarquesComino_IMG_3759_zpsa8603bb9.jpg


O bairro em redor da abadia beniditina de S.Pedro é o mais antigo de Salzburgo.
Foi fundada em 696 por S. Rupert. O edifício actual românico foi inaugurado em 1147 .
A Torre recebeu a sua cúpula em cebola em 1756 e o seu interior foi remodelado por diversas vezes.

ai1281.photobucket.com_albums_a514_JoaoMarquesComino_IMG_3769_zps63d16719.jpg


O altar Mor é uma obra de Johann Schmidt.
A “ Grande Missa em C menor “ de Mozart foi estreada nesta igreja em 26/10/1783.
Ao lado do Altar Mor está sepultada a irmã de Mozart
O cemitério adjacente à igreja é o mais antigo da Austria.

ai1281.photobucket.com_albums_a514_JoaoMarquesComino_IMG_3772_zpsc6935607.jpg
 
Última edição por um moderador:

JJPPMM

Membro Conhecido
KAPITEL PLATZ

ai1281.photobucket.com_albums_a514_JoaoMarquesComino_IMG_3755_zps496c992c.jpg


Nesta praça existe uma enorme bola dourada que atrai o olhar de quem passa. No topo da bola, um homem que olha fixamente em direção a montanha à procura de uma mulher. Confesso que não consegui ver a mulher, mas todos juram que ela está lá numa pequena gruta. A obra chama-se Sphaera e é assinada por Stephan Balkenhos, faz parte do Kunstprojekt Salzburg 2006.

Um pouco mais à frente ,ergue-se majestosa a

CATEDRAL DE SALZBURGO

ai1281.photobucket.com_albums_a514_JoaoMarquesComino_IMG_3782_zps96cec332.jpg


A Catedral de Salzburgo é provavelmente o monumento mais significativo da arquitectura da igreja e também o seu Centro Eclesiástico.

A sua origem está muito ligada ao comportamento e crescimento do principado eclesiástico . Destruída por um incêndio e reconstruida , ampliada e expandida ,ela testemunha o poder e a independência dos Arcebispos de Salzburgo.

ai1281.photobucket.com_albums_a514_JoaoMarquesComino_IMG_3788_zps097b7c04.jpg


ai1281.photobucket.com_albums_a514_JoaoMarquesComino_IMG_3789_zps284a14ec.jpg


A primeira Catedral foi construída no mesmo local em 767 pelo bispo Virgil. Em Setembro de 774 a Catedral foi consagrada a São Virgilio e a São Rupert.

400 anos depois outro incêndio deflagrou e destruiu grande parte da Catedral. Este incêndio deu ao Arcebispo Wolf Dietrich a possibilidade de derrubar a Catedral danificada e fazer planos para a sua reconstrução.

ai1281.photobucket.com_albums_a514_JoaoMarquesComino_IMG_3790_zps258898eb.jpg


Os moradores de Salzburgo não gostaram pois a sua destruição acabou com esculturas valiosas , lápides e também com o cemitério que foi todo lavrado e os ossos dos mortos despejados sobre os escombros. Mais tarde foi preso pelo seu próprio sobrinho.

ai1281.photobucket.com_albums_a514_JoaoMarquesComino_IMG_3793_zps9a05c7ac.jpg


ai1281.photobucket.com_albums_a514_JoaoMarquesComino_IMG_3794_zps73cc4310.jpg


Os séculos de domínio soberano dos bispos de Salzburgo terminou com as guerras napoleónicas. Em 1944 durante a II Guerra Mundial a cúpula e parte da Capela Mor foram destruídas num bombardeamento.

ai1281.photobucket.com_albums_a514_JoaoMarquesComino_IMG_3799_zps7a58f5e0.jpg


Os 3 anos que se encontram escritos nas Portas da Catedral “ 774 , 1628e1959 “ são os anos da consagração .

ai1281.photobucket.com_albums_a514_JoaoMarquesComino_IMG_3805_zps80007880.jpg


As quatro estátuas que estão na fachada principal são os Apóstolos Pedro e Paulo com as chaves e a espada , os dois santos padroeiros Rupert e Virgil com uma caixa de sal e um modelo da igreja.
Os dois escudos no ornamento referem-se aos dois construtores da Catedral

Entre os objectos preciosos estão a pia baptismal onde Mozart foi baptizado e o órgão principal majestoso cercado por anjos

ST FRANCIS CHURCH

ai1281.photobucket.com_albums_a514_JoaoMarquesComino_IMG_3813_zpsbd4bfe9e.jpg


A origem da igreja actual não é clara ,mas provavelmente é do tempo de S. Virgilio que a poderá ter utilizado para baptismos.

ai1281.photobucket.com_albums_a514_JoaoMarquesComino_IMG_3817_zps6f6b5c9b.jpg


Existem registos de uma igreja paroquial em 1139 mas esse edifício foi destruído em 1167. A nave principal esta construída em estilo românico tardio do séc. XIII , logo está entre os edifícios mais antigos de Salzburgo.

ai1281.photobucket.com_albums_a514_JoaoMarquesComino_IMG_3815_zpsb31b9418.jpg


ai1281.photobucket.com_albums_a514_JoaoMarquesComino_IMG_3818_zpsfd991c87.jpg


Os interiores são na sua maioria góticos . No séc. XVII os arcos dos coros foram substituídos por capelas laterais dando exemplos de estilo barroco que foi imposta em estruturas góticas anteriores.

CASA MOZART

ai1281.photobucket.com_albums_a514_JoaoMarquesComino_IMG_3843_zps4d5143dd.jpg


Não há como negar que Salzburg tem muito orgulho de ter sido o berço onde Mozart foi dado à luz no dia 27 de janeiro de 1756, na rua Getreidegasse número 9. Seu pai, Leopold Mozart, mudou-se de Augsburg para Salzburg para assumir o cargo de quarto violino na Capela Real e mais tarde chegou a ser vice-mestre de capela. Casou-se com Anna Maria Pertl.

ai1281.photobucket.com_albums_a514_JoaoMarquesComino_IMG_3820_zps6b3f6d42.jpg


Tiveram sete filhos, dos quais apenas dois sobreviveram por mais de um ano, Wolfgang Amadeus e sua irmã Nannerl. Desde cedo seu talento era evidente. Começou a compor aos cinco anos e foi autor de mais de 600 obras brilhantes. Passou os últimos anos de sua vida em Viena e Praga. Infelizmente, morreu muito cedo, aos 35 anos e é considerado um dos maiores compositores clássicos de todos os tempos. Imaginem o que teria feito se tivesse vivido o dobro...

ai1281.photobucket.com_albums_a514_JoaoMarquesComino_IMG_3823_zps4ddc3b54.jpg


Hoje a casa é um Museu onde se pode encontrar algumas reliquias únicas do compositor.

ai1281.photobucket.com_albums_a514_JoaoMarquesComino_IMG_3826_zps7fd624f2.jpg


ai1281.photobucket.com_albums_a514_JoaoMarquesComino_IMG_3830_zpsbc30115b.jpg


E o seu fantástico violino

ai1281.photobucket.com_albums_a514_JoaoMarquesComino_IMG_3828_zpsa768f7ee.jpg


Para os portadores do Salzburgo card a entrada é grátis . Se o não tiver vale 10 Euros e sinceramente após a visita não acredito que fiquem contentes com o referido pagamento pois não vale o dinheiro dado.

E uma das visitas imperdíveis em Salzburgo é a

GETREIDGASSE LANE

ai1281.photobucket.com_albums_a514_JoaoMarquesComino_IMG_3833_zpsfcf0028b.jpg


Esta é rua mais movimentada da cidade .
Em cada um dos lados da rua existem lojas de marca que certamente não sobrevivem á custa do turista normal que visita a cidade ,mas sim dos turistas ricos que frequentam o Festival de Salzburgo.

ai1281.photobucket.com_albums_a514_JoaoMarquesComino_IMG_3835_zps0a833591.jpg


ai1281.photobucket.com_albums_a514_JoaoMarquesComino_IMG_3837_zps05194359.jpg


Existe uma lei que obriga os proprietários a identificar as lojas colocando uma placa de ferro .Dizem que esta lei teve origem na Idade Média, quando muitas pessoas não sabiam ler e uma linguagem simbólica era importante na comunicação.

ai1281.photobucket.com_albums_a514_JoaoMarquesComino_IMG_3839_zpsab24d30f.jpg


ai1281.photobucket.com_albums_a514_JoaoMarquesComino_IMG_3840_zps2a8d7dc3.jpg


ai1281.photobucket.com_albums_a514_JoaoMarquesComino_IMG_3841_zpsa025df44.jpg


São estas placas e os milhares de turistas que a enchem durante o Verão e que a fazem mundialmente conhecida
Já fora da cidade e não só porque estava incluído no Salzburgo Card mas porque é também uma das principais atracções da cidade , fomos ao final do dia , neste caso á ultima entrada ( 17,30 Hrs ) ver o

PALÁCIO HELBRUNN

ai1281.photobucket.com_albums_a514_JoaoMarquesComino_IMG_3910_zps8e983c02.jpg


Site : http://www.hellbrunn.at/en/
Entrada : 10, 5 Euros
Horário : 9.00 / 17,30Hrs

É um Palácio com uns fantásticos jogos de água que se encontra a Sul da cidade.

O Anfiteatro de recepção

ai1281.photobucket.com_albums_a514_JoaoMarquesComino_IMG_3862_zps0b4a64ad.jpg


Desde o inicio que a água foi uma parte muito importante no desenho e concepção do Palácio .
Tanto os riachos que correm por debaixo das sombras das árvores e arbustos , como os jactos de água que inesperadamente saem de lugares escondidos , são uma fonte de diversão para os seus visitantes.
Desde à mais de 400 anos que os Jogos de Água constituem a principal atracção do Palácio.
Tenha cuidado pois certo , certo é sair de lá molhado.

Ainda à pouco havia pessoas ali sentadas que ficaram…….. com o rabo molhado

ai1281.photobucket.com_albums_a514_JoaoMarquesComino_IMG_3865_zpsfc3bcc97.jpg


E mais uma corrida para evitar uma molha inesperada….

ai1281.photobucket.com_albums_a514_JoaoMarquesComino_IMG_3896_zpse9bbb225.jpg


Da mesma forma que os Arcebispos em épocas passadas , podemos gozar das grutas misteriosas , das figuras movidas pela força da água ou dos traidores esguichos que se escondem nos lugares mais inesperados.

Uma das muitas pequenas grutas com cenas da vida quotidiana movidas a água

ai1281.photobucket.com_albums_a514_JoaoMarquesComino_IMG_3887_zps75d2ccd5.jpg


ai1281.photobucket.com_albums_a514_JoaoMarquesComino_IMG_3884_zps3f3731b4.jpg


Aqui os nobres que assistiam ás festas eram expostos à mudança contínua entre a luz e a sombra , entre o sobressalto e a diversão.
Os arquitectos e artistas que conceberam este fantástico conjunto , aplicaram toda a sua engenharia e criatividade para criar as mais variadas surpresas.

Um teatro onde 700 figuras se movem a água….único no Mundo

ai1281.photobucket.com_albums_a514_JoaoMarquesComino_IMG_3890_zpsc71e96c5.jpg


Com as suas sumptuosas salas , os seus jardins cuidados e os Jogos de água , o Palácio e Jardins de Hellbrunn era o lugar ideal para as grandes celebrações e espectáculos da época

Os seus fantásticos jardins

ai1281.photobucket.com_albums_a514_JoaoMarquesComino_IMG_3907_zps2e03ea73.jpg


Nesta visita guiada de 50 m existe uma incerteza permanente sobre o que se irá passar.
Entre corridas , água , risos e informação o tempo passa muito depressa e no final fica a vontade louca de voltar um outro dia para reviver esses momentos únicos e felizes da vida de cada um de nós

E uma das suas incríveis e belas fontes…

ai1281.photobucket.com_albums_a514_JoaoMarquesComino_IMG_3870_zps2c20bd7e.jpg



Uma visita imperdível, seguramente……
 
Última edição por um moderador:

JJPPMM

Membro Conhecido
Mas Salzburgo é também sinónimo de “ MÚSICA NO CORAÇÃO “.

Foi em Salzburgo e nas redondezas que foi filmado este fantástico filme que tem passado gerações e que ainda hoje é reconhecido pelos mais novos.
Eu desde miúdo que fui um fiel amante deste filme ,vi-o vezes sem conta em diversas salas de cinema de Lisboa , pelo que este foi também um reviver e um ver ao vivo de diversas cenas de um filme que nunca se acaba de ver.
Para os que viram o filme e para aqueles que não viram mas têm curiosidade de o ver aqui ficam alguns dos locais:

As escadas onde Maria canta com as crianças o “ Dó-Ré-Mi “

ai1281.photobucket.com_albums_a514_JoaoMarquesComino_IMG_3608_zps7a8f7b50.jpg


Da mesma canção o momento em que Maria corre por este túnel de arbustos

ai1281.photobucket.com_albums_a514_JoaoMarquesComino_IMG_3614_zps82c13a19.jpg


Entrada do Convento na altura que as irmãs roubam peças dos automóveis dos nazis

ai1281.photobucket.com_albums_a514_JoaoMarquesComino_IMG_3731_zpsadc67702.jpg



A cena onde se esconderam após a fuga do teatro

ai1281.photobucket.com_albums_a514_JoaoMarquesComino_IMG_3761_zps1ed12e15.jpg


A Fonte dos Cavalos onde Maria desce da camioneta a cantar “ I Have confidance in me “

ai1281.photobucket.com_albums_a514_JoaoMarquesComino_IMG_3807_zpsdd60885d.jpg


O famoso coreto onde o Almirante se declarou a Maria

ai1281.photobucket.com_albums_a514_JoaoMarquesComino_IMG_3852_zpse76666bd.jpg


E finalmente a Casa da família Von Trapp

ai1281.photobucket.com_albums_a514_JoaoMarquesComino_IMG_3914_zps4c4ed482.jpg


E a noite ao cair sobre a cidade transformou a claridade dos seus edifícios em sombras e deu-lhes uma nova vida , senão vejam então Salzburgo á noite :

ai1281.photobucket.com_albums_a514_JoaoMarquesComino_IMG_3920_zps6198a134.jpg


ai1281.photobucket.com_albums_a514_JoaoMarquesComino_IMG_3927_zps4e47238e.jpg


ai1281.photobucket.com_albums_a514_JoaoMarquesComino_IMG_3928_zpsce752133.jpg


ai1281.photobucket.com_albums_a514_JoaoMarquesComino_IMG_3930_zps3914e76e.jpg


ai1281.photobucket.com_albums_a514_JoaoMarquesComino_IMG_3932_zps9cd7c7e8.jpg


ai1281.photobucket.com_albums_a514_JoaoMarquesComino_IMG_3934_zpsb6204e50.jpg


ai1281.photobucket.com_albums_a514_JoaoMarquesComino_IMG_3937_zpsb036dc15.jpg


E foi assim que terminámos este dia nesta fantástica cidade. Para quem nunca lá foi , ganhe coragem e vá, para quem já lá esteve recorde ….porque afinal recordar é viver

O próximo capítulo começa a ficar interessante ….. vamos espreitar :

DACHSTEIN – O topo dos Lagos Austríacos

Querem uma amostra ?

ai1281.photobucket.com_albums_a514_JoaoMarquesComino_IMG_3353_zpsaf6ab6c8.jpg


Uma vez mais muito obrigado a quem teve a paciência de aqui chegar

Abraço a todos

João Paulo
 
Última edição por um moderador:

inesaldeia

Membro Conhecido
João Paulo,

Cheguei ao fim e li parágrafo a parágrafo.
Palavras para quê? Mais um report extraordinário! Também quero ir a Salzburgo ver estas maravilhas todas!
Que contextualização excelente das visitas. E que descrição tão pormenorizada dos cenários do filme "The Sound of Music". Eu sempre fui (e sou) fã do filme. A minha mãe ralhava comigo por eu rebobinar tantas vezes a cassete de vídeo, pois estava sempre a rever. Reconheci de imediato todos os locais e cenas do filme referidas.
Uma viagem de sonho, sem dúvida!
Parabéns, mais uma vez :D

Bjs,

Inês
 

Nika

Membro Conhecido
Olá João Paulo! :)

Parabéns por mais um report fantástico. Adorei rever Salzburgo pelas tuas fotografias e descrições, confesso que fiquei com saudade dessa linda cidade.
Que achaste de Hellbrunn, valeu a pena a visita?

Eu a imaginar que ias colocar fotos dos lagos afinal ainda tenho que esperar ... mas a julgar pela amostra é bem prometedor ... :p
Cumprimentos
 

JJPPMM

Membro Conhecido
Nika. disse:
Olá João Paulo! :)

Parabéns por mais um report fantástico. Adorei rever Salzburgo pelas tuas fotografias e descrições, confesso que fiquei com saudade dessa linda cidade.
Que achaste de Hellbrunn, valeu a pena a visita?

Eu a imaginar que ias colocar fotos dos lagos afinal ainda tenho que esperar ... mas a julgar pela amostra é bem prometedor ... :p
Cumprimentos
Olá Nika

Hellbrunn é fantástico
Como dizia são 45 m de gargalhadas , boa disposição , incerteza e muita ... muita água.
È imperdivel numa visita a Salzburgo , além do mais que podes passear pelos fantásticos jardins.
Como dizia , não tivemos muito tempo pois fomos à ultima entrada do dia e chegamos em cima da hora , mas ainda deu para ver um pouco dos jardins . O Palácio é que já estava fechado.
Fica um pouco fora do centro pelo que quem quiser ir de transportes públicos tem de ter em conta talvez uns 20 a 25 m.
È uma cidade fantástica.

Quanto aos lagos no próximo report já terás alguma informação , mas será no report de Salkarmergut que os verás a todos :)


J.Paulo
 

Antonia.M.S.

Membro Conhecido
Olá João Paulo

Adorei o relatório, como acontece com todos os teus relatórios. Fantástico! Foi ótimo rever alguns sítios do "Música no Coração" que foi o primeiro grande filme que vi numa sala de cinema a sério (no Tivoli onde este 3 anos em exibição), era bem pequenita mas marcou-me imenso, como a todos os da minha geração.
A Áustria está no top das próximas visitas mas é um destino um pouco caro não é?
Obrigada pela partilha!! :)
Cps,
 

JJPPMM

Membro Conhecido
Olá Tonia

Muito obrigado pelos comentários.
Estive a espiolhar o teu perfil e reparei que temos mais ou menos a mesma idade. Isto porque tal como tu , eu também me fartei de ver a " Musica no Coração" no Tivoli. Não sei quantas vezes a vi ,mas foram muitas , mesmo muitas.
Para mim foi fantástico ver estes lugares ao vivo , vi também Mondsee a catedral ,mas isso vai no próximo report.
Quanto ao que me dizes de a Austria ser caro , eu não estou de acordo.
Como reparaste nós tinhamos alugado um tipo apartamento que tinha cozinha. Fomos muitas vezes ao LIDL , muito comum na Austria e comprámos as coisa ao preço de Lisboa.
No próximo report verás que alugámos um barco num dos Lagos , 4 pessoas , 1 hora e custou 5 Euros . Era um barco com motor .
Como comentei num dos reports as autoestradas são muito mais baratas que em Portugal e a gasolina / gasóleo está igual ao nosso preço.
Acredito que se fores a restaurantes , isso sim é caro , agora a comida normal e a de rua é perfeitamente dentro dos nossos valores.

Estive á dois anos em Viena e achei o mesmo.

Vai até lá é bem bonito . :)
cps

João Paulo
 

Antonia.M.S.

Membro Conhecido
JJPPMM disse:
Olá Tonia

Muito obrigado pelos comentários.
Estive a espiolhar o teu perfil e reparei que temos mais ou menos a mesma idade. Isto porque tal como tu , eu também me fartei de ver a " Musica no Coração" no Tivoli. Não sei quantas vezes a vi ,mas foram muitas , mesmo muitas.
Para mim foi fantástico ver estes lugares ao vivo , vi também Mondsee a catedral ,mas isso vai no próximo report.
Quanto ao que me dizes de a Austria ser caro , eu não estou de acordo.
Como reparaste nós tinhamos alugado um tipo apartamento que tinha cozinha. Fomos muitas vezes ao LIDL , muito comum na Austria e comprámos as coisa ao preço de Lisboa.
No próximo report verás que alugámos um barco num dos Lagos , 4 pessoas , 1 hora e custou 5 Euros . Era um barco com motor .
Como comentei num dos reports as autoestradas são muito mais baratas que em Portugal e a gasolina / gasóleo está igual ao nosso preço.
Acredito que se fores a restaurantes , isso sim é caro , agora a comida normal e a de rua é perfeitamente dentro dos nossos valores.

Estive á dois anos em Viena e achei o mesmo.

Vai até lá é bem bonito . :)
cps

João Paulo
Pois é João Paulo, são mesmo memórias fantásticas! Temo que hoje, as nossas crianças, com o desenvolvimento tão acelerado e disseminado das TIC e com tantas formas de entretenimento ao seu dispor não venham a ter o privilégio de ter memórias destas...Acresce que eu vivia e vivo na província (Alentejo), e os meus pais levaram-me a Lisboa com esse propósito, o que na altura, há mais de 40 anos, era qualquer coisa de notável :)

Fico particularmente agradada com o que relatas da estadia na Áustria. Tinha ideia de ser mais dispendioso. As férias passadas e porque somos grandes adeptos de caminhadas, especialmente pela montanha, fizemos algo do género na Escócia ( https://www.portaldasviagens.com/topic/16759-report-alba-esc%C3%B3cia/) que também correu lindamente.
Para a Áustria tinha outros planos, alugar carro na mesma e fazer o triângulo Munique/Praga/Salzburgo, mas ao ver as tuas fotos percebo que ficando só pela Áustria, e fazendo algo do género que fizemos na Escócia, restará muito pouco tempo para outros sítios...vamos ver.
Muito obrigada pelas dicas :)

Cps,
 

CarpeDiemMan

Membro Conhecido
Olá João Paulo

Excelente Report :).
Consigo identificar perfeitamente, os locais onde se gravaram as cenas do filme "Musica no Coração" :).

Cumprimentos
 

Lopessantos

Membro Novo
Olá já estou a programar as férias de 2020,
vamos estar em Viena e vamos dedicar um dia a visitar Salzburg.

Somos um casal com uma criança de 9 anos, devemos chegar por volta 09:00 / 10:00 e regressando por volta das 18:00 / 19:00 dá para visitar o centro e o palácio de Helbrunn ou devemo-nos ficar só pelo centro de Salzburg?

Obrigado
 
Top