Novidades

[Report] Saidía, Marrocos - Hotel Iberostar Saidía Agosto 2017

João Leite

Membro Ativo
Olá a todos:)
Carregadas as fotos das minhas férias de Agosto, vou fazer o meu segundo report.
O destino já estava decidido há algum tempo, a escolha foi Saidía em Marrocos. Já há algum tempo que queria conhecer Saidía e a cultura Marroquina, o hotel escolhido foi o Iberostar Saidía de 5*.
Existem ainda mais 2 hotéis naquela zona, um abriu recentemente, o Melia, e ainda está em obras, o outro é o Be Live. Era a minha primeira vez fora da Europa, troquei algumas mensagens com o pessoal do Portal que já tinha estado em Saidía e desde já agradeço de coração a sua ajuda. Foi muito importante a opinião de cada um, já fiquei com uma noção do que ia encontrar lá.
O voo foi pela TAP e foi pontualíssimo, saímos do aeroporto Sá Carneiro eram 22:35h (estava previsto para as 22:40). Foi uma viagem tranquila, foi servido um snack e uma bebida à escolha, demorou 01:30h. Às 00:00 já estávamos no aeroporto de Oujda, o processo de carimbar o passaporte e levantar as malas foi rápido, o aeroporto estava vazio, só tinha chegado o nosso voo.
Durante a viagem de autocarro para o hotel que demorou cerca de 1 hora, o nosso guia o Amin, foi falando da cultura do povo Marroquino. Já fomos vendo a pobreza e o forte dispositivo policial que íamos encontrando pela estrada, há muita segurança. Chegamos ao hotel cerca das 03:00h da manhã, deu para ver que o hotel era grande, a recepção é enorme, tem um candeeiro lindo bem no centro. Fizemos o check-in um pouco atribulado, deram o mesmo numero de quarto a 2 casais, o que me obrigou a vir 2 vezes à recepção, tudo se resolveu e ainda fui ao bar comer um hambúrguer.

 
Última edição por um moderador:

João Leite

Membro Ativo
Hotel
O hotel é grande, tem umas boas condições para passarmos uma estadia relaxada. É composto por 3 complexos, eu fiquei no 2, acho que é o melhor porque está mais perto da recepção dos restaurantes. Tem áreas verdes com varias palmeiras, a arquitectura do hotel é bonita tem 3 piscinas e uma sala de espectáculos. Trabalha lá uma Portuguesa, falei com ela e sinceramente não gostei, houve uma situação e ela não quis saber:eek: É um bom hotel, quem escolher este escolhe bem:D


Tem uma loja onde se pode comprar umas lembranças

 
Última edição por um moderador:

João Leite

Membro Ativo
Quarto

O quarto é bastante espaçoso, tem um sofá, o ar condicionado portou-se sempre bem, a limpeza deixava muito a desejar, foi um ponto que já me tinham avisado.
Gosto dos pormenores dos azulejos, passei umas noites tranquilas, sem barulhos, tinha uma varanda com uma vista espectacular.:D Adorei!!!!


Esta era a vista do quarto.:)


O hotel tem 3 piscinas, numa delas é onde tem a animação, só lá fui uma vez no dia que foi a festa da espuma, foi muito fixe. A outra piscina é mais calma, foi onde passei as tardes. Nem gosto muito de piscina, mas esta valia a pena aproveitar. A temperatura da água era caldo, para relaxar e estar sossegado era o ideal. Ainda tem outra piscina mais pequena ao lado. As bebidas que os bares serviam eram muito fracas, só bebia gin e água.
 
Última edição por um moderador:

João Leite

Membro Ativo

Praia
A praia é privada, tem muitas espreguiçadeiras, mas não são suficientes para toda a gente, como eu ia muito cedo para a praia nunca tive problema, mesmo durante a tarde arranjei sempre quando apetecia estar na praia. Nota-se o abuso de certos clientes, principalmente na zona das piscinas. Marcavam as espreguiçadeiras e não metiam lá os pés, voltam ao fim do dia para recolher a toalha:eek:.
A temperatura da água é boa, o mar teve um ou outro dia que estava mais agitado mas foi sempre muito calmo. Tem uma extensão enorme de areal, é bom para dar umas caminhadas, mesmo o calçadão é muito porreiro para correr. Eu gostei de correr lá, ia até à marina e até a zona do hotel Be Live, adoro correr com o mar ao lado e é tudo tranquilo.
Podemos contemplar as montanhas da Argélia logo ali ao lado
Houve um dia que também teve animação na praia, toda a gente se divertiu:). Tem uma barraca de apoio que serve bebidas, muito útil.
Reparei que existe muita segurança na praia, havia policia à paisana, os vendedores andam no areal não chateiam ninguém, mas houve um que veio para a zona das espreguiçadeiras e apareceu logo um policia que lhe pediu a identificação, podemos nem reparar mas há muita vigilância.
O clima durante o dia é muito quente, as vezes ficava nublado, durante a noite é muito húmido, deixava as toalhas na varanda para secarem, de manhã estavam todas húmidas. Como já estive em Palma e é tudo Mediterrâneo achei estranho ser assim em Saidía, de madrugada vinha à varanda e as cadeiras estavam todas molhadas, até parecia que tinha chovido. Deve ser por isso que existem baratas pelo hotel, devido à humidade.
 
Última edição por um moderador:

João Leite

Membro Ativo
Última edição por um moderador:

João Leite

Membro Ativo
A praia era sempre limpa


Alimentação
Este foi o ponto fraco do hotel, eu que nem sou esquisito e até gosto de provar outros sabores, mas comida Marroquina não:confused:.
O meu estômago ainda aguentou 3 dias, mas a partir do 4° dia foi diarreia e um mau estar:(. Mas isto é geral, a minha esposa também andou mal e praticamente toda a gente do nosso voo se queixava.
Os pequenos almoços eram fracos, só comia leite com cereais. Os almoços e jantares eram praticamente repetidos, havia paella, mas era só arroz, o marisco nem vê-lo. A carne, as massas, era tudo sem sabor ou tudo picante. Só o frango, as sardinhas na brasa, as
omeletes e os hambúrgueres (quando havia) eram bons, de resto era a comida tradicional de Marrocos.
As sobremesas eu só comia kiwi, havia bolos mas como não sou adepto não comia. Achei curioso o facto de haver cascas de ananás a decorar a zona das sobremesas, mas ananás para se comer nem vê-lo :)

Ao jantar os animadores iam lá entreter o pessoal, eles esforçam-se bastante, são todos porreiros. Toda a equipa de animação foi fantástica, grande parte deles eram Brasileiros, falava muito com eles e eram muito simpáticos, sempre com um sorriso e gostavam muito de nós. Só por eles já vale ir para o Iberostar, tenho-os no coração:)


Como já referi as bebidas dos bares também eram fracas, as caipirinhas e os mojitos eram péssimos, nem sei se o mau estar também vinha das bebidas. A partir do 4 dia só bebi água e as vezes pedia um gin.
 
Última edição por um moderador:

João Leite

Membro Ativo

Existe restaurantes temáticos, fui a dois, o Marrakech ao pé da piscina ao ar livre foi top, este era de peixe, tinha sardinhas e dourada a assar na hora, optei pela dourada e foi o melhor jantar das férias, soube pela vida, acompanhado de um vinho tinto foi top


O outro restaurante temático que fui foi o Oki, era Japonês e valeu pelo show cooking, foi muito fixe


Houve sempre animação á noite, mas sinceramente nunca assisti a nada, preferia dar uma caminhada até a marina ou ficava na zona das piscinas a conversar com pessoal que conheci na marina, tem lá alguns vendedores e tem alguns restaurantes e umas discotecas, é uma zona com muito movimento


Houve a noite branca na zona da piscina

 
Última edição por um moderador:

João Leite

Membro Ativo
Oujda

Fiz a excursão a Oujda, gostei bastante:) o nosso guia o Ché é muito porreiro, durante a viagem vai falando do dia-a-dia do povo Marroquino, as histórias do contrabando e as situações na fronteira da Argélia. Mas só saindo do hotel é que temos a noção da pobreza daquele povo. Fomos visitar a Medina e já ficamos com uma ideia de Marrocos:D

Mete confusão ver a maneira como tratam da carne, mas já é da cultura deles:eek::D

 
Última edição por um moderador:

João Leite

Membro Ativo
[GALLERY=media, 76391]IMG_20170815_103912 por João Leite em 11 Nov 2017 at 18:00[/GALLERY]

Quando estávamos a regressar ao hotel, paramos numa farmácia berbere, querem é ganhar uns trocos a vender o óleo de Argan, dizem eles que fazem milagres até o Ché disse que nunca foi ao médico:) se estivesse doente ou com dores ía lá e ficava novo.

 
Última edição por um moderador:

João Leite

Membro Ativo

Lá a regra de transito é uma "desenrasca-te" não respeitam nada nem ninguém:D assisti a um acidente.


Havia a excursão a Fez mas eram 4 horas de viagem para cada lado, para mim estava fora de questão.
Havia também excursão a Nador, sem guia, mas disseram-me que não valia a pena ir, era um mercado de contrafação, também não fui.

Na viagem de regresso ao Porto o voo estava marcado para as 01:25, mais uma vez foi tudo rápido, não havia nenhum voo além do nosso, mas o voo atrasou 02:30h:mad::mad:
Só partimos às 04:00h, chegamos ao Porto às 05:30h, depois mais 45m á espera das malas, foi muito cansativo não dormimos nada:( mas correu tudo bem foi o mais importante;)

Foi oferecido o mesmo snack no regresso


Tirando a parte da alimentação, Saidía é um excelente destino de férias, para quem procura sossego e quer passar uns dias tranquilo é uma boa opção. Não há problema nenhum relativo a segurança, na praia os vendedores não chateiam ninguém, mesmo não comprando nada eles gostam muito de nós, saúdam-nos e estão sempre de sorriso nos lábios;). São pobres mas são alegres, eu pelo menos fiquei com esse sentimento.
Conheci 2 casais, um deles é quase vizinho, desde o 2° dia andamos sempre juntos, só isso já valeu a viagem.
O pessoal dos bares, os animadores, tudo gente simpática, houve algumas histórias que passei com eles, era só diversão:cool::), fiz amigos, chegava a dar bebidas aos seguranças, um deles ofereceu-me um porta chaves, tudo gente que guardo no coração:rolleyes:
A cultura gostei de conhecer, um País tão perto de nós e tão diferente. Saidía tem tudo para daqui a uns anos ser um destino de topo, tem de evoluir, mudar algumas coisas, andam a construir um Aquaparque mesmo em frente ao hotel. Passa tudo rápido, num futuro gostava de voltar, aproveitei o melhor o que a Cidade tem para oferecer:)
Quem estiver a pensar ir a Saidía, espero que o report ajude, e se tiverem alguma dúvida não hesitem em perguntar:)
Espero que gostem, um grande abraço a todos e um Bom Ano cheio de viagens:p:D

 
Última edição por um moderador:

ploferreira

Administrador
Staff
Olá João.
Que belo report, com informação detalhada e muitas fotos :)
O hotel parece ter umas arestas a limar, mas no geral é um destino muito interessante com tudo para ter umas excelentes férias.
Continuação de boas viagens ;)
 

Bee

Membro Conhecido
Marrocos continua a ser daqueles destinos que não me atrai mesmo!
Mesmo assim gostei muito de ler este relato.
É sempre bom obter informações isentas! Tanto sabemos o que correu bem como o que correu menos bem. Vou continuar a trabalhar a minha mente para, quem sabe, um dia, me aventurar por Marrocos. Muito obrigada pela partilha @João Leite
 

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá.

Muito obrigado pela partilha :) Apesar de ser um destino que não me diz muito, é sempre bom ver estas imagens :D

Boas viagens :)
 
Última edição por um moderador:

João Leite

Membro Ativo
Marrocos continua a ser daqueles destinos que não me atrai mesmo!
Mesmo assim gostei muito de ler este relato.
É sempre bom obter informações isentas! Tanto sabemos o que correu bem como o que correu menos bem. Vou continuar a trabalhar a minha mente para, quem sabe, um dia, me aventurar por Marrocos. Muito obrigada pela partilha @João Leite
Olá Bee:) ainda bem que gostou do meu testemunho. Se for a Marrocos de certeza que vai gostar:D é uma cultura fascinante:p.

Olá.

Muito obrigado pela partilha :) Apesar de ser um destino que não me diz muito, é sempre bom ver estas imagens :D

Boas viagens :)
Olá Ricardo, eu gostei bastante, o meu estômago é que não :confused:, se fores para Saidía de certeza que vais gostar;)
 
Última edição por um moderador:
  • Gostar
Reações: Bee

Anasrm

Membro
Boa noite. Desde já obrigada pelo seu report:). A viagem Saidia-Lisboa foi feita durante a madrugada, a que horas +/- saíram do hotel?! Estou a pensar ir este ano para Saïdia;)
 
Última edição por um moderador:

João Leite

Membro Ativo
Boa noite. Desde já obrigada pelo seu report:). A viagem Saidia-Lisboa foi feita durante a madrugada, a que horas +/- saíram do hotel?! Estou a pensar ir este ano para Saïdia;)
Olá Anasrm. Não sei se reparou no report mas eu saí do Porto, mas pelo que vi, pela TAP, de Lisboa sai às 22:35 e chega a Oujda às 00:05. No regresso a Lisboa sai às 23:55 e chegam às 02:30h. Penso que saí do hotel 3 horas antes.
Espero ter ajudado.:)
 
Última edição por um moderador:
Top