Novidades

[Report] Roma - Dezembro 2017

SaraVP

Membro
Datas: 29/11-3/12

Era impossível eu conseguir ter dois fins de semana prolongados sem fazer uma viagem. Com restrições no orçamento, tive de procurar bem, e fazer muitas contas, para que o senhor financeiro (aka maridão) alinhasse mais rapidamente. Depois das Caraíbas em Abril, eu sabia que ele ia ficar muito caseiro o resto do ano.

Depois de muita pesquisa, cheguei aos seguintes valores

Voo Ryanair Roma (Ciampino) – Ida e volta 70€/pax
Ida 29/11 19:40
Regresso 03/12 7:00

Na ida, o voo atrasou-se um pouco mas chegamos apenas com 10 minutos de atraso ao aeroporto. No regresso, o atraso foi maior mas com o sono que estávamos (acordámos às 4h30) só queríamos mesmo era um sítio para sentar, fechar os olhos e que não nos dissessem nada.

Como às horas que chegávamos e saiamos não havia transportes públicos, e tinha lido algumas reviews menos boas dos taxistas no aeroporto (de cobrarem mais do que a taxa estabelecida de 30€ para Ciampino-Roma/Roma-Ciampino), optámos por pagar transfer que nos ficou em 37€+5€ de taxa nocturna à chegada, e 35€ + 5€ no regresso, tudo marcado e confirmado logo de seguida por email. De salientar que este transfer foi marcado às 18h00 de sábado para nos apanhar às 4h30 de domingo e correu tudo bem (Taxi Fiumicino Rome|Fiumicino Transfer)

O hotel escolhido foi o Parker Hotel, perto do Termini. Para ajudar nas contas, e claro porque já tem sido companheiro de algumas viagens, convidei também o meu irmão, por isso optámos por um quarto triplo que, para 4 noites, ficou em 192€ (via Amoma). Como não somos muito exigentes no que toca a alojamento (e eu sou bem mais picuinha que eles) o hotel estava óptimo! O essencial: bom pequeno-almoço e um lugar asseado e quentinho para dormir. Tivemos ainda de pagar a taxa de turismo de 48€ (4€ x 4noites x 3pessoas).

Dia 1
Se bem que fujamos sempre um bocadinho ao plano, eu gosto de levar um itinerário para garantir que não fica nada por ver (como se isso fosse possível!). Então, como estava mortinha por palmilhar Roma inteira, optámos por no primeiro dia andarmos pelas ruas de Roma, visitarmos as praças mais emblemáticas e as fontes mais conhecidas. Deixo algumas fotografias mas não se preocupem, o maridão andou com a nossa querida Cannon para termos umas fotografias mais decentes que estas, mas com o brinquedo novo (telemóvel), aproveitei a viagem para o testar.

Seguimos mais ou menos por estes pontos:

Santa Maria Maggiore - Praça da República - Cruzamento das Quatro Fontes - Piazza Barberini – Fontana di Trevi


Via Delle Muratte (fizemos um pequeno desvio e fomos até à Via Marco Minghetti para apreciar a Galleria Sciarra)


Templo de Adriano

Coluna de Marco Aurélio

paragem para café na Tazza d’Oro (confirmam os apreciadores que era bom) - palácio Montecitorio – Pantheon




Piazza Navona

Igreja de Santo António dos Portugueses

Via de Ripetta (Mausoléu de Augusto) – Piazza del Popolo


Terrazza del Pincio
Via del Corso - Via dei Condotti – Piazza di Spagna


Almoçamos num restaurante perto da Piazza Navona, nada de excepcional mas deu para sentir que estávamos em Itália – massas e piza.

De regresso ao hotel jantámos no restaurante Il Tempio di Minerva que ficará na nossa memória porque encontrámos funcionários muito simpáticos e o próprio dono do restaurante também era super educado e simpático. Comemos uma lasanha deliciosa e um tiramisu excepcional. Com cerveja italiana a acompanhar, a conta não ficou assim tão em conta, passo a redundância, para o que seria de esperar numa viagem “low-cost” mas preferimos mimar-nos um bocadinho. Depois do que andámos, merecemos.

 

SaraVP

Membro
Dia 2

O tão aguardado dia para visitarmos o Coliseu, o Palatino e o Forum Romano. Comprei os bilhetes no website oficial (12€ + 2€ taxa/pessoa) para evitar as filas. Perdemos apenas 5 minutos no posto de controlo e depois entrámos. Ainda pensámos em comprar as visitas à arena e à parte inferior mas como nos condicionaria em termos de tempo e já só havia tours em espanhol, preferimos ver o básico e seguir em frente. Com o frio que se levantou, abrigamo-nos um pouco na loja do coliseu e devo dizer que para quem gosta de história e arqueologia, a loja tem uns livros com uns acetatos que mostram como eram as ruinas e reconstrói alguns monumentos, muito giro. Fica a dica para um presente diferente e educativo!


Depois de vermos o arco de Constantino, seguimos para a entrada no Palatino, longe da confusão e fizemos a nossa tour Palatino-Forum Romano. Foi a única altura da viagem que choveu (forte nalguns momentos) mas o melhor é que temos fotografias quase sempre com um céu azul lindo porque eram apenas nuvens passageiras (negras, gigantes mas passageiras)!


Por esta altura os rapazes já estavam a morrer de fome mas ainda vimos as ruinas do Fórum de Trajano e de Augusto e seguimos pela Via dei Fori Imperiali até a Piazza Venezia, onde ainda visitámos o Monumento a Vittorio Emanuele II.


Como o elevador panorâmico era 7€ e ainda tínhamos muito para andar, preferimos passar essa parte e seguir para o almoço. Enquanto os rapazes compraram pizza num take away na lateral do monumento, eu corri até a um supermercado ali perto (obrigada Google Maps!) e comprei bebidas e batatas fritas para os três, tudo coisas saudáveis. Ficou super em conta e não ficámos nada mal servidos. Já a ficar frios nos bancos de pedra do jardim, o nosso objectivo era chegar ao Giardino degli Aranci para comtemplar a vista antes do sol se pôr.

Passamos pelo Teatro de Marcelo, Boca della Verità e Circo Massimo (que vimos das varandas do Palatino, na parte da manhã).


Vista do Giardino degli Aranci

Depois de vermos a vista, ainda tivemos tempo de ir olhar pelo famoso buraco da fechadura na Piazza dei Cavalieri di Malta. Confesso que sabia que haveria lá mais pessoas mas a fila era muito maior do que imaginava. Mas já que lá estava, porque não? (e claro está que quem estava a nossa frente na fila era…? Portugueses com certeza!)


Era suposto o dia terminar por aqui mas como ainda era cedo e não tínhamos planos para o jantar, descemos o monte e seguimos para Trastevere, passando pela Isola Tiberina.


Demos uma volta e jantamos na Pizzeria Carlo Menta e desta vez optamos por carne, salada, batatas fritas e… pizza. Para terminar, uma agradável Panacotta. O atendimento foi bom, serviço rápido, preços finalmente normais para nós portugueses, tudo ok. Por esta altura os meus pezinhos já só queriam descanso mas os meninos preferiram ir a pé para o hotel em vez de apanharmos um transporte público. Nunca me esquecerei de subir a rua com a Cúpula da Basílica de Santa Maria Maior no horizonte e pensar “tenho de chegar lá, bora lá amiguinhos, falta pouco” enquanto os meus pés desistiam de viver porque sabiam que chegando à Basílica ainda tinha de andar mais um bom bocado. Mas lá fomos e chegamos ao hotel, vivos e ainda extasiados com tudo o que vimos!
 

SaraVP

Membro
Dia 3

Confesso que seria o dia com menos expectativas mas fui induzida a erro. Tinha guardado Trastevere para este dia mas já lá tinhamos ido e, por isso, sobrava apenas o Vaticano (ainda por cima num sábado).

Apanhamos a linha vermelha em Vittorio Emanuele e saímos em Ottaviano.
Com o Papa fora, creio que até estava bastante calmo.


A fila para entrar na Basílica é que era enorme mas enquanto os meninos circulavam e tiravam fotografias, guardei logo o lugar. Creio que estivemos 40 minutos na fila mas como ia sempre andando, acabamos por passar bem esse tempo.


Depois do controlo e de visitarmos a Basílica por dentro...


...eu e o maridão subimos à Cúpula (com o andamento dos dois dias anteriores, o meu irmão optou por não subir e acabou por ficar cá em baixo a ouvir os guias que passavam e que contavam coisas interessantes sobre a Basílica – sempre a aproveitar ao máximo o passeio!). Tínhamos a opção de fazer parte da subida de elevador mas pelos 2€ que poupámos (pagámos 6€ cada) valeu a pena! Os degraus são largos e espaçados e se nos cansámos porque subir aquilo a correr, para quem sobe com calma compensa ficar com os 2€ no bolso.

Vista lá dentro - não tinhamos a sensação de ser tão alto! (Lá está, a nossa Canon portou-se bem!)

Pormenor - Para nossa surpresa não é pintado


A subida já dentro da cúpula é muito gira porque o espaço vai ficando mais apertado e ouvimos as pessoas que vão à frente ou atrás a entrar em pânico até, lá está, só ouvirmos a nossa respiração ofegante de quem já está quase a terminar os 551 degraus da subida e tem faltado ao ginásio com bastante frequência!

(Fotos artísticas do marido e uma fila a formar-se atrás de nós lol)

Mas ao chegar… tudo valeu a pena! A vista é linda!


Seguindo pela Via della Conciliazone, à direita, parámos para comer panini e como a minha se partiu um pouco o senhor ofereceu-me uma tira de… pizza pois claro! Já com as forças recarregadas, passamos pelo Castelo de Sant’Angelo e apreciamos os famosos anjos de Bernini.


Depois, seguimos para visitar a Piazza Fernese e Campo de Fiori. Algures por aí achei uma loja com umas gravatas made in Italy muito em conta para oferecer ao pai e ao sogro.

Já a desacelerar o passo, seguimos ainda para ver o Largo di Torre Argentina e os famosos gatos de Roma. Voltamos novamente para a Fontana di Trevi, que queria ver iluminada, e aproveitamos para parar e comer um gelatto na zona e comprar os souvenirs nalgumas lojas ali à volta.



Como referi, tratámos do transfer nesse fim de tarde, visto que o hotel só nos dava a opção de um transporte de no mínimo 50€, o que acabou por compensar.

Voltámos a jantar no Il Tempio di Minerva e, como sempre, fomos recebidos com simpatia e com um “a vossa mesa habitual está ali guardada!” como se fossemos clientes de longa data. Desta vez, optei por um risotto de cogumelos e um pudim, ambos muito bons. Como da primeira vez, ofereceram-nos um copinho com gelatto de limão a cada um e despediram-se com um voltamo-nos a ver amanhã. Como explicamos que íamos embora nessa noite, foram muito queridos, desejaram boa viagem e que voltássemos um dia. A quem ficar nesta zona hospedado, aconselho vividamente a ir lá.


Em suma, foi uma viagem daquelas que já sabemos que vai ser boa mas que ultrapassou as nossas expectativas. Como gostamos muito de história e arqueologia então, foi mesmo uma viagem inesquecível. Da próxima vez que voltarmos lá, com certeza, já levarei mais uns trocos para gastar nalguns museus e lições de arte bem estudadas (confesso que não sou grande conhecedora da área), mas para primeira vez senti-me completamente realizada!


[yeih primeiro report completooo!]
 
Última edição por um moderador:

Bee

Membro Conhecido
Bem... uma estreia em grande. Acabadinha de chegar ao Portal e já com um report. Isto é que é mostrar serviço. :p
Um excelente report e com belas fotos.
Eu cá me fico a roer de inveja. Ando a sonhar com Roma há anos mas ainda não consegui conhecer, mas esse dia há-de chegar.
Obrigada por partilhar connosco a sua viagem!
 
Última edição:

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Muito obrigado pela partilha.
Que bela maneira de se iniciar nos report's.
Ficou bem retratada uma cidade que há muito desejo conhecer.
Boas viagens ;)
 
Última edição por um moderador:

SaraVP

Membro
Bem... uma estreia em grande. Acabadinha de chegar ao Portal e já com um report. Isto é que é mostrar serviço. :p
Um excelente report e com belas fotos.
Eu cá me fico a roer de inveja. Ando a sonhar com Roma há anos mas ainda não consegui conhecer, mas esse dia há-de chegar.
Obrigada por partilhar connosco a sua viagem!
Já era tempo, depois de tanto cuscar e ler reports espetaculares :p mas obrigada! :)

Desde que vim de Roma sempre que o tópico é viagens eu digo logo: "Vão a Roma!" Gostei imenso de todos os outros sítios onde já estive mas a Roma eu garanto que vou voltar um dia, é daqueles sítios que nos marca mesmo :)
 
  • Gostar
Reações: Bee

SaraVP

Membro
Muito obrigado pela partilha.
Que bela maneira de se iniciar nos report's.
Ficou bem retratada uma cidade que a muito desejo conhecer.
Boas viagens ;)
Muito obrigada!
Aconselho vividamente a visita! Mesmo sendo poucos dias, basta alguns minutos para nos apaixonarmos pela cidade :)
 

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá,

Antes de mais, bem-vinda :)
Obrigado por mais uma partilha desta cidade que tanto quero conhecer, é sempre bom ver mais um pouco :D

Continuação de boas viagens :)
 

d3ci0

Membro Conhecido
Muito obrigado pela partilha!
Adoro Itália já tive o prazer de conhecer algumas cidades do norte, mas ainda não conheço Roma :( Mas tenho a certeza que um dia vou lá!!!
Excelentes fotos!
 
Última edição por um moderador:

Andre Pinto

Membro Ativo
Muito obrigado pela partilha!
Obrigado pela partilha desta bela cidade que ainda não conheço, mas após chegar ao fim do report parece que já lá estive :p:p
Boas Viagens :)
 
Última edição por um moderador:

baguera

Membro Conhecido
Parabéns pelo report.;)
São estes documentários que me fazem crescer a lista de locais a visitar.
Roma será talvez das primeiras cidades europeias a visitar pela sua cultura, já tirei mais uns apontamentos.
Fotos com Canon é outra coisa.:D
 

José Beira

Membro Novo
Olá Sara!
Antes de mais felicitar pelo excelente "post" sobre Roma.
No próximo mês de Fevereiro estarei em Roma para um fim de semana cultural! :)
Gostava de comprar os bilhetes via internet para o Museu do Vaticano bem como para o Coliseu. Estive a pesquisar "sites" e o que me inspirou mais confiança foi este:
Tickets for Vatican Museums, Sistine Chapel and Colosseum in Rome
Já ouvi feedback também sobre este: MUSEUS DO VATICANO DE ROMA: Reservar bilhetes Museu Vaticano Roma
Em qual comprou? Recomenda algum em especial?
Muito obrigado e votos de um 2018 cheio de saúde e muitas viagens! :D
 

ploferreira

Administrador
Staff
O Roma pass é um cartão que inclui 1 ou 2 entradas gratuitas, desconto nas entradas seguintes e transportes gratuitos durante 48 ou 72 horas.

Pode ver mais informações no site


Utilizei na minha viagem a Roma e sem dúvida que permitiu poupar uns trocos, mas depende das entradas pagas que estiver a planear.
 

SaraVP

Membro
@Ricardo_7 @d3ci0 @Andre Pinto obrigada :):) Roma é mesmo um must! Aliás já começo a interiorizar que vou ter de palmilhar Itália inteira :p:D

@baguera obrigada :) sim, sem dúvida que no telemóvel as fotografias ficam bem mas com uma máquina profissional/semi-profissional a história é outra!

@ploferreira obrigada pela ajuda a responder! ;) @José Beira no meu caso, como só fui três dias e havia tanto para ver na rua, optei por não ir ao Museu do Vaticano (mas com certeza se lá regressar, irei ao Museu) mas nada melhor que o site oficial. Pelo menos para as opções do Coliseu, comparei alguns sites com o site oficial e os preços eram mais acessíveis neste último. Há que ter apenas atenção à antecedência, tanto quanto possível, na compra dos bilhetes das visitas guiadas, por exemplo, para conseguir escolher horário e língua de visita mais convenientes ao seu plano. E aproveito para chamar à atenção que o bilhete de entrada no coliseu (ou coliseu, palatino e fórum que foi o que eu comprei por 12€ + 2€ de taxa online) não inclui visitas à arena, subterrâneos ou níveis superiores do coliseu. Isso serão tudo tours com valores que acrescem à entrada no coliseu e têm slots horárias específicas que costumam esgotar rapidamente. Mas tudo pode ser comprado no site oficial ;)
 

rmonteiro

Membro Conhecido
Muito bom o report :)
Gostei bastante de Roma.. acho que é daquelas cidades europeias que "todos" deviam visitar, pois o Império Romano está na nossa historia !
Tem fotos muito boas ;)
 

SaraVP

Membro
Muito bom o report :)
Gostei bastante de Roma.. acho que é daquelas cidades europeias que "todos" deviam visitar, pois o Império Romano está na nossa historia !
Tem fotos muito boas ;)
Obrigada :)
E concordo plenamente! Então para quem gosta dessa parte da nossa história, é mesmo obrigatório :D:)
 
Top