Novidades

[Report] Sófia- Sunny Beach- Istambul- Plovdiv

RRRocha

Membro Ativo
Ola,

Em Setembro resolvi ir até à Bulgária pois desta forma conseguia aproveitar férias em praia e cidade. A viagem foi de 10 a 19 de Setembro. Fui pela ryanair com chegada a Barcelona pelas 9H15 e partida pela wizzair com chegada a Sofia as 00:50

Como a escala em Barcelona ainda foi de algumas horas deu para ir até à ao bairro gótico e à sagrada família (sem entrar lá dentro), não vou colocar fotos pois o objetivo será a Bulgária.

O hotel em Sofia foi o Hotel Gloria Palace que ficou uma noite para duas pessoas por 40 euros com pequeno-almoço. O Hotel fica no centro é limpo mas o pequeno-almoço não é nada de especial.
Sofia é uma cidade bonita e limpa com edifícios grandes e conservados. A cidade é segura e andasse muito bem a pé pelo centro. Tem vários jardins, sendo normal ver idosos por lá durante o dia e jovens à noite, também existe inúmeras igrejas de diferentes religiões, contudo apenas as consegui ver por fora não tive oportunidade de entrar em nenhuma. A catedral Alexandre Nevsky é a mais famosa e é fantástica.
A nível económico Bulgária é um país mais barato que Portugal e menos desenvolvido, basta ter em consideração o salario mínimo que lá deve rondar os 200 euros…. Para terem uma noção um menu no macdonalds é cerca de 3 euros. As pessoas não são as mais simpática e o inglês não é muito falado o que por vezes dificultava.
A manhã do dia 11 foi passada no centro da Sófia, saímos em direção a Sunny Beach por volta das 12h com um carro alugado, a viagem demora cerca de 4-5h em autoestrada sem portagens. O aluguer do carro foi no site economycarrentals por cerca de 140 euros os 8 dias.
A viagem é cansativa, a autoestrada com um piso muito degradado durante a primeira metade da viagem mas o resto é muito bom pois é recente. É normal ver-se pessoas a pé na berma da autoestrada ou a andarem de bicicleta, bem como os carros de repente a pararem sem mais nem menos na berma (não estavam avariados) …. Mas tudo muito pacífico e por vezes sem movimento nenhum.
Seguem fotos de Sófia da manha do dia 11 e da tarde do último dia.


A chegada a Sunny Beach foi por volta as 17-18h com paragem em Burgas que não tem nada de jeito. A estadia foi no Hotel Iskar num duplo com tudo incluído por 240 para duas pessoas por 7 noites.

A primeira dificuldade foi encontrar o hotel, pois em Sunny Beach as ruas não têm nome nem os hotéis número, por isso não havia nenhuma referência de localização. Os taxistas como não eram muito simpáticos e pouco falavam inglês não foram grande ajuda, telefonar para o hotel também não serviu de nada pois não me conseguiam explicar, por isso após percorrer quase a localidade toda (ainda bem que é pequena) e após uns 45 minutos lá demos com o Hotel.

O Hotel fica a uns 50 metros da praia, os quartos têm ar-condicionado e uma varanda, o nosso quarto tinha a vista para a praia o que foi agradável. A nível de limpeza era aceitável, durante os 7 dias lá apenas um dia não foi limpo. A zona da piscina era boa e limpa, com bastantes espreguiçadeiras e guarda-sóis, a piscina tinha de altura 1,30 metros se não me engano, havia uns escorregas e outras 2 piscina mais pequenas. Não havia animação no hotel apesar de haver sempre lá dois amimadores, que não sei o que faziam. Os funcionários da receção falavam inglês, mas os do restaurante não e esses também não eram muito simpáticos. Quanto à alimentação, o pequeno-almoço era bom, mas o resto nem por isso, a comida era praticamente igual todos os dias, mas também pelo preço não se pode pedir muito, ao menosa comida não era estragada e não fez mal nenhum.

Sunny Beach é uma zona só com hotéis e comercio, uma zona turística, sem qualquer tipo de organização, era normal irmos numa rua que acabava para a entrada de um hotel e termos que voltar para trás, não era possível andar ao lado da praia em passeio pois os hotéis era, construídos em cima da praia, e a entrada para a praia por vezes passava despercebida. A praia era limpa e com um bom areal, como fui em setembro tinha poucas pessoas o que era melhor, pois quase toda a extensão da praia tinha aluguer de cadeira deixando pouco espaço para as toalhas. A água era quente, bastante limpa, e apesar de ser mar era pouco salgada. A noite havia aminação para todos os gostos e andava-se a pé em segurança. Quanto à temperatura os dias que estive não foram os melhores, deviam rondar os 24 graus, dava para apanhar sol com exceção de um dia que choveu. Aproveitou-se e também fomos a Nessebar, que é uma cidade na costa do mar negro e património da Unesco devido as ruinas que lá estão. Seguem fotos de Sunny beach e Nessebar.



Como Istambul fica a poucos klm resolvemos ir lá. De carro estava fora de questão devido ao custo de passar o carro na fronteira, por isso restava ir de autocarro. Existem algumas companhias que fazem todos os dias o percurso de manha ou à noite por um custo de 120 ida e volta apenas o transporte, depois existem excursões de um ou dois dias a vários preços, normalmente duas vezes por semana. Nós fomos um dia por 120lev com pequeno-almoço, almoço e tour de manha por Istambul. A excursão era com Russos, sendo que a guia da excursão não falava inglês e que se tornou bastante engraçado porque não entendíamos nada. Para a Turquia basta o Bilhete de identidade e um visto que se tira na net. O autocarro partiu dia 16 as 22h e chegou a Istambul dia 17 às 6h-7h, tomámos o pequeno-almoço e partimos para a tour, com um guia diferente que falava Russo, mas que depois vinha ter connosco para explicar um bocado em inglês. A tour foi até à Blue Mosque e arredores, atravessamos a ponte para o continente asiático e voltamos ao hotel para o almoço, a tarde era livre e partíamos as 18h, chegando a sunny beach dia 18 lá para 2h.
Istambul é fantástica, cheia de cores e movimento, foi o meu ponto alto das férias. Como foi só um dia não deu para ver grande coisa, contudo valeu a pena. Deu para ir a algumas mesquitas, ao grandes bazar e andar pela cidade, foi um dia muito cansativo, pois durante a noite não deu para dormir, mas mesmo assim o cansaço não ganhou e lá andamos a pé o dia todo. Para entrar nas mesquitas não se pode ir de calções nem decotes e as mulheres devem ir lenço no cabelo, existem lenços nas entradas gratuitos para quem não tiver, claro que usados por toda a gente…. O grande bazar é fantástico, apesar de me ter perdido la dentro e andado mais de 1h para sair valeu a pena, foi o que mais gostei. A mesquita Azul é preponderante, predomina sobre qualquer outro edifício, é um lugar de passagem obrigatório. A cidade é segura e sem qualquer problema em andar a pé mesmo sozinhos e meios perdidos numa altura por meio de bairros habitacionais sem turistas, não houve nenhum problema. Como foi um dia, não levei liras turcas apenas euros que era aceite sem problema. Não esquecer de negociar tudo o que compram a vendedores de rua, eles pedem pelo menos 4x mais do que custa.



Do dia 18, a seguir ao pequeno-almoço, seguimos para Sófia com paragem em Plovdiv, que é a segunda cidade maior da Bulgária. Uma cidade muito gira com um centro historia que vale a pena, chegamos a Sófia por volta da 17h e como o avião era À 6h resolvemos passar essa noite no aeroporto. A volta foi com escala e bergamo e chega ao por volta as 14h.
Espero que tenham gostado do report, as fotos não são grande coisa porque eu gosto de tirar a mim nos sítios e não só aos momentos por isso não tenho muitas só edifícios, para terminar seguem fotos do Plovdiv.

 
Última edição por um moderador:

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá,

Obrigado pela partilha! Gostei das imagens e do teu resumo da viagem, continua a partilhar :)

Boas Viagens!
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Olá RRRocha,
obrigada pelo teu report, :)
tens de ir uns dias a Istambul, para ver tudo o que merece ser visto. Incluindo a noite.
Istambul é do outro mundo, linda até mais não. ;)
 

CarpeDiemMan

Membro Conhecido
Olá RRRocha

Bom Report :).
Infelizmente a Bulgária é só o país que menos gostei, de todos os que já visitei, por variadíssimas razões. Uma delas falas no teu Report, que é a simpatia, ou melhor a falta dela, por parte daquela gente...enfim...eles são mesmo assim.
Gostei de visitar Nessebar, achei interessante ver tanta igreja! :).

Cumprimentos
 

roller

Membro Conhecido
Bulgária para mim de toda a Europa de leste foi a maior desilusão... fui a Sofia vi, não desgostei... mas de todo tenciono la voltar
 
Top