Novidades

[Report] S. Tomé - turismo e realidade

Zé Pinho

Membro Conhecido
Por norma viajo para conhecer: povos, culturas, sabores e saberes. Lazer qb para compensar.
S. Tomé e Príncipe já muitas vezes agendado, outras tantas adiado até que surgiu uma oportunidade de integrar um projecto de turismo e voluntariado.
Programa: 9 noites - 20 a 29 de Outubro 2015
Base: Clube Santana
Voos: TAP, saída de Lisboa com escala de 1 hora em Acra (Gana) e regresso pelo mesmo percurso.
Tudo tratado decidi que valeria a pena ficar por mais 5 noites, até 3 de Novembro, com estadia no Miramar Pestana de S. Tomé na esperança, gorada, de visitar a Ilha do Príncipe.
Saída de Lisboa com ligeiro atraso recuperado no decorrer da viagem tranquila até Acra. 5 horas e meia de voo. Uma hora de escala sem sair da aeronave e lá rumámos mais hora e meia até S. Tomé.
Serviço normal e competente a bordo. De notar que de Acra a S. Tomé o voo foi literalmente tomado de assalto por passageiros mais habituados a viajar de carroça tal o estado de limpeza em que deixaram o avião. Papeis, copos , latas e outros, tudo para o chão. :mad:
(In)culturas...
AEROPORTO
AERONAVE - MALANGATANA
Pisar a terra quente e húmida de S. Tomé é uma experiência fantástica mesmo para quem a África desde há muito faz parte do seu roteiro turístico.
Aeroporto com deficientes infraestruturas. A chegada das malas é desesperante. A passagem pelos funcionários alfandegários um martírio pela falta de gentileza e generosa arrogância com que nos recebem como se fossemos contrabandistas . Éramos um grupo de 10 voluntários que pagámos as nossas viagens e estadias e ainda levámos imenso material para escolas e comunidades além do tempo quase todo ocupado em acções de voluntariado. Queriam apreender-me 2 equipamentos completos de futebol para miúdos .
Mas adiante. À nossa espera a simpática Samantha do Clube Santana que nos acompanhou no minibus e nos mimou com água fresca e toalhas humedecidas com essência de limão para mitigar o calor sufocante e húmido de S. Tomé. Um mimo que surpreendeu.
Breve passagem pela capital rumo a sul. 15 kms depois abandonámos o esburacado asfalto e seguimos floresta dentro pela propriedade do Clube Santana onde já chegámos noite fechada.
Recepção simpática e sem demoras. Bagagem no bungalow amplo e confortável onde já funcionava o ar condicionado e com água e bananas frescas no frigorifico diáriamente repostas.
Banho rápido que o calor pedia refresco e rumámos ao restaurante porque o estômago já reclamava. Serviço na esplanada com vista para a baía e uma ementa de elevada qualidade. Não vou esquecer o polvo gratinado, tenro e suculento que serviram como entrada.
O Clube Santana é composto por 3 dezenas de bungalows dispersos por imensa área ajardinada e arborizada impecavelmente tratada com praia privativa de areia fina numa baía tranquila, mar calmíssimo, água transparente de um azul turquesa magnifico e temperatura sempre apetecível ou não estivéssemos no equador.
Possui 2 restaurantes, um deles junto à praia onde servem almoços e o jantar de sábados com música ao vivo (Kalu Mendes).
Pequenos almoços muito apeteciveis, frutas tropicais e sumos naturais deliciosos, uns mini croissants de fazer crescer água na boca...
CLUBE SANTANA - PISCINA , SOLÁRIO, BAÍA E PRAIA
CLUBE SANTANA - Vista Nocturna a partir do restaurante da Praia
Os dias seguintes foram ocupados em saídas diárias bem matutinas para escolas e comunidades locais pelo interior da ilha onde fizemos variadíssimas acções de formação e sensibilização junto de professores, alunos e população.
Visitámos as Roças Anselmo Andrade , Água Izé, S. João dos Angolares, Agostinho Neto (ex-Rio do Ouro), Saudade e Monte Café onde visitámos o Museu do Café .
Visitámos ainda localidades como Trindade, Guadalupe, Neves, Sta Catarina, Ribeira Afonso, Porto Alegre, Riboque Santana, Praia do Inhame, Lagoa Azul, Praia de Anambó, Mocumbli, Casa Museu e restaurante onde nasceu Almada Negreiros.
As deslocações para as actividades de voluntariado permitiram assimilar a verdadeira essência de S. Tomé e das suas gentes.
A paisagem natural onde impera a floresta tropical, verde e exuberante, rica de cores e odores, que nos oferece a inigualável qualidade das suas frutas exóticas (7 qualidades de banana, fruta pão, jaca, manga...) e a beleza deslumbrante de flores multicoloridas, fazem de S. Tomé um destino turístico de natureza ainda pouco aproveitado mas a merecer ser desbravado enquanto não for tomado de assalto por interesses imobiliários mais interessados em sol e praia.
Recusei ir ao Ilhéu das Rolas para uma visita relâmpago e dei por melhor empregue o tempo a disfrutar a tranquilidade da praia e esplanada do eco resort da Praia do Inhame onde se come muito bem.
PRAIA DO INHAME
Mas S Tomé oferece outras maravilhas naturais para visitar e desfrutar como
PRAIA MALANZA
FERNÃO DIAS
BOCA DO INFERNO
LAGOA AZUL

PRAIA DO GOVERNADOR
ROÇA ANSELMO ANDRADE
COSTA NORTE A CAMINHO DE STA CATARINA
PRAIA DOS TAMARINDOS
ROÇA SAUDADE
CASCATA S. NICOLAU
ROÇA MONTE CAFÉ
ANIMAIS NA PRAIA
 
Última edição por um moderador:

Zé Pinho

Membro Conhecido
PÔR DO SOL
ILHÉU DE SANTANA - visita oferecida pelo Clube Santana
Mas S. Tomé é mais que paisagem e natureza, praias desertas, rios a que as lavadeiras emprestam um colorido de deslumbrar o olhar.


S. Tomé tem gente simples, muito jovem ,que vive - sobrevive - com o que a natureza dá.
Mas S. Tomé regrediu com a descolonização. As obras que os "colonos" lá deixaram estão totalmente destruídas
HOSPITAL DA ROÇA MONTE CAFÉ cujas instalações ainda hoje fariam inveja a muitos hospitais Portugueses, infelizmente abandonado, esventrado e saqueado.

HOSPITAL DA ROÇA AGOSTINHO NETO, quase totalmente destruído. Imponente construção de vários edifícios de que restam algumas ruínas demonstrativas da grandiosidade e qualidade da assistência que era prestada . Hoje, toda a ilha possui apenas um hospital a funcionar com elevadas carências.

S Tomé precisa de uma revolução de mentalidades.
O ritmo leve leve contrasta com o trânsito caótico e "assassino" quer no interior quer na cidade. Conduzir é andar sempre com o credo na boca e passear na cidade um exercício arriscado .
Nada funciona com um minimo de rigor. Não se respeitam compromissos. Combinar o que quer que seja e esperar pelo cumprimento do que se assumiu é uma lotaria que sai quase sempre furada.
Para finalizar e terminada que foi a tarefa de voluntariado deu-se o regresso do grupo e ficámos mais 5 dias pela cidade de S. Tomé.
Gorada a visita à Ilha do Principe pelo preços proibitivos dos voos e incerteza dos mesmos, aproveitei para conhecer o lado "urbano" de S. Tomé.
Marcado um pequeno hotel só para base de circulação - Hotel Cocoa - e com reserva confirmada, a 3 dias do inicio da estadia recebo e-mail informando que estava cheio e me levariam para o Hotel Avenida por 2 noites sendo as 3 restantes na 1ª escolha. Quando me foram buscar ao local combinado - aeroporto - levaram-me, sem aviso, para um terceiro hotel (?) Agosto Neto. Reclamei. Do H. Cocoa justificaram que o H. Avenida estava também cheio e às 7 da manhã do dia seguinte me recolhiam para o Cocoa. Subi ao quarto onde nem a mala cabia. Embora limpo mais parecia uma cela prisional. Furioso fui a pé ao H. Avenida que afinal tinha quartos vagos mas nada recomendáveis. Confirmei vaga no Miramar Pestana e mudei-me para lá. Reclamei no Booking onde fizera as reservas e foram super eficientes creditando-me o valor da pré reserva.
O Miramar Pestana também não prima pela qualidade das estrelas que ostenta. Quartos degradados, portas apodrecidas, humidade nas paredes, piscina e relvados envolventes descuidados e a precisar de urgente intervenção. Pequeno almoço esforçado mas com pouca variedade de frutas e sumos naturais tão fáceis de obter no mercado local.
Na cidade optámos por almoçar e jantar ou no Chico's Bar, no centro da cidade, um espaço agradável como restaurante e bar onde se encontram os Portugueses.
e a esplanada restaurante Papa Figos , modesto na apresentação mas sublime no peixe fresco e delicioso que nos serviam em generosas doses a preços de pires de tremoços.
A cidade desenvolve-se em largas avenidas, uma marginal ampla e a perder de vista , belos exemplares de arquitectura dita colonial mas quase tudo em deplorável estado de conservação.
Lixo, muito lixo por todo o lado.
Em jeito de balanço:
- vale a pena ir a S. Tomé. Para praia recomendam o Ilhéu das Rolas. 2 longas e penosas horas de caminho e isolamento.
No Clube Santana tem excelentes condições. Pouco concorrido. Espaço muito bem cuidado e amplo. Oferecem transfer 3 vezes por dia para a cidade além de outros mimos.
Para conhecer bem a ilha recomenda-se guia mas atenção a quem contratam. Não é fácil encontrar quem cumpra o prometido e apareça a horas.
Não recomendo nenhum porque não encontrei em nenhum o mínimo de profissionalismo. De todo modo evitar por tudo contratar o JUNIOR para não estragarem as vossas férias.
Em S. Tomé só vi que funcionasse a excelente obra social da Irmã Lúcia ,na cidade de Neves, que entre crianças e adultos acolhe e apoia cerca de 1300 pessoas - creche, infantário, escolas, oficinas, lar de dia, e a creche da Roça Monte Café.
Irmã Lúcia
Por fim uma referência a locais onde comer e visitar
ROÇA S. JOÃO DOS ANGOLARES

ESPAÇO CACAU , cidade de S Tomé ,gerido por João Carlos Silva (da Roça com os tachos) com bufet de degustação, espectáculo e música ao vivo às quintas feiras.

CASA MUSEU ALMADA NEGREIROS

o Restaurante PEMBA em Guadalupe assim como o restaurante da Praia do Inhame.
Para uma saída à noite vale a pena visitar o Pico Mocambo, galeria de arte e café bar.
Voltar a S. Tomé é um desejo para aproveitar o clima e o contacto com a natureza e esperar encontrar algumas pequenas mudanças no comportamento daquelas gentes , muitas delas a viverem em condições sub-humanas , mas que nada fazem para fazerem jus à riqueza daquelas terras e daquele mar.
Fica a esperança de um dia voltar aqui a estas paragens

Sé Catedral

Boa viagem
 
Última edição:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
@Zé Pinho :)
Obrigada por nos mostrar neste belo report a realidade de S. Tomé. Infelizmente não tão boa como poderia ser.
Potencial não deve faltar, mas haverá muito que investir em profissionalismo, pela sua descrição.
Lindas fotos, certamente pela paisagem deixa saudades.
Muito obrigada por mais esta partilha. ;)
 

Jorge Gonçalves

Membro Conhecido
Olá,

Muito muito este report, fora do habitual que temos visto por aqui para este destino. Excelentes dicas para quem pretende ir até S. Tomé. Nos últimos tempos, a vontade de ir até lá tem-se intensificado... não fosse o elevado custo dos voos (comparativamente a outras paragens) e já tinha ido, mas penso que não deve tardar... :)
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Muito obrigado pela partilha.
Um belo report em que podemos ver um pouco da realidade de S. Tomé.
Boas viagens ;)
 

Titos

Membro Conhecido
Olá Zé Pinho,
É um destino que há muito me fascina e tu aqui colocaste mais um tijolo nesse meu projecto adiado. Um dia lá irei.
Obrigado pela partilha.
 

Cristina_S

Membro Ativo
Excelente report!!!!!
Também estive para ir o ano passado numa ação de voluntariado, mas acabei por não poder!
Estou com ideias de lá ir este ano...a ver vamos!
Boas viagens :)
 

Raquel Campos

Membro Ativo
Só gostava de ir a São Tomé para fazer de voluntário, o destino em si não me desperta grande interesse... Quem sabe um dia.
Belo report! :)
 
Top