Novidades

[Report] Roadtrip na Escócia, 2017 - Parte III: de Drumnadrochit a Edinburgh

Tinker Bell

Membro Conhecido
Olá a todos :)
Estou de volta, com a parte final deste report.
Os anteriores:
[Report] Roadtrip na Escócia, 2017 - Parte I/III: de Stirling a Dornie
[Report] Roadtrip na Escócia, 2017 - Parte II/III: Skye


Dias 4 e 5


O dia amanheceu, e ao abrir os cortinados tínhamos esta vista sobre Drumnadrochit. Uma localidade tão pitoresca, na qual se destacava o nosso B&B! Tenho pena de ser despassarada com estas coisas, e não vos trazer foto da fachada… Mas como já referi na parte anterior do report, fica o link para o TripAdvisor onde a podem ver. :)

Daqui destaco também o Take Away Drumnadrochit, onde jantámos na noite anterior, já depois da hora do fecho … mas os simpáticos donos fizeram-nos um jeitinho e ainda nos serviram Fish n’ Chips.
Drum Take Away, Drumnadrochit - Restaurant Reviews, Phone Number & Photos - TripAdvisor

O café da manhã foi assim, antes de fazermos as malas e descermos para o pequeno-almoço.


O pequeno-almoço foi um autêntico mimo, quem me dera ter trazido fotografias da sala onde o comemos, mas só ao fazer o report reparei que não tenho. :(

Podem pelo menos ver o que comemos, e posso acrescentar que foi servido por ambos os hosts, sincronizados a colocar os pratos à nossa frente. Sentimo-nos uns reis nesta casa! Na noite anterior, aquando do check-in, tinham perguntado se queríamos “pequeno-almoço quente” ou preferíamos que arranjassem algo de especial para nós. Aqui fica a resposta. :)


Depois do check-out fomos directos para o Urquhart Castle. O nosso plano era apenas passar por lá, tirar umas fotos e seguir… Mas ao chegar ao castelo constatámos que isso não seria possível. Para aceder a este castelo é preciso pagar a entrada e passar por um centro de visitantes, em piso subterrâneo.

Conferenciámos e decidimos fazer a visita, já que não tínhamos ido a mais nenhum castelo nesta viagem, e queríamos um dia tranquilo e sem pressas. O único plano deste dia era entregar o carro em Edimburgo, já por volta das 21h.:p

Na recepção, ao comprar os bilhetes, fomos atendidos por uma portuguesa. :D Muito simpática, vive na Escócia há uns tempos, mas tinha começado a trabalhar ali recentemente. Como também somos emigrantes ficámos um pouco à conversa, sabe sempre bem. :)

O preço das entradas, para ambos, ficou por 18 libras.


Lá dentro o ideal é começar por assistir a um filme, que nos mostra a história do castelo, por sinal muito interessante. Após o final do filme a cortina do anfiteatro abre-se e … :D


Onde se encontra o “cinema” há também uma enorme loja de souvenirs, na qual fizemos umas comprinhas, tem coisas muito giras e os preços são aceitáveis. Dispõe ainda de um restaurante e de um museu onde estão expostos objectos da época medieval, recuperados do castelo.

Daí segue-se para o exterior onde se tem logo esta vista.



O castelo Urquhart tem uma longa história associada, que não vou estar a relatar aqui. Resumindo e concluindo, foi palco de várias batalhas, e proporciona uma oportunidade de aprender bastante sobre a história da Escócia.

Parece-me ser o local ideal para observar o Loch Ness, em especial para aqueles que têm sempre a pequenina esperança de ver a tão aclamada Nessie! :D Eu não tenho nada que ver com isso, claro… *cof cof* … Mas vi lá umas correntes suspeitas. :p

Sem mais delongas, ficam as fotografias.

 

Tinker Bell

Membro Conhecido
Depois de estarmos um bom bocado por ali, seguimos para Inverness. Tinha-me sido indicada como um ponto de referência, mas não achei grande piada. Demasiada confusão, e depois da natureza à nossa volta foi algo sufocante encontrarmo-nos numa cidade assim, pelo que resolvemos seguir. :rolleyes:

Não tenho uma única fotografia nem grandes memórias de passar por lá. :D Mas para quem estiver interessado, posso dizer que pareceu ser uma cidade bonita, e terá certamente bons pontos de interesse.

Pelo caminho, passámos pelo Cairngorms National Park. Aqui sim… Ficou uma dorzinha no coração… E uma promessa. :) Sem tempo para o apreciarmos como deve ser, ficou acordado entre nós que iríamos ali voltar. Desta vez com o intuito de conhecer o parque, pois o que vimos cativou, e muito!

Mesmo assim estivemos quase a parar à entrada… Mas não fazia sentido, sem tempo para caminhadas íamos ficar a dever ao parque de qualquer forma. Tem lugares lindíssimos!

Se alguém que esteja por aqui já leu a saga Pendergast dos Lincoln Child e Douglas Preston, um dos livros é passado neste parque, ou pelo menos quase metade dele. :p Era daí que já o conhecia… heheh :D

O google maps mandava-nos sempre pela estrada principal (via rápida) que atravessa o parque, mas optámos por fazer desvios e ir parando em pontos estratégicos, para apreciar o máximo possível. Deixo algumas fotografias que tirei, quase nada (uma pessoa só se preocupa com isto quando tem reports para fazer…). :)


Após a travessia do parque, chegada a Pitlochry para almoçar.

Pitlochry é uma prenda para os olhos! Quem já viu o Norte, e vem de regresso a Edimburgo, já a sofrer de saudades daquelas paisagens… bem precisa de passar por esta vila. :) Super pitoresca, vitoriana e aconchegante - apesar dos vários turistas. É a Escócia a dizer “estejam descansados, que eu ainda reservo surpresas”. :p

Estacionámos o carro num parque pago, mas o valor não é nada de especial e vale a pena. ;)


O local escolhido para almoço foi o The Old Mill Inn, porque o TripAdvisor indicou.
The Old Mill Inn, Pitlochry - Restaurant Reviews, Phone Number & Photos - TripAdvisor

Gostámos muito e recomendo. Durante o almoço tivemos o prazer (mais para mim, esta parte:D) de ouvir muito o sotaque escocês. Aliás, ao entrar no Inn fomos logo abordados por um cliente do bar, que meteu conversa connosco a dizer que tínhamos escolhido muito bem onde comer. Os escoceses, da experiência que trago, são 5*! Um humor espectacular, e simpatia sem igual.

 

Tinker Bell

Membro Conhecido
Depois do almoço, mais umas voltinhas por Pitlochry…

 

Tinker Bell

Membro Conhecido
E seguir para Perth!

Era suposto depois de Perth seguir para St. Andrews, mas cortámos. Estávamos mesmo cansados neste dia, e escolhas tiveram que ser feitas. Fiquei muito triste de abdicar de St. Andrews (desta vez!), mas em contrapartida pude relaxar bastante em Perth e depois ir com calma para Edimburgh. :)

Ficam algumas fotografias desta cidade, que estava deserta, foi estranho perder-me naquelas ruas… Os únicos sítios onde vimos outros seres humanos foi a sair/entrar de ginásios e em pubs. :D

 

Tinker Bell

Membro Conhecido
Com calma seguimos para o aeroporto de Edinburgh, onde fomos entregar o carro, à hora combinada. Mais uma vez, e até aqui, nada a apontar ao pessoal da Enterprise.


Do aeroporto adquirimos bilhetes de ida e volta para o tram, nas máquinas, não me lembro do preço mas ficou bastante em conta. No dia seguinte iríamos usar o mesmo bilhete para regressar, e apanhar o vôo para casa.

Quando chegámos à cidade já tinha anoitecido e íamos um pouco cabisbaixos, porque é como já disse antes, para quem gosta de natureza… e depois de tanta beleza a rodear-nos… é quase doloroso voltar ao caos das cidades.

Assim que começo a resignar-me e a olhar em volta, foi fácil sentir-me mais animada. Que cidade LINDA! :) À noite até tem um encanto especial… O caminho até ao hotel foi uma maravilha… E sempre com animação, várias pessoas na rua, vários pubs. Woa! Edimburgo a conquistar-nos assim, mesmo à descarada.

Fomos pernoitar ao Cityroomz Edinburgh, escolhido pura e simplesmente pela localização. Aqui o link para a página do alojamento: Cityroomz Hotel Edinburgh

Neste não tínhamos pequeno-almoço, e a primeira missão da manhã seguinte (depois do check-out, e deixarmos as malas no hotel) foi encontrar onde o ir comer! :D


Infelizmente não guardei o nome deste estabelecimento (lá está, só se pensa nos reports!)… Que por sinal tinha umas casas de banho bem giras, como sempre com a particularidade de oferecer sabão e creme para as mãos. :D

Aqui comemos muito bem e por preços bastante razoáveis. ;) As salsichas eram de haggis, e só dei umas dentadinhas… Não é mau, mas demasiado forte para o pequeno-almoço!


Após o pequeno-almoço, seguimos em direcção ao castelo de Edimburgo, só para espreitar.

Na cidade não tínhamos qualquer objectivo definido, para além da zona do castelo e a Royal Mile. O que mais queríamos era passar por uns pubs e jardins, e relaxar ao máximo - e isso foi cumprido. :D Quem já acompanhou outros reports que eu tenha feito sabe que para cidades não sou uma guia decente, ando à deriva… e aqui manteve-se a tradição. :)

Portanto, ficam as imagens. :p A caminho do castelo:

 

Tinker Bell

Membro Conhecido
Na zona do castelo, e respectivas vistas:


Entrada na Royal Mile e respectiva descida… que espectáculo!!!


Passagem pela entrada da Camera Obscura:

 

Tinker Bell

Membro Conhecido
Nesta rua vai-se encontrando pessoas a tocar gaita-de-foles para os turistas, claro... :D e vestidos a rigor!
Uma curiosidade: pelo caminho fomos entrando em algumas igrejas, porque é hábito. E fiquei ainda mais apaixonada pela Escócia (como se fosse possível, claro)…! Porque eles transformaram o interior das igrejas em pequenos mercados ou museus, a religião destronada pela arte. :D Não poderia ser mais a minha cara heheh, e espero não ofender susceptibilidades com isto. ;)


Uma loja de souvenirs… E aqui destacar que foi neste destino que comecei a comprar lembranças, nenhum dos outros me tinha puxado para isso. Neste perdi a cabeça, e ainda bem! :D

 

Tinker Bell

Membro Conhecido
Uma loja dedicada ao Natal… Ao entrar somos brindados com um “Merry Christmas”, de sotaque marcado. :D


E agora um montra com fudges… :D e outros recantos que fui encontrando pelo caminho :p


Aqui o parlamento escocês, à porta do qual havia uma manifestação (não aparece nas imagens), e o jardim junto a este. No fundo é possível ver-se o famoso Arthur’s Seat, o ponto mais alto das colinas da cidade, bastante visitado por turistas por causa das vistas que oferece.


Mais uma imagem do parlamento, desta vez a parte de trás… Protegido por um muro bem alto. :eek:

 

Tinker Bell

Membro Conhecido
E fragmentos do nosso caminho até The Meadows, um dos parques da cidade (não podia ter melhor nome pois não?). Não queria saír dali sem ver as cerejeiras em flor, porque onde vivo não há muito disso… :D

No parque parámos num café super original, género de uma casa hippie, para descansar e aproveitar o ambiente.


Outros fragmentos dos passeios que se seguiram… Pelo caminho passando por uma zona mais à moda de Amsterdam, com vários strip clubs e coisas do género.
Curiosidade: nos parques há vários bancos com pequenas dedicatórias a pessoas que já faleceram. Cada banco, uma história, memória de uma vida. :)

 

Tinker Bell

Membro Conhecido
E pronto, depois estava na altura de parar de vez, escolher um sítio e comer… beber… ler… Desfrutar. :)

O local escolhido foi The Voyage of Buck, onde passámos o resto da tarde, com o staff que eram impecáveis. ;)
The Voyage of Buck, Edinburgh


Quando chegou a hora, apanhámos de novo o tram para o aeroporto, fizemos o check-in e entregámos a mala.

Depois certa pessoa quase perdia o vôo porque andou a correr livrarias à caça de um livro de autor escocês, para trazer de recordação… :D (o escolhido foi Black House, do Peter May) … e finalmente embarcar e dizer até logo à nossa amada Escócia, com este pôr-do-sol. :)


Espero que tenham gostado desta série de reports... E que ajude alguém a concretizar a sua viagem. :)
Da minha parte, um especial agradecimento à @PaulaCoelho e outro à @Antonia.M.S., cujos reports inspiraram a minha... :rolleyes:;)
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Só posso começar por agradecer o prazer que me deste ao ler este "epílogo ".
Fiquei presa à história até ao final. Deliciosa esta viagem contada por ti. :)
Nota-se que foi uma viagem especial e conseguiste transmitir essa sensação ao ponto de ficar fã da Escócia! :p
Obrigada por este magnífico report. Acabaste de aumentar :mad: a minha lista de desejos.....
Espero que continues a viajar (muito) e a escrever sobre a emoção de conhecer novos destinos. ;)
 

CristinaBF

Membro Conhecido
Olá @Maria B.
Muitos parabéns pelos teus excelentes reportes, muito bons: lindas fotos, muito detalhados, transmites todas as emoções e ainda me fez ter mais vontade de conhecer a Escócia :rolleyes:
São tão bons os teus reportes que não vai ser preciso fazer o meu :oops::p:D
Obrigada pela partilha
Continuação de boas viagens para grandes reportes;)
 
Última edição por um moderador:

susy4

Membro Conhecido
Ohhh Maria...só tu :p é dificil escolher livros, né :)
Amei este report, se bem que os outros dois me encheram a alma....
És mesmo uma contadora de histórias. Consegues transmitir uma emoção em palavras e de forma tão engraçada.
Grata, mais uma vez, por mais um report brilhante.
 

Antonia.M.S.

Membro Conhecido
Olá @Maria B. ,
Última parte em sintonia com as primeiras, fotos e descrição que nos conduzem e prendem até ao último pontinho :D;)
Realmente é um belo relatório e foi também com certeza uma bela viagem! :D
Quando se fazem viagens assim, perfeitas, inesquecíveis, que em nada nos decepcionam e em tudo nos deslumbram, fico sempre com o receio de voltar e querer, mesmo de forma inconsciente, replicar momentos únicos e irrepetiveis ficando de algum modo desiludida porque isso é, quase, quase impossível... :);)
Mas a verdade é que também é impossível não desejar voltar à bela, misteriosa e arrebatadora Escócia. :D:D
Obrigada pela partilha Maria!!
 

TREPADOR

Membro Conhecido
Confesso que já há uns dias que venho com regularidade ao Portal, em busca desta tão aguardada 3ª parte do report.
Valeu a pena a espera, e vou certamente reler e rever as fotos de princípio a fim.
Espero que um dia este report me sirva de guia para uma possível visita à Escócia, entretanto contento-me com a partilha.
Parabéns pela partilha e pela forma pormenorizada como descrevestes este belo país.
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Maria, aguardava ansiosamente por mais uma parte do teu report.
Bolas tenho que ir à Escócia.
Belas fotos e descrição do que viste e viveste.
Obrigado pela partilha.
Boas viagens ;)
 

rmonteiro

Membro Conhecido
Adoro as casas em estilo medieval !:p
Bem.. acho que deste uma grande perspectiva do que é a Escócia com estes reports !!
Sem dúvida que fica aqui um excelente roteiro e guia para uma viagem por essas terras !
Muito obrigado pela fantástica partilha desta excelente viagem !! :);)
 
Top