Novidades

[Report] Ruta del Cares - Picos da Europa

Dfer

Membro Ativo
A Ruta del Cares está situada no Parque Nacional dos Picos da Europa, entre as localidades de Caín e Poncebos. Atravessa um desfiladeiro e é tida como umas das rotas mais fantásticas na Europa, acessível a quase todos. Esta rota foi inicialmente feita para manutenção do canal de alimentação da central hidroelétrica de Camarmeña - Poncebos. O canal foi construído entre 1916 e 1921 e ampliado entre 1945 e 1950. Nesta rota estamos quase sempre acompanhados pelo canal de água, lá corre tranquilamente ao ar livre ou por dentro das rochas. Isto só aumenta a grandiosidade do local, visto a obra magnífica que foi feita.
A rota original começa em Posada de Valdéon, que dista 10km de Caín. Dizem também ser um percurso bonito, que obriga a outra logística ou a realizar mais de 40km ida e volta feito no mesmo dia, mas o ex-líbris é de facto o trajecto Caín-Poncebos.

Informações:
Distância - 12km. Fizemos o percurso Caín - Poncebos - Caín. Em Poncebos ainda fomos a um café para recuperar e ter força para o regresso. Devem ter sido uns 25km, mais coisa menos coisa.
Dificuldade - Baixa/Média. A dificuldade prende-se essencialmente com a distância e para quem tem vertigens também não é assim "tão tranquilo".
Duração - 3/4horas por percurso. Nós demoramos cerca de 6h30 ida e volta, com paragem em cada percurso para lanchar e paragem em Poncebos para repor energias.
Altitude - Ponto mais alto 525 metros.
Precaução - Largura do caminho em alguns pontos é muito curta e com penhascos sempre a acompanhar. Feito sem pressa, não há problema. Outras das precauções são as básicas em caminhadas: calçado confortável, água e alguma comida.

Site da rota aqui.

Nota:
A meteorologia é sempre um fator importante em ter em conta nestas caminhadas. Felizmente, tivemos no máximo 18ºC. Tivemos sol (pouco), nevoeiro e chuviscos. Nada de grave e, segundo os locais, o melhor tempo para se caminhar. Nesta zona, as previsões valem o que valem. Nada como falar com quem lá vive e pedir indicações. Neste percurso é impossível alguém se perder, o que é uma vantagem e uma boa opção para iniciar caminhas de montanha.

Alojamento:
Albergue el Diablo de la Peña. Muito bom! Tivemos a sorte de estar pouco ocupado, pelo que tivemos um quarto de 4 beliches para nós (eramos apenas 2). Muito limpo, WC partilhado mas bem organizado e cuidado e o pessoal muito atencioso. O pequeno almoço estava incluído, variedade aceitável para um albergue/hostel, ninguém fica com fome e o pessoal estava sempre preocupado em saber se queríamos mais alguma coisa. Jantamos no restaurante do Albergue por 11€ comida tipicamente espanhola. O preço por pessoa do Albergue creio que foram 13€/noite. O facto de termos realizada a caminhada no S. João ajudou à pouca afluência, pois na zona também é uma data importante.
Acordar no domingo de manha, com a janela aberta, ouvindo apenas o riacho e a natureza...foi mesmo muito bom! Estava cansado, mas acredito que isto me fez dormir também mesmo muito bem!

Caín de Valdeón (GPS 43.213222, - 4.905287), que beleza de aldeia!! A estrada acaba na aldeia, ou começa, dependendo da perspectiva. Temos a sensação que estamos perdidos no meio dos Picos da Europa. Mesmo para quem não quer fazer caminhadas, ir e ficar é simplesmente incrível. Não há muito para ver ou fazer é verdade, mas podemos simplesmente descansar em sintonia com a natureza. Quando chegamos ficamos parados a olhar em nosso redor, feito criança babada com brinquedo novo.

Sendo eu um apaixonado pela natureza, não consigo transmitir o quão este lugar foi especial. Tentei fazer uma introdução com informações úteis, sem entrar em floreados verbais sobre o local, ao tentar substituir emoções por palavras.
Espero que gostem das fotos, sem qualquer filtro, porque a natureza não precisa deles.

Estrada a chegar a Caín

Albergue El Diablo

Percurso

Caín fica logo ali, coberto pelo nevoeiro, por entre aqueles picos - Mirador del Tombo.
Palavras para quê?
 

Antonia.M.S.

Membro Conhecido
Olá @Dfer !
Tem toda a razão, as suas fotos dizem tudo e palavras são pouco precisas;)
Adorei o lugar, gosto muito de caminhadas e esta deve ser mesmo espetacular!! Os Picos da Europa são lindíssimos, se lá voltar, o que adorava poder fazer, fazer este percurso será obrigatório.
Muito obrigada pela partilha e parabéns pelo report;):D
 

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá,

Muito obrigado pela partilha :) O meu único senão são mesmo as alturas, mas vale bem a pena contornar esse medo por aventuras assim :D

Boas viagens :)
 

Leonorb

Moderador
Staff
Olá,

Muito obrigado pela partilha :) O meu único senão são mesmo as alturas, mas vale bem a pena contornar esse medo por aventuras assim :D

Boas viagens :)
Pois...eu contornei e fui parao Douro (vinhas e socalcos). Ia morrendo!

Mas tal como no Douro, deve dar para ver de baixo para cima não!?
 
Última edição por um moderador:

Dfer

Membro Ativo
@Antonia.M.S. , sem dúvida que esta caminhada é fantástica. Devido à impossibilidade de nos perdermos, pode ser feito em qualquer altura do ano. Certamente que cada época terá a sua particularidade especial.

@Ricardo_7 eu também não tenho uma boa relação com as alturas. Por vezes, as pessoas fazem fila para não passar junto aos desníveis. Acaba até por ser engraçado de ver :)

@Leonorb por vezes vemos que existe um caminho na parte mais baixa do desfiladeiro. Tivemos para o fazer no regresso, mas disseram que era mais técnico e optou-se por não arriscar. Talvez na próxima ;)
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Adorei! :D
É sem dúvida um local lindo e deve ter sido uma caminhada espectacular!
Espero fazê-la um destes dias :)
 

martinsjoao

Membro Conhecido
@Dfer como reparaste andei pelos Picos recentemente.. e na próxima Primavera gostaria de ir com o Movimento Fotográfico de Arouca fazer esta rota.
Será que me podes confirmar se um autocarro chega até à aldeia (quer em Poncebos, quer em Cain)?
é que a nossa ideia é levar um grupo de 25 pessoas.... mas não consegui obter informação relativa a isto... nem aqui na net me consigo esclarecer.
Obrigado.
 

Dfer

Membro Ativo
@martinsjoao eu não vi nenhum autocarro em Cain. Como pode ver numa das fotos acima, a estrada não é larga. Em Poncebos não conheço os acessos.
Pelo que falaram no alojamento, existe a possibilidade de regressar de autocarro, mas não sei se nos deixam mesmo na aldeia. Aconselho a contactar um alojamento e colocar essa questão (onde fiquei costumam responder rapidamente). Em Posada de Valdeón vi autocarros, que é onde começa a rota original (mais umas 2h30 de caminhada +-).
 

lftg

Membro
@martinsjoao O Autocarro chega a Poncebos, ficando perto da entrada do Percurso. Fica e da volta junto ao restaurante que lá existe. Vi lá 2 dos grandes.
 
Top