Novidades

[Report] - São Tomé + Ilhéu das Rolas (Abril de 2015)

EngenheiroX

Membro Novo
Não tem nada que agradecer almaviajante, estamos aqui para nos entreajudarmos, certo? Ainda bem que gostou de São Tomé!
 
Última edição:

linabecas

Membro Ativo
Olá viajantes,

Viajei recentemente (final de Abril de 2015) para São Tomé + lhéu das rolas e queria deixar aqui algumas informações/dicas importantes, para quem pretender viajar para lá, uma vez que não há muita informação disponível.

GUIAS
À saída do aeroporto, para quem não tiver nenhum guia e pretender um, existem vários Santomenses, que se dirigem a nós turistas e oferecem os seus serviços (de guias). Portanto, não é difícil arranjar um guia.
Tenham atenção pois existem guias que são mais motorista do que propriamente guia, que apenas levam os turistas aos locais pretendidos e alguns de interesse. Por outro lado, existem os guias que durante as viagens explicam tudo detalhadamente e aí fica-se realmente a conhecer o país. Outro cuidado a ter com os guias é que muitos deles não têm carta de condução.
O nosso guia foi o Cau (Carlos Max Horta), um conhecedor nato de São Tomé, da sua cultura e das suas gentes e os seus contactos são: Telm.(00239)9916517, [email protected], facebook: carlosmax.horta
Ficam aqui outros contactos de guias que também conhecemos por lá:
Rabi - telm: 0023999109, email: [email protected] ou [email protected], e ainda o Joaquim Victor - telm: 00239 99 16 172, email: [email protected].

Os preços médios de cada viagem rondam os 55 euros a 60 euros, normalmente com almoço.

DINHEIRO

Não é fácil encontrar caixas multibanco em São Tomé, além de que há horários para efectuar levantamento de dinheiro, porque ao contrário de Portugal, os ATM não funcionam 24h/dia. Eu levei apenas euros e foi a melhor coisa que fiz, pois aceitam euros em qualquer lado: no lhéu das Rolas até mesmo os pescadores, nos diferentes restaurantes de São Tomé e até mesmo para a compra de prendinhas.
O que existe em São Tomé é a dobra e daquilo que vi, não existem moedas, apenas notas. Como 1 euros é igual a 24500 dobras, imaginem a quantidade de notas com as quais ficam na carteira. Levar e usar euros é para mim a melhor opção.

ILHÉU DAS ROLAS

Simplesmente fantástica!
Para quem fica alojado no Pestana Equador só com pequeno-almoço, existe uma pequena comunidade piscatória mesmo ao lado do hotel, que faz refeições e a um preço razoável, cerca de 9 a 10 euros por refeição (negociar, porque a primeira vez pediram-me 15 euros).
Almoço
Os almoços são efectuados na Praia Café (a 5 min a pé do hotel), o prato é peixe grelhado, desde garoupa, peixe vermelho, barracuda, peixe voador, polvo entre outros, acompanhados de banana pão, fruta-pão, matabala (semelhante à nossa batata) ou mesmo arroz (a pedido). Quanto à sobremesa depende da altura do ano e da fruta disponível nas árvores, mas podem ser prendados com papaia, diversos tipos de banana, coco, sape-sape (família da anona), carambola ou manga…
Jantar
Os jantares podem ser, também eles, elaborados pelos pescadores (a pedido) e servidos nos seus “tascos”/espaços. Nós jantamos sempre no espaço do Mambo mas existe igualmente o da D. Cristina, onde servem peixe grelhado ou ainda especialidades santomenses, como é o caso do calulu ou da feijoada à moda da terra. Relativamente às bebidas, o que existe à disposição é água devidamente engarrafada, sumos diversos (colas, sumol) e a famosa cerveja nacional, a Rosema.
Se quiserem comprar água, façam-no com os pescadores, pois 3 garrafas de água custam 5 euros, enquanto no Pestana, uma garrafa fica por 3,5 euros.
Passeios pelo Ilhéu
Todos os dias de manhã, são realizados passeios a pé e gratuitos, por alguns elementos da animação do Pestana, em que ficamos a conhecer melhor o ilhéu e podemos descobrir os vários miradouros, os géiseres e as magníficas praias.

SÃO TOMÉ - CIDADE
Refeições: Existem vários restaurantes/espaços onde podem almoçar ou jantar. Recomendo os que experimentei, uma vez que fui bem servida (prato cheio) e gostei da relação qualidade/preço, que são o Papa-Figo e o Pirata. As refeições foram de peixe e o preço a rondar os 11 euros/pessoa com bebida.
Outro espaço de caracter obrigatório e muito engraçado, é o espaço CACAU, em que um dos proprietários é o João Carlos, do famoso programa Roça com os Tachos e proprietário da Roça São João dos Angolares. Os jantares para este espaço carecem de reserva prévia.

Outras informações:
• Lema de São Tomé – “Leve-leve”, como quem diz, viver sem grandes stresses.
NÃO LEVAR DOCES para as crianças, pois a saúde oral é um problema!
• Apostem em levar material escolar para as crianças, mas por favor, dêem sempre às pessoas mais velhas das aldeias para que estas distribuam por todos. Vou tentar explicar sucintamente esta questão de não entregar directamente às crianças. Para quem chega lá e vê a cara de felicidade das crianças por verem turistas e a pedir “doce, doce” fica tentado a dar-lhe tudo, mas indirectamente estamos a fazer com que as crianças só se aproximem dos turistas em troca de algo e muito pior que isso, é estarmos a habituá-las a só pedir. Enquanto elas são pequenas são adoráveis, a questão é que começa a surgir problemas com crianças que se habituaram “aos peditórios”, à alguns anos atrás, e agora que são adolescentes começam a tornarem-se violentos se não lhes dermos nada.
• Existe um espaço alternativo para o alojamento na ilha principal, que é o Mucumbli situado em Ponta Figo, no norte da ilha de São Tomé. É um lugar de exclusividades no que toca a silêncio, a sossego, a vistas que se perdem nos horizontes do mar, a quartos pensados de forma ecológica e simplicidade decorativa, mas de bom gosto. Sala de refeições com espaço para respirar o mar e a luxuriante floresta equatorial. (endereço: Ponta Figo Neves, 486, São Tomé e Príncipe).
• Deve pagar-se 20 euros de taxa à saída de São Tomé.


Agora algumas fotos para maravilhar os olhos!

Praia Café - Ilhéu das Rolas

Um dos pratos servidos na Roça São João dos Angolares

Roça São João dos Angolares

Na estrada para Porto Alegre

Praia dos Pescadores - Ilhéu das Rolas

Praia dos Tamarindos

Vista do Mucumbli

Grades de cerveja ROSEMA

Calulu

Versão STP do Pingo Doce

Peixe grelhado servido na praia - Ilhéu das Rolas

Marco do Equador

Praia Café - Ilhéu das Rolas
Podes me dizer por favor, em que lugar pediste ajuda do guia se na ilha das rolas ou em São Tomé?
 

EngenheiroX

Membro Novo
Podes me dizer por favor, em que lugar pediste ajuda do guia se na ilha das rolas ou em sao tomé?
Boa noite Linabecas, eu já tinha contactado o Cau antes de ir para São Tomé.
Os outros apareceram junto de nós enquanto estávamos a fazer horas,num café perto do Hotel Pestana Miramar, para ir para a Ponta da Baleia.
 

linabecas

Membro Ativo
Boa noite Linabecas, eu já tinha contactado o Cau antes de ir para São Tomé.
Os outros apareceram junto de nós enquanto estávamos a fazer horas,num café perto do Hotel Pestana Miramar, para ir para a Ponta da Baleia.
Obrigada! Ando a planear! !talvez ainda te vá chatear mais alguma vez! Obg
 

Gustavo Santos

Membro Novo
Olá a todos!

Eu fui com a minha família a S. Tomé no final de Janeiro e adorámos! Ficámos 5 dias em S. Tomé e 2 no ilhéu das rolas.
O nosso guia foi o Jenkis, que conhecemos à saída do Aeroporto. Fizemos os tours do Sul e Norte da ilha com ele, 5 estrelas. Ele tem um site com os contactos: Guia São Tomé e Príncipe

Quem precisar de mais informações, posso ajudar no que souber!
 
Top