Novidades

[Report] Roadtrip na Escócia, 2017 - Parte II: Skye

Tinker Bell

Membro Conhecido
Para aqueles que aterraram aqui agora, informo que há uma parte I deste report. Caso estejam interessados, é favor clicar aqui! Obrigada :D

(continuação)

Dia 3
As nossas voltinhas, no google maps:

Acordar em Dornie e abrir a janela para uma vista destas foi glorioso. Pode parecer simples aqui na fotografia, mas quando finalmente estamos num sítio tão especial para nós, a rebentar de felicidade, observar o mundo pela janela torna-se mágico! Quase me sentia num filme, que tudo era bom demais para ser real. Em breve iríamos fazer-nos à estrada, rumo à ilha de Skye. :)


Atacámos o delicioso pequeno-almoço e começámos a arrumar tudo para depois regressar à nossa querida A87. O caminho incluiu algumas paragens, porque estava um belo dia de sol. Mas numa dessas paragens o tempo resolveu lembrar-nos que estávamos na Escócia, e numa questão de segundos apanhámos uma molha, de chuva e neve! Inacreditável! Só visto, para crer. :D Lá fomos nós a correr para o carro outra vez, perdidos de riso!


Daí a um bocado estávamos a atravessar a Skye Bridge, ainda meio anestesiados pelo dia anterior. Tínhamos visto paisagens tão espantosas, ficado tão surpreendidos pelo caminho percorrido… Que custava a crer que Skye fosse ainda melhor!

Durante o planeamento da viagem (que exigiu muito trabalho e pesquisa, já agora!) eu tinha insistido para darmos um dia à ilha, mas o meu namorado estava na dúvida se valia a pena, porque com o tempo limitado exigia outros cortes. Por esta altura até eu já estava “menos entusiasmada”, não por achar que não ia ver lugares fantásticos, mas porque me interrogava se seriam muito diferentes do resto. Já sabem como é, pois… ENGANADOS! Mas ainda bem que entrámos ali assim, sem expectativas. Não há nada melhor, especialmente tendo em conta o que nos esperava. :D:cool:


Vamos a uma pequena introdução… A ilha de Skye (ou Isle of Skye, como prefiro chamar-lhe) deve o seu nome ao nórdico antigo, e este significa “ilha das nuvens” (cloud island). Isto porque os Vikings se referiam a Skye fazendo alusão aos misteriosos nevoeiros que envolvem os Cuillin Hills - cadeia de montanhas rochosas que é característica dominante da ilha. É a segunda maior ilha escocesa, e inclui uma variedade imensa de paisagens, todas de cortar a respiração! Visita-se bem de carro, só de andar pelas estradas pode consumir-se muita da sua beleza, mas na minha opinião a verdadeira magia de Skye está nas possibilidades de caminhadas que oferece. E aviso já, é preciso ir bem equipado. :) E é mesmo, mesmo, meeeesmo mágica! :D Continuemos, para vos mostrar.


Entrámos na ilha e ao princípio tudo normal, muitas rotundas, trânsito, povoações, … O dia estava novamente com bom aspecto, umas nuvens no céu mas nada para preocupar. Seguindo pela estrada vêem-se mais e mais casinhas típicas, muitas são B&B, e repara-se mais que nunca nas placas à beira da estrada - há nomes e indicações em gaélico escocês! :D

Até que pronto, “começa a festa”. Depois de umas curvas surge isto (imagens e vídeo abaixo), enquanto o tempo ameaça mudar. Regressa o sentimento de estarmos numa terra de ninguém, completamente “into the wild”. E mais uma queda de água, mesmo ali!



Depois de tirar estas fotos levámos com granizo bem agressivo, tivemos que caminhar curvados até ao carro para nos abrigar… Alba sempre a pregar destas partidas! :D

Um pouco mais à frente, o cenário era outro. Por aqui tudo parece pequenino e relativamente simples, mas vocês nem imaginam (a sério que não) o que é ver isto ao vivo!

 

Tinker Bell

Membro Conhecido
A próxima paragem foi Portree, ou Port Righ, pela qual demos umas voltinhas. Esta é a maior “cidade” de Skye, onde se pode apreciar arquitectura típica daquela zona e ver o amoroso porto. Dali vemos altas falésias e uma pequena praia de areia negra, dá a impressão de que viajámos no tempo e arrepia. Mais um lugar tirado de um conto de fadas… Ou de um bom livro… :) Um mimo! Gostámos muito. Fiquei com a impressão de que as pessoas em Skye são muito simpáticas, toda a gente nos sorri e cumprimenta na rua, sentimo-nos realmente bem-vindos.

Como podem ver pelas fotos, o tempo tinha mudado, uma vez mais! :rolleyes::D


Depois de Portree e de encher a barriga e comprar umas recordações, seguimos em busca de Old Man of Storr. É um dos locais mais icónicos da ilha, uma formação rochosa que mete respeito quando se vê de perto, porque parece que pode tombar para cima de nós a qualquer momento. É das caminhadas mais populares que se pode fazer em Skye, e a mais acessível, pelo menos a parte inicial. Dá direito a uma das vistas mais bonitas que já apreciei até hoje! Aqui (fotografias) já o podemos ver ao longe. Assim que aquele menino surgiu no horizonte, o meu coração acelerou logo. Acho que devo ter ficado de boca aberta, pois com a neve a visão foi ainda mais surpreendente e imponente do que esperava! :eek:


Antes de chegar ao parque de estacionamento para iniciar a caminhada, ainda fizemos uma paragem para dizer olá a estes seres de 4 patas. É do que mais se vê na Escócia, e vacas também, daquelas peludas e bem giras! Infelizmente dessas não trouxe foto. :(
Do outro lado da estrada, mais uma queda de água. :)

 

Tinker Bell

Membro Conhecido
Após estacionar no parque, iniciamos a caminhada… Aqui ficam as informações e avisos disponíveis por lá:


O início é bastante acessível, apesar de exigir esforço físico e envolver umas boas lutas contra os ventos fortes, mas vale a pena! Vi famílias por ali, pelo menos até certa parte, até porque o caminho está cuidado e preparado para isso. Não deixem de tentar! :) O ambiente é excelente, dá para conhecer muitas pessoas se assim o desejarem, porque ali todos temos um objectivo comum. Chegar ao topo! :D E sempre com vistas assim...




Mais para a frente o caso muda de figura… Ou pelo menos era assim que estava quando fomos… Entrando na “fase 3” da caminhada, encaramos isto! É aqui que muita gente volta para trás, vá-se lá saber porquê... :oops::eek:


Basicamente há que trepar por um género de riacho (ou rasto dele?), por entre lama e rochas, a certa altura com um semi-precipício ao lado. Isto do meu ponto de vista, que como se sabe por aqui, não me dou muito bem com alturas… É tudo lindíssimo e vale cada segundo, mas se não se sentem à vontade neste tipo de situações, ou não apreciam esforço físico/têm pouca energia, não aconselho a passar desta parte - pelo menos nestas condições.

Quando estávamos mais ou menos a meio desta subida eis que o tempo vira, subitamente, e somos atingidos por uma tempestade de granizo, com ventos fortíssimos! Houve uns ligeiros momentos de pânico e tivemos que procurar abrigo atrás de uma rocha, porque era quase impossível mantermo-nos em pé. À nossa volta havia várias pessoas a fazer o mesmo, mas todas a sorrir e com ar determinado, porque quem vai para ali é mesmo isso que quer… natureza no seu esplendor! :D De algum modo tudo se tornou ainda mais especial, porque mesmo depois daquele percalço não desistimos. Foi esperar que a tempestade passasse, como todas passam por ali, e continuar a subir.

Fica aqui um vídeo feito durante a tempestade, em que se ouve o meu lamento quando o telemóvel quase me foi arrancado das mãos... :rolleyes: Havia de ter sido bonito!!

Volto a repetir que é de extrema importância ir bem equipado para estas aventuras, porque se tivesse ficado encharcada já não tinha tido tanta piada… :eek::rolleyes:

Sem mais demoras, apresento aqui a recompensa, por fotografias! Estar ali é impagável. Explorando um pouco a área, descobrimos este pequeno lago, e por trás pode ver-se o mar. A palavra que melhor descreve tudo isto, será… Magia. :) Ficámos por ali um bom bocado a desfrutar do lugar mágico, orgulhosos de nós mesmos e a sentirmo-nos vivos, e depois voltámos a descer… o que com um caminho destes é também uma aventura. :D:cool:

 

Tinker Bell

Membro Conhecido
De novo na estrada, fazendo paragens em alguns miradouros.



Mais à frente, paragem na famosa Kilt Rock - talvez o local onde vimos mais turistas! Não como em Roma, por exemplo, mas pelo menos um autocarro turístico apanhámos ali. Também me fui apercebendo ao longo da viagem que há várias empresas a fazer tours pelos locais enumerados, caso haja alguém que prefere não alugar carro. :) Claro que isso será resumido a ver as vistas da estrada, o que não recomendo, Skye então merece mais que isso!


Aqui, o pormenor de uma mãe protectora dos seus rebentos... Eu devia ter um ar ameaçador, a babar para cima deles (não de fome, atenção)! :rolleyes::D

De seguida fomos para Quiraing (Cuith-Raing), no qual a ideia inicial seria fazer uma caminhada, mas o tempo e energia não deram para tudo. Old Man of Storr havia consumido muito mais do que tínhamos previsto. Mas sem problemas, porque para a próxima já se sabe. :D Vou com dois ou três dias para a ilha mágica!! Isto se não me mudar para lá…

Assim, fizemos apenas a parte inicial da caminhada para o Quiraing, e por isso interrogo-me se era possível que isto (imagens abaixo) ainda melhorasse mais…?


Este “scenery” (ler com sotaque escocês) aparece em vários filmes, nomeadamente o BFG de 2016, que também aconselho todos a verem. Ternurento e emocionante! :)


Aqui tenho que partilhar a minha memória mais acarinhada desta viagem: estar ali sentada, isto sem exageros ou tretas poéticas, perante toda aquela PAZ. O vento levava as nuvens e era possível ver as suas sombras passar pela extensa paisagem… Senti como se o tempo tivesse parado, e tudo estivesse no seu lugar. Ou pelo menos eu estava no lugar certo. :) Até tive direito a uma pequena “private joke”, quando a luz do sol iluminou lá o fundo um pequeno cemitério, no meio do nada. :D Era a Escócia, uma vez mais, a dizer que gosta um bocadinho de mim, e que nos compreendemos! Como um amor destinado…

O meu querido namorado guardou este momento com um clique, que vou ter que emoldurar e pendurar na parede cá em casa. :)

 

Tinker Bell

Membro Conhecido
Depois do Quiraing, e com a alma satisfeita, seguimos para Uig. Uig poderia não ter estado nos planos, mas uma vez mais deixei-me levar por um pressentimento, e o N. fez-me a vontade! :D Por esta altura ele já estava convencido que os meus chamados pressentimentos escoceses davam resultado…

E assim lá fomos nós, para Uig, que surgiu assim de repente à nossa frente - e que visão! Isto será um pouco subjectivo talvez, mas foi dos sítios que mais me marcou na viagem. Em particular do ponto de vista que a imagem seguinte mostra, que uma vez mais e como mera fotografia, deixa muuuuuuuuuito a desejar. :p


Noto que aqui tirava menos e menos fotografias, e lembro-me porquê. Ia feliz e incansavelmente a absorver tudo, não tinha tempo nem disposição para ver as coisas pelo ecrã do telemóvel! Aliás, durante o dia em Skye nem sequer tive rede, agora lembrei-me disso. Pode dar jeito a alguém saber. :p A certa altura precisei de contactar o alojamento e não consegui…

Mas fico com pena de não ter trazido mais imagens daquele caminho, que amei absolutamente, entre Uig e o objectivo seguinte… O qual tem uma história engraçada para contar! :D A partir daqui, o meu namorado queria ir às Fairy Pools (quando planeámos a viagem) e eu queria ir ao Neist Point. Não podíamos ir aos dois, porque o tempo era curto. Mas isto tinha sido discutido aquando do planeamento da viagem, até aquele dia nem voltámos a falar do assunto, tinha ficado apenas planeado que não iríamos parar tão longe (até ao Neist Point). Qual não é o meu espanto quando ele mete isso no GPS!!! :D:D:D E aí vamos nós… Agora que a minha metade já estava a ver a Escócia pelos meus olhos (era a minha viagem de sonho, ele veio por acréscimo :p ), ainda melhor.

Ver o Neist Point Lighthouse era um sonho. Falando muito no geral, é um farol na parte mais ocidental da ilha de Skye, o local ideal (para mim) para apreciar a envolvência do mar e das falésias… ali temos um pouco de tudo o que me faz amar Alba. Sempre tinha visto várias imagens daquele lugar e costumava pensar “ora aqui está um sítio tão lindo e único, e que provavelmente nunca vou ver ao vivo…”. Tinha que me enganar redondamente por mais uma vez nesta viagem, não era?! :rolleyes::D Ficam as fotografias e vídeos daquele que foi o ponto alto para mim, pelo que representou e pelo quanto superou as expectativas. Aqui até o meu medo de alturas ficou esquecido (ou vencido), algumas vezes tive que respirar bem fundo antes de avançar. Não vale a pena tentar descrever… Vão lá e pronto! :)



Aqui fica a fotografia que melhor descreve o sentimento de ter estado ali. :cool::)

 

Tinker Bell

Membro Conhecido
A partir daí foi sempre a abrir, regressar "ao continente" e fazer o check-in no B&B onde íamos pernoitar, ao qual chegámos já tarde… Felizmente os hosts foram muito simpáticos e deixaram-nos chegar depois da hora aceitável...! :oops: Este foi o alojamento onde ficámos melhor entregues, e não tirei fotografia à fachada mas é uma casa típica, deixo o link para o TripAdvisor (Morlea B&B - UPDATED 2017 Reviews & Price Comparison (Drumnadrochit, Loch Ness, Scotland) - TripAdvisor) onde a podem ver. Recomendado, mesmo à séria! Disponível por AirBnb e Booking. Ficamos mesmo a dormir na casa dos hosts, onde têm alguns quartos preparados para viajantes. :) O pequeno-almoço mais personalizado de sempre, o qual poderão cuscar no dia/report seguinte... :p Fotos da decoração, que adorei:



Deixo ainda algumas do caminho até lá, passando novamente pela zona do micro-clima, depois de Dornie. Desta vez vimos veados meeesmo de perto, de tal forma que mesmo cheios de pressa tivemos que fazer uma paragem! Estavam de ambos os lados da estrada, a olhar para nós, tão curiosos connosco como nós com eles. Infelizmente só tenho estas fotografias, e de péssima qualidade :mad:, mas fica a ideia. :D



E pronto, assim me despeço por agora. :) Amanhã vamos percorrer o caminho até Edimburgo, e no dia seguinte visitar a cidade.
Espero que tenham gostado tanto de ler quanto eu gostei de contar as nossas peripécias!

Até ao próximo report, a parte III desta aventura :cool:
Aqui: [Report] Roadtrip na Escócia, 2017 - Parte III/III: de Drumnadrochit a Edinburgh
 

susy4

Membro Conhecido
Simplesmente brutal!!!!!!!!!!!
AMEI!!!
Já te tinha dito que a Escócia tem tudo a ver comigo... e cada vez me convenço mais.
Grata pelos sorrisos e pelo queixo caído ao ver este report.
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Bela segunda parte do report.
Belas fotos, definitivamente tenho que ir a Escócia.
Vou aguardar pelo resto. ;)
 

Antonia.M.S.

Membro Conhecido
@Maria B. nem sei bem que dizer. :D

As fotos e a descrição estão fantásticas, foram com certeza momentos muito especiais, únicos e irrepetiveis.
Trouxe comigo vários sentimentos da Escócia, em especial desta ilha. É sem dúvida um lugar diferente, que parece ser muito remoto, uma ponta do mundo, que transmite uma enorme tranquilidade e onde até a construção humana está em perfeita harmonia com a maravilhosa obra da natureza. Não é possível escolher um lugar como o mais bonito. São todos.
O report da Maria transmite tudo isso também!!!
Obrigada pela partilha :D:D
 

CristinaBF

Membro Conhecido
Ai @Maria B. Fiquei sem palavras.
Adorei, fabuloso report de excelente descrição detalhada de sentimentos, e espectaculares fotos, parece que já estou a visitar a Escócia sem estar lá:rolleyes:, assim ainda fico mais ansiosa.
Acho que vou ler este report várias vezes :)
Venha o próximo.:D
 

Tinker Bell

Membro Conhecido
@CristinaBF e @Cristina Sousa Ainda bem que gostaram! <3 :) Obrigada pelas palavras!
@TREPADOR Obrigada, sobre a gastronomia haverá mais informações na parte três do report, mas gostei muito do que comi por lá. Provei salsichas de Haggis, mas o sabor foi muito forte para o meu gosto. O que mais me cativou de tudo foram mesmo aqueles pequenos-almoços quentes, como o inglês, fiquei fã. :)
 

rmonteiro

Membro Conhecido
É com cada foto !!! :cool:
As chegadas aos topos das montanhas compensam sempre quando desfrutamos daquele sentimento que estamos no topo do mundo e nada nem ninguem nos pode aborrecer naquele momento ! ;)
Estou a gostar muito e tens dado excelentes detalhes !
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Finalmente consegui ler calmamente esta parte do report da Escócia que aguardava ansiosamente... se dúvidas tivesse, agora tenho a certeza de que a minha passagem por Skye foi curtíssima! Fiquei com saudades :p
Adorei as fotos, a descrição e até o tempo maluco que apanharam :D
 

Tinker Bell

Membro Conhecido
@rmonteiro É tão verdade! :) Nesta viagem, para além de descobrir a Escócia, descobri esse lado de mim. Um gosto especial por viagens que procurem natureza. Abriu-me muitas portas! :D Antes admirava quem subia montanhas, agora quero experimentar... Heheh e assim a lista aumenta ainda mais.

@PaulaCoelho Eu saí de lá já fazendo a lista dos lugares que não vi, para voltar. :) E por mim voltava em breve! Há qualquer coisa de muito especial em ver aquele verde e aquelas paisagens e ao mesmo tempo o mar, lá ao fundo. O clima é brutal :D amei!!
 
Top