Novidades

[Report] Salamanca - Coca - Segóvia - El Escorial - Toledo

Snider

Membro Conhecido
Vim falar-vos da minha primeira viagem que fiz de carro fora de Portugal. Foi em finais de Fevereiro de 2014. E o trajecto foi: Guarda-Salamanca-Coca-Segóvia-San Lorenzo de el Escorial-Toledo-Guarda. Não fomos a Madrid porque já lá tinha estado. Foram cerca de 1000 km feitos, e gastamos no total cerca de 80 euros em gasóleo. Apenas pagamos portagens para sair de Portugal, por opção. Em Espanha andamos quase sempre em autoestrada e não pagamos nada. Convem levar GPS e optar pela opção “evitar portagens”, porque tinha lido na altura que havia trechos de autoestrada que se pagavam.

Dia 1 - Salamanca

Saída do distrito da Guarda em direção a Salamanca, depois do almoço. Logo após passar a fronteira numa recta enorme onde só se podia andar a 80 Km/h (penso eu, já não me lembro ao certo) havia um carro à beira da estrada com radar. Por sorte e por ter reparado nesse carro estranho com alguma antecedência, não fui fotografado. Pelo menos ainda não chegou nada. Depois quando cheguei a Portugal é que reparei que isto é muito comum. Por isso tenham cuidado na fronteira. Neste caso foi em Vilar Formoso.

Chegada a Salamanca. Ficamos meio dia, a noite e a manhã do dia seguinte, ou seja, quase um dia no total.

Salamanca é conhecida actualmente pelo facto de muitos jovens Portugueses estudarem aqui, por causa de não conseguirem entrar em medicina em Portugal. É aqui também onde existe uma das mais antigas Universidades do Mundo. É mais antiga do que a Universidade de Coimbra, e é a mais antiga da Espanha. Cresse que foi nessa universidade onde se estudou a viabilidade do projecto na altura do Cristóvão Colombo. Existe também a lenda da Rã de Salamanca, que diz que quem não encontrar a rã na fachada da imagem seguinte, não acaba o curso. E acreditem que é mesmo muito difícil. Estive quase meia hora à procura e só consegui encontrar a rã com a ajuda de uns Portugueses que andavam por lá, através do jogo “quente e frio”. Ahaha. Talvez foi por isso que não acabei o curso nesse semestre :/



Mais umas fotos dos monumentos mais importantes de Salamanca:














Dia 2 - Salamanca, Coca, e Segóvia

Depois de andarmos a manhã toda a visitar o que faltava ver em Salamanca e de almoçarmos, partimos para uma aldeia chamada Coca, apenas para ver o Castelo de Coca. Achei-o muito bonito quando pesquisei em casa e decidi meter este pequeno desvio no trajecto, e não me desiludi. Aqui ficam algumas fotos:









Depois de uma hora a apreciar todos os lados deste Castelo e de um pequeno descanso, fomos virados a Segóvia.

Fui a Segóvia por causa do seu Alcazar. É simplesmente fantástico! Depois tem um Aqueduto enorme, um dos maiores e mais bem conservados da Europa. E também pela sua Catedral. Três pontos de interesse que definitivamente tinha que visitar. Ficamos em Segóvia meia tarde, uma noite, e meia manhã. Fotos de Segóvia:













Dia 3 - Segóvia e Toledo


Partimos ainda de manhã, em direcção a San Lorenzo de el Escorial, para vermos o El Escorial (Património da Humanidade). É um conjunto de edificios que contempla uma basílica, biblioteca, panteão, várias salas e jardins dentro do seu perímetro edificado. Tem uma arquitetura que me parece muito ao estilo Francês (não percebo nada de arquitectura, atenção). Pelo caminho, tivemos que passar por uma serra, e tivemos direito a neve. Que bela surpresa!







Infelizmente nesse dia o El Escorial não estava aberto ao publico. Não podemos entrar, mas só a sua beleza exterior valeu a pena passar por lá. É enorme. Não têm noção. Só visto ao vivo. Depois de uma hora e tal por lá e de passarmos num restaurante fast food, para comprarmos qualquer coisa para comermos pelo caminho, lá seguimos nós para Toledo.


Toledo foi a desilusão da viagem. Não achei nada de especial a cidade, talvez por ser muito parecida às zonas antigas das nossas cidades. É uma cidade num monte, delimitada em dois lados pelo rio Tejo, com ruas muito estreitas e sempre a subir e a descer. Sem nenhum grande ícone. Sem uma praça acolhedora. E a catedral está rodeada de muitos edifícios, o que impossibilita tirar fotos de jeito. Subimos a uma igreja ao lado para poder apreciar a cátedra melhor. É uma cidade cheia de lojas com espadas (diz-se que as melhores espadas eram feitas lá) e também famosa pela história do Dom Quixote.
Talvez a melhor foto e o que vale mesmo a pena, foi aquilo que fizemos mesmo antes de entrar na cidade, que foi ir até à margem oposta do Rio Tejo e fotografar a cidade de um miradouro. Aqui ficam algumas fotos:









No final do dia regressamos a Portugal. E foi uma verdadeira aventura. Os nossos telemóveis onde tinha-mos o gps, estavam com pouca bateria, mas nós tinha-mos levado um carregador de esqueiro dos Chineses, e aquilo tinha mau contacto, e parava de carregar com facilidade. Durante a viagem aconteceu isso e não nos demos de conta, e aquilo depois para ligar o telemóvel não tinha potência suficiente para a primeira carga, ou seja, aquilo só mantia a carga do telemóvel. Enfim. Lá nos guiamos pelas placas. Mas passamos por sítios e durante muito tempo que não vimos um único carro na estrada e sem iluminação. Acho que foi o momento que mais prazer me deu ver escrito “Portugal” (numa placa). Ahaha.


Aquilo que eu concluí (e já disse por aqui no portal) durante a realização desta pequena “Road Trip” foi: Não pensem que é fácil encontrar estacionamento gratuito. Não pensem que não vão ter despesas com o estacionamento. Era isso que eu também pensava ao início. Quando lá chegam a realidade é diferente. Porquê? Porque em quase todo o lado se paga para estacionar. Porque chegamos às cidades cansados de estar dentro do carro, e só nos apetece livrar-nos do carro o mais rápido possível. Porque os estacionamentos gratuitos encontram-se longe daquilo que queremos visitar. Porque estamos com malas, e temos que levar as malas até ao hotel.

Por isto tudo recomendo algumas soluções:

· Deixarem o carro num daqueles parques de estacionamento “Park and Ride”, que se encontram na periferia da cidade e não se pagam e têm ligação rápida ao sistema de transportes, e portanto apanham transporte publico para o hotel, acabando por ter despesa nos transportes. Sinceramente, não sei se este tipo de filosofia existia nas cidades que visitei, mas é uma questão de pesquisarem.

· Optarem por um hotel que tenha estacionamento privativo de graça ou mesmo que seja a pagar talvez fique mais em conta. Informem-se bem sobre o tipo de estacionamento, porque eu fui enganado, ou deixei-me enganar por um hotel, que dizia que tinham estacionamento a pagar, mas o estacionamento era na rua, ou seja, não era privativo e estava lotado. Normalmente os hotéis que têm estacionamento privativo encontram um pouco afastados da cidade. É uma questão de optarem e verem o que é melhor para vocês.

· Darem maior importância à localização do hotel e não se importarem de pagar por dia cerca de 12 euros por um estacionamento subterrâneo. Foi o que fiz, visto que ia iludido. Ainda andei a ver durante meia hora (!!!) pela cidade se arranjava um estacionamento perto, mesmo a pagar, mas estava tudo ocupado.


Boas viagens!
 
Última edição por um moderador:

Nika

Membro Conhecido
Olá Snider!

Obrigada pela partilha e parabéns pelo report. :)
Salamanca é uma cidade bonita, falta-me conhece-la sob uma perspectiva nocturna.
O escorial também está na minha "lista".
Cumprimentos
 

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá,

Obrigado pela partilha :)
É sempre bom conseguir viajar com as imagens aqui mostradas :D

Boas Viagens!
 

Snider

Membro Conhecido
Obrigado!

Espanha muitas vezes é "discriminada" turisticamente pelos Portugueses. Mas é "só" o segundo pais no ranking com maior património reconhecido pela UNESCO. Por isso é fácil encontrar estes sítios em cidades menos conhecidas.
 

RRRocha

Membro Ativo
olá Snider,
Gostei muito do report e das fotos! Obrigado :)
Em 2010 também fiz esse percurso por Espanha mas em vez de Toledo fui a Madrid... Salamanca foi o que mais gostei.
 

Snider

Membro Conhecido
Olá RRRocha

Tambem gostei mais de Salamanca. Mas Segóvia achei a aquela cidade mais diferente das restantes.

Obrigado pelos elogios :blush:
 

crespo72

Membro
Olá Snider,
È a primeira vez que escrevo neste portal, no entanto quero dizer que o report está muito giro.
Queria perguntar em que hoteis é que ficaram ?
 

Snider

Membro Conhecido
Olá @crespo72!
Antes de mais, bem-vindo ao melhor fórum de viagens de Portugal. Aqui vais encontrar muita e boa informação e uma excelente comunidade.
Quanto a tua pergunta, eu não ligo muito aos hoteis, nao sou de muitos luxos. Se precisares apenas para dormir e tomar banho, com condições decentes e sem muitos luxos aqui ficam:
Salamanca: Hostal Cuzco (2 estrelas) - não estava a contar dormir em Salamanca, então decidi-me por um mais em conta. Anda a volta de 40 euros noite para 2 pessoas.
Segóvia: Hotel Spa La Casa Mudéjar (3 estrelas) - ronda os 60 euros noite para 2 pessoas.

Não tenho reclamações de nenhum hotel. Recomendo os 2.
Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, estas a vontade ;)
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Olá Snider ;)
Gostei muito do report e das fotos. Espanha tem locais lindíssimos!
Este ano também fiz o mesmo percurso mas como foram 6 dias visitei mais alguns locais... para o ano quero fazer mais um road-trip pelo sul ou norte de Espanha.
A tua dica do estacionamento foi muito útil pois não estava desperta para isso. Tentei marcar hotéis com parque e foi um descanso.
Ao contrário de ti, gostei muito de Toledo e de me "perder" nas suas ruelas. Adorei Salamanca e Segóvia.
Obrigada ;)
 

Snider

Membro Conhecido
Olá @PaulaCoelho !
Obrigado pelo comentário. Fico contente por saber que as minhas dicas foram úteis :) É por isso que não me importo de perder tempo a fazer reports!
A que mais sítios foste?
Eu também ando com ideias de fazer um road-trip pelo sul de Espanha. Sevilha, Granada, Córdova... Ou pelo sul de França!
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Em Fevereiro fiz Mérida» El Caminito del Rey» Ronda» Sevilha num grupo organizado, mas tenho de voltar para ver melhor Sevilha e ir até Granada, Alhambra, Setenil de Las Bodegas, Córdova e outras, mas estou mais inclinada a ir primeiro para a Corunha ou Astúrias ou fazer o Caminho de Santiago ;)
Fiz report [REPORT] El Caminito del Rey com visita a Mérida, Ronda e Sevilha

Em Setembro a minha ideia era conhecer algumas cidades amuralhadas nos arredores de Madrid. Fiz Ciudad Rodrigo» Sierra de Francia» Salamanca» Coca» Segóvia» La Granja de San Ildefonso» Vale dos Caídos» San Lorenzo de El Escorial» Ávila» Consuegra» Toledo. Hei-de fazer um report. Adorei e quero repetir ;)
 

Snider

Membro Conhecido
Dos sítios que foste, tenho pena de não ter ido a La Granja de San Ildefonso... Desconhecia :/
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
La Granja de San Ildefonso vale bem uma visita, tanto o palácio que é um autêntico museu, como os jardins que são imensos e muito bonitos.
Existem muitos outros locais bonitos em volta de Madrid que cortei desta viagem por não dar tempo... é sempre uma boa desculpa para voltar;)
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Marco tudo em álbuns no Pinterest! Assim, quando penso em ir a algum sítio vou lá espreitar o que marquei e tento fazer um roteiro.
Nesta viagem tinha as cidades amuralhadas perto de Madrid como principal objectivo e cortei as caminhadas nas serras pois fui sozinha.
Outros locais que cortei pela falta de tempo ou distância:
- Cáceres, ponte romana de Alcantara, Reserva Natural de la Garganta de los Infiernos
- Caminhada na Sierra de Francia (visitei as aldeias de La Alberca, Mogarraz e Miranda del Castanar)
- Caminhada na Serra dos Gredos
- Perto de Segóvia: Sepúlveda, Sierra de Guadarrama (Buitrago de Lozoya e trilhos no Parque de Penalara), Cascata del Chorro de Navafria
- Entre Ávila e Toledo: Embalse El Burguillo (fiz uma paragem curta, mas parece um bom sítio para caminhadas, tem hotéis e parque campismo na zona), El Bosque Encantado (jardim com estátuas em arbustos perto de San Martin de Valdeiglesias)
- Guadalajara (aldeia abandonada de Cívica), Alcalá de Henares (universidade), Catedral de Justo, Chichón (Plaza Mayor) e Aranjuez (Palácio Real)
- Cuenca (casas colgadas)

Devem existir muitos mais locais merecedores de uma visita mas estes são os que tenho no Pinterest que ficam na rota até Madrid e arredores ;)
 
Top