Novidades

[Report] São Petersburgo (Rússia)

euzinha

Membro Ativo
São Petersburgo Julho 2017
Uma das viagens mais incríveis que fiz! :)
São Petersburgo é uma cidade grandiosa e verdadeiramente linda...
Adorei tudo: as igrejas, a grandiosidade, comida, as pessoas, o ambiente.
Optámos por uma estadia de 6 dias para poder estar com calma e apreciar cada pormenor – última semana de Julho.
O inicio começou com o pedido de visto. Em vez de ir directamente à Embaixada utilizei o serviço da empresa VHS. Correu tudo bem e foi simples. Paguei 70 euros/pessoa e demorou cerca de 1 semana.
O Hotel foi reservado através do Booking e como pretendia não utilizar o metro por necessidade escolhi um bem no Centro, o que foi óptimo porque assim conseguimos fazer quase tudo a pé.
A aquisição do voo foi através da E-dreams.
A viagem foi com escala em Paris e no regresso com escala em Pulkovo. As companhias utilizadas foram: Air France, TAP (adorei as novas refeições servidas a bordo) e Lot Polish Airlines.
Correu tudo muito bem, sem qualquer atraso nas ligações e a entrada e verificação dos passaportes e vistos foi muito tranquila.

Aspectos gerais
:
O tempo em São Petersburgo estava ameno (entre 17 a 22 graus), o que significava vestir sempre um pequeno casaco. O chapéu de chuva é fundamental, uma vez que o tempo muda rapidamente. Houve um dia que chouveu quase todo o dia. No entanto nos últimos 3 dias fez mesmo muito calor.
O pôr do sol era bastante tarde – por volta das 22:30h sendo que o sol nascia às 4:20 da manhã, logo os dias eram enormes J
As pessoas que contactámos foram todas simpáticas -sem a gargalhada fácil que nos caracteriza, no entanto muito prestáveis e esforçavam-se por falar inglês. No Hotel foram sempre disponíveis e falavam bem Inglês o que era muito tranquilizador J. Nos locais onde tivemos de adquirir bilhetes, falavam o essencial do Inglês que permitiu uma comunicação eficaz.

Em algumas movimentações utilizámos o serviço Uber que recomendo vivamente! Logo do aeroporto para o Hotel utilizámos este serviço e correu tudo bem. Houve uma situação em que chamamos um Taxi e pagámos exactamente o dobro para a mesma viagem em comparação com a Uber. Na Russia o valor do percurso pode variar consoante a hora – deve depender da procura/oferta. No entanto sabemos sempre antecipadamente o valor a pagar. Como os motoristas praticamente não sabiam Inglês, este serviço tem a vantagem de não existirem mal entendidos em nada J

Transito: os russos são loucos a conduzir...frequentemente fazem inversão de marcha a meio da avenida sem qualquer problema.. as passadeiras devem ser um mal necessário para os condutores JJ vi situações inacreditáveis... por isso o meu conselho é: mesmo que seja uma passadeira vão com muito, mas muito cuidado porque à minima hesitação, eles não dão prioridade aos peõs. No caso de terem o semáforo verde para os peões, olhem na mesma com muita atenção...
Eles aceleram a fundo, mesmo que a 100 metros esteja tudo parado!! Nunca vi nada assim!!!
Se quiserem podem espreitar algumas das cameras que existem na cidade e poderão observar algumas destas manobras JJ

Dinheiro: como estava difícil comprar Rublos em Portugal, decidimos comprar no aeroporto à chegada. Depois tivemos necessidade de trocar novamente dinheiro e o meu conselho é o seguinte: no aeroporto troquem apenas o valor necessário para chegar a São Petersburgo!! Trocámos num Banco em Sp e a diferença foi abismal!!!
1 euro = 52 rublos (aeroporto)
1 euro = 69 rublos (Banco em São Petersburgo).
No Banco a pessoa que estava a atender não falava uma palavra de Inglês, mas com mimica conseguimo-nos entender J e foi muito simpática.
As compras diárias de refeições, bilhetes, etc foram sempre feitas em rublos. O Hotel e o Uber é que era feito com cartão de crédito.

Segurança: em nenhuma altura me senti insegura..claro que andávamos com cuidado, mas o receio é o mesmo que temos em Lisboa..nada mais.. consegue-se passear à noite na principal avenida de SP – Av Nevsky sem que ninguém nos incomode..

Gastronomia: Gostei de tudo J
A famosa sopa Borsch (beterraba) com um pequeno apontamento de natas azedas é maravilhosa, os Pelmeni e outras variações que não sei como se chamava -espécie de ravioli com recheio de carne– é delicioso, o Strogonof (achei diferente do nosso mas delicioso),
Para almoçar/jantar fomos variando. Gostei muito da gastronomia russa. É uma comida de sabor forte. As ofertas em termos de restaurantes são inumeras e variadas. Se for na Av. Nevsky praticamente todos os restaurantes/cafés têm menu ou alguma coisa escrita em inglês, por isso foi muito mais fácil do que aquilo que estava à espera. Os preços são mais elevados comparativamente a Portugal, mas como a oferta é grande também se consegue alguns restaurantes com preços mais acessiveis.
Fomos várias vezes ao MarketPlace, que é uma cadeia de restaurantes (existem vários na cidade) em que a comida está a ser feita no momento e onde basta ir pondo o que queremos no tabuleiro. Tem zonas de grelhados, entradas, saladas, sobremesas, massas, etc. Os preços estão todos indicados e apesar de eles quase não falarem Inglês, basta apontar J. A comida é deliciosa e as doses são suficientes. As espetadas de frango eram maravilhosas J
Lembro-me de um outro que foi o Katyusha que adorei. Aqui os preços são elevados, mas é possível saborear a verdadeira gastronomia russa muito bem confeccionada e apresentada e num ambiente muito giro. Gostei muito.
Os restastes não consegui memorizar o nome...isto do alfabético Cirilico complica as coisas... mas não houve nehum que tivesse ficado muito desiludida.

À medida que a semana ia aproximando-se do fim o numero de turistas na cidade ia aumentando exponencialmente. O que me leva a concluir que em Agosto deve ser caótico. Passear na avenida Nevsky a qualquer hora do dia é semelhante a caminhar numa outra qualquer avenida aqui em Lisboa à hora de ponta J . O turismo que pude observar é essencialmente de países de Leste e muitos chineses. Europeus não vi/ouvi quase ninguém.
A cidade é muito descontraida. Em alguns aspectos fez-me lembrar Amesterdão onde vários estilos e géneros se misturam com uma liberdade total.

De seguida coloco algumas observações ou indicações que poderão ser uteis sobre alguns dos locais visitados:

Catedral de Nossa Senhora de Kazan: é lindissima. Por fora bastante imponente e por dentro uma igreja cheia de devotos à N. Sra Kazan. Pode-se tirar fotos mas de forma discreta uma vez que é um local de culto. Conseguimos assistir a uma missa e foi maravilhoso. Abriram uma parte que dá para o interior onde ninguém tem acesso. Nessa altura é aconselhável cobrir a cabeça com um lenço em sinal de respeito e não tirar fotos.
À semelhança de outras igrejas ortodoxas, não existem bancos.

Hermitage: optámos por adquirir o bilhete no momento(que é bastante mais barato) e não nos arrependemos. Fomos numa sexta feira e chegámos às 9h. Só estavam 5 pessoas à nossa frente... as bilheteiras abrem às 10:30h, mas a partir das 10h abrem a 1ª porta de acesso ao pátio interior onde se pode optar por 2 entradas. Muito simples. Cerca de 5 minutos depois já estávamos dentro do hermitage. Logo à entrada convém retirar um mapa em Inglês que nos vai ajudar a orientar pelas dezenas de salas. Cada sala está numerada e por isso é simples.
O Palácio de Inverno é maravilhoso.. as salas são de uma riqueza e grandeza impressionantes... é delicioso ver ainda alguma da mobilia utilizada, bem como as grandes obras de escultura, pintura, etc. Era delicioso andar de cabeça virada para cima a observar os tectos...lindissimo... Falta é muita informação em Inglês.
Como chegámos cedo ainda conseguimos estar algum tempo relativamente sózinhos e assim poder apreciar os espaços.
A partir do final da manhã é horrivel com grupos enormes de chineses muito barulhentos e sedentos de fotografar qualquer coisa..a acrescar a isso os guias rodeados de grupos enormes a falarem muito alto.. – devia ser obrigatório o uso de auriculares com microfone para evitar esta poluição sonora...
À entrada temos de passar por detectores de metais – semelhante ao aeroporto. Têm indicações que não pode entrar comida nem garrafas de água. No entanto eu entrei com uma garrafa de agua e uma maça e nada foi detetado...
Em casa sala existe um/a segurança que vigia todos os nossos passos e o que fazemos.
Saímos por volta das 14h e fomos almoçar.
À tarde regressamos para visitar o General Staff Building. Como sabia exactamente o que queria ver, fomos direitinhos ao 3º andar para ver a exposição de pintores impressionistas...foi maravilhoso estar perto de algumas das maiores obras do periodo Impressionista. Podemos fotografar.

Igreja Sangue Derramado: Igreja maravilhosa por fora e por dentro.
O bilhete é adquirido na parte de trás. As cores desta igreja são tão incriveis. Tudo é feito com pequenos mosaicos. Existe um pequeno altar onde o Czar foi assassinado.
Já não funciona como local de culto. Pode-se tirar fotos à vontade.
Assistimos a uma sessão fotografica de um casal de noivos junto a esta igreja. Aliás por toda a cidade é comum ver os noivos em sessões fotográficas, mais ou menos elaboradas.

Catedral Saint Isaac: é uma Catedral enorme e de uma riqueza gigante. A cúpula da Catedral é banhada a ouro!
No exterior grande colunas de granito dão um aspecto bastante imponente. A história desta catedral está bem explicada através de um filme que é passado, bem como de uma maquete que está exposta no interior.
Podemos tirar fotos, com excepção de um pequeno espaço dentro da Catedral.
Caso a fadiga seja muita conseguimos descansar em alguns bancos junto às colunas.

Av Nevsky: é uma avenida gigante com 8 faixas de rodagem em algumas zonas. Tudo gira à volta desta avenida. Podemos dizer que esta parte da cidade nunca dorme...existe sempre alguma coisa a acontecer nesta avenida. Podemos encontrar todo o tipo de restaurantes, lojas mais ou menos caras, supermercados, Hoteis, o Palácio stroganov, bares, centros comerciais, lojas de artesanto (...), lojas tipo “chinês”, etc, etc.. também assitimos a muitos concertos de rua dados por artistas locais. Os russos gostam e dão muito valor a este tipo de atuações.
Vale a pena perdermos-nos horas em passeios por esta grande avenida que atravessa alguns canais e onde se pode observar muito do que acontece em SP.

Catedral St Nicholas: em tons de azul e dourado no exterior é verdadeiramente lindissima. Esta é uma igreja que funciona com culto ortodoxo. Quando a visitei decorria um culto e por isso não podemos entrar (essa mesma indicação estava no interior). Aqui as mulheres estão todas de lenço na cabeça. A igreja por dentro é muito bonita, em nada parecida com as igrejas romanas. Mais uma vez a inexistência de bancos e vários altares dedicados aos seus santos. Uma que reparei estar sempre presente é o culto à Nossa Senhora de Kazan.

Visitei mais locais e espaços, mas estes foram os mais importantes e turísticos. O resto é ir descobrindo passeando a pé, quer nas principais avenidas, quer junto do Rio Neva.
Caso tenham questões ou dúvidas sobre este destino, estou disponível para ajudar.
Boas viagens :)

De seguida coloco algumas fotos para terem uma ideia da cidade :) eu tinha colocado alguns comentários em cada foto, mas não consigo copiar aqui. Se tiverem curiosidade podem ir à galeria de fotos na Europa e está lá a legenda :).














































 
Última edição:

Antonia.M.S.

Membro Conhecido
Olá @euzinha !! Parabéns pelo report, está excelente!! SP é lindíssima, é uma das cidades a que gostava muito de voltar. Apenas lá estive dois dias e sobretudo a ver monumentos, não deu para sentir a vida da cidade...
Os monumentos são todos imponentes e de uma beleza impressionante, quer os religiosos, quer os palácios. Gostei especialmente da igreja de S. Salvador, da catedral de St. Isaac (onde assisti a um momento musical e vocal, a partir do coro alto, duma qualidade indescritível , para não esquecer), do Hermitage, e dos palácios de Peterhof e de Catarina.
As minhas experiências gastronómicas não foram boas e por isso não fiquei com boa impressão da gastronomia russa... é bom saber que afinal há coisas bem interessantes e também se come muito bem.
Obrigada por trazer este destino que não é muito comum, pelas belas fotos, e pela informação tão detalhada e útil!!:D
 

euzinha

Membro Ativo
Olá bom dia @Antonia.M.S. , ainda bem que gostou do Report :). Tentei transmitir, mais do que as características dos monumentos, que podemos ler em qualquer sitio, alguns dos aspectos em que tive mais dificuldade de obter informações em relação a este destino, que de facto infelizmente ainda não é muito visitado por nós.
Eu adorei esta cidade e voltava já amanhã :D:D:D:D.
Bom fim de semana.
 

yara

Membro Conhecido
Obrigada pela partilha, @euzinha
Tenho uma amiga que está lá agora e está a gostar muito.
Ela fez outras cidades antes mas por causa dos vistos/seguros que a Rússia exige, resolveu fazer a parte da Rússia por agência mas já vi que também pode ser fácil planearmos sozinhos.
Obrigada pelas dicas. ;)
 

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá,

Muito obrigado pela partilha! É um destino que aos poucos começa a despertar o meu interesse :)
Boas viagens :D
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Muito obrigado pela partilha.
São Petersburgo é uma cidade que está no meu imaginário desde há muito tempo.
Um dia espero conhecer, obrigado pelas dicas.
Boas viagens ;)
 
Última edição por um moderador:

rmonteiro

Membro Conhecido
hmmmm :):)
Tão bom este report !! Por varias vezes que já espreitei voo para a Rússia !
À medida que ia lendo estava a pensar, que tenho mesmo que ir até lá eheh
Obrigado por esta maravilhosa partilha.;)
 

euzinha

Membro Ativo
@rmonteiro obrigado :D. O meu conselho é que não adies muito essa vontade de visitares SP. Hoje já é uma cidade com milhares de turistas, imagina daqui a uns anos...:p:D:p:D
Boas viagens ;)

@PauloNev obrigado
Quando decidires ir a São Petersburgo vais gostar muito. É de facto uma cidade maravilhosa.
Boas viagens.
 
Última edição por um moderador:

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Adorei ;)
A Rússia era o meu destino eleito para este ano mas uma amiga não podia ir e pediu para adiar... é muito possível que em 2018 concretize esse sonho!
Muitas dicas boas... hei-de cá voltar para tirar ideias e fazer algumas perguntas!!
Obrigada pela partilha :D:D
 

euzinha

Membro Ativo
@yara - de nada :D. Na altura também li que seria complicado tratar dos vistos/seguro, mas de facto nada que não se resolva..e até de forma muito rápida e tranquila, poupando assim alguns euros :p
Boas viagens :D

@Ricardo_7 de nada :D.
Boas viagens :)
 
Última edição por um moderador:

euzinha

Membro Ativo
Obrigado @PaulaCoelho :). De facto andamos trocadas :p. Quem sabe se para o ano não estou eu a fazer o Report da viagem à China e tu a fazer da Russia :D:D.
Fica à vontade para tirares as tuas dúvidas, se puder ajudar é opimo. É por isso que este Portal é fantástico :D:D.
Boas viagens :D
 

Lusitanea

Membro
Um report que vem mesmo a calhar, pois penso ir a SP e Moscovo em Junho de 2018, aquando do Mundial.
As informações são excelentes!
Vou seguir este tópico e lá mais para a frente começar a 'chatear' ;)
Obrigado pela partilha @euzinha

Já agora, apenas por curiosidade, porque prescindiu (se é que prescindiu) de Moscovo estando tão perto?
 

euzinha

Membro Ativo
Um report que vem mesmo a calhar, pois penso ir a SP e Moscovo em Junho de 2018, aquando do Mundial.
As informações são excelentes!
Vou seguir este tópico e lá mais para a frente começar a 'chatear' ;)
Obrigado pela partilha @euzinha

Já agora, apenas por curiosidade, porque prescindiu (se é que prescindiu) de Moscovo estando tão perto?
Obrigado @Lusitanea :D. Esteja à vontade para "chatear" quando quiser ..:p.
Quando pensei na viagem, nunca considerei fazer as 2 cidades ao mesmo tempo, porque me disseram que são ambas muito diferentes e numa primeira abordagem optei por ficar apenas em SP com toda a oferta de Catedrais, Igrejas, edifícios maravilhosos e os belos canais que atravessam SP, tornando-a conhecida como a Veneza do Norte...
Em termos de dificuldades com a lingua, também me disseram e pude ler um pouco que em Moscovo a dificuldade com o Inglês é maior - ex o Metro em Moscovo apenas apresenta as estações em cirílico. Claro que com o Mundial a expectativa é que melhorem as informações disponíveis em Inglês, porque para já são muito escassas.
Boas viagens :D
 

Flecha

Membro Conhecido
Obrigada pela partilha e parabéns pelo report.
 
Última edição por um moderador:

isa99

Membro Ativo
Obrigada pelo report, a cidade parece ser muito bonita.
Posso só perguntar qual o preço médio das refeições lá?
Em que hotel ficaste, recomendas?
 

rum

Membro Conhecido
@isa99 , disse a euzinha
Os preços são mais elevados comparativamente a Portugal, mas como a oferta é grande também se consegue alguns restaurantes com preços mais acessíveis.
Da experiencia que tenho na Rússia, há de tudo. Não estive em São Petersburgo, mas estive em Moscovo e em outras cidades. E no caso de Moscovo que deve ser semelhante, há de tudo para todas as carteiras e é muito fácil encontrar restaurantes mais acessíveis. Nas outras cidades por onde andei, mais pequenas, não achei que fosse muito mais caro. Só acrescentar que a gastronomia Russa é muito boa.
 
Última edição:

isa99

Membro Ativo
@isa99 , Da experiencia que tenho na Rússia, há de tudo. Não estive em São Petersburgo, mas estive em Moscovo e em outras cidades. E no caso de Moscovo que deve ser semelhante, há de tudo para todas as carteiras e é muito fácil encontrar restaurantes mais acessíveis. Nas outras cidades por onde andei, mais pequenas, não achei que fosse muito mais caro. Só acrescentar que a gastronomia Russa é muito boa.
Obrigada.
 
Top