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[Report] S. Jorge - Faial - Pico (Agosto 17)

bfsantos

Membro Ativo
Olá viajantes.

Este verão como tinha que tirar férias em Agosto e não queria ficar pelo continente, os Açores foram o destino escolhido. Optámos pelas ilhas do triângulo pela proximidade entre elas e devido ao facto de existir o encaminhamento inter-ilhas.
Já algumas pessoas falaram aqui no portal sobre este encaminhamento, mas para quem não sabe, a SATA permite fazer o encaminhamento entre diferentes ilhas do arquipélago de forma gratuita, desde que não fiquemos mais de 24 horas na ilha de entrada/saída (Encaminhamentos inter-ilhas | encaminhamentos.sata.pt).

Escolhemos a Terceira como porta de entrada pois os preços dos voos estavam mais baratos. Após ter comprado os bilhetes fiz o pedido do encaminhamento no site da SATA (só podemos fazer o pedido quando já temos os voos comprados). Desta forma o plano traçado foi:
  • 18/08 - Lisboa - Terceira
  • 19/08 - Terceira - S. Jorge
  • 21/08 - S. Jorge - Faial (barco)
  • 24/08 - Faial - Pico (barco)
  • 27/08 - Pico - Terceira - Lisboa
Os voos foram comprados pela edreams, para lá fomos pela TAP e na volta pela Ryanair e ficaram cerca 100 euros por pessoa.
Em relação aos hotéis foram praticamente todos reservados pela booking, não foi fácil porque estas ilhas têm menos oferta e estávamos em época alta.
  • Terceira - Hotel Teresinha
  • São Jorge - Hotel Soares Neto
  • Faial - Horta Garden
  • Pico - Hotel Caravelas O total dos hoteis para 9 noites ficou em 330 euros por pessoa
O maior desafio foi mesmo o rent-a-car, principalmente em S. Jorge, os valores rondam os 50 euros por dia, e se não tivéssemos feito reserva com antecedência tínhamos ficado sem carro. Devido ao valor, alugámos apenas em S. Jorge e Pico, e não foram os dias todos. A empresa escolhida foi o auto-velas rent-a-car.

Lisboa - Terceira
O voo para a Terceira foi pela TAP, este ia a meio gás, muitos lugares vazios. A meio do voo tivemos direito a uma sandes e bebida, como já vem a ser habitual nesta companhia. Chegamos ás 19.30 e como não sabíamos que havia a opção de autocarro, fomos de táxi até à Praia Vitória, são 8.50 euros preço tabelado.
Escolhemos a Praia Vitória para ficar por ser mais próximo do aeroporto, temos pena de não ter conhecido Angra do Heroísmo, mas a logística falou mais alto.
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Ficamos hospedados no Hotel Teresinha (O Hotel), sinceramente estávamos a espera de melhor pelas fotos que vimos no booking, mas como também era só por uma noite, deu para desenrascar.
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Como já era tarde, não deu para fazer grande coisa, demos apenas uma volta pelo centro e ainda conseguimos apanhar o pôr-do-sol na praia.

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São Jorge

No dia seguinte tínhamos o encaminhamento para São Jorge por volta das 10 da manhã, como mais uma vez não vimos o horário dos autocarros tivemos que voltar de táxi. Era a primeira vez que andava num avião tão pequeno, foi uma experiência diferente. Para quem (como nós) anda só com malas de cabine, tenham atenção ao tamanho delas, pois o espaço é menor do que nos aviões "normais".
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Em São Jorge escolhemos a cidade de Velas para ficar, além de ter mais oferta era também lá que íamos apanhar o ferry para o Faial. Ficámos hospedados no ★★ Hotel Soares Neto, Velas, Portugal, tem a melhor localização possível para quem vai viajar para as outras ilhas, é mesmo ao lado do cais. Não é um hotel xpto, mas para preço-qualidade estava óptimo.
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(vista do quarto)
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(a piscina é com água do mar)

O plano para S. Jorge era ir nesse dia à Fajã do Ouvidor para mergulhar nas piscinas e depois ir ao Pico da Esperança, a primeira parte foi concretizada, mas a 2ª como estava muito nevoeiro lá em cima e juntando o terreno não ser próprio para carros, não conseguimos chegar ao ponto mais alto da ilha.
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(imagem tirada da net)
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(A ilha do Pico lá ao fundo)
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Fajã do Ouvidor
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Estar dentro de água e observar toda a paisagem em volta são momentos que nunca esquecerei, é incrível como temos lugares destes em Portugal, apenas a 2 horas e tal de distância, por vezes esquecemos-nos de dar valor ao que é nosso.
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O dia seguinte tínhamos guardado para fazer o trilho da Fajã de Santo Cristo, fizemos o PR1SJO Serra do Topo - Caldeira do Santo Cristo – Fajã dos Cubres, não chegamos a ir até à Fajã dos Cubres porque íamos fazer o percurso de volta. Para quem não conhece o trilho, este é um trilho linear, logo não acaba no mesmo sitio. Foi dos trilhos mais bonitos que fiz, a nível de paisagem foi o que ganhou nesta viagem. Não é fácil, então a volta que é sempre a subir é para esquecer, mas eu vi lá pessoal com alguma idade e estavam todos bem ;).
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Durante o percurso passamos por uma cascata, havia bastantes pessoas a tomar banho lá, mas como não íamos preparados para isso aproveitámos apenas para repor energias para a subida que estava para vir.
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Chegámos ao cimo cansados, suados, com as pernas a chorar, mas valeu todo o esforço, aconselho a todos que visitem s. jorge a fazer este trilho, é obrigatório. Existe sempre a hipótese de ir até à fajã dos cubres e depois alugar uma moto 4 para levar ao ponto de origem (para quem não quer fazer a subida a pé).
O resto do dia aproveitamos para descansar na piscina e dar uma última volta antes de entregar o carro.
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Adorámos São Jorge, ainda é uma ilha pouco turística mas que tem muito para oferecer. Ficaram muitos lugares por descobrir e as famosas ameijoas por provar (os preços estavam muito altos), vamos sem dúvida um dia voltar.
Faial

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A ligação Velas - Horta é feita duas vezes por dias (horário verão), como queríamos ir no barco da manhã comprámos o bilhete no dia anterior, o valor foi de 15€ por pessoa. A viagem não directa até à Horta, primeiro para em S. Roque e depois é que vai para a Horta, demora ao todo 2h30min.
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No Faial voltámos a escolher um alojamento perto do porto marítimo, assim não tínhamos que gastar € em transporte. Ficámos hospedados numa residencial Horta Garden, Horta, Portugal, os quartos são confortáveis e muito limpos. Quando fizemos a reserva fomos induzidos em erro, pois dava a entender que cada quarto tinha uma kitchenett, mas esta é comum a todos os quartos. O ponto positivo deveu-se ao facto de embora não ter pequeno-almoço incluído, deram-nos uns vouchers para usar na pastelaria em baixo.
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Como todos os turistas no Faial, tivemos que ir ao Peter´s, realmente é um lugar icónico na ilha e vale a pena a sua visita, mas não para comer. Nós caímos no erro de pedir uns petiscos (sopa de peixe, lapas e espetadas) e saímos de lá desconsolados.
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Ficou combinado não alugarmos carro no Faial e com esse dinheiro que poupámos fazer whale whatching, que era uma das principais actividades que desejávamos fazer nos Açores. Escolhemos a empresa Naturalist - Science & Tourism | Nature Tours & Whale Watching Azores por ser diferente de todas as outras. Sendo uma start-up universitária, liga o conceito de turismo com a ciência, tornando assim uma experiência diferente. Uma parte do valor que pagamos serve para um fundo de investigação, por isso não estamos só a pagar por um serviço mas também a ajudar a investigação em Portugal (que todos sabemos ser bem difícil).
Foi a primeira vez que fizemos whale watching, não sabíamos se íamos ter a sorte de ver alguma baleia mas quando lá chegamos avisaram-nos que havia cachalotes no mar (aliás quando eles acham que não há probabilidade de ver animais a excursão é marcada para outra altura). Nesse dia o mar estava bastante agitado, parecia mesmo o mar do norte naqueles programas da discovery, ainda deu mais adrenalina à viagem.
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bfsantos

Membro Ativo
Eu adorava poder mostrar aqui todos os tipos de golfinhos que vimos, a barbatana do cachalote, mas eu levei a Gopro para filmar e como o barco não estava muito perto dos animais, nas filmagens mal se percebem. Ficou tudo na minha memória, assim vocês também têm uma desculpa para ir lá vê-los. Durante toda a excursão os guias vão nos explicando os animais que estão a aparecer, falam sobre todo o seu ecossistema e estão sempre prontos a responder as nossas dúvidas. A observação das baleias é um desafio à nossa paciência, pois elas têm mais que fazer do que se exibir para nós. Além de que nunca nos podemos esquecer que nós somos os visitantes, o mar é a casa delas, e se elas não querem contacto connosco temos que o respeitar.
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Nós tínhamos falado com a mesma empresa sobre fazer snorkeling, mas como eles tinham os barcos cheios para o whale whatching, esquecemos o assunto. Como nesse dia à tarde eles já tinham o barco vago, alinhamos em fazer o snorkeling. Como já tinha alguma experiência das viagens às caraíbas, achava que ia ser igual, mas acreditem que não tem nada a ver. Primeiro fomos com um facto de mergulho e não com o habitual colete salva-vidas, uma diferença enorme na liberdade em nadar, depois fomos só nós os dois e não com mais 50 pessoas a nadar ao nosso lado, e o melhor de tudo é que ficámos 1hora dentro de água (sem dar por isso) e não os habituais 15/20 min.
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Já vos disse que mergulhei dentro de uma gruta vulcânica? Simplesmente espetacular.






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Mais uma vez a Gopro não apanhou aquilo que eu queria, vi peixes enormes e cheios de cores, mas ao ver as filmagens, cadê eles? Eu sei que a qualidade das fotos não é a melhor, mas sempre dá para terem uma ideia. Se puderem despender algum €, façam uma destas tours, não se vão arrepender.

Depois de um dia dedicado ao mar, o dia seguinte foi dedicado à terra com um belo trilho de 27km. Eu tinha visto, não sei como que o trilho era de 21km, mas veio a tornar-se em 27. Este trilho é o dos 10 vulcões Dez Vulcões, novamente é um trilho linear, pelo que têm de sempre de arranjar forma de ir depois ao ponto principal. Como não tínhamos transporte tivemos que contratar um drop-off/on para ir buscar, eu sei que os taxis fazem a volta de 50€ ida e volta, nós conseguimos arranjar por 35€.
Nós escolhemos este trilho, porque faz uma junção de vários trilhos na ilha, começa na caldeira e acaba no vulcão dos capelinhos. Foi o trilho mais duro que fiz, nem a subida ao pico custou tanto. A última parte do trilho tem várias súbidas, isto depois de já termos andado quase 20km, e a juntar ao facto de ter chuvido no dia anterior e haver lama em vários pontos. Tirando a parte do cansaço físico e psicológico, as paisagens que vimos fizeram esquecer tudo.
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São cerca de 4 km à volta da caldeira, em que depois viramos para apanhar o trilho da levada, que se não tivesse cheio de lama tínhamos feito em menos tempo.
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Fizemos o percurso em 7 horas e com duas paragens, mas mesmo assim cheguei ao final completamente rota, o que não me permitiu desfrutar mais do vulcão dos capelinhos. O percurso é muito bonito e não havia quase ninguém a fazê-lo, durante grande parte do tempo tivemos sozinhos, e quando encontrávamos alguém era sempre estrangeiros. Se gostarem de caminhadas façam o trilho, mas com mais paragens do que nós.
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Depois da pequena maratona que fizemos merecíamos um belo bife para repor todas as calorias que gastámos, e foram uns locais que nos aconselharam a ir comer ao XF - Bar, Horta - Comentários de restaurantes - TripAdvisor. Adorámos o ambiente, os bifes realmente são excelentes e as bebidas também. Nós pedimos o bife à cervejeiro, mas existem outras opções de molhos (eles só servem bifes) para quem for vegetariano ou quiser peixe é melhor ir a outro lado.


Pico
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(imagem da net)
No dia seguinte fomos para a última ilha, o Pico. Durante o dia existem várias ligações de ferry por isso não estávamos preocupados em comprar o bilhete antecipadamente, custa cerca de 3€ e demora 30 min entre a Horta e Madalena. Aqui em Madalena ficámos hospedados no ★★★★ Hotel Caravelas, Madalena, Portugal, também este junto ao porto marítimo. Foi o melhor hotel de toda a viagem, embora já seja um pouco datado, continuam a tratar os clientes com cuidado, tivemos direito a um cesto de fruta quando chegámos e todos os dias iam abrir a cama e por bombons.
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(vista do quarto para o Pico)

Tinha reservado com antecedência a visita às Centro de Visitantes da Gruta das Torres | Visit Azores, e ainda bem pois já só havia vagas para a outra semana. Quem tem cartão jovem ou estudante não paga, o bilhete custa 7,5€.
Procuramos no GPS a distância entre Madalena e as grutas, como dizia que eram só 3 km achamos por bem ir a pé, mas o que não estávamos à espera era que o GPS estivesse errado e assim ficámos numa situação em que tínhamos 10min para lá estar e estávamos perdidos. Foi neste momento que percebemos que o pessoal do Pico é 5*, o guia das grutas atrasou a visita por nós e um agricultor deu-nos boleia até lá! Não cometam os mesmos erros que nós e vão de táxi (ou à boleia).
Em relação ás grutas, gostamos imenso, embora não seja uma visita muito extensiva em comprimento, foi bastante pedagógica. Durante toda a visita vai-nos dando informações sobre o processo geológico que ocorreu há cerca de 1300 anos atrás.
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(estalactites de lava, há pessoal que as parte para levar como recordação e ainda acham que volta a crescer, wtf)
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( A cara do diabo, conseguem perceber?)
Quando a visita terminou íamos voltar a ir a pé até ao centro mas desta vez foi o guia que nos deu boleia, nós ficámos surpreendidos e agradecidos com toda esta simpatia. Se soubéssemos que ia ser assim, não tínhamos alugado carro para os dias seguintes ;).
Por falar em dia seguinte, este era o dia da subida ao Pico, e não podia estar mais ansiosa. Tínhamos confirmado com a casa da montanha Casa da Montanha sobre a afluência de pessoas, pois nos últimos dias chegou a haver pessoal que não conseguiu subir por estar completamente lotado, mas eles avisaram que estava mais calmo mas para chegarmos cedo na mesma.
Demos entrada por volta das 9h, e após nos inscrevermos (o bilhete custa 12€) e de vermos um video de segurança de 2min demos inicio à nossa subida. Na minha mente imaginava algo muito mais difícil de alcançar, mas acabámos por fazer todo o percurso de subida e descida em 5 horas, em que só descansámos no cume. Um conselho que dou é levarem calçado adequado, porque o terreno é muito irregular e com um tenis normais pode tornar-se perigoso, além de levarem roupa impermeável pois o clima na montanha é instável.
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(o início da subida, na casa da montanha)
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(na cratera)
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(o piquinho)
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(no ponto mais alto de Portugal)
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(a eterna nuvem à volta do Pico, que tapa toda a vista)

Tinham-nos dito que a descida ia ser pior que a subida, mas na minha opinião não achei grande diferença. O que dificulta mais é o facto de haver muitas pedras soltas, havendo um grande risco de cairmos se não tivermos cuidado. Irmos pouco carregados também facilita, vi muitas pessoas com malas enormes e equipadas com os sticks, mas sinceramente não os acho muito funcionais naquele tipo de terreno. Nós levamos uma mochila cada um com uma garrafa de água, barras proteicas e fruta e chegou perfeitamente para todo o percurso.
Nesse dia não fizemos mais nada, apenas tivemos a relaxar na piscina do hotel e fomos jantar a S. Roque ao restaurante Montanha Restaurante Montanha, São Roque do Pico - Comentários de restaurantes - TripAdvisor, pedimos a especialidade que é o Polvo à lagareiro e estava divinal. Para quem gosta de polvo vão adorar este.
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O penúltimo dia foi programado para ir dar a volta à ilha, começamos por visitar as vinhas da Criação Velha, que são Património Mundial das Unesco.
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De seguida fomos até às Lajes do Pico, aí fomos visitar o Museu dos Baleeiros Museu dos Baleeiros | Visit Azores, o bilhete foi 2€ e vale bastante a pena a sua visita. Ficamos a perceber como era vida dos baleeiros nessa altura, se tiverem tempo vejam o filme que eles passam, é da década de 60 e foi realizado por um Americano que vivia na ilha. Infelizmente não era permitido tirar fotos ou filmar dentro do museu.
 
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bfsantos

Membro Ativo
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Depois a ideia era irmos para o centro da ilha ver algumas lagoas, mas como o tempo é imprevisível nos Açores, quando lá chegamos estava um nevoeiro enorme e não deu para ver lagoa. Então decidimos ir até à Adega "A Buraca" fazer a prova dos vinhos do Pico, mas estes estavam fechados e só funcionavam com marcação. A 2ª opção para prova era no museu do vinho, mas neste ia decorrer um casamento, por isso abortámos a prova dos vinhos e comprámos um no supermercado.
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Nessa última noite fomos jantar ao Caffe 5, Madalena - Comentários de restaurantes - TripAdvisor, mesmo no centro de Madalena, pedimos o bife especial mas este vinha demasiado passado, o que é uma pena porque a carne dos Açores é excelente.
No último dia apanhámos o voo do Pico para a Terceira, em que tivemos cerca de 4 horas até à nossa partida para Lisboa. Mais uma vez não arriscamos em ir até Angra do Heroísmo e ficámos pela praia Vitória a fazer tempo (em que devíamos ter posto um bikini na mala de mão, porque o tempo estava óptimo). Para quem vai fazer uma escala na Terceira como nós, e não quer andar com as malas atrás, podem alugar um cacifo por 1€.

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E assim voltámos para Lisboa pela Ryanair, que fez questão separar o pessoal todo dentro do avião, a sério pessoal da Ryanair ? Há necessidade de andar a trocar tudo só para ganhar mais uns trocos? Além de que grande parte das pessoas teve que mandar a mala para o porão devido ao excesso de bagagem na cabine. (desculpem este desabafo)

Espero que tenham gostado do report, eu sei que já vai longo.
Nós adorámos as ilhas do triângulo, cada uma tem o seu encanto, mas para mim São Jorge é especial, a Fajã de Santo Cristo foi sem dúvida alguma o lugar mais espectacular que estive.
E que este report vos faça querer conhecer as outras ilhas, porque os Açores não é só S. Miguel (com todo o seu mérito)

Boas viagens
 
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Bee

Membro Conhecido
Eu queria comentar alguma coisa mas fiquei sem palavras com estas paisagens!
Realmente os Açores são de uma beleza arrepiante.
Que partilha maravilhosa... muito obrigada!
 

d3ci0

Membro Conhecido
Muito obrigado pela partilha!!!!
Este ano fui pela primeira vez aos Açores (São Miguel) e fiquei apaixonado, já fiquei a pensar qual seria a próxima ilha a visitar :D:D:D
O teu report ajudou-me a decidir :D:D:D adorei ver as fotos!!!
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Parabéns pelo report espectacular cheio de dicas, boas caminhadas e belas fotografias :)
Ainda não conheço os Açores mas certamente voltarei aqui quando planear uma visita às ilhas (este mês estreio-me com São Miguel... as restantes se seguirão) :rolleyes:
ADOREI!! :D
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Olá @bfsantos ,

Muito Obrigado por nos mostrar 1 "cantinho" de Portugal :)

A ver o seu report e "entrando" dentro da sua viagem, fiquei com uma paz de espírito muito grande..

Os Açores são lindos e transmitem-nos paz.
Parabéns pelas fotos :)
 

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá,

Obrigado pela fantástica partilha de Portugal! Sem dúvida que temos um país lindo e os Açores são uma prova disso mesmo, simplesmente fantástico! Boas viagens :)
 
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