Novidades

[Report] São Miguel | Junho 2017

r1c4rd0f3r

Membro Ativo
Boas,

Desta vez venho deixar um report de uma viagem por terras Nacionais.

Aproveitando o feriado do 13 de Junho em Lisboa (terça-feira) marcámos férias para o dia 12 e decidimos ir quatro dias a São Miguel.
Voámos para os Açores ainda na sexta feira, dia 9, à noite e voltámos dia 13 ao fim do dia.
Isto deixávamos praticamente com 4 dias completos para usufruir da ilha. Como ainda há muito que fazer em São Miguel esses 4 dias tinham de ser muito bem planeados.

Antes de mais, alguma informação relevante:
  • Voos: 90€, ida e volta por pessoa, Ryanair (partida às 22h e regresso às 18h)
  • Alojamento: 25€ por noite, "Coração da cidade", numa localização bem central de ponta delgada (ao lado do mercado).
  • Aluguer carro: Ilha verde Rent a car, 96€ com seguro (comprado através da Ryanaiir no momento da compra do voo)
O Plano:

A ideia era agrupar as coisas a ver por zona da ilha para os 4 dias mas sem uma ordem específica para poder jogar com o clima.
De manhã usava as webcams do Spotazores e decidia para onde íamos esse dia conforme o tempo em cada local.

Assim sendo, planeei o seguinte com a ajuda de amigos da ilha. Levei GPS de Portugal continental já com todos os pontos gravados no mapa para ser sempre a andar

Dia A: Sete cidades e norte da ilha
  • Lagoa das Empadadas
  • Lagoa do Canário
  • Miradouro da Boca do Inferno
  • Miradouro da Vista do Rei e Hotel Abandonado
  • Descer até às Sete Cidades
  • Ferraria
  • Praia de Santa Bárbara
  • Gorreana

Dia B: Lagoa do Fogo e Nordeste
  • Lagoa do Fogo
  • Caldeira Velha
  • Salto do Cabrito
  • Almoçar uma sopa de peixe em S. Brás (aconselhado por amigos locais:))
  • Ribeira dos Caldeirões
  • Farol da ponta do Arnel
  • Ponta do Sossego

Dia C: Furnas
  • Pico do Ferro
  • Lagoa das Furnas
  • Caldeiras da Lagoa das Furnas
  • Poça da Dona Beija
  • Almoçar o famoso cozido mas, principalmente, comer uma queijada de ínhame:rolleyes:
  • Caldeiras das Furnas
  • Terra Nostra Gardens
  • Miradouro do Salto do Cavalo
Para este dia nas furnas aconselharam-me a evitar ir a um fim de semana pois há muitos locais a ir até às Furnas

Dia D: Vila Franca do Campo e Ponta Delgada
  • Subir até à Nossa Senhora da Paz
  • Apanhar o barco até ao Ilhéu de Vila Franca (apanhámos logo o primeiro, das 10horas)
  • Fazer um pouco de Praia no Ilhéu
  • Voltar a Vila Franca do Campo e comer uma queijada :p
  • Regressar a Ponta Delgada e passear calmamente pela cidade até à hora de voltar ao aeroporto
No fim de contas tivemos sorte com o tempo e correu tudo bem.
Adorámos os Açores. De todos os destinos em que estive é seguramente dos melhores. É mesmo uma pérola que o nosso país tem!
Só espero que o crescente turismo não estrague a ilha:confused:

Como sempre, não sou fã de tirar muitas fotografias, mas gosto sempre de fazer um vídeo dos meus destinos que partilho aqui convosco.

Espero que desfrutem. Que ajude quem estiver a planear ir e que traga boas recordações a quem já foi;)

 

CristinaBF

Membro Conhecido
Olá @r1c4rd0f3r
Parabéns pelo report, com boas dicas para visitar os Açores
Bateu-me saudades dos Açores, gostei imenso, é muito bonito, e quero voltar pois ficou algumas coisas por ver.
Obrigada pela partilha
Boas viagens :)
 

LeoBueno

Membro Novo
Boas,

Desta vez venho deixar um report de uma viagem por terras Nacionais.

Aproveitando o feriado do 13 de Junho em Lisboa (terça-feira) marcámos férias para o dia 12 e decidimos ir quatro dias a São Miguel.
Voámos para os Açores ainda na sexta feira, dia 9, à noite e voltámos dia 13 ao fim do dia.
Isto deixávamos praticamente com 4 dias completos para usufruir da ilha. Como ainda há muito que fazer em São Miguel esses 4 dias tinham de ser muito bem planeados.

Antes de mais, alguma informação relevante:
  • Voos: 90€, ida e volta por pessoa, Ryanair (partida às 22h e regresso às 18h)
  • Alojamento: 25€ por noite, "Coração da cidade", numa localização bem central de ponta delgada (ao lado do mercado).
  • Aluguer carro: Ilha verde Rent a car, 96€ com seguro (comprado através da Ryanaiir no momento da compra do voo)
O Plano:

A ideia era agrupar as coisas a ver por zona da ilha para os 4 dias mas sem uma ordem específica para poder jogar com o clima.
De manhã usava as webcams do Spotazores e decidia para onde íamos esse dia conforme o tempo em cada local.

Assim sendo, planeei o seguinte com a ajuda de amigos da ilha. Levei GPS de Portugal continental já com todos os pontos gravados no mapa para ser sempre a andar

Dia A: Sete cidades e norte da ilha
  • Lagoa das Empadadas
  • Lagoa do Canário
  • Miradouro da Boca do Inferno
  • Miradouro da Vista do Rei e Hotel Abandonado
  • Descer até às Sete Cidades
  • Ferraria
  • Praia de Santa Bárbara
  • Gorreana

Dia B: Lagoa do Fogo e Nordeste
  • Lagoa do Fogo
  • Caldeira Velha
  • Salto do Cabrito
  • Almoçar uma sopa de peixe em S. Brás (aconselhado por amigos locais:))
  • Ribeira dos Caldeirões
  • Farol da ponta do Arnel
  • Ponta do Sossego

Dia C: Furnas
  • Pico do Ferro
  • Lagoa das Furnas
  • Caldeiras da Lagoa das Furnas
  • Poça da Dona Beija
  • Almoçar o famoso cozido mas, principalmente, comer uma queijada de ínhame:rolleyes:
  • Caldeiras das Furnas
  • Terra Nostra Gardens
  • Miradouro do Salto do Cavalo
Para este dia nas furnas aconselharam-me a evitar ir a um fim de semana pois há muitos locais a ir até às Furnas

Dia D: Vila Franca do Campo e Ponta Delgada
  • Subir até à Nossa Senhora da Paz
  • Apanhar o barco até ao Ilhéu de Vila Franca (apanhámos logo o primeiro, das 10horas)
  • Fazer um pouco de Praia no Ilhéu
  • Voltar a Vila Franca do Campo e comer uma queijada :p
  • Regressar a Ponta Delgada e passear calmamente pela cidade até à hora de voltar ao aeroporto
No fim de contas tivemos sorte com o tempo e correu tudo bem.
Adorámos os Açores. De todos os destinos em que estive é seguramente dos melhores. É mesmo uma pérola que o nosso país tem!
Só espero que o crescente turismo não estrague a ilha:confused:

Como sempre, não sou fã de tirar muitas fotografias, mas gosto sempre de fazer um vídeo dos meus destinos que partilho aqui convosco.

Espero que desfrutem. Que ajude quem estiver a planear ir e que traga boas recordações a quem já foi;)

Olá ... muito útil o seu report. Estou com meu marido nos Açores em Ponta delgada, chegamos ontem (sábado) às 13h. E pouco conseguimos fazer. Gostava que me indicasse um restaurante nas Furnas para irmos comer o famoso "cozido". Para já temos um bom dedo para escolher restaurantes, fomos almoçar ao Saca Rolhas (excelente 5*) porém ficou 70€ almoço para 02. Obrigada.
 
Última edição por um moderador:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Soberbo este vídeo!!!!
Muitos parabéns @r1c4rd0f3r! É uma reprodução fiel de toda a beleza de S. Miguel. Só faltam mesmo os cheiros.
Muito obrigada por esta fantástica partilha. ;)

@LeoBueno experimente o restaurante Miroma. Não se vai arrepender. Pode mesmo, se marcar com antecedência, combinar com eles para ver o levantamento das panelas. ;)
 

r1c4rd0f3r

Membro Ativo
Olá .. muito útil o seu report. Estou com meu marido nos Açores em Ponta delgada, chegamos ontem (sábado) as 13h. E pouco conseguimos fazer. Gostava que indicasse me o restaurante em furnas para irmos comer o famoso "cozido". Pra já temos um bom dedo para escolher restaurantes, fomos almoçar ao Saca Rolhas (excelente 5*) porém ficou 70€ almoço para 02. Obrigada
Olá,

Os meus amigos da ilha aconselharam-me a ir comer cozido no restaurante Caldeiras e Vulcões. Fica muito perto das caldeiras das furnas. Mas aconselharam-me não só pelo cozido em si (que estava bom) mas porque são o único restaurante que faz queijadas de ínhame (são os inventores). Para mim valeu a pena só pelas queijadas. Não resisti a comer uma segunda vez.

Nós só comemos meia dose que chegou bem para os dois. Com 4 queijadas água e kima, ficou tudo por 25-28€ (não me lembro ao certo mas nunca paguei mais que isso na ilha).
Se tiverem oportunidade provem o ananás da ilha. Foi o melhor que alguma vez comi

Aproveitem a viagem

Soberbo este vídeo!!!!
Muitos parabéns @r1c4rd0f3r! É uma reprodução fiel de toda a beleza de S. Miguel. Só faltam mesmo os cheiros.
Muito obrigada por esta fantástica partilha. ;)

@LeoBueno experimente o restaurante Miroma. Não se vai arrepender. Pode mesmo, se marcar com antecedência, combinar com eles para ver o levantamento das panelas. ;)
Muito obrigado :)

E não são só os cheiros que faltam. O respirar aquele ar puro também é qualquer coisa:rolleyes:
 
Última edição por um moderador:

d3ci0

Membro Conhecido
Muito obrigado pela partilha r1c4rd0f3r!!!!
Ainda não conheço os Açores, mas já tenho viagem marcada para Agosto, Fiquei interessado naquela Sopa de Peixe :D:D:D
Podes-me dizer o nome do restaurante (S. Brás)??? Ou onde fica, tentei ver no google maps mas não encontrei...
 

r1c4rd0f3r

Membro Ativo
Muito obrigado pela partilha r1c4rd0f3r!!!!
Ainda não conheço os Açores, mas já tenho viagem marcada para Agosto, Fiquei interessado naquela Sopa de Peixe :D:D:D
Podes-me dizer o nome do restaurante (S. Brás)??? Ou onde fica, tentei ver no google maps mas não encontrei...
Boas,

O restaurante chama-se Cantinho do Cais (localização AQUI). Mais uma vez, foram os meus amigos de S. Miguel que me aconselharam.
Foi a refeição que mais gostei nos Açores. A sopa de peixe serve de entrada. Depois eles têm uma vasta escolha de peixes. Comi uns filetes de Abrótea espectaculares!
Cheguei lá e estava cheio (também era fim de semana). Tiveram de improvisar uma mesa lá fora. O melhor talvez seja fazer reserva. Aliás dos vários sitios em que passei fazer reserva era aconselhável.

E para os restaurantes de cozido das furnas é que é mesmo necessário reservar de véspera!

Qualquer dúvida chutem! :D
 
Olá, muito obrigado pela partilha, vou para S. Miguel dia 13 de Julho e as tuas dicas são importantes. Como conheces pessoal dos Açores que restaurante aconselhas para comer lapas e crapas?
No dia A descestes para as Sete Cidades de carro ou fizeste o trajecto a pé?
Irei ficar 5 dias.Em relação ao teu report irei fazer uma coisa que não referes que é um passeio de barco para observar baleias e golfinhos, será uma tarde inteira.... espero que o mar esteja de feição.
 

r1c4rd0f3r

Membro Ativo
Olá, muito obrigado pela partilha, vou para S. Miguel dia 13 de Julho e as tuas dicas são importantes. Como conheces pessoal dos Açores que restaurante aconselhas para comer lapas e crapas?
No dia A descestes para as Sete Cidades de carro ou fizeste o trajecto a pé?
Irei ficar 5 dias.Em relação ao teu report irei fazer uma coisa que não referes que é um passeio de barco para observar baleias e golfinhos, será uma tarde inteira.... espero que o mar esteja de feição.
Boas,

Para comer lapas e crapas acho que não faltam restaurantes a servir. A mim aconselharam-me a Casa Marisca em Ponta Delgada. Eu fui lá, mas optei por comer telha mista e gostei:rolleyes:
Mas em quase todos os restaurantes que fui vi servirem isso a outros clientes (penso que só nas Furnas é que não vi).

O restaurante em São Brás que mencionei também os vi servir e os clientes pareciam gostar.

Relativamente às Sete cidades fui de carro. Fui ao miradouro da vista do rei e desci de carro até à ponte que separa as duas lagoas. Parei rapidamente e de seguida fui até à cidade e daí até à Ferraria (como é mostrado no video).
Já agora, na Ferraria se a maré estiver baixa (coisa que não apanhei:confused:) disseram-me que se podem tomar bons banhos porque a água naquela zona termal fica quente ao passar nas pedras e apanha-se uma mistura de águas quentes e frias interessante. Infelizmente apanhei o mar muito picado (O local onde se pode tomar banho aparece no video ao minuto 3:39)

Ainda nas Sete Cidades aconselharam-me o restaurante Lagoa Azul. Eles servem um buffet de produtos regionais. Eu fui lá mas como não tinha reserva pediram-me para esperar mais de uma hora até ter mesa. Optei por não esperar e acabei por comer em Mosteiros mas não gostei :confused:(e os meus amigos entretanto disseram-me que em Mosteiros não há nenhum sitio particularmente bom para se comer).

Em relação ao teu dia extra acho que fazes muito bem:). O dono do alojamento local onde fiquei é o pai de um dos meus amigos que tenho andado a mencionar. Ele disse-me logo que era uma pena eu não ter tempo para fazer o passeio de barco porque por norma não falham nos avistamentos já que existem senhores com anos de mar que estudam as movimentações das baleias e golfinhos com um par de binóculoso_O

Caso lá volte (e espero que sim) faria esse passeio e faria pelo menos um trilho pedestre (tinha planeado fazer o do Salto do Prego mas já não deu)
Também fiquei com vontade de correr as restantes ilhas.
Está na lista:D
 
Última edição por um moderador:
Boas,

Para comer lapas e crapas acho que não faltam restaurantes a servir. A mim aconselharam-me a Casa Marisca em Ponta Delgada. Eu fui lá, mas optei por comer telha mista e gostei:rolleyes:
Mas em quase todos os restaurantes que fui vi servirem isso a outros clientes (penso que só nas Furnas é que não vi).

O restaurante em São Brás que mencionei também os vi servir e os clientes pareciam gostar.

Relativamente às Sete cidades fui de carro. Fui ao miradouro da vista do rei e desci de carro até à ponte que separa as duas lagoas. Parei rapidamente e de seguida fui até à cidade e daí até à Ferraria (como é mostrado no video).
Já agora, na Ferraria se a maré estiver baixa (coisa que não apanhei:confused:) disseram-me que se podem tomar bons banhos porque a água naquela zona termal fica quente ao passar nas pedras e apanha-se uma mistura de águas quentes e frias interessante. Infelizmente apanhei o mar muito picado (O local onde se pode tomar banho aparece no video ao minuto 3:39)

Ainda nas Sete Cidades aconselharam-me o restaurante Lagoa Azul. Eles servem um buffet de produtos regionais. Eu fui lá mas como não tinha reserva pediram-me para esperar mais de uma hora até ter mesa. Optei por não esperar e acabei por comer em Mosteiros mas não gostei :confused:(e os meus amigos entretanto disseram-me que em Mosteiros não há nenhum sitio particularmente bom para se comer).

Em relação ao teu dia extra acho que fazes muito bem:). O dono do alojamento local onde fiquei é o pai de um dos meus amigos que tenho andado a mencionar. Ele disse-me logo que era uma pena eu não ter tempo para fazer o passeio de barco porque por norma não falham nos avistamentos já que existem senhores com anos de mar que estudam as movimentações das baleias e golfinhos com um par de binóculoso_O

Caso lá volte (e espero que sim) faria esse passeio e faria pelo menos um trilho pedestre (tinha planeado fazer o do Salto do Prego mas já não deu)
Também fiquei com vontade de correr as restantes ilhas.
Está na lista:D
Ok, obrigado, quanto à Ferraria já sabia, aliás há uma app que dá para ver os horários em que a água está quente (ferraria Hot spot), penso que é quando a maré está baixa, mas assim já vamos no horário certo para poder dar um mergulho. Obrigado por mais estas dicas.
 
Última edição por um moderador:

d3ci0

Membro Conhecido
Boas,

O restaurante chama-se Cantinho do Cais (localização AQUI). Mais uma vez, foram os meus amigos de S. Miguel que me aconselharam.
Foi a refeição que mais gostei nos Açores. A sopa de peixe serve de entrada. Depois eles têm uma vasta escolha de peixes. Comi uns filetes de Abrótea espectaculares!
Cheguei lá e estava cheio (também era fim de semana). Tiveram de improvisar uma mesa lá fora. O melhor talvez seja fazer reserva. Aliás dos vários sitios em que passei fazer reserva era aconselhável.

E para os restaurantes de cozido das furnas é que é mesmo necessário reservar de véspera!

Qualquer dúvida chutem! :D
Muito Obrigado!!!!
Já esta na lista!!!!:D:D:D
 

d3ci0

Membro Conhecido
Ok, obrigado, quanto à Ferraria já sabia, aliás há uma app que dá para ver os horários em que a água está quente (ferraria Hot spot), penso que é quando a maré está baixa, mas assim já vamos no horário certo para poder dar um mergulho. Obrigado por mais estas dicas.
Vou aproveitar a dica!!
Hihihihihihi :D:D:D:D:D
 

Peixe

Membro Ativo
Boas.
Antonio Couto, se me permite, estive em São Miguel no passado mês de Março e adorei.
Quanto a lapas, as melhores que comi (e não só, foi aliás o meu restaurante preferido) foi no Botequim Açoriano, em Rabo de Peixe.
As lapas eram simplesmente...divinais!
Boa viagem!
 
Boas.
Antonio Couto, se me permite, estive em São Miguel no passado mês de Março e adorei.
Quanto a lapas, as melhores que comi (e não só, foi aliás o meu restaurante preferido) foi no Botequim Açoriano, em Rabo de Peixe.
As lapas eram simplesmente...divinais!
Boa viagem!
Ok obrigado, vou experimentar.
 

Ana B.

Membro Novo
Olá, estive em São Miguel, de 11 a 14 de Agosto, e venho agradecer as preciosas dicas, que me foram muito úteis, nomeadamente, a da Ferraria hot springs, tomei um excelente banho de mar com correntes quentes, mesmo uma experiência inesquecível.
Também almoçei no "Caldeiras e vulcões", no "Lagoa azul" e no "Cantinho do cais", todos muito bons. Ainda experimentei o restaurante "A tasca" e a "Associação Agrícola de São Miguel", este último com o famoso bife.
O itenerário escolhido foi o indicado, com excepçāo do último dia, em que fomos visitar a plantaçāo de ananáses arruda, na Fajã de Baixo.
Correu tudo lindamente, pelo que mais uma vez, o meu muito obrigado pelo seu report, e também ao Portal das Viagens por contribuir para uma viagem fantástica.
 
Última edição por um moderador:

r1c4rd0f3r

Membro Ativo
Olá, estive em São Miguel, de 11 a 14 de Agosto, e venho agradecer as preciosas dicas, que me foram muito úteis, nomeadamente, a da Ferraria hot springs, tomei um excelente banho de mar com correntes quentes, mesmo uma experiência inesquecível.
Também almoçei no "Caldeiras e vulcões", no "Lagoa azul" e no "Cantinho do cais", todos muito bons. Ainda experimentei o restaurante "A tasca" e a "Associação Agrícola de São Miguel", este último com o famoso bife.
O itenerário escolhido foi o indicado, com excepçāo do último dia, em que fomos visitar a plantaçāo de ananáses arruda, na Fajã de Baixo.
Correu tudo lindamente, pelo que mais uma vez, o meu muito obrigado pelo seu report, e também ao Portal das Viagens por contribuir para uma viagem fantástica.
Ora essa!
Esta comunidade está cá para isso:D
 

balinho

Membro Novo
Olá, boa tarde!
Já anotei várias dicas, pois vou a São Miguel em inícios de Setembro. Ainda estou a tentar fazer uma espécie de roteiro.
Somos 4, duas crianças de 10 e 2 anos. Gostava de visitar o máximo da ilha, mas tenho estas duas "condicionantes" :p .
É muito difícil aceder ao Salto do Prego e ao Salto do Cabrito? Só a pé? E tem de se andar muito?
Um sítio que tenho muita curiosidade em visitar (lá está, se não for muito inacessível) e que não vejo falarem muito é a Capela de Nossa Senhora das Vitórias. Será que não vale a pena?
Quanto a restaurantes, já vi que é sempre melhor reservar. Pretendo intercalar com refeições mais ligeiras / caseiras (a casa tem cozinha), porque parece que "aleijam" um bocado e x 4... :p
Obrigada pelas sugestões! Já valeu!
Outra questão, já agora: para além do impermeável, convém andar sempre de fato de banho atrás, não é? Já vi que se dá muito mergulho em água morninha! :-D
 

Peixe

Membro Ativo
Olá Berta.
Se me permite a minha opinião, acho que as crianças não serão uma grande "condicionante". Claro que seria diferente a dois mas, verá que se vão divertir muito.
O Salto do Prego não conheço. O do Cabrito sim. Podem ir de carro mesmo até ao pé. A parte final da estrada é bastante inclinada mas faz-se bem e é muito giro.
Quanto a restaurantes...bem, come-se bem, muito bem mas penso que se esticam um bocado. Um casal gasta em média 40€, sem vinhos.
Se para onde vão há cozinha, podem aproveitar para poupar uns cobres jeitosos.
O tempo...bem dizem que num dia normal em São Miguel tem as 4 estações. Não será bem assim mas, as nuvens andam sempre por ali e por vezes a chuva cai.
As estradas estão em bom estado, bem sinalizadas mas o GPS dá sempre jeito, principalmente se apanharem nevoeiro.
A àgua morninha....isso sim, isso não podem perder uns bons banhos na Poça da Dona Beija ou no Parque Terra Nostra. Agua a 39º não há em todo o lado :)
Divirtam-se!
 

Ana B.

Membro Novo
Olá Balinho, o Salto do Prego é um percurso pedestre de cerca de 4 kms que termina numa cascata muito bonita, embora não tenha feito, porque em 4 dias não deu tempo.A capela que refere não conheço.
Aconselho a levar sapatos para água, se for à Ponta da Ferraria, devido à superfície rochosa, que aleija os pés. A visita à poça da D. Beija convém ir cedo, pois é muito concorrido. Os restaurantes convém reservar com antecedência, nomeadamente se for experimentar o cozido. Quanto ao fato de banho, sugiro levar vestido e levar outro para mudar nos vestiários.
Espero ter ajudado.
 
Última edição por um moderador:
Top