Novidades

[Report] RoadTrip Croácia

Olá,
Depois de muitas informações retiradas dos vossos reports que muita ajuda me deram, vou também contribuir para ajudar quem está a preparar as suas férias com a minha experiência pessoal... vou tentar fazer o meu primeiro report.

Muita gente apenas vai de férias quando chega a casa e vê as fotos. Eu tenho como principio ir de férias na primeira pessoa e viver a experiência "em directo". Serve isto para diminuir a expectativa no que diz respeito ás fotos pois não é o meu forte... :oops:
Sendo assim, vou tentar direccionar o meu report para responder a dúvidas/questões que tinha andes de partir, problemas que surgiram durante a viagem e notas que acho pertinente partilhar, tudo numa versão mais "literária".

Após alguma negociação com a cara metade, decidimos ter esta aventura na Croácia. Iniciar em Zagreb, passando por Plitvice, Zadar, Sibenik, Trogir, Split, Slano, Ston e finalmente Dubrovnik. Assim estive na Croácia de 15 a 26 de Junho.

VOOS
Fiz a reserva através da Edreams e ficou por 600€.
Partida: 15 de Junho. Voos Lufthansa. Porto 13h00 – Munique – Zagreb 22h00
Chegada: 26 de Junho. Voos Vueling. Dubrovnik 09h30 – Barcelona – Vigo 20h30

TRANSPORTES INTERNOS
Aluguei carro de 15 a 22 (7 dias) através da "LastMinute Rent a Car" (total incluindo a carta verde 245€). É muito fácil chegar ao balcão e os carros estão estacionados logo à saída do aeroporto. Estava reservado um Opel Corsa que tinha... 20km (novinho, novinho). O funcionário, devido à hora avançada, despachou rapidamente a entrega do carro, apenas com um senão... disse-me que o carro era novo (e ainda cheirava a novo) mas que estava um bocadinho sujo por fora por causa das poças de água mas que não havia problema. Ele não me quis ir entregar o carro e disse par eu levar a chave que estava tudo ok. Apesar de eu ter insistido para que fosse comigo ele não quis. Tive de fazer eu a "vistoria" para detectar algum problema e tirar algumas fotos. Qual o meu espanto quando chego ao carro e estava nestas condições

Ao todo fiz cerca de 750km e gastei 400ku em gasolina (cerca de 50€).

De qualquer forma como também já estava cansado e a viagem tinha sido longa, pusemos os pés ao caminho para ir dormir...

Nesta noite ficamos na GUESTHOUSE STARI JASEN & BISTRO que facilmente descobrimos com a ajuda do Tom (sim o TomTom, o terceiro passageiro:D).

NOTA: Aqui começamos a perceber, aliás o que aconteceu durante toda a viagem, o cuidado e limpeza que encontramos em todo o lado. Desde os alojamentos, aos restaurantes, às cidades, às estradas, etc, mas principalmente nos WC's. Muita limpeza, muitos caixotes do lixo e respeito pelo meio ambiente.

DIA 16
Programa:
Pequeno almoço na guesthouse, dispensar a manhã/inicio da tarde para conhecer Zagreb e partir para Plitvice.
A primeira preocupação foi trocar dinheiro. É relativamente fácil pois em Zagreb existem muitas "casas" de cambio e a taxa de cambio é normal pois não cobram comissões (1€=7.47kunas).
NOTA: Pela minha experiência acho que o melhor é levar em mão todo o dinheiro que se prever necessário para toda a estadia e trocar localmente nestas casas. Há sempre o risco de andar com muito dinheiro... quem não quiser correr o risco, o melhor é pagar directamente com CC em vez de fazer levantamentos nas ATM. As comissões são menores.

A cidade não tem muito que ver a não ser a parte antiga que fica entre a Estação de comboio e Gornji Grad. Tem alguns monumentos e uma rua muito engraçada cheia de bares e restaurantes.
NOTA: Em todas as cidades o estacionamento existente é pago. Não é caro mas é sempre pago. Pode variar entre 2 e 5ku/h. No meu caso, coincidência, o parque em que deixei o carro tinha serviço de lavagem. Aproveitei e no tempo que esteve estacionado e levou uma "lavadela de cara".


De seguida seguimos para Plitvice. Apenas andamos os primeiros km na auto estrada á saída de Zagreb (pagamos 10kn :)). Depois seguimos sempre por estradas nacionais ou secundarias que são muito boas, com paisagens de cortar a respiração e muitas vezes sem transito nenhum!!! Como ainda estamos muito para o interior não há vestígios do mar... só montanha e ar puro.


Chegados a Plitvice era hora de conhecer o alojamento... GUESTHOUSE ORESKOVIC. Optamos por esta guesthouse pois uns amigos já lá tinham estado e adoramos!!! O dono é muito simpático e todos os funcionários com quem interagimos também. Como não podia deixar de ser dão dicas preciosas para quem vai visitar os lagos e até tem preparada a indicação da meteorologia do dia seguinte para que os hospedes se possam precaver.


Uma coisa que achei curiosa é que eles não utilizam lençóis... são quase sacos cama em que cada um tem o seu :D.


Descansar e amanhã é dia grande!!! Plitvice Lakes! Aqui vamos nós!

DIA 17
Programa: Pequeno almoço na guesthouse (muito bom e variado), visita ao lagos e descanso no resto do dia.

Como a época ainda não é alta, e tendo em atenção à meteorologia pois havia possível ameaça de chuva nas primeiras horas da manhã, optámos por chegar um pouco mais tarde por volta das 9h30. Entramos pela Entrada2. Compramos os bilhetes e fomos encaminhados para a entrada do parque. Para chegar à entrada ainda andamos cerca de 10 minutos. Para não andarmos perdidos, optamos por comprar o mapa do parque que custa 20ku.

Na realidade já havia alguma gente no parque mas nada de extraordinário. O parque tem predefinidos alguns percursos com indicações das distancias a percorrer, grau de dificuldade e tempo previsto para fazer o percurso. Como bom português... optamos por fazer o nosso próprio percurso :p. O importante agora era desfrutar...o_O


NOTA: Apesar de existirem 3 cafés/bares em sítios estratégicos no parque, optamos por levar comida e "almoçar" em comunhão com a natureza e em boa hora o fizemos. Acho a melhor opção.


Após este "banho" de ambiente saudável, hora do descanso que amanhã há mais!
NOTA: Em Plitvice, por recomendação da guesthouse jantamos sempre no restaurante VilaVelebita e é muito bom. Experimentamos na primeira noite e repetimos na segunda.

DIA 18
Programa: Pequeno almoço na guesthouse e por os pés ao caminho com destino a Zadar.

Como já referi a paisagem é deslumbrante, mas começa a haver uma alteração, vai passando de verde para cinzento da pedra. Quanto mais junto à costa mais pedra vai havendo nas montanhas.


Chegados a Zadar fomos descarregar as malas no alojamento. Desta vez VILA VALENTINA. Talvez o único sitio que alterava se fosse hoje. Até estava bem localizado mas houve alguma coisa que não consigo explicar e que não encaixei bem. Tinha estacionamento privado, que incluía um comando para abertura do portão assim como um molho de chaves... chave da porta da entrada da casa, da porta de acesso aos quartos, da porta da entrada do quarto, da porta do interior do quarto...:(
Como era só uma noite e de passagem não houve problema, pois em termos de limpeza foi sempre TOP.

Após recebermos as indicações da Ana Robalo (que foi muito prestável), seguimos para o centro
histórico.
Zadar não me cativou muito. Como todas as cidades croatas tem uma frente ribeirinha muito
apetecível, mas sendo esta a menos apetecível de todas, também fruto do calor que se estava a começar a fazer sentir...
Poucos monumentos tem e apenas a rua central parece de "outra época". A igreja de St Donat estava fechada, não sei porquê pois por obras não devia ser.


Pelo meio, junto ao Greeting of the Sun havia uma exposição de carros desportivos para promoção do turismo. O único senão é que estavam estacionados em volta do circulo o que impedia um avista clara. O Sea Organ também é fantástico, mas é uma experiência auditiva. Seguem alguns exemplos dos bolides:


Por volta das 18h ainda fomos aproveitar um pouco de "praia" ou melhor, de sol e pedra, e pela primeira vez dar um mergulho... água limpa e quentinha (sou do Norte logo estou habituado a águas geladas :mad:). Como muita gente referiu, o fundo é cheio de pedras e pedregulhos por isso é preciso algum cuidado para não haver acidentes.

Também por indicação da Ana fomos jantar/ver o por do sol/ver o jogo de Portugal num bar mesmo junto á praia chamado Famouse. Boa comida, excelente ambiente e grande sitio para ver a bola (requisito essencial nestes dias :D).
0-0 foi o melhor que deu, mas dia 22 há mais. Agora descanso!
 
Última edição por um moderador:
DIA 19
Programa: Pequeno almoço na estrada e seguir em direcção a Split. Paragem em Sibenik para almoçar, seguindo para Trogir e finalmente Split.
Estávamos indecisos sobre parar em Sibenik e em Trogir, mas ainda bem que o fizemos pois foram ambas uma agradável surpresa.

Em termos de centro histórico são cidades muito mais ricas, mais organizadas e com outro espírito comparando com Zadar.

Sibenik

Ao nos aproximarmos de Trogir temos esta paisagem (estrada D58)


Trogir


Em Split ficamos no AZUR PALACE LUXURY ROOM. Não foi fácil dar com o alojamento mas finalmente lá conseguimos. O hotel é novo, com muito bom aspeto e com pequeno almoço incluído. Estava muito bem localizado pois fica a 2 minutos do Palácio que é onde tudo acontece. Existe uma casa de troca dinheiro no caminho, assim como uma óptima pastelaria/padaria.

NOTA: Pagamos 15€/dia para ter estacionamento no hotel. De todas as cidades, Split foi onde o estacionamento era mais escasso, logo mais caro também.

Fomos muito bem recebidos para não variar, com direito a explicação dos melhores sitios, assim como os melhores restaurantes (onde ir e onde não ir). Tinha ouvido falar de um restaurante chamado Bokeria em que seria necessário fazer reserva pois estava sempre cheio. Ele confirmou a excelência do mesmo e prontamente se ofereceu para fazer a reserva em nome do hotel. Assim foi.

No resto do dia/noite fomos dar as primeiras olhadelas á frente ribeirinha. Foi também a única vez que vimos um pouco de chuva. Ainda assim o calor era muito mesmo à noite.

DIA 20
Programa: Pequeno almoço no hotel e conhecer Split

O Palácio Diocleciano é o centro do turismo em Split. Está tudo muito bem arranjado com o comercio presente em cada esquina. Se há critica que posso fazer a este pais é que nas cidades da costa todos os espaços e cantinhos são aproveitados para por mais uma mesa, mais um guarda sol o que por vezes altera a estética e a beleza, principalmente das praças.


De seguida subimos á torre da igreja St Domnius e as vistas são suberbas:


Após o almoço fomos dar um salto à praia Bacvice. Famosa pela quantidade de gente a jogar o tradicional Picigin. E é mesmo verdade! Há montes de gente a jogar isto!

É uma praia com bom ambiente, com infraestruturas acessíveis a todos e até tem um local onde podemos alugar um cofre (20ku) e deixar os valores para quem quiser andar pela praia sem as bolsas e carteiras atrás ou com a preocupação de serem roubadas.


Á noite mais um giro para a despedida. Como já referi, foi nesta noite que fomos jantar ao Bokeria... simplesmente espectacular! A especialidade da casa é um hambúrguer. Provavelmente não sou grande exemplo até porque não sou muito de comer hambúrgueres, mas acho que foi o melhor hambúrguer que comi até hoje!!! Foi de comer e chorar por mais. Também aqui bebi pela primeira vez um aperitivo muito usado AperolSpritz, uma bebida laranja muito boa. Bebi 3!!!:confused:


Esta praça era peculiar porque as bancadas que se vêem são as "mesas" de um café que tem sempre musica ao vivo á noite.

Amanhã, rumo a Dubrovnik com "pit stop" em Slano.
 
Última edição por um moderador:
DIA 21
Programa: Pequeno almoço no hotel e partir em direcção a Slano pela famosa D8, passando de caminho em Ston.

O percurso de carro entre Split e Dubrovnik aconselho vivamente a ser feito por quem tiver a oportunidade. É uma estrada quase sempre paralela ao mar com paisagens muito bonitas e no meu caso com muito pouco transito. Ainda por cima, o tempo ajudou pois durante a viagem esteve quase sempre nublado, dando um pouco de descanso á pele e ao corpo do sol. No entanto o calor continuava infernal!!!

Nesta zona de costa o que salta à vista é o estilo de vida local. Onde haja uma "praia" é construída uma aldeia/vila/povoação ao seu redor, com o respetivo restaurante/café com esplanada, e umas casas nas imediações.


A passagem pela Bósnia
Esta é uma questão levantada muita vezes e que também eu estava com algum receio. Apenas posso falar sobre a minha experiência, mas não tive nenhum problema! Na entrada não mandaram parar sequer, aliás eu abrandei muito e a policia fez sinal para seguir e andar mais depressa. Há saída, para entrar novamente na Croácia, aí sim tivemos de parar, mostra a identificação (que apenas tinha CC e não passaporte) em que o policia nem deve ter visto nada tal foi a rapidez com que me mandou seguir. Tudo resolvido!!!


Achei esta zona antes da fronteira e imediatamente a seguir mais abandonada e menos cuidada. Pode ter sido impressão mas foi o que me pareceu.

Ston é uma zona piscatória, marcada essencialmente pela criação de ostras. No rio são inúmeros os viveiros que se podem avistar e também são a especialidade dos restaurantes da zona. Nós não comemos porque seria a primeira vez e não gosto destes "experiências" em cima da hora pois pode correr mal o_O!!!


Após um dia de viagem de carro (com várias paragens é certo), com muito calor, eis que chegamos ás muralhas de Ston. Novamente como bom português que não vira a cara à luta, lá vamos nós muralha acima :eek:.
Um percurso digno dos jogos sem fronteiras mas que compensa pela vista.


Após esta maratona, finalmente a caminho de "casa". Em Slano íamos ficar no VILA RIVA APARTMENTS. Uma casa restaurada com diversos quartos e um quintal comum nas traseiras. Tinha a particularidade da entrada na casa ser com fechadura de código, onde este nos foi comunicado previamente. Ao entrar na recepção tínhamos todas as indicações à espera com a chave do quarto e as devidas explicações.
O apartamento era muito bom. Novo, limpo e enorme!!! Tínhamos 2 quartos, 2 casas de banho, sala, cozinha e mesa de jardim disponível para desfrutar do final da tarde. Tinha maquina de lavar roupa e uma cozinha totalmente equipada (forno fogão, maq. lavar louça, torradeira,etc...) Ainda estavam a construir uma piscina. Tudo isto por 70€. Só foi pena termos ficado apenas 1 noite.
 
Última edição por um moderador:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Olá @hugobarbosa :)
Antes de mais, parabéns pelo report!
Isso é que foi andar!!!!
Belas paisagens (e fotos), bela descrição e mais uma fantástica partilha deste destino cada vez mais apreciado aqui no Portal.
Sem dúvida uma mais valia. Muito obrigada e continue a partilhar as suas viagens connosco. ;)
 

Jorge Gonçalves

Membro Conhecido
Olá,
Excelente report e mesmo a tempo de tirar umas dicas para a minha viagem! Já só falta 1 mês para estar neste paraíso! :D
Obrigado pela partilha! ;)
 

calu

Membro Conhecido
Obrigado pelo belo report, que saudades! E foi apenas há 2 anos que fizemos algo parecido na Croácia :)
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Só conheço Dubrovnik e cada report que vejo sobre a Croácia me faz ter mais vontade de voltar para fazer uma road trip por lá.
Obrigada pela partilha e pelas dicas. Belo report ;)
 
Finalmente um tempinho para terminar o report!!!

DIA 22
Programa: Manhã passada na baia de Slano. Por volta do meio dia seguir para Dubrovnik (paragem final)!

Depois de um pequeno almoço valente, passamos a manhã na Baia de Slano. Um local pequeno mas bonito e onde tudo gira á volta o hotel da zona o Admiral Grand Hotel.

Como previsto ao final da manhã seguimos para Dubrovnik. Acho que já não vale a pena falar da beleza da D8 pois já toda a gente percebeu...

Chegados a Dubrovnik tinhamos alojamento marcado para o Big Blue Apartments. Não fica na centro historico. Fica a 20min a pé ou 5min e 12kunas de autocarro (coisa que utilizamos muito apesar da caminhada ser magnifica pelas vistas :D). O apartamento era o esperado, sem grandes luxos mas com tudo o que fazia falta e muito limpo (o normal por estas bandas).

Também era muito perto do local em que tive de deixar o carro, embora o Sr. Raul do apartamento ter feito questão de nos mandar um taxi buscar e deixar no apartamento. Para a entrega do carro nada de especial a assinalar. Verificação dos documentos, do gasóleo, pagar e está feito.

Após chegarmos, foi pousar as malas e... mundo! O que tinhamos pensado para esta tarde era marcar um passeio de barco e visitar o aquario de Dubrovnik (sim porque a mulher trabalha com peixes e é sempre visita obrigatória :)).

Assim, foi. Quanto ao passeio marcamos o das Ilhas Elafiti a bordo de uma replica das caravelas antigas. Mais adiante darei o feedback do passeio.

De resto foi primeiro impacto do centro histórico:


DIA 23
Programa: Praia!

O dia foi dedicado á praia e ao bronze! :p

Primeiro a visto do porto antigo de "outro angulo" e a praia de Bacvic:

No final do dia as "praias" á porta de casa:



 
DIA 24
Programa: Passeio ás Elaphiti Islands.

Após a marcação do passeio de barco, á hora combinada lá estávamos á entrada do Hotel Rixos para sermos recolhidos pelo transporte da empresa. Foi pontual. Ás 8h30 já estavamos a bordo a aguardar o inicio do passeio.

Sinceramente tenho de dizer que fiquei um pouco desiludido :(!
Não pela caravela que era espetacular...

Até deu para decidir o destino de férias no proximo ano... :D

Mas pelas ilhas em que estivemos e que não tem nada de especial!!! Fizemos 3 paragens: Sipan, Lopud e Kolocep. São ilhas muito desertas com muita vegetação e pouco desenvolvidas. Se esquecesse o mar parecia que estava no interior de Portugal:

Ao final do dia, regresso á base. Chegamos por volta das 18h30.


 
DIA 25
Programa: Dia passado no centro histórico de Dubrovnik... e preparação para o grande jogo da noite PORTUGAL X CROÁCIA :D

Dia ideal para queimar os ultimos cartuchos, entre o sol e a praia de manhã e o centro historico de tarde.

Como das praias já falamos anteriormente, vou me focar mais na tarde que foi aproveitada para a visita ás muralhas da cidade. Relativamente ás muralhas, para além de achar um pouco caro, rapidamente nos arrependemos de ter ido a meio da tarde quando o calor ainda apertava muito :oops:

Apesar disso valeu pelas vistas e por um "suminho" que bebemos numa paragem técnica num dos barzitos que há ao longo do percurso:


Á noite foi fazer a festa (vitoria sobre a croácia no Europeu), fazer as malas e no dia seguinte viagem para a casinha...:(

Resumindo, correu tudo bem e adoramos a viagem... para o ano há mais!
 
Top