Novidades

[Report] Safari no fim do mundo, entre as dunas vermelhas do Kalahari

Pedro Maia

Membro Conhecido
O destino

Os que andam mais por aqui já devem ter reparado duas coisas, uma que volta e meia gosto de procurar destinos menos conhecidos, procurar novidades e de preferência fora dos circuitos comerciais, ainda que também não procure experiências muito radicais, e a outra é que ganhei o bichinho (neste caso a expressão não se podia aplicar melhor) dos safaris, acho incrível ver os animais selvagens no seu meio natural, Africa é o lugar certo para isso e a Africa do Sul é um país onde há muitas opções para quem queira fazer safaris, com a possibilidade de escolher vários níveis de conforto, desde acampar até dormir nos lodges mais sofisticados, e obviamente de preço, desde os mais baratos até valores incomportáveis para o mais comum dos mortais, mas para quem não quer dormir numa tenda nem num lodge de luxo há opções intermédias que são os campos dos parques nacionais, onde há chalets com um nível de conforto muito aceitável, que permitem cozinhar se for o que se quer ou, em muitos casos, comer nos restaurantes dos campos, e tudo com preços muito razoáveis, mais baratos do que na Europa.

Por outro lado, para quem, como eu, gosta da opção do self-drive, há boas estradas, conduzir com o volante à direita não é assim tão difícil, uma pessoa habitua-se, e o preço dos combustíveis é francamente barato, este ano paguei o gasóleo a cerca de € 0,80/litro e, mais importante do que isso, há vários parques que permitem essa opção sem necessidade de experiência em condução de 4x4 (apesar deste ano ter alugado um 4x4, mas não por opção, não porque não pudesse ter ido num carro normal).

Este ano decidi arriscar e ir para o lugar mais remoto em estivemos até agora, ia com algum receio por irmos mesmo para um fim do mundo, sem saber exactamente as condições que íamos encontrar e sobretudo sem ter a certeza de que o resto da família ia gostar.

O parque para onde fomos, que já tinha debaixo de olho há algum tempo (o ano passado esteve quase para ser mas para o último vôo só conseguia ficar em lista de espera, por isso não arrisquei), foi o Kgalagadi Transfrontier Park, um parque partilhado entre a Africa do Sul e o Botswana, se bem que na parte do Botswana só há ou lugares onde acampar ou dois lodges de luxo, hipóteses que estavam fora de questão, além de que as estradas, só para 4x4, têm que ser feitas com pelo menos dois carros, o que não é necessário é formalidades de fronteira se depois se voltar a sair pela Africa do Sul.

Além da incerteza sobre as a condições e de ser um lugar muito mais selvagem do que qualquer outro onde já tínhamos estado, muito mais do que o Kruger para dar um exemplo, tinha algum receio de que o resto da família se aborrecesse porque este parque, situado numa região semi-árida, na parte sul do deserto do Kalahari, não tem alguns dos animais mais emblemáticos de Africa, espécies mais dependentes de água como é o caso dos elefantes, hipopótamos, búfalos, rinocerontes, zebras ou crocodilos.

No entanto, além de irmos conhecer paisagens completamente diferentes das de outros lugares por onde já andámos, o Kgalagadi tem fama de ser um lugar excelente para ver predadores, e isso era um atractivo suplementar que podia compensar a falta daquelas espécies que normalmente se vêm nos parque africanos, por isso arrisquei, comprei os vôos, marquei as dormidas e depois foi a longa espera de vários meses até chegar a data da partida.

Só posso antecipar que valeu completamente o risco, foi um dos lugares que mais gostei de conhecer até hoje e correu tudo bem, toda a família gostou e isso é o mais importante (em resumo, safei-me de boa…).

Em termos de localização, o Kgalagadi fica, no que diz respeito à Africa do Sul, na região do Northern Cape, a maior e mais despovoada província da Africa do Sul, neste mapa podem ver onde fica o parque, que faz fronteira com a Namíbia e, como já disse, se estende também em parte pelo Botswana.

ai.imgur.com_BdRx4gb.jpg


Antes de passar à viagem e como o texto já vai longo, deixo aqui algumas fotos, todas estas tiradas pela minha filha (depois vou pôr fotos minhas, dela e da minha mulher e em máquinas diferentes, daí algumas diferenças de formato):

ai.imgur.com_ujB3tQ1.jpg


ai.imgur.com_zC1d3Hf.jpg


ai.imgur.com_Z7ZZACB.jpg


ai.imgur.com_rs7HwgH.jpg


ai.imgur.com_f42bW5b.jpg


ai.imgur.com_8fC9qTP.jpg


ai.imgur.com_Xko7jmJ.jpg


ai.imgur.com_u3INyhh.jpg


ai.imgur.com_bbWdLWV.jpg


ai.imgur.com_F0nP6wW.jpg


ai.imgur.com_uOXKt0Q.jpg


ai.imgur.com_LwSOGPC.jpg


ai.imgur.com_ih4Alnp.jpg


ai.imgur.com_c1sdNxN.jpg


ai.imgur.com_fSgckG8.jpg


ai.imgur.com_HvYEqsQ.jpg


ai.imgur.com_tCWhqM5.jpg
 

Bruxinha viajante

Membro Ativo
É isto que este Portal tem de espectacular, há viagens para todos os gostos :) apesar de não ser o meu tipo de viagem, adoro animais e adoro ver estes reports menos comuns ;)
 

Pedro Maia

Membro Conhecido
A viagem

A viagem para o Kgalagadi é longa, com duas escalas, comprámos os bilhetes à South African e fizemos Lisboa-Munique (TAP), Munique-Joanesburgo (SAA), Joanesburgo-Upington (Airlink) e na volta a mesma coisa só que o vôo intercointinental foi via Londres.

A South African está basicamente ao nível das companhias aéreas europeias, de registar pela negativa só a antipatia das hospedeiras no vôo Munique-Joanesburgo (e nos vôos internos da Airlink, que penso que pertence à SAA e na qual já tínhamos voado antes).

Depois de Upington até ao Kgalagadi são cerca de 250km de estrada boa, na sua maior parte deserta, com retas enormes e a partir de certa altura entra-se na rota das dunas vermelhas e a paisagem começa a ficar espectacular.

Antes disso fomos a um centro comercial em Upington abastecer-nos de comida para os pequenos almoços e almoços dentro do parque, no lodge onde íamos ficar e nos campos dentro do parque há lojas mas com produtos limitados, e também comprámos carne e carvão para fazer churrasco, os chalets estão todos equipados para churrasco porque esse é o convívio nacional da Africa do Sul, o Braai, e desta vez decidimos aderir em dois dos jantares.

Entrada do aeroporto de Upington desde a pista, é um aeroporto pequeno que só recebe vôos de meia dúzia de cidades:

ai.imgur.com_PO3IKzc.jpg_c4ca4238a0b923820dcc509a6f75849b.jpg


Saída de Upington

ai.imgur.com_ilrgBHK.jpg_c4ca4238a0b923820dcc509a6f75849b.jpg


Já na estrada, retas intermináveis:

ai.imgur.com_wpx9Jzf.jpg_c4ca4238a0b923820dcc509a6f75849b.jpg


A única povoação, por assim dizer, entre Upington e o parque é Ashkhm a uns 70km da entrada (e mesmo assim fora da estrada), onde convém parar para encher o depósito, no parque há bombas nos 3 campos principais mas nem sempre é garantido que exista o combustível que se quer.

Trading Post em Askham:

ai.imgur.com_tzXhXCV.jpg_c4ca4238a0b923820dcc509a6f75849b.jpg


O nosso bólide, desta vez aluguei um 4x4 com mudanças manuais, como disse um 4x4 não é fundamental pelo menos na época seca mas é melhor do que um carro normal e como não ia conduzir em cidade experimentei guiar à direita com mudanças, mais prego menos prego correu bem.

ai.imgur.com_96VsnWe.jpg_c4ca4238a0b923820dcc509a6f75849b.jpg


Esta parte da estrada já é na rota das dunas vermelhas:

ai.imgur.com_jvxjJX7.jpg_c4ca4238a0b923820dcc509a6f75849b.jpg


Um lago salgado pelo caminho:

ai.imgur.com_1MsiZEn.jpg_c4ca4238a0b923820dcc509a6f75849b.jpg


ai.imgur.com_bRQcS5g.jpg_c4ca4238a0b923820dcc509a6f75849b.jpg


Há que contar com animais na estrada, sobretudo se se conduzir à noite, é uma pena mas vêem-se bastantes animais atropelados, os sinais esses são curiosos, diferentes dos que estamos habituados a ver:

ai.imgur.com_nEEbXPp.jpg_c4ca4238a0b923820dcc509a6f75849b.jpg


Por diversas razões ficámos a dormir fora do parque (com excepção de uma noite, se voltar fico mais tempo dentro) no Kgalagadi Lodge, a 5km da entrada, onde têm uns chalets muito confortáveis, um restaurante onde se come muito bem, fundamentalmente carne sempre regada com bons vinhos sul africanos, tudo a bom preço em cima duma duna vermelha, a cor da areia é impressionante.

O Kgalagadi Lodge:

ai.imgur.com_50QY7Tq.jpg_c4ca4238a0b923820dcc509a6f75849b.jpg


ai.imgur.com_sXCmBcn.jpg_c4ca4238a0b923820dcc509a6f75849b.jpg


O nosso chalet da primeira noite (a segunda noite dormimos no parque e depois voltámos mais 3 noites para o lodge):

ai.imgur.com_bfarUFq.jpg_c4ca4238a0b923820dcc509a6f75849b.jpg


Amanhecer do primeiro dia da varanda do nosso chalet com vista para o Botswana, nesta altura do ano, inverno, é a época seca, durante o dia a temperastura anda pelos vinte e picos, num dia passou dos trinta graus, mas à noite pode descer bem abaixo de zero, no último dia às 7 da manhã estavam -2º.

ai.imgur.com_hAxpGzj.jpg_c4ca4238a0b923820dcc509a6f75849b.jpg


E, finalmente, dentro do parque, que nesta altura do ano se pode visitar entre as 7:00 e as 18:30:

ai.imgur.com_EWhX4L0.jpg_c4ca4238a0b923820dcc509a6f75849b.jpg
 

d3ci0

Membro Conhecido
Muito obrigado pela partilha!!!
Deve ter sido uma viagem espectacular! Adorava ver a natureza tão próxima:rolleyes::rolleyes::rolleyes:
Belas fotos!
 

euzinha

Membro Ativo
ADOREI !!!!!!! @Pedro Maia :D:D:D:D. Essas cores são únicas e só as conseguimos ver no Continente africano... O pôr do sol é algo único...e conseguir observar os animais selvagens no seu habitat é maravilhoso...
Muito obrigado por esta partilha :D:D:D
Boas viagens:D
 

rmonteiro

Membro Conhecido
Uma grande experiência !!
Ainda não está nos meus planos, mas um Safari é algo que realmente irei ter que fazer.
Obrigado pela partilha. Realmente há viagens para todo o tipo de gosto e feitios ! :);)
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Adorei as fotos dos animais e gostei muito dessa estrada nas dunas ;)
Deve ter sido uma experiência TOP!
Espero qualquer dia fazer algo do género :D
 

Pedro Maia

Membro Conhecido
Obrigado pelos comentários, mas a viagem ainda vai no princípio;).

O Parque

O Kgalagadi Transfrontier Park tem basicamente duas estradas principais que partem do campo onde está a sede do parque, Twee Rivieren, estradas essas que acompanham os leitos de dois rios secos, à direita a estrada do rio Nossob, que acompanha, na outra margem, a fronteira com o Botswana, e à esquerda a estrada do rio Auob, que termina na fronteira com a Namíbia. Existem depois duas estradas que unem aquelas duas, a Lower e a Upper Dune Road:

ai.imgur.com_lKRPjun.jpg


Twee Rivieren é o campo principal, o único que tem restaurante, depois há mais dois campos com vedação, Nossob e Mata Mata, onde além de não haver restaurante não há electricidade entre as 22:00 e as 5:00.

Existem depois outros campos não vedados par quem gosta de um contacto ainda mais intenso com a natureza.

Ao longo das estradas existem algumas zonas de picnic, com casa de banho, mas como não são vedados é melhor olhar bem à volta e debaixo das mesas, dos bancos e das árvores antes de sair do carro porque não é raro que esteja um leão a aproveitar a sombra e não convém entrar na ementa do picnic dele…

As estradas são todas de terra e areia e é aconselhável baixar o ar dos pneus antes de entrar, até por uma questão de conforto porque nem sempre as estradas estão arranjadas. O limite máximo de velocidade é de 50km/h mas fazem-se médias muito mais baixas, com o que há para ver.

E agora vou deixar-me de conversas e passo ao que interessa verdadeiramente, que são os animais, que começámos a ver pouco depois de entrarmos na estrada que nos ia levar a Nossob, onde íamos dormir uma noite, 162km, dos quais os últimos 100 com a estrada em péssimo estado, com paragens para comer e ver os animais pelo caminho demorámos umas 7 horas.

A primeira gazela springbock, o símbolo do rugby sul-africano:

ai.imgur.com_5RgOZ6P.jpg_c4ca4238a0b923820dcc509a6f75849b.jpg
As primeiras avestruzes, macho e fêmea:

ai.imgur.com_FaVduDm.jpg_c4ca4238a0b923820dcc509a6f75849b.jpg

ai.imgur.com_F7ObhuL.jpg_c4ca4238a0b923820dcc509a6f75849b.jpg

Os primeiros orix:

ai.imgur.com_lb2VvmF.jpg_c4ca4238a0b923820dcc509a6f75849b.jpg

ai.imgur.com_AtRUaeN.jpg_c4ca4238a0b923820dcc509a6f75849b.jpg

ai.imgur.com_bKsfLk3.jpg_c4ca4238a0b923820dcc509a6f75849b.jpg

ai.imgur.com_eEmRbKv.jpg_c4ca4238a0b923820dcc509a6f75849b.jpg

Os primeiros chacais:

ai.imgur.com_u7CxnoL.jpg_c4ca4238a0b923820dcc509a6f75849b.jpg

ai.imgur.com_iwCAFQ2.jpg_c4ca4238a0b923820dcc509a6f75849b.jpg

ai.imgur.com_0i5PFwq.jpg_c4ca4238a0b923820dcc509a6f75849b.jpg

A primeira luta

ai.imgur.com_8W4Nd9G.jpg_c4ca4238a0b923820dcc509a6f75849b.jpg


ai.imgur.com_TyulpAq.jpg_c4ca4238a0b923820dcc509a6f75849b.jpg


ai.imgur.com_TyulpAq.jpg_c4ca4238a0b923820dcc509a6f75849b.jpg
 
Última edição por um moderador:

Pedro Maia

Membro Conhecido
A caminho do campo de Nossob, as coisas começaram a ficar interessantes quando vimos este gavião, que caçou um rato (ok, não foi uma caçada dum leão mas também conta:

ai.imgur.com_AgPNDty.jpg_c4ca4238a0b923820dcc509a6f75849b.jpg


ai.imgur.com_SFY3p2T.jpg_c4ca4238a0b923820dcc509a6f75849b.jpg


ai.imgur.com_TJCyZ6u.jpg_c4ca4238a0b923820dcc509a6f75849b.jpg


ai.imgur.com_ylXcW6t.jpg_c4ca4238a0b923820dcc509a6f75849b.jpg


ai.imgur.com_QWfaRDk.jpg_c4ca4238a0b923820dcc509a6f75849b.jpg


ai.imgur.com_3SPOhXc.jpg_c4ca4238a0b923820dcc509a6f75849b.jpg


O resto do caminho até Nossob foi tranquilo apesar dos últimos 100km da estrada terem sido os piores que apanhámos no parque, foi um bocado massacrante mas fomos desfrutando da paisagem e parando para ver os animais e tirar algumas fotos.

ai.imgur.com_LugDW1h.jpg_c4ca4238a0b923820dcc509a6f75849b.jpg


ai.imgur.com_DVHLxtp.jpg_c4ca4238a0b923820dcc509a6f75849b.jpg


ai.imgur.com_1ucijyV.jpg_c4ca4238a0b923820dcc509a6f75849b.jpg


ai.imgur.com_vRW6CJi.jpg_c4ca4238a0b923820dcc509a6f75849b.jpg


ai.imgur.com_roFOyLu.jpg_c4ca4238a0b923820dcc509a6f75849b.jpg


ai.imgur.com_qsAsUFP.jpg_c4ca4238a0b923820dcc509a6f75849b.jpg


ai.imgur.com_qhbh1me.jpg_c4ca4238a0b923820dcc509a6f75849b.jpg


Chegados a Nossob foi necessário designar um "voluntário" para sair do carro em território de leões para abrir o portão.

ai.imgur.com_1g9JvBh.jpg_c4ca4238a0b923820dcc509a6f75849b.jpg
 

Sandro Trigo

Membro Conhecido
Pedro, bastante interessante esta vossa viagem, com fotos de grande qualidade (e belas), que praticamente só a beleza de África consegue transmitir !!!

Deduzo que utilizes câmaras de boa qualidade e um tripé, pois algumas fotos com essa qualidade (e com esse zoom) só assim devem ter sido captadas.

Deixo aqui este pergunta: Os reports desde já há algum tempo atrás não eram só partilhados quando estavam completamente concluídos ? Seria mais interessante assim sendo.

Muito obrigado por esta fantástica partilha e ficamos a aguardar o desenrolar deste teu (vosso) report.
 

Pedro Maia

Membro Conhecido
Pedro, bastante interessante esta vossa viagem, com fotos de grande qualidade (e belas), que praticamente só a beleza de África consegue transmitir !!!

Deduzo que utilizes câmaras de boa qualidade e um tripé, pois algumas fotos com essa qualidade (e com esse zoom) só assim devem ter sido captadas.

Deixo aqui este pergunta: Os reports desde já há algum tempo atrás não eram só partilhados quando estavam completamente concluídos ? Seria mais interessante assim sendo.

Muito obrigado por esta fantástica partilha e ficamos a aguardar o desenrolar deste teu (vosso) report.
Africa tem algo que é difícil de descrever e que não se encontra em mais nenhum lugar.

As máquinas são razoáveis, nada de extraordinário, mas num lugar como este era bom ter objectivas ainda com mais alcance, isso e conhecimentos de fotografia, que nenhum de nós tem.

Tripé náo dá para usar, não se pode sair do carro (nem sequer é permitido alguém inclinar-se na janela) a não ser nas zonas de picnic, que não são vedadas, e nos campos. é preciso ir apoiando o melhor possível na janela do carro

Quanto à questão dos reports é com cada um, no meu caso se é um report mais extenso prefiro ir publicando, quem quiser segue a história, quem não quiser lê no fim (ou não lê;)).
 
Última edição por um moderador:

Pedro Maia

Membro Conhecido
Na noite que passámos em Nossob fizémos um churrasco (ou melhor, este foi feito pela minha mulher e pelo meu filho), bem regado, como todos os jantares das nosss férias, por um magnífico vinho sul-africano.

1.jpg


Depois do jantar dirigimo-nos ao "hide", uma estrutura elevada de madeira com bancos e uma abertura que dá para fora do campo, com vista para o bebedouro que se encontra a uns 15/20m e que é iluminado (enquanto há electricidade, que em todo o campo é desligada entre as 22:00 e as 5:00).

O bebedouro de Nossob costuma proporcionar excelentes avistamentos de predadores uma vez que o campo está em pleno território de leões.

A verdade é que o bebedouro correspondeu inteiramente às expectativas, quando chegámos estavam dois leões a beber água, uma fêmea, que se foi logo embora, e um macho enorme, de juba bem negra, que ficou um pouco connosco e depois foi marcar território nos arbustos mais próximos (desculpem a qualidade das fotos mas à noite é mais complicado) antes de se ir embora, não podíamos ter pedido mais do que isto.

2.jpg


3.jpg


4.jpg


Quando o leão foi embora apareceram os inevitáveis chacais, andam por todo o lado

5.jpg


Estavamos estafados pela longa viagem, primeiro desde casa até ao Parque e logo a seguir até Nossob mas ainda assim marquei o despertador para as 5 e meia da manhã, a minha filha acompanhou-me, atravessámos o campo na escuridão só com a luz da minha lanterna e quando chegámos ao "hide", que estava vazio a essa hora, fomos recompensados com a presença duma leoa com uma barriga enorme, provavelmente grávida porque me custa a crer que possa ficar com uma barriga tão grande só por comer.

6.jpg

5:30 da manhã, um frio de rachar, eu e a minha filha sózinhos a ver e a ouvir esta magnífica leoa tão perto de nós, não podia pedir mais, um momento absolutamente inesquecível.

Um vídeo da leoa, um pouco tremido ao princípio enquanto a minha filha ajeitava a máquina:


Entretanto a leoa foi à vida dela, era altura de voltar para a cama por uma horita até serem horas de voltar à estrada, para mais um momento espectacular...
 

Dsanto

Membro Conhecido
Que. De. Mais :rolleyes:
Tanto que não consegui passar sem parar só para dizer que aguardo ansiosa pelo resto do report!!!
Um safari faz parte dos sonhos há imenso tempo...
 

Sandro Trigo

Membro Conhecido
Africa tem algo que é difícil de descrever e que não se encontra em mais nenhum lugar.

As máquinas são razoáveis, nada de extraordinário, mas num lugar como este era bom ter objectivas ainda com mais alcance, isso e conhecimentos de fotografia, que nenhum de nós tem.

Tripé náo dá para usar, não se pode sair do carro (nem sequer é permitido alguém inclinar-se na janela) a não ser nas zonas de picnic, que não são vedadas, e nos campos. é preciso ir apoiando o melhor possível na janela do carro

Quanto à questão dos reports é com cada um, no meu caso se é um report mais extenso prefiro ir publicando, quem quiser segue a história, quem não quiser lê no fim (ou não lê;)).

Pedro, eu é que deduzia que era obrigatório desde há algum tempo atrás efectuar-se mesmo um "pré-report".

Assim sendo vamos vendo o teu report por capítulos que também é interessante.

Na noite que passámos em Nossob fizémos um churrasco (ou melhor, este foi feito pela minha mulher e pelo meu filho), bem regado, como todos os jantares das nosss férias, por um magnífico vinho sul-africano.

Visualizar anexo 141304

Depois do jantar dirigimo-nos ao "hide", uma estrutura elevada de madeira com bancos e uma abertura que dá para fora do campo, com vista para o bebedouro que se encontra a uns 15/20m e que é iluminado (enquanto há electricidade, que em todo o campo é desligada entre as 22:00 e as 5:00).

O bebedouro de Nossob costuma proporcionar excelentes avistamentos de predadores uma vez que o campo está em pleno território de leões.

A verdade é que o bebedouro correspondeu inteiramente às expectativas, quando chegámos estavam dois leões a beber água, uma fêmea, que se foi logo embora, e um macho enorme, de juba bem negra, que ficou um pouco connosco e depois foi marcar território nos arbustos mais próximos (desculpem a qualidade das fotos mas à noite é mais complicado) antes de se ir embora, não podíamos ter pedido mais do que isto.

Visualizar anexo 141305

Visualizar anexo 141306

Visualizar anexo 141307

Quando o leão foi embora apareceram os inevitáveis chacais, andam por todo o lado

Visualizar anexo 141308

Estavamos estafados pela longa viagem, primeiro desde casa até ao Parque e logo a seguir até Nossob mas ainda assim marquei o despertador para as 5 e meia da manhã, a minha filha acompanhou-me, atravessámos o campo na escuridão só com a luz da minha lanterna e quando chegámos ao "hide", que estava vazio a essa hora, fomos recompensados com a presença duma leoa com uma barriga enorme, provavelmente grávida porque me custa a crer que possa ficar com uma barriga tão grande só por comer.

Visualizar anexo 141309
5:30 da manhã, um frio de rachar, eu e a minha filha sózinhos a ver e a ouvir esta magnífica leoa tão perto de nós, não podia pedir mais, um momento absolutamente inesquecível.

Um vídeo da leoa, um pouco tremido ao princípio enquanto a minha filha ajeitava a máquina:


Entretanto a leoa foi à vida dela, era altura de voltar para a cama por uma horita até serem horas de voltar à estrada, para mais um momento espectacular...


Pedro, que gratificante (e saboroso) deve ter sido esse jantar de carninha e maçarocas grelhadas !!!

Estas visualizações nocturnas destes predadores são magníficas !!!
 
Última edição por um moderador:

Pedro Maia

Membro Conhecido
Pedro, que gratificante (e saboroso) deve ter sido esse jantar de carninha e maçarocas grelhadas !!!

Estas visualizações nocturnas destes predadores são magníficas !!!
Tudo 5 estrelas, o jantar e tudo o resto, e o melhor está para vir, continua já a seguir...
 

Pedro Maia

Membro Conhecido
De manhã o sol batia no nosso chalet no meio do campo de Nossob.

c1.jpg


Cerca das 7:15 passamos o portão em direcção a norte (nesta altura do ano os portões abrem às 7:00) com a idéia de ir até ao bebedouro mais próximo e estacionar a ver os animais que vão aparecendo para beber água enquanto tomávamos o pequeno almoço dentro do carro, à espera de ver alguma coisa interessante.

Afinal o pequeno almoço teve que esperar porque uns 2km depois de sairmos do campo vimos uma cauda com uma curva na ponta, que parecia ser de um felino, talvez um leopardo, mas vendo melhor era um dos animais que mais queríamos ver, que nunca tínhamos visto, uma chita, e melhor ainda, não era uma mas sim quatro e só estamos nós nesse lugar, nem mais um carro à vista.

c2.jpg


Era uma mãe e três crias já crescidas, esta é a mãe:

c3.jpg



c4.jpg


Ficámos bastante tempo a ver as chitas a correr, a brincar, às vezes a descansar e depois a correr novamente, são uns animais incríveis e foi uma sorte incrível.

c5.jpg


c6.jpg


c7.jpg


c8.jpg


c9.jpg


c10.jpg


c11.jpg


c12.jpg


Durante todo o tempo estava um gnu um pouco mais afastado mas as chitas não demonstraram nenhum interesse nele e nunca se aproximaram.

c13.jpg


c14.jpg


c15.jpg


De repente, as chitas começaram a parecer nervosas

c17.jpg


c18.jpg


c19.jpg


E desataram a correr, só que desta vez já não era na brincadeira

c20.jpg


c21.jpg
 
Última edição por um moderador:
Top