Novidades

[Report] Roma - Janeiro - 3 dias

RRRocha

Membro Ativo
Olá,
No fim de Janeiro fiz uma viagem até Roma, e apesar de já terem passado alguns mese , aqui vai o report… antes tarde que nunca!!
A viagem iniciou-se no dia 29 de Janeiro com voo Porto-Roma pela Ryanair, chegando ao aeroporto pelas 13h30… a viagem do aeroporto Ciampino a Roma faz-se por autocarro, o preço da viagem é de 4€ e demora cerca de 40 minuto. Existem várias empresas de autocarro, acho que não vale a pena comprar online pois assim podem ir no autocarro que partir mais cedo… O autocarro para na estação Central Termini.

Na estação têm ligação de metro ou comboio para todo o lado, ou podem ir a pé para o centro, se bem que com malas é complicado, contudo é um bom sitio para se hospedarem devido às ligações. Da estação a pé até ao Coliseu é cerca de 30-40 minutos, do Coliseu ao centro na praça Trevi são 20 minutos, por isso é uma cidade onde se anda muito bem a pé.

No primeiro dia entre chegar à cidade e deixar as malas no hostel, já era fim da tarde quando deu para ter uma primeira impressão da cidade, e como foi em Janeiro ao final da tarde já era escuro.. nesse dia fui até ao Coliseu e à praça de Trevi, basicamente a caminhar de um sitio para o outro já têm uma noção da cidade e dos principais sítios. Não vou colocar fotos à noite pois a máquina não tem boa capacidade e as fotos ficam tremidas. Roma é uma cidade muito segura com policias por tudo o lado, por isso anda-se bem à noite pelos mais diversos sítios sem se sentir insegurança.. aconselho mesmo evitar o metro pois é a caminhar que se vai conhecendo, de metro perde se muito tempo e não se vê nada…. Andem a pé!

O hotel que fiquei foi New Generation Hostel Santa Maria Maggiore (Roma, Itália): avaliações - TripAdvisor por 11 euros por noite… valeu muito a pena… ficava a cerca de 15m do Coliseu e da estação central a pé, era novo e limpo.

O segundo dia de manhã foi para o Coliseu e o Forum Romano, vale a pena mas perde-se a manhã toda lá.. dá para comprar o bilhete para os dois e para evitar filas; aconselho a comparem na entrada no Forum Romano pois a bilheteira do Coliseu é enorme e o bilhete dá para os dois, o Forum fica ao lado do Coliseu, por isso primeiro podem ir ao Coliseu e depois ao Forum que é maior.

Eu não aprecio ver pedras, por isso não achei grande piada, contudo sou incapaz de dizer para não irem a esses dois sítios, já que bilhete não é caro. A tarde passou se no centro de Roma onde têm imensas praças e igrejas… Andem a pé, explorem a cidade vão ver que irão ter sempre à famosa praça di Trevi, que mais gostei… sim é só uma fonte, contudo é enorme, limpa, simplesmente fantástica! Pena é não se conseguir uma foto decente, tantas as pessoas que lá param…O engraçado de Roma e o que mais gostei, foi que as pessoas comem sentadas nas praças, em qualquer lado pode estar a comer em frente a um edifício histórico… não entrem em restaurantes e comam à janela, comprem piza ou pasta e comam sentados na praças, fontes, jardins, passeiem pela cidade, entrem na igrejas… não é preciso fazerem um roteiro com o que querem ver…
Simplesmente percam-se pelas ruelas, apreciem a beleza da cidade sem terem pressa de verem isto ou aquilo, explorem, não sigam mapas, vão ver que vale a pena e conseguem ver tudo o que há para ver sem perderem tempo a olhar para mapas, mas sim para a beleza da cidade…

Roteiro:

Na zona do Coliseu, têm o Arco di Costantino, Monte Palatino, igrejas San Giovanne , San Clementem San Pietro in Vincole e Forum Romano, tudo a curta distância a pé…. Após essas visitas sigam pela via do forum imperiali e chegam ao Palacio Venezia e praça são marco, entrem para o centro e irão ver o Panteão, Praça Minerva, Praça Navona, Fonte de Trevi, Praça Espanha, Praça Barberini, Praça Colona, entre outras…. Fiquem na cidade velha à noite par apreciar as praças iluminadas.


 
Última edição por um moderador:

RRRocha

Membro Ativo
O terceiro dia foi o ultimo domingo do mês, o que significa que as entradas são gratuitas em praticamente tudo… por isso optei por ir ao Vaticano e aproveitar a entrada no museu que é cara… Para o Vaticano fui de metro é rápido e a forma mais rápida de chegar cedo… deviam ser umas 9h quando cheguei e a fila para o museu já era de 1km…. Enfim, não sei se era por ser de borla, mas nem me dei ao trabalho de procurar pelo fim da fila e segui para a cidade do Vaticano e a basílica São Pedro… a Praça são Pedro é bem feia, enorme e em cimento, bem como a basílica por fora, já por dentro é outra coisa… das mais bonitas que vi, tenho que admitir…. Como é ano Jubilar lá passei pela porta Santa e o meus pecados foram perdoados!!! Eheheh algo que aprendi lá… como era domingo o Papa lá foi à janela dar a sua missa por isso aproveitei e uns 10 minutos.
Após o inicio da missa fui ao museu pois todos estava a ouvir a missa.. e claro não havia praticamente ninguém na entrada no museu.. após uns 5m já estava dentro do museu, claro que eram umas 12h30 e o museu fechava as 14h, não dava para ver tudo, mas como eu não gosto do tipo de arte para mim era muito tempo… objectivo ir à capela sistina e vir embora,mas não era assim tão fácil pois tem que se passar pelo museu quase todo… enfim preparem se para andar bastante para entrarem num sitio pequeno, cheio de gente, e com umas pinturas não muito bonitas do chão até ao teto… isso é a apenas e minha visão e opinião J

Após a saída demorada do museu segui para o castelo de Sant´Angelo, como esta frio e vento optei por não entrar e continuar a minha viagem atravessando a ponte e caminhando novamente para o centro…. É uma longo caminha mas vale a pena…

 
Última edição por um moderador:

RRRocha

Membro Ativo
Quarto dia de manha fui a Trastevere, optei por ir de metro e eléctrico. É uma zona diferente do centro mas com bairros e ruas muito bonitas, explorei a zona e depois do almoço voltei para o centro pelas margens do rio Tibre atravessando a ponte até ao Sul da cidade e continuando até ao centro.

No Sul têm o Ghetto (antigo bairo judeu) com varias ruinas, praçaMattei, Fontana delle Tartarughe, praça campo Fiori, e não tarda nada estão novamente no centro...

Podem fazer ao contrario começar no centro caminhar até o rio e atravessar até Trantevere e ficar lá pela noite, pois deve ser uma zona bonita à noite, mas infelizmente não tive a oportunidade de ver.

O ultimo dia tinha voo até Lisboa as 17h por isso ainda deu para ir até coliseu e de tarde a zona da estação central onde há alguns jardins e igrejas, como a Santa Maggiore que vale a pena….

Foram umas mini feiras low Cost, apesar de não ter sido no verão, não apanhei chuva e apenas um dos dias esta um bocado de frio, os outros foram muito agradáveis.

Roma é uma cidade para todos os bolsos, por isso aproveitem as promoções que a um preço muito baixo conhecem a cidade, por exemplo eu paguei 44 euro de estadia, 68 euros de voos Porto-Roma-Lisboa-Porto tudo Ryanair, uns 30€ de transporte e entrada no coliseu, muito pouco em comida, já que pizza e pastas eram muito acessíveis….
Eu optei por Lisboa pois aproveitei e fiquei lá uns dias, mas podem vir embora no próprio dia de comboio e o preço não varia muito.

Boas viagens!!
 
Última edição por um moderador:

ploferreira

Administrador
Staff
Olá,

Obrigado pelo Report, é sempre bom rever Roma, em 3 dias conseguiu imensa coisa e até conseguiu ver o Papa, eu já fui duas vezes a Roma e não vi o Papa :D

Continuação de boas viagens ;)
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Adorei Roma pelo que é sempre agradável rever ;)
Grande sorte com o tempo... eu fui há uns anos em Junho e apanhei 1 chuvada num dos dias!
 
Top